Como montar uma Single Speed - Truques & Dicas

carecabtt

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a minha foi mesmo a "sprayzada"lol lol...depois de lhe dar com o primario , foi de lhe espetar com spray (preto),ficou com um estilo arcaico lol, mas agora ta o projecto adiado, visto que ha uma semana nem pedalar ...grrrrrrrrrrrr....tou encostado em casa doente...grrrrrrrrrrrrrrr..........
abraço do careca.
bons trilhos!!!!
 

Ricardo_Portela

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Boas

Ora bem;
Em príncipio vou comprar uma bike de Dirt, Single Speed, o quadro é de ponteiras horizontais e não tem o suporte para o desviador traseiro (Drop-Out);
a minha questão é a seguinte:
- existe algum tipo de adaptador para pôr nas ponteiras (horizontais) em que dê para por desviador traseiro?
(converter de Single Speed para normal) com mudanças :lol:

Como isto é um topico sobre Single Speed penso que esteja no sitio correcto.
 

350plus

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Converter os dropouts horizontais para receber um desviador é possível. Precisas de uma coisa destas, que vêm na Specialized P3:

p3dropout.jpg


As lojas que têm material de Dirt são capazes de ter isto disponível.

A minha sugestão (óbvia) é que comeces a andar com ela singlespeed a ver se gostas e só depois comprar o dropout. :wink:
 

Ricardo_Portela

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Obrigado pela resposta. :wink:

Por acaso sabes o nome desse "acessório" em inglês (para ver se tem no ChainReactionCycles, não encontro lá nada).

Vou exprimentar a ver se gosto, há saltos que se tem que apanhar mais balanço e tal... (logo veremos)
Não quero é ficar "pendurado" se não gostar de SS. Se não gostar sei logo onde arranjar o acessório.
 

Bansheefreak

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Como pratos guias atrás tambem meti outros rebarbados.

Os espaçadores comprei mesmo um conjunto em aluminio.

Na frente não tenho nada.

Mas tambem tenho sorte porque o meu quadro têm ponteiras horozontais. :mrgreen:
 

pinas

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Boas,

Desde ja deixem-me dizer que nao li o topico todo :roll: vinha dar uma opiniao sobre os esticadores, ou tensores de corrente. Eu comprei um ja ha algum tempo, um point racing, Penso que igual ao que o user ET adquiriu, eu na altura nao tinha a noçao, mas agora teria optado por outra escolha. em vez de um com "mola" optem sempre por um "fixo" vai dar-vos menos trabalho e é mais fiavel ..

Araço ;)
 

BEJIX68

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Boas pessoal do single.
Estou a passar-me com o tamanho de corrente para a minha montada.
É uma Cube Ltd Pro, tamanho s.
Acontece que ou fica exageradamente comprida e nem o tensor (DMR-STS), consegue mantela em tensão, ou se retiro um elo, aí o tensor não fica lá a fazer nada e a corrente fica com uma tensão exagerada.
Podem chutar aí uma solução? - Será essa solução um Half Link?
Por favor dai-me uma luz. :ideia: :ideia:
 

350plus

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Boas,

Experimentaste o STS nas duas posições? Puxar a corrente para baixo vs empurrar a corrente para cima?

A corrente é nova? Se for velha pode estar com um comprimento total muito alterado.

Podes também trocar o carreto por um com 1 dente a mais (ou a menos)

O halflink em princípio resulta, mas o ideal é obter uma solução sem recorrer a isso.
 

350plus

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Pratoni, as minhas justificações são as seguintes:

:arrow: As outras soluções são mais fáceis de arranjar
:arrow: Deformam mais que outros elos da corrente, ver: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,36262.msg322374.html#msg322374
:arrow: A corrente é o ponto mais fraco do sistema de transmissão numa SS. Quanto menos alterações e cravamentos de pinos se fizer, tanto melhor.

Se ele estivesse a tentar encontrar uma magic gear, aí sim recomendava half link. Com tensor se calhar faz mais sentido tentar outra solução.
 

BEJIX68

New Member
Pois 350Plus, a corrente já tem uns milhares de Km.
Uma corrente de oito velocidades serve?
E sim já tentei usar o tensor nas duas posições, por baixo da corrente não faz qualquer efeito, porque esta fica muito comprida.
Obrigado pelas dicas, vou então comprar uma corrente nova, e usar sem Power Link, o que me dizes, é melhor sem Power Link, ou com?

EDITADO: Obrigado 350Plus
Vamos lá ver se já dou uma voltinha na 2ª.
Carlos Beja
 

350plus

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A corrente nova deve fazer a diferença. Muitos sites aconselham as de 9 velocidades porque são as que têm as recebido tecnologias mais actuais. O power link em principio não tem nenhum problema.
 

indy

Member
Em todas as minhas bicicletas (MS, SS, estrada) utilizo correntes SRAM com powerlink e nunca tive qualquer problema.
Para a SS é indiferente o tipo de corrente. A diferença entre as de 8 e as de 9v é irrisória.

Sobre o problema com o STS, às vezes acontece isso: com um elo a menos a corrente fica demasiado esticada e com um elo a mais o tensor não tem amplitude. O que já fiz uma vez num caso desses (na SS do ET, nosso companheiro de fórum) foi pegar numa lima redonda e desbastar um pouco o interior da cavidade onde se desloca aquele parafuso de fixação para aumentar a amplitude de movimento do tensor.

Já agora, se a corrente for nova vais ver que com a utilização ela vai "esticar" bastante. Se com um elo a menos ela entra mas fica demasiado tensa, vais ver que daqui por um tempos podes tirar esse elo e ela fica perfeita, sem já precisar do tensor :wink:
 

vitormines

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Pessoal, tenho uma duvida quanto a essas rodas livres... Essa roda dentada é pra que tipo de cubos??? Tenho um cubo antigo com um sistema de aperto da k7 diferente dos actuais, será que da pra colocar uma rada dentada dessas??? E como é que isso funciona??? Pela foto parece que contem um sistema tipo cepo, é verdade???


Obrigado,
Vitor
 

350plus

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O teu cubo tem que ser do tipo mostrado no lado esquerdo desta foto:

b8k9l4.jpg


É um cubo de rosca, que não contém o cepo. Se tiver o cepo tens que optar por carretos que encaixam da mesma forma que uma cassete.
 

vitormines

New Member
Ahhh, era mesmo isso que eu queria saber, obrigado 350plus... O cubo que eu falei é de uma esmaltina com prai 15 anos que estou a pensar converter numa SS. Não tenho a certeza mas penso que seja cubo de rosca uma vez que o aperto da k7 é diferente. Tenho que ver isso melhor...

Obg,
Vitor
 

vitormines

New Member
Peço desculpa por estar a utilizar este tópico para tirar as minhas duvidas... ontem estive a ver o cubo e o aperto da k7 é parecido com isto:

fr2ag2.jpg


Tentei desapertar aquilo com uma ferramenta improvisada mas não consegui, está muito, mas mesmo muito apertado... será que fiz força no sentido errado??? comecei por tentar no sentido anti-horario e depois no sentido inverso, mas nem se mecheu. :s
 

pratoni

Active Member
tens que fazer força no sentido contrário à rotação da roda livre, ou seja para trás se a roda estivesse montada.

Ah!... e força, muita força mesmo!!! :wink:
 

ze_zaskar

New Member
Pois é, esse sistema requer muita força para ser desmontado. E porque? Porque toda a força que fazemos ao pedalar esta a apertar a rosca :D
 
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