Corratec Superbow Titanio - Project Sub 7

Vitorzip

Member
Quem me conhece sabe que tenho uma certa fixação e simpatia pela Corratec.

Recentemente voltei a ficar com um quadro que já foi meu, de titanio, e que, mesmo não sendo um peso-pluma para os padrões actuais, decidi montar para estabelecer um recorde pessoal de peso.

Imediatamente comecei a procurar na garagem peças que já não utilizava, bem como outras que me poderiam interessar no mercado de novos e usados.

Penso vir a desenvolver o tema, e manter actualizados todos os que vão seguindo este projecto, que tem como objectivo montar uma bike com 7 quilos ou menos um pouco, com componentes de Btt, sem recurso a componentes de estrada, e que seja possivel de levar para umas voltinhas no mato, tendo em conta o factor peso/fiabilidade.

Quadro

Para a base deste projecto, o quadro escolhido, foi, como referi, o Corratec Superbow Titan.

Este quadro, em tamanho M, pesa 1540g, sem os pinos dos V-brakes. Mas, como são de aço, não fazem muita falta.

framegt0.jpg


O tubo de selim tem uma medida pouco usual, 33,6mm, pelo que será obrigatório o uso de um redutor, neste caso, para 27,2mm.

Tudo o resto é perfeitamente compativel, por isso, poderei passar aos componentes.

Suspensão

A "cobaia" deste projecto foi uma RockShox Sid de 98, a unica versão Total Air Cartrige, e a unica que tem na verdade o peso anunciado, 1100g. O seu curso, neste momento, são 63mm.

ima362dn9.jpg


Este modelo especifico, encontra-se em bom estado de conservação, sem problemas de desgaste nas bainhas, e será ela que irá ser revisionada, alterada, e redecorada, de modo a ficar digna de um projecto como este.

Rodas

As rodas serão construidas com base nuns cubos que me acompanharam ao longo de muitos anos e Km´s - Tune Mig 75 e Mag 160.

Ambos são dourados, ambos são leves, ambos são fiaveis. Tanto a roda da frente como a de trás serão de 32 furos.

imag006bn8.jpg


As rodas serão montadas com raios Sapim, modelo Laser 2.0-1.5-2.0mm, que são tão leves como os Cx-ray, Dt Aerolite,Revolution, ou WheelSmith, e no entanto, muito mais barato que qualquer um dos outros. As cabeças serão sapim de aluminio dourado, e os aros serão os mais leves e fiaveis que encontrar.

O objectivo é chegar aos 620g na roda da frente e aos 740g na de trás.

Pedaleira

Esta pedaleira dispensa apresentações. Já quase todos viram a Storck PowerArms, seja por aqui, seja por outros sites na net. O peso real são 312g, ao qual se juntam 118g de pratos Tune de titanio e um Pace de aluminio. O movimento pedaleiro Tune pesa mais 134g. Este modelo vai ser mudado de outra bike que tenho para esta.

imag032cf3.jpg


Selim e espigão de selim

A Ax Lightness vai ser a eleita para estes componentes. O selim Endurance e o espigão Europa são perfeitos para este conjunto.

imag033hn4.jpg


De salientar apenas que , em conversa com o Sr. Axel, tomei conhecimento das verdadeiras restrições de peso que têm o espigão de selim. Na verdade, a limitação a 85kg deve-se ao facto do apoio inferior ser de carbono, pois, se for de aluminio, deixa de ter essa condicionante, como acontece aos Tune.

Claro que, prejudicando o peso mas em prol da fiabilidade, a alteração já foi feita, e o resultado final continua bastante aceitavel.

bike037hd1.jpg


Desviador

O desviador traseiro é mais uma peça de engenharia - Proshift

É extremamente leve, e, embora não seja tão suave como um Xtr 2007, a sua passagem de mudanças é bastante precisa.

31052007113nh6.jpg

trek012ye5.jpg


Travões

Os travões são uns V-Brakes, que chegaram hoje da Austria, da Steinbach. O seu peso e aspecto é impressionante. As manetes são Extralite Ultralevers.

São vendidos com os apoios do quadro e suspensão (há que indicar o modelo de suspensão no pedido), com os encaixes do cabo, calços de carbono e titanio, e parafusos de ergal, para um peso recorde.

05062007114yj0.jpg


O peso dos calços, que têm pastinhas substituiveis, é impressionante...

05062007115sd5.jpg


A travagem, completa,incluindo encaixes do cabo e pinos de fixação ao quadro e suspensão, mas sem cabos, pesará muito pouco.

05062007116xt1.jpg


Os cabos, seguem a mesma filosofia.

São uns Nokon Konkavex, de comprimento ajustavel. O facto de serem em aluminio reduz em cerca de 55% o peso relativamente aos convencionais de aço, bem como elimina o risco de corrosão, aumentando a durabilidade.

Peso do Kit completo para os travões, sem ser cortado e alterado. (poderá baixar)

bike041qs3.jpg



Irei actualizando os pormenores, bem como colocando fotos do desenvolvimento deste projecto, que espero concluir brevemente.

Cumprimentos a todos.

Vitor Rodrigues
 

card050

Member
esse quadro é muito bonito... bem... aí está uma bike que de certeza não vai prejudicar nada a fiabilidade a continuar com esta escolha criteriosa de componentes !! PErfeito! Parabéns Vitor ;)
 

Pax

New Member
Sempre em projectos de deixar a malta de boca aberta!!!

Boa sorte para essa máquina infernal que está agora a nascer!
 

TUBORG98

New Member
Parabéns por mais uma iniciativa fantástica, digna de um verdadeiro weight weenie. Esse quadro é fabuloso, é para mim um dos mais bonitos. Vou acompanhar este desenvolvimento.
 

Silvas

New Member
Também eu sempre tive uma certa fixação por esse quadro. É uma óptima base e decerto merecedora deste projecto. :yeah:
Vou continuar a acompanhar este projecto e espero impacientemente por mais novidades e desenvolvimentos.
 

valium

New Member
Boas !!

Vitorzip parabéns por este projecto !!

Adoro os quadros da Corratec Superbow, e então esse :shock:

Vou acompanhar este tópico até ao fim !!!

Cumprimentos !!
 

loopeh

New Member
Cá estaremos como sempre a aguardar o desenvolvimente deste aliciante projecto, realmente esse quadro é qualquer coisa de animal :twisted:

Estou curisoso quanto a personalização estética dessa antiga mas funcional Sid.. surpreende-nos :D
 

jamal

New Member
Fazes visitas guiadas à tua garagem? É que com tanta bike, montagens fabulosas, componentes de luxo... se calhar tens uma oportunidade de negócio :twisted:
Fabuloso... é bom de vez em quando haver analises ao pormenor para babar um pouco.
Parabens!!!
 

@ndre

New Member
Grande máquina!!!
Os meus parabéns!!

E uma troca por uma corratec FreeRide XT de 2001??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cumps
 

Waxman

New Member
Olha lá Vitor, para completar o ramalhete podes usar os pedais Corratec Safety Clic que são muito leves também. Como sei que tens uns por aí seria uma boa escolha. Ora aí está uma bike que eu adorava experimentar até cair para o lado. Esse quadro é o meu quadro rígido de sonho. Acho que quando vier de núpcias vou ter aí contigo para sentar o traseiro nessa menina de "peso". Já agora e a nível de suspensão fizeste uma boa escolha. Se essa ainda for das que têm espaçadores para alterar o curso para 80mm era bestial. Esse quadro com um curso de 80mm deve ser uma bala em percursos de XC. Quando aos aros uns NoTubes seriam uma das melhores escolhas. Cerca de 325g se a memória não me falha. Vamos ver como isso fica depois de montado. Acho é que já merecíamos umas reviewzitas das maravilhas que tens na garagem ;)
 

OBiklas

New Member
Vitor eu nem sei o que dizer... deixas qualquer um sem palavras. Esta montagem é de uma pessoa ficar ansiosa para ver o projecto final!! :shock: :roll:

Digo novamente: Dá gosto abrir um tópico feito por ti! Nota-se um largo conhecimento de todos os materias e uma compreensão fora do vulgar com as diferentes críticas vindas dos outros utilizadores.

(admito que não gosto muito dos quadros superbow, mas esse até está engraçado) :mrgreen: :mrgreen:
 

pjfa

New Member
Vitorzip... queremos ver essa "peninha leve" concluída :mrgreen:
Não te apresses, o pessoal espera. Ainda me lembro de há uns anos estar na Figueira da Foz colado a uma montra de uma loja de bicis a babar-me com as Corratec :mrgreen:
 

P.M.

Member
É pá...
Este Vitor é do piorio! Onde é que está a bolinha vermelha no topo do tópico?

P.M.
 
Mais um projecto do Vitorzip a arrasar isto tudo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E como eu gosto dos Steinbach. Se tivesse v-brakes acho que punha umas coisitas dessas.

Um abraço e vai mostrando as evoluções.
 

Vitorzip

Member
Ola amigos.

Desde já agradeço os elogios e incentivos. É muito bom saber que, mais do que um projecto pessoal, isto é algo que desperta interesse a quem me conhece, pessoalmente ou aqui do fórum. Agradeço a todos.

O dia de hoje correu muito bem.

Arranjei uns aros melhores do que esperava, usados.

Os NoTubes Ztr 355 são muito leves, e apareceram "de surpresa". O seu peso é mais do que o anunciado, como já é normal. Na minha balança, 371 gramas.

A roda da frente está montada. Foi feita uma montagem radial, com 32 raios Sapim Laser, leves e de qualidade. As cabeças são Sapim de aluminio. O resultado é satisfatório.


31052007094rk5.jpg


O "papel" que segura a roda, pesa 12g, pelo que a roda ficou em 588 gramas. Estou contente... :mrgreen:

Suspensão

Também a suspensão já recebeu um pequeno avanço. O interior está desmontado, serão trocados alguns componentes.

As pernas da Sid já começaram a ser decoradas. A base será branca, que alem de ser uma das cores "da moda", permite um sem número de opções de decoração.

As pernas não têm apoios para disco, e o peso conseguido com a suspensão pintada é animador.

31052007092yn0.jpg
 
Top