Desviadores invertidos, que diferenças do normal?!

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
darkshell: os desviadores "invertidos" são exclusivos da Shimano, a Sram não fabrica desviadores "invertidos".

(Pelo menos que eu tenha conhecimento...)
 

Vrpereira

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Pessoal deixo aqui a minha opinião (modesta)

Eu começei com o Deore normal e depois passei para o Deore Lx invertido.... e como todos sabemos nas subidas se queremos baixar uma mudança é complicado. No desviador invertido essa mudança faz-se muito melhor, eu agora nem me preocupo em colocar logo uma mudança mais baixa quando aparece uma subida pois vou reduzindo à medida, equanto que no sistema normal era complicado sempre a arranhar e nem sempre metia as mudanças.....aqui fica a minha opinião.


Vitor
 

crx16v

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Pessoalmente, faz-me confusão usar desviadores invertidos qualquer que seja o sistema de manípulos. Os rapid-fire por hábito, os dual-control por questões funcionais mesmo. Ora bem, a meio de uma subida, a coisa "aperta" e precisamos de mudar de 4a para 1a (parede surgida do nada): com dual-control e desviador "normal", dá-se UMA (se fôr mesmo até ao fundo) ou um par de bombadas na manete de cima para baixo e o trabalho está feito, rapida e eficazmente; com desviador invertido precisamos de dar TRÊS "empurrões" na manete de baixo para cima, movimento que, por si só, não é muito prático nem ergonómico quando em esforço.
Daí que, quando trocar o meu desviador, já velhinho, compre a versão antiga e esteticamente muito inferior e deixe de lado o belo, atractivo e brilhante (visualmente) invertido. "Sabe mal mas faz bem"! Ou isso ou volto às origens: SRAM com grip-shift (mas só se vender as manetes e travões entretanto lol)

Um abraço

P.S.: Desde quando é que ser "invertido" traz alguma vantagem? :p
 
Eu até consigo entender a "teoria" dos desviadores invertidos, mas tenho um LX "normal" e nunca notei que as velocidades deixassem de entar bem pelo facto de ir a subir com muita ou pouca força.

O Objectivo do desviador é colocar a corrente no local certo, esteja a mola a fazer força para um lado ou para o outro. A Mudança para um carreto maior é sempre mais dificil do que ao contrario e nessa situação há quem prefira os desviadores normais.
Aliás eu não entendo muito de mecânica e até fui eu que montei e afinei o desvidador traseiro que funciona lindamente.

Acho que é tudo uma questão de gosto pessoal.
 

Bytes

Member
Só uma questão: quando se está a falar de desviadores invertidos, está-se a falar dos dois desviadores ou só do de trás ?
 

Bravellir

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Acho que se esta a falar do desviador traseiro. Que eu saiba não existem invertido para o da frente.

Ontem fiz os primeiros quilómetros ( em estrada ) com um invertido com manipulo rapid-fire. Gostei.
Tive de pensar sempre antes de meter uma mudança, mas no fim, já não era tão esquisito.
As mudanças mais leves entram como manteiga, mesmo em esforço. Vale a pena só por isso, mesmo a puxar numa subida, um ligeiro toque no manípulo e a mudança entra imediatamente, suavemente, sem barulho.
Ao contrário já não é tão famoso, tenho de evitar meter três mudanças de uma vez senão é muito movimento de uma vez e sente-se um esticão na corrente.
Agora tenho de ver como é carregado de lama e com o uso..
 

leoeagle

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Fiz um pequeno upgrade na minha bike e uma das peças que coloquei foi um desviador invertido xt... A minha primeira impressão foi bastante boa pois nas subidas ao reduzir mudanças fiquei com a impressão que o material sofre menos do que com o desviador normal. Vai demorar algum tempo a habituar-me a colocar mudanças sem ter de pensar qual a patilha que vou utilizar mas acho que vai valer a pena...
 

maddog

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Remi said:
Faz todo o sentido que seja mais rapido a engrenar as mais leves ... normalmente há pressa em desacelerar para uma subida, não costuma haver tanta pressa em acelerar nas descidas :D

Entretanto já usei os dois sistemas, usei o "normal" durante muito tempo, agora uso o invertido ... só demorou um ou dois passeios a habituar-me .. agora já não me faz diferença seja qual for o sistema, o mesmo posso dizer dos shifters sram (troquei para uns sram Trigger attack, compativeis com desviador shimano) aos quais rapidamente apanhei o jeito e dos quais posso dizer que foi uma das melhores compras que já fiz para a bike, são muito bons, muito mesmo.

boas axo o sistema impec...pelo que pode experimentar está impecavel... mas diz-me se foram uns attack rotativos já deve ser um grd atrofio nao??? é que eu esta semana vou montar uns....e gostaria de qd tiver que mudar o desvia trazeiro mudar para um invertido, e aqui plo forum existem uns xt e uns xtr a um optimo preço e novos :D :twisted: :twisted:

cumps
 

smvc

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Boas,

eu por acaso na minha nova máquina tenho o invertido e acho muito melhor e mais eficaz além de ser mais rápido, não conehcia bem o funcionamento mas fiquei surpreendido pela positiva muito bom mesmo.

Força no Pedal

smvc
 

Hugo Santos

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Olá, o que eu sei por experiencia própria,é assim...
O desviador invertido é melhor devido ao facto de as mudanças mais leves entrarem sem esforço, quando nós vamos a subir e temos que colocar uma mudança mais leve, nós carregamos no manipulo seja ele qual for, o cabo solta-se (fica folgado) e o desviador sobe a corrente para o carreto mais acima só quando entra na rampa. A cassete tem rampas para subir a corrente. Se for com um desviador normal nós é que exercemos força no cabo e obviamente no desviador que vai obrigar a corrente a subir no carreto seja onde estiver a corrente, por isso é que existem vezes que ela faz barulho a entrar. Espero que percebam a minha explicação.

Hugo
 
K

kalu

Guest
Amigos BTTistas
è a primeira vez que vou postar, espero que corra bem.
Tenho uma Fuji Tahoe Pro,rara, 3ª escolha para os bttetistas tugas, mas é a minha 1ª bike....eficiente,rápida,racing,desce e sobe muito bem.Recentemente monteilhe um XT invertido com rapid-fire e nao quero outra coisa.Quando é q é necessário mudar de mudanças(andamentos) rapidamente? é quando vamos começar a descer? Ou quando no aparece um obstáculo(ou subida) e necessitamos de engrenar uma mudança mais leve? É esta a grande vantagem do sistema invertido.Reduz-se com o indicador.........e é ver a corrente a subir na cassete como uma flecha 8)
 
M

mercy

Guest
He He he acho que Marketing está a funcionar nas duas maneiras: Tanto para os tradicionalistas (sistema normal) com a SRAM como para os inovadores (sistema invertido) com a Shimano. Já tive um Deore e um Lx normais e, pessoalmente, não chegam aos calcanhares do XT invertido. Se pensarem bem, by the book, nas subidas não deve ser exercida força no guiador, devendo as mãos servirem para manter a posição \ equilibrio e não para fazerem força a meter mudanças mais leves. Quer se queira ou não, será sempre mais facil subir com um invertido :mrgreen:
 

loopeh

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Há um tempo fiz umas mudanças na transmissão e coloquei um XT invertido, desde logo notei uma grande diferença pela positiva pois quando aparece algum obstáculo ou subida inesperada é ver uma redução bastante rápida que nos permite ultrapassar esta de uma forma melhor, já para não falar do menor esforço com que as mudanças entram, a meu ver só tem vantagens e aconselho a experimentarem :wink:
 

silvioferraz

New Member
fura-bytes said:
Só uma questão: quando se está a falar de desviadores invertidos, está-se a falar dos dois desviadores ou só do de trás ?
Penso que é só o de trás, mas não estou 100% seguro...
Já agora, para montar esse desviador invertido, é o mesmo procedimento de um standard??
 

r00t

New Member
bem por mim tambem vou pla ideia do marketing porque as vezes pa subida que aparece no momento e puxar 3 e ta feito aqui fica sempre normal :wink:
 

andrextr

Active Member
Já exprimentei invertido e é grande atrofio! Tenho XT normal e subo o que me aparecer à frente sem qualquer problema a meter mudanças...O maior problema está masé no selim para cima! :lol:
 

tkul

Utilizador Banido
XI MANO

na minha "xinxera" opinião, tudo uma cabanda de tretas!
Se pudesse voltar a ter os cepos, cassetes e cubos de 7 velocidades, estaria mais que feliz!
Menos descentragem da roda, pessoalmente só uso poucas mudanças. Sem pedalar já se alcançam os 60 km/h e com FS de cursos grandes, prefere-se fazer mais singles, com regos, e baixa/média velocidade que estradões que é só meter mudanças!
Tinha muitas vantagens:
- Menos dish da roda (mais resistente)
- Espaçamento dos carretos maiores - menos caca entre eles
- Menor peso (7 pesam menos do que 9!)
- Cubo mais resistente

Só vantagens, e pq é que se mudou para 8 e dps 9 e agora pondera-se as 10, como no Durace!enfim...

:back2topic:

Mas... voltando ao tópico!
E o mesmo se passa nestas histórias do "Invert spring", e "aquela" de mudar mudanças com a manete de travão!!!!!! :shock:

Para quem faz BTT como eu faço (trilhos com regos, saltos, bermas... e tudo mais), continuo a preferir tudo do normal!

E dps de experimentar X0... uhhmmmm, uhhhmmm, uhmmm! :yeah:
Dá que pensar pq os 2:1 doh

Assim que aparecerem os novos X9, vai ser um up-grade para meter logo na bike! E ganho ainda outra vantagem!
O desviador não baterá nas escoras!!!! :mrgreen:
E acaba aquela barulheira toda a descer!! 8)

Por isso... XI MANO, penso que perdes-te pontos para a SRAM!
E a Suntour anda de volta com a sua V-Boxx.

temos de ver que a Suntour era quem governava o mundo das mudanças... tendo a XI mano acabado com a ditadura Suntour, e imposto a sua!

Mudanças nas manetes de travão ... :choneh:
 

MRocha

New Member
Finalmente alguem que pensa como eu!
O tkul é que sabe :)!
Já agora, como é que é possivel a mola, num desviador invertido, fazer mover a corrente para cima mais rápido??! É que no sistema normal são os dedos que fazem o desviador mexer, logo a força é muito maior que a da mola. É mais que logico que um desviador convencional da mesma qualidade, com uma corrente e cassete igual faça subir a corrente mais rápido.
Pode é ser mais suave porque a mola nunca chega a forçar a corrente à bruta como consegues fazer nos outros se carregares no manípulo com força.
 
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