Garmin EDGE 800

Pedro MM

Member
Boas.
Quanto ao que referes Lux Interior, eu tenho no meu Edge 705 o Mapa Garmin City Navigator 2012.30 apenas de Portugal, desbloquei o mapa que continha Portugal / Espanha no Mapsource, ficando apenas com Portugal.
Como tal, fiquei com um ficheiro com menos de 100 megas, contra quase 300 megas que é o ficheiro de Portugal / Espanha.
 

balzak

New Member
Boas,

ontem decidi pela 1ª vez testar a navegação do meu Edge 800 no terreno.

Fui então fazer o Assalto ao Caramulo http://www.forumbtt.net/showthread.php?37842-Assalto-ao-Caramulo-2011-A-Ascens%E3o-dos-Poderosos e através dos ficheiros GTM (track de subida e track de descida) converti os mesmos em GPX com o software GPSBabel. Carreguei os ficheiros no GPS e tudo parecia estar ok... Quando se iniciou o passeio iniciei o track de subida e nos primeiros 10kms foi só seguir a linha colorida que me aparecia no meio do ecran do GPS... tudo perfeito, quer fosse em estrada ou no monte... mas a dada altura começo a ver o pessoal com que vou a ir numa direcção diferente da que o meu GPS manda e pergunto se estão a seguir o track no GPS deles, ao que me respondem que sim , os GPS que eles tinham eram os Oregon, no meu GPS começa imediatamente a dar fora de rumo, apartir deste momento nunca mais consegui seguir o track através do meu GPS... ora não aparecia nada, ora mandava-me para estradas pavimentadas, outras vezes estava constantemente a calcular e recalcular a rota, outras vezes aparecia novamente a linha no ecran e entrava novamente no trilho do track mas subitamente a linha desaparecia uns metros mais à frente... mesmo depois de tentar por mais de uma vez desligar o GPS e iniciar novamente a navegação...

Enfim foi uma autêntica "banhada" a minha primeira experiência com a navegação de um GPS.... A sorte foi eu não estar unicamente dependente do meu GPS senão estava tramado...

Alguém me pode dar umas dicas do porquê disto ter acontecido e como o resolver?
 

Pedro MM

Member
Boas Balzak!
Faz o seguinte, saca o programa TCX Converter para o teu pc.
Mesmo que saques o o track em GPX, antes de o passares para o gps, converte-o em TCX no TCX Converter e coloca-o numa pasta que diz New Courses.
Navegar em GPX é "cagada"!
 

balzak

New Member
Viva Pedro!

Obrigado pela tua resposta, mas já fiz isso durante o dia de hoje mas não sei porquê também não resulta! Tentei com os tracks do passeio de ontem que é composto por 2 tracks distintos, o de ida (subida) e o de volta (descida), mas mesmo utilizando o TCX Converter, o GPSBabel e mesmo através do GPSies quando passo os 2 ficheiros em TCX para o GPS quando vou a percursos só me aparece lá um track!... É estranho, não percebo porquê! Ontem no formato GPX pelo menos tinha os 2 tracks no GPS, mas claro, é como tu dizes, a navegação foi uma porcaria.... Também só tenho um mapa activo, que é o City Navigator de Portugal e Espanha.
 

balzak

New Member
Tentei também inclusive converter para o formato CRS e carreguei-os no GPS, mas depois quando ligo o GPS também só me aparece um único track, já estou a ficar sem ideias :nsei:
 

pmmc17

New Member
Isso nunca me aconteceu, num caso como o teu eu faria duas coisas:

1º desligar o Auto-Routing, só é útil para navegar em estrada, fora de estrada é seguir o risco do Track é assim q se navega, não esperes navegar como no carro, é preciso alguma intuição também para navegar fora de estrada. Em estrada navega normal como outro qualquer GPS, só não tem a voz.

2º instala um mapa topogáfico, eu uso o Topolusitânia, podes pesquisar no Google, e grátis, pode estar ativo tb, pq é transparente não precisas de desativar o de estradas. é só fazer download e pô-lo dentro da pasta garmin no cartão.

Vê se resolve...
 

andremariz

New Member
Tenho navegado com ficheiros GPX e não tenho tido problemas. É só passar o ficheiro GPX para a pasta "New Files" que o edge 800 converte. Muito estranho esse problema. No monte, realmente o auto routing só atrapalha, mais vale desligares.
 
L

lfgcoelho

Guest
Edge 705

Olá pessoal, algum dos felizes utilizadores do 800 quer vender o seu velhinho 705?
 

dafisomo

New Member
Alguem sabe como se põe o training effect no garmin conect?
è que li que o edge 800 dá para por, mas o meu ainda ontem no fim da volta ao transferir os dados não aparece o training effect
 

balzak

New Member
Não sabia o que era isso do "Training Effect", fiz uma pesquisa descobri o que era e li num site brasileiro onde descrevem as características do Edge 800 que o mesmo não tem o Training Effect... espero que estejam enganados :D
 

Beknhek

New Member
Hoje na minha voltinha domingueira, após ontem ter criado o percurso no "Ridewithgps" e ao seguir este mesmo percurso no Edge 800, a frequência cardíaca parou por diversas vezes, quando voltava tinha frequências anormalmente baixas. Claro que ajeitei a cinta por diversas vezes mas tal parecer não dar resultado. Alguém já teve problema semelhante, como o resolveu? Será a pilha da cinta?
Obg.
MP
 

fitty77

New Member
Pode ser a pilha, pode ser mesmo a fita... A mim acontecia-me isso com frequência, ou seja, de cada vez que a lavava (que ao principio era todos os dias e por força das necessidades, deixou de ser...). Quando a lavava, a primeira volta que dava com ela era mesmo para esquecer, nunca contava como devia. Resolvi o problema ao comprar uma fita da Polar (a que vem com os Polar RS800), que tem os terminais iguais aos da Garmin e assim, pode-se colocar lá o sensor para o Edge. Encontrei a fita na Fitn*ss Digital por 18€. Agora lavo a fita todos os dias, faço o que me apetece, e desde que passe os sensores por baixo da torneira antes de usar, aquilo está sempre a contar certinho desde o momento em que a coloco até ao fim, e pelo menos até hoje, sem picos de contagem descabidos (como acontece com a da Garmin muitas vezes)
 

Beknhek

New Member
Obrigado fitty77
Como tenho um Polar, vou ver se a fita dá para trocar. Obrigadão.
O sensor do Polar não dá para o Garmin, pelos vistos, certo?
 

.:Pedro:.

New Member
Boas.
Tenho uma dúvida acerca do meu GPS Garmin Edge 800: durante o trajecto, como posso impedir que os sucessivos ecrãs passem uns atrás dos outros? Ou seja, quando vou a seguir o trajecto, vão passando os diversos ecrãs que fazem parte do GPS (virtual partner, mapa, o ecrã com a velocidade, temperatura, etc...). O que quero saber é se é possível manter apenas um dos ecrãs visíveis e bloquear os outros, mostrando-os apenas quando passamos para o próximo ecrã.

Obrigado
 

Beknhek

New Member
Sim claro que dá para fixares o ecran escolhido e passares manualmente pelos outros que referes. É uma questão de configuração. V~e no manuel.
 

.:Pedro:.

New Member
Boas Beknhek
Antes de mais obrigado pela contribuição ;-)

Tenho uma outra dúvida que se prende com o seguinte: cada vez que faço download de um percurso da net (ficheiros gpx), e os coloco na pasta GPX do cartão do GPS, onde é que depois posso ir escolher esse trajecto? No botão "Para Onde" não aparece lá nada e no botão "Percursos" também não. Estou a fazer alguma coisa errada? Será que tenho de converter os ficheiros GPX? Agradeço uma ajudazita.
Abraços BTTISTAS.
 

diogo85

New Member
Boas Pedro..não tenho um edge 800 tenho um dakota 20 mas deve de ir tudo dar ao mesmo...penso que tenhas de guardar o ficheiro gpx dentro da pasta archive que esta dentro da pasta GPX!!!no meu funciona assim!!!!
 
Estou com algumas dúvidas relativamente aos mapas que deva utilizar no meu Edge 800.
Quando adquiri o meu gps, instalaram-me na loja osmapas TopoLusitania v089A, o European MetroGuide Version 5 e, penso que o GPS já o trazia, o INTL Standard Basemap NR.
A minha primeira dúvida é para que serve este último mapa?
Posteriormente, arranjei a versão v092 do TopoLusitania e o City Navigator Europe2012.30 Sp+Pt, desactivei os mapas mais antigos e activei estes dois últimos. Estarei mais bem servido com o City Navigator do que com o MetroGuide?
Posso apagar todos os mapas exceptuando o TopoLusitaniav092 e o City Navigator com o objectivo de libertar memória?
Por que razão o TopoLusitania aparece dividido em dois rectângulos no menu para activar mapas?
Agradecia que, se possível, me esclarecessem todas estas dúvidas.
 
Last edited:
Top