Desviadores invertidos, que diferenças do normal?!

skareb

Member
Boas
Alguem me pode explicar qual a diferença entre um desviador normal e um desviador invertido??? :oops:
quais as vantagens de um desviador invertido :?: como funciona :?:

portem-se bem e boas pedaladas :!:

Mauro Pereira
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Ora bem, eu não sou nenhum expert, o pessoal com os devidos conhecimentos deve conseguir explicar melhor, no entanto aqui ficam os meus 50centimos:

Num desviador normal a mola faz força para engrenar as mudanças mais leves, como certamente podes reparar caso tenhas um desviador "normal" e uns rapidfire, exerces mais força no polegar para engrenar as mudanças mais leves, nos desviadores invertidos (também conhecidos por Rapid Rise) passa-se exactamente o contrário, o polegar engrena as mudanças mais pesadas e faz mais força, e o indicador engrena as mudanças mais leves, o que na teoria da mais jeito visto que a engrenagem de mudanças mais leves faz-se em esforço e deve ser feita o mais rapido possível.

Não sei se consegui explicar mas pronto...
 

neo15190

New Member
basicamente é isso:
:arrow: num desviador normal, fazemos força pa subir as mudanças (por ex: da 3ª para a 2ª mudança);
:arrow: num invertido fazemos força para as descer (por ex : da 2ª para a 3ª
 

NetWarrior

New Member
sem duvida o invetido ... foi das melhores invenções ...

Aconselho a exprimentarem....

peso-leve : tu Curtes o standart pq não pesas 81 kg :twisted: :twisted:

cya
 

Vladimir

New Member
Na bikemagazine de dezembro (ou é de janeiro?) vem uma pequena entrevista a um responsável de marketing da shimano a propósito deste tema das mudanças invertidas.

Se bem me lembro, traz vantagens na rapidez com que as mudanças sobem (face ao modelo standard), e desgasta menos a cassete. Consultem o artigo
 

NetWarrior

New Member
Peso-Pluma said:
O que é que o Peso tem a ver com o standart ou invertdido?? :lol:

abraços

Pluma

teem muito a ver: "vantagens na rapidez com que as mudanças sobem" ou seja consegues aproveitare melhor o balanço que levar para efectuares a subida.... hehehe é assim pá... arrastar tanto peso numa subida tem de ser assim :p
 

Peso-Pluma

New Member
Sabem o que é MARKETING??
Isso é puro MARKETING!
É mais rápido nas passagens de mudanças mais leves, mas é mais lento nas passagens de mudanças mais pesadas... LOLOL

Abraços

PLUMA
 

Bytes

Member
No referido artigo da BikeMagazine (de Janeiro), a Shimano diz que a partir de agora vai começar a trocar todas as mudanças para o sistema invertido.

João Próspero Luís - Fura-Bytes
 
Eu não acho que seja só marketing...

Eu acho que a maioria da malta que compra estas coisas não tem muito andamento... que é o meu caso... :?
Eu por exemplo preferia que o meu desviador trazeiro fosse invertido, pois assim quando me apareçe uma subida seria mais rápido.

Penso que isto resultava melhor para mim, pois sou lento nas subidas e ando com mudanças bem leves. Ás vezes perco um bocado de tempo a mudar para umas quantas mudanças mais leves quando no final das descidas apareçem subidas algo inclinadas.
Já ao contrário para mim é melhor, pois a descer por exemplo todos os santos ajudam...
( Embora ás vezes evitassem de empurrar :twisted: )

Agora expliquem-me lá se para mudar de tipo de desviador trazeiro basta mudar o mesmo, mantendo-se os manípulos ( 9V ) e o restante.
 

Delfino

Member
Já um pouco atrasado aqui vai a minha experiencia , o invertdo mais conhecidopor rapid raise funciona de igual modo com os mesmos manipulos que o dito normal apenas tal como se disse , funciona ao contrario do que estamos habituados , no entanto li que a shimano já voltou a produzir os desviador lx , xt e xtr ditos normais , se calhar a alteração não foi bem aceite pelo publico .
 

Remi

New Member
Faz todo o sentido que seja mais rapido a engrenar as mais leves ... normalmente há pressa em desacelerar para uma subida, não costuma haver tanta pressa em acelerar nas descidas :D

Entretanto já usei os dois sistemas, usei o "normal" durante muito tempo, agora uso o invertido ... só demorou um ou dois passeios a habituar-me .. agora já não me faz diferença seja qual for o sistema, o mesmo posso dizer dos shifters sram (troquei para uns sram Trigger attack, compativeis com desviador shimano) aos quais rapidamente apanhei o jeito e dos quais posso dizer que foi uma das melhores compras que já fiz para a bike, são muito bons, muito mesmo.
 

ruca_zuca

New Member
Peso-Pluma said:
Sabem o que é MARKETING??
Isso é puro MARKETING!
É mais rápido nas passagens de mudanças mais leves, mas é mais lento nas passagens de mudanças mais pesadas... LOLOL

estou totalmente de acordo - UTTER BULLSHIT - mais uma ´invenção´ da Shimano...

para mim é mt + importante conseguir ´subir´ várias mudanças de uma só vez - tipicamente qd se passa de uma zona rápida para uma mais lenta.
 

oli

Member
eu tenho os dois, tenho um xt nornal na hardtail e um xt invertido na susp. total.
e pessoalmente gosto mais do invertido. até porque o esquema das manetes faz mais sentido ... digo eu ...
tambem me parece ser mais suave.

mas isto é a minha opinião.

oli
 

Ricardo

New Member
Boas,


De facto o que sei sobre esta história (ou melhor o que me contaram), é que a Shimano lançou para o mercado os desviadores invertidos, mas a aceitação por parte do público em geral, e de algumas marcas não foi a melhor. Ainda para mais porque deixaram nalgumas gamas de produzir o modelo normal. Parece que o resultado a nível comercial não foi mesmo nada positivo, e inclusive perderam algumas marcas clientes de longa data que passaram a equipar as suas bikes com material S-RAM. A verdade é que neste momento estão a produzir os dois modelos respeitando assim o gosto de cada um.

Estou neste momento a fazer um Upgrade a minha Santa Cruz, e vou montar uns desviadores XTR à frente e a trás. Pessoalmente vou ficar fiel ao modelo normal até porque não acredito que haja assim uma diferença tão grande. Concordo com o Peso-Pluma, e acho que esta foi mais uma acção de Marketing por parte da Shimano para ter uma Novidade no mercado para publicitar. Nas súbidas, acho que o que interessa mesmo é um gajo ter força nas pernocas, e para tal invertido ou não temos é de passar muitas horas a dar à perna.

Esta é a minha opinião pessoal claro.


Ricardo
 

psantos18

New Member
Boas
Eu tenho um colega que tem um desviador deore lx invertido nuns manipulos deore e não me parece que seja mais rapido a mudar para as mais leves uma vez que um toque na manete só faz subir uma mudança ao contrario do normal que com um empurrão na manete sobe até tres de uma vez.
Para mim não tem nenhuma vantagem, a não ser para a shimano vender mais. Há ppl q anda sempre atrás das novidades.`
É a minha opinião.
cumps
 
Top