Quem me conhece sabe que tenho uma certa fixação e simpatia pela Corratec.
Recentemente voltei a ficar com um quadro que já foi meu, de titanio, e que, mesmo não sendo um peso-pluma para os padrões actuais, decidi montar para estabelecer um recorde pessoal de peso.
Imediatamente comecei a procurar na garagem peças que já não utilizava, bem como outras que me poderiam interessar no mercado de novos e usados.
Penso vir a desenvolver o tema, e manter actualizados todos os que vão seguindo este projecto, que tem como objectivo montar uma bike com 7 quilos ou menos um pouco, com componentes de Btt, sem recurso a componentes de estrada, e que seja possivel de levar para umas voltinhas no mato, tendo em conta o factor peso/fiabilidade.
Quadro
Para a base deste projecto, o quadro escolhido, foi, como referi, o Corratec Superbow Titan.
Este quadro, em tamanho M, pesa 1540g, sem os pinos dos V-brakes. Mas, como são de aço, não fazem muita falta.
O tubo de selim tem uma medida pouco usual, 33,6mm, pelo que será obrigatório o uso de um redutor, neste caso, para 27,2mm.
Tudo o resto é perfeitamente compativel, por isso, poderei passar aos componentes.
Suspensão
A "cobaia" deste projecto foi uma RockShox Sid de 98, a unica versão Total Air Cartrige, e a unica que tem na verdade o peso anunciado, 1100g. O seu curso, neste momento, são 63mm.
Este modelo especifico, encontra-se em bom estado de conservação, sem problemas de desgaste nas bainhas, e será ela que irá ser revisionada, alterada, e redecorada, de modo a ficar digna de um projecto como este.
Rodas
As rodas serão construidas com base nuns cubos que me acompanharam ao longo de muitos anos e Km´s - Tune Mig 75 e Mag 160.
Ambos são dourados, ambos são leves, ambos são fiaveis. Tanto a roda da frente como a de trás serão de 32 furos.
As rodas serão montadas com raios Sapim, modelo Laser 2.0-1.5-2.0mm, que são tão leves como os Cx-ray, Dt Aerolite,Revolution, ou WheelSmith, e no entanto, muito mais barato que qualquer um dos outros. As cabeças serão sapim de aluminio dourado, e os aros serão os mais leves e fiaveis que encontrar.
O objectivo é chegar aos 620g na roda da frente e aos 740g na de trás.
Pedaleira
Esta pedaleira dispensa apresentações. Já quase todos viram a Storck PowerArms, seja por aqui, seja por outros sites na net. O peso real são 312g, ao qual se juntam 118g de pratos Tune de titanio e um Pace de aluminio. O movimento pedaleiro Tune pesa mais 134g. Este modelo vai ser mudado de outra bike que tenho para esta.
Selim e espigão de selim
A Ax Lightness vai ser a eleita para estes componentes. O selim Endurance e o espigão Europa são perfeitos para este conjunto.
De salientar apenas que , em conversa com o Sr. Axel, tomei conhecimento das verdadeiras restrições de peso que têm o espigão de selim. Na verdade, a limitação a 85kg deve-se ao facto do apoio inferior ser de carbono, pois, se for de aluminio, deixa de ter essa condicionante, como acontece aos Tune.
Claro que, prejudicando o peso mas em prol da fiabilidade, a alteração já foi feita, e o resultado final continua bastante aceitavel.
Desviador
O desviador traseiro é mais uma peça de engenharia - Proshift
É extremamente leve, e, embora não seja tão suave como um Xtr 2007, a sua passagem de mudanças é bastante precisa.
Travões
Os travões são uns V-Brakes, que chegaram hoje da Austria, da Steinbach. O seu peso e aspecto é impressionante. As manetes são Extralite Ultralevers.
São vendidos com os apoios do quadro e suspensão (há que indicar o modelo de suspensão no pedido), com os encaixes do cabo, calços de carbono e titanio, e parafusos de ergal, para um peso recorde.
O peso dos calços, que têm pastinhas substituiveis, é impressionante...
A travagem, completa,incluindo encaixes do cabo e pinos de fixação ao quadro e suspensão, mas sem cabos, pesará muito pouco.
Os cabos, seguem a mesma filosofia.
São uns Nokon Konkavex, de comprimento ajustavel. O facto de serem em aluminio reduz em cerca de 55% o peso relativamente aos convencionais de aço, bem como elimina o risco de corrosão, aumentando a durabilidade.
Peso do Kit completo para os travões, sem ser cortado e alterado. (poderá baixar)
Irei actualizando os pormenores, bem como colocando fotos do desenvolvimento deste projecto, que espero concluir brevemente.
Cumprimentos a todos.
Vitor Rodrigues
Recentemente voltei a ficar com um quadro que já foi meu, de titanio, e que, mesmo não sendo um peso-pluma para os padrões actuais, decidi montar para estabelecer um recorde pessoal de peso.
Imediatamente comecei a procurar na garagem peças que já não utilizava, bem como outras que me poderiam interessar no mercado de novos e usados.
Penso vir a desenvolver o tema, e manter actualizados todos os que vão seguindo este projecto, que tem como objectivo montar uma bike com 7 quilos ou menos um pouco, com componentes de Btt, sem recurso a componentes de estrada, e que seja possivel de levar para umas voltinhas no mato, tendo em conta o factor peso/fiabilidade.
Quadro
Para a base deste projecto, o quadro escolhido, foi, como referi, o Corratec Superbow Titan.
Este quadro, em tamanho M, pesa 1540g, sem os pinos dos V-brakes. Mas, como são de aço, não fazem muita falta.
O tubo de selim tem uma medida pouco usual, 33,6mm, pelo que será obrigatório o uso de um redutor, neste caso, para 27,2mm.
Tudo o resto é perfeitamente compativel, por isso, poderei passar aos componentes.
Suspensão
A "cobaia" deste projecto foi uma RockShox Sid de 98, a unica versão Total Air Cartrige, e a unica que tem na verdade o peso anunciado, 1100g. O seu curso, neste momento, são 63mm.
Este modelo especifico, encontra-se em bom estado de conservação, sem problemas de desgaste nas bainhas, e será ela que irá ser revisionada, alterada, e redecorada, de modo a ficar digna de um projecto como este.
Rodas
As rodas serão construidas com base nuns cubos que me acompanharam ao longo de muitos anos e Km´s - Tune Mig 75 e Mag 160.
Ambos são dourados, ambos são leves, ambos são fiaveis. Tanto a roda da frente como a de trás serão de 32 furos.
As rodas serão montadas com raios Sapim, modelo Laser 2.0-1.5-2.0mm, que são tão leves como os Cx-ray, Dt Aerolite,Revolution, ou WheelSmith, e no entanto, muito mais barato que qualquer um dos outros. As cabeças serão sapim de aluminio dourado, e os aros serão os mais leves e fiaveis que encontrar.
O objectivo é chegar aos 620g na roda da frente e aos 740g na de trás.
Pedaleira
Esta pedaleira dispensa apresentações. Já quase todos viram a Storck PowerArms, seja por aqui, seja por outros sites na net. O peso real são 312g, ao qual se juntam 118g de pratos Tune de titanio e um Pace de aluminio. O movimento pedaleiro Tune pesa mais 134g. Este modelo vai ser mudado de outra bike que tenho para esta.
Selim e espigão de selim
A Ax Lightness vai ser a eleita para estes componentes. O selim Endurance e o espigão Europa são perfeitos para este conjunto.
De salientar apenas que , em conversa com o Sr. Axel, tomei conhecimento das verdadeiras restrições de peso que têm o espigão de selim. Na verdade, a limitação a 85kg deve-se ao facto do apoio inferior ser de carbono, pois, se for de aluminio, deixa de ter essa condicionante, como acontece aos Tune.
Claro que, prejudicando o peso mas em prol da fiabilidade, a alteração já foi feita, e o resultado final continua bastante aceitavel.
Desviador
O desviador traseiro é mais uma peça de engenharia - Proshift
É extremamente leve, e, embora não seja tão suave como um Xtr 2007, a sua passagem de mudanças é bastante precisa.
Travões
Os travões são uns V-Brakes, que chegaram hoje da Austria, da Steinbach. O seu peso e aspecto é impressionante. As manetes são Extralite Ultralevers.
São vendidos com os apoios do quadro e suspensão (há que indicar o modelo de suspensão no pedido), com os encaixes do cabo, calços de carbono e titanio, e parafusos de ergal, para um peso recorde.
O peso dos calços, que têm pastinhas substituiveis, é impressionante...
A travagem, completa,incluindo encaixes do cabo e pinos de fixação ao quadro e suspensão, mas sem cabos, pesará muito pouco.
Os cabos, seguem a mesma filosofia.
São uns Nokon Konkavex, de comprimento ajustavel. O facto de serem em aluminio reduz em cerca de 55% o peso relativamente aos convencionais de aço, bem como elimina o risco de corrosão, aumentando a durabilidade.
Peso do Kit completo para os travões, sem ser cortado e alterado. (poderá baixar)
Irei actualizando os pormenores, bem como colocando fotos do desenvolvimento deste projecto, que espero concluir brevemente.
Cumprimentos a todos.
Vitor Rodrigues