Como montar uma Single Speed - Truques & Dicas

max

Elos Rápidos
Como disse o iMiguel, vai ser dificil que a corrente tenha tensão sem o auxilio de um tensor, mas de inicio enquanto a corrente for nova, pode ser que seja possivel.
Mas, com o decorrer do tempo a corrente vai esticando e se não tiver o tensor começa a danificar os dentes da pedaleira e do carreto até ficar tudo estragado, portanto, o melhor é mesmo aplicar o tensor, ou arranjar maneira de alterar para drop-out horizontal.
 
Ando cheio de dúvidas e à rasca para encontrar uma forqueta rígida!
Numa bike há diferença em usar o tubo da forqueta de 1" ou 1"-1/8 tendo em conta que estou a usar uma avanço do tipo aheadset?
 
Ando cheio de dúvidas e à rasca para encontrar uma forqueta rígida!
Numa bike há diferença em usar o tubo da forqueta de 1" ou 1"-1/8 tendo em conta que estou a usar uma avanço do tipo aheadset?
Se eu percebi a pergunta, para usares a forqueta com o tubo de 1" tens de colocar o adaptador de tubo de direção para a medida 1" 1/8
 
Peço desculpas mas esse adaptador serve para montar um avanço de 1 1/8 numa forqueta de 1.
Existem é caixas de direção que permitem montar forquetas de 1 em quadros de 1 1/8 (já vi isso para testas que usem caixas de direção standart (externas), em quadros que usam caixas semi integradas ou integradas não sei se será possível, pelo menos nunca vi).
À partida para uma caixa de direção desse género o mais normal será ser compatível com suspensão/forqueta de 1 1/8
Abraços
 
Exatamente, como diz o Baba, peço desculpa.
O que me levou a escrever que dava, foi porque eu tinha um estensor desses aplicado numa suspensão que tinha o tubo curto, dai a minha confusão.
 
Rkixa - qual a bicicleta que tens, e qual a forqueta que lá estava montada? talvez essa seja a forma mais simples de te responder. Mas em principio sim, será uma forqueta de 1 1/8.
Abraços
 
Vou aproveitar este tópico para que me tirem uma dúvida em relação à fixação da forqueta ;)

Estou a converter a minha velhinha btt em SS, já arranjei uma forqueta rígida à maneira contudo a que estava na bike era "threaded" (com rosca) e a que consegui arranjar é "threadless" (sem rosca) assim sendo tenho de arranjar um conjunto destes certo?

Onde encontro isso à venda, a medida da forqueta é 1 1/8", tenho de comprar um que traga os "copos" para pôr no quadro por cima e por baixo da caixa de direcção certo?

Já agora, há alguma hipótese de converter a forqueta em "threaded" e forma a aproveitar o material que retirei da velha?
 
Não está fácil encontrar uma caixa de direcção para o quadro em questão, apesar de ter 1 1/8 polegadas é dos antigos, caixas integradas e/ou semi-integradas não servem, já fui a umas quantas lojas e nenhuma me conseguiu arranjar, apenas uma delas está a tentar informar-se sobre a peça em questão para tentar encomenda-la.... vamos ver...
 
Ok, começo então aqui a estória e história de uma SS que ainda não existe, mas que em breve tomará forma. Para já ando à procura nos sites de classificados de uma bike ou 7m quadro para roda 28. Pode ser um quadro de uma clássica ou uma mais moderna, a ver vamos o que aparece. Entretanto vou procurar também uns cubos, visto que os aros irão depender do quadro. Por exemplo, a Caloi que tenho é aro 27 1 1/4. Mal tenha algum material venho aqui atualizar, com as respetivas fotos :)
 
Boas!

Já arranjei 2 aros 700c, vou amanhã busca-los. Tenho uma questão, suponho que é básica, mas aqui vai..
Um dos aros vem com um cêpo. É possível tirá-lo e colocar lá um carreto de uma velocidade roda livre, tipo como na BMX? Nem que depois altere os espaçadores do eixo e afine os raios de modo a centrar o melhor possível a roda, de forma a que o carreto fico o mais possível em linha com a pedaleira. Tirar o cepo e colocar diretamente a roda livre lá, é possível?
 

iMiguel

Well-Known Member
Não sei como são os cogs da BMX, mas suponho que seja como nos cogs fixos (como a malta das fixie usa), ou seja, que tem uma espécie de rosca e depois têm uma outra para dar o aperto final, se sim, tens que mudar. Caso contrário tens mesmo que arranjar os espaçadores. Mas se puderes, coloca aqui fotos para a malta ajudar melhor.

Em relação ao cog, tem atenção que se arranjares um vindo de uma cassete desmontada, vais ter problemas "amanhã" isto porque esses cog's têm as saliências para a corrente mudar ou pra mudança superior ou inferior. Aqui aconselho mesmo a arranjar um cog próprio para single-speed. Não querendo fazer publicidade, eu comprei os meus cog's (19 e 18) no site da on-one a 8 libras cada um e deixei de ter alguns problemas que tive no passado em relação à transmissão.

Um cena que me disseram desde logo no início da montagem da minha SS foi que nestas bikes fazes mais força, logo a transmissão tem que ser um pouco mais parruda para aguentar a força e não ceder. Eu na minha actual reaproveitei uma corrente que aqui tinha e no domingo passado, na minha rua, ao fim de 45m parti a corrente em 3 sítios, resultado, tive que comprar uma corrente mesmo para single-speed (coisa que devia ter feito logo).