Desviadores invertidos, que diferenças do normal?!

F3RR3IRO

New Member
porcausa disso já tenho um XTR a mais na garagem! E transmissão de 10v...??? Só quando se lembrarem do pessoal "invertido" ;)
 

Nuncho

New Member
Só uma pergunta, sei que no desviador normal, deve-se ter sempre quando temos a bicicleta parada, o desviador na posição : frente 1 traz 9 ( acho que) , que é para a mola não estar a fazer força, e nos invertidos? é igual?
 

rucaf3

New Member
Não... 1-1 é a posição de descanso (avozinha/primeira atrás) para os invertidos.
1-9 para os normais (avozinha/ultima atrás) para os normais.

Uso XTR invertido de cx curta, muito eficiente e silencioso, 3 anos com invertidos e dispenso os normais, uma transmissão XT durou-me 6000 klm e troquei só por k a corrente estava no máx.

Cpts
 
Last edited:

Espigão

New Member
A explicação do rucaf3 está certíssima. Nuncho, se olhares para a mola central do desviador à medida que vais metendo mudanças mais levres atrás, a mola vai encolhendo ou aliviando.

Mas no meu caso que também já uso invertidos há uns bons anos, deixo as minhas em descanso em 1-3 ou 1-4. Estes desviadores tal como os normais têm dois pontos de tensão: o da mola central e o da caixa.

O principal é sem dúvida o da mola central mas o da caixa também é importante sobretudo para a caixa não perder tensão e continuar a fazer bem a sua função.

Nos desviadores normais em 1-9 ambos estes pontos de tensão estão em descanso. Nos invertidos em 1-1, a mola central está em descanso mas a caixa fica em tensão. Por isso geralmente deixo em 1-3 ou 1-4. Fica 50/50 ou mais 60/40...

O XTR que fala o rucaf3 é para mim um dos melhores desviadores de sempre. São baratos (agora), lindos, leves e extremamente eficazes. Tal como referiu o rucaf3, poupam a transmissão de uma maneira, como nenhum outro consegue. As cassetes duram e duram e mesmo a corrente chega a fazer uns bons milhares de km´s.

Infelizmente ou felizmente (ainda tenho de fazer uns testes) com a chegada das 10v. na nova máquina ou nas novas máquinas que aí vêm, em cerca de 6 anos de invertidos vou ter de passar para os normais.

Já experimentei as 10v. e quase aposto que irão poupar tanto ou mais a transmissão como um desviador invertido. A passagem é muito suave e rápida e entre os carretos da cassete não existe muito espaço para a acumulação de sujidades.

Os desviadores têm a vantagem de andarem mais protegidos (shadow) e do cabo entrar mais directamente no desviador, evitando-se a curva dos invertidos ou dos antigos normais.

Veremos...

Sei que irei ter saudades dos invertidos mas é a evolução dos tempos. Entretanto fico na esperança de inventarem uns invertidos shadows para 10v. Isso é que seria ouro sobre azul... :lol:

Cumprimentos

Hugo
 
Last edited:
Boas,

Desenterrar o tópico apenas para perguntar se ainda estão a venda desviadores invertidos...é que nas lojas não perguntei ainda mas nos sites, nada os descreve como invertidos ou normais. Eu ja tenho um Deore invertido há uns anos e espero quando o reformar ter outro invertido xt ou xtr para substituir e não encontro.

obrigado
 

oliana

Active Member
O meu xt já cá anda há quase 4 anos e continua um relógio. Com os manipulos de origem dual lever.
Enquanto não aparece o shadow invertido...se aparecer, continua este.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas

Tenho na bike um Desviador Shimano LX (invertido) e manipulos dual lever Shimano LX. Com 4 anos também continua a ter muito bom desempenho.

Fiquem bem.
 

Diegopass

Member
Shimano Deore XT RD-M781 ou Shimano Deore XT RD-M780??

Boas, como esta descrito no titulo, preciso de um desviador traseiro, para fazer funcionar com os manipulos xt ispec 2012...
Qual a diferença entre os dois desviadores?
Onde posso comprar o M781 visto que ainda nao o vi a venda em lojas portuguesas...

obrigado
 

Jepas

Super Moderador
O modelo XT RD-M781 é invertido, ou seja, quando libertado, o desviador passa para as mudanças mais leves.
O modelo XT-RD-M780 é "convencional", ou seja, quando libertado, o desviador passa para as mudanças mais pesadas. É o chamado Top-Normal e é o mais popular.

Ambos os modelos são compatíveis com os manípulos XT de 2012.
 

oliana

Active Member
Boas Diegopass. Estás mesmo interessado nesse desviador?
Curioso como se desconhece essa pequena maravilha. Comprei um lx invertido por engano! Nunca mais quero desses a que chamam convencionais.
Tenho um xt invertido há 4 anos. Que maravilha nas subidas!
Boas pedaladas.
 

carrixo

New Member
O facto de ser invertido traz mais vantagens nas subidas certo??Ou seja quando se troca de velocidades em esforço não vai dar aqueles "estalos/esticão" conforme acontece nos convencionais é isso??
E o habito na troca de velocidades, não dá para nos enganar-mos no inicio??Não poupara a transmissão a nível de desgaste o facto de ser invertido e não causar tanta fricção quando se troca de velocidades em "carga"??
 

oliana

Active Member
Sem duvida que nos enganamos início. Um pouco como mudarmos de carro e logo para caixa automática. Pouco tempo. As trocas de velocidade em plena subida são muito mais rápidas. A nível de desgaste é igual. Não acontecem mudanças imprecisas numa subida que não dão muita saude á corrente. Praticamente não há erros na troca de velocidades em plena subida.
Este shadow que o Diegopass mostrou vai ser a minha próxima dor de cabeça. Tenho de arranjar uns euritos. O shadow ainda tem a vantagem de ter a entrada do cabo mais direita e logo com mais suavidade.
Boas pedaladas.
 

narsyl

New Member
Tambem andava com um Lx invertido já com 4 anos, não consegui arranjar nenhum slx invertido. Problema: passados 2 meses ainda me engano a meter as mudanças, e normalmente o engano é a subir....
 

Jepas

Super Moderador
Diegopass,

Enganei-me, tanto quanto sei não existem Shadow invertidos. Investiguei o que se passa é o seguinte, o RD-M871 é Top-normal assim como o RD-M780.
O RD-M871 é um melhoramento ao RD-M870, ou seja, é a versão mais recente do RD-M870.

Peço desde já desculpa pelo equívoco.
 

Zackh

Member
Jepas!

Já há vários anos que só desviadores invertidos XT. Mas o sistema que uso é 3x9. Se eu quizer mudar para 3x10, ainda existem desviadores invertidos para este sistema?
 
Top