Como montar uma Single Speed - Truques & Dicas

Boas! Eu já á algum tempo que sou leitor desta vertente da maluqueira, e já ando a encetar contactos cá no ecocentro da zona para arranjar um quadro de aço antigo que por vezes la aparece. Mas no entanto li numa resposta anterior, que por exemplo, um quadro do bike tour, não dá para converter para single speed. É verdade? E já agora se pudessem responder porquê, ficava mais esclarecido. Obrigado e um abraço.
 
Boa tarde colegas do pedal,

Esta do coisa so SingleSpeed nunca me saiu da cabeça, mas nunca a experimentei realmente. Recentemente coloquei uma bicicleta para venda, tudo com peças que tinha a mais em casa, algumas nunca foram usadas, outras já com aparente desgaste. No entanto, parece que ninguém me quis pegar na bicicleta :(.
Decidi então ficar com ela e transformá-la em SS. Já tinha tido uma experiência com a montagem de um destes exemplares para um amigo, mas agora chegou a minha vez.
Na verdade, não venho pedir aqui opiniões de como fazer, mas sim das relações que devo usar.

Pretendo que a bicicleta tenha dois usos: Mato e Estrada. Refiro-me a dois usos completamente independentes.
Desta forma, e aproveitando os pratos 42 e 32 da pedaleira (um de cada vez ;), mudando o prato e corrente) estava a pensar colocar dois cogs na mesma roda traseira. A relação para o Mato já está mais que decidida (32-18 ), a minha dúvida reside em qual usar para estrada (com pneus 1.25)? Ando a pensar em 42-14, será demasiado puxado? De referir que a estrada que faço NÃO é nada plana...

Desde já o meu obrigado pela disponibilidade, e em breve espero colocar aqui umas fotos da bina, nas suas 2 versões, na galeria dos "mono".
 
Last edited:
Caro Bruno, eu na ninha SS encontrei uma relação que dá pra tudo. Contudo, em monte é um pouco puxado e em estrada atinge rotações enormes!
Actualmente estou a usar 34/16 esta relação é polivalente, consigo atingir velocidades de 30 / 32km/h em estrada e em monte o máximo que fiz foram 85km com 2000m de acumulado (inclinação máxima 23% sem desmontar).
Já experimentai muitas relações, mas para estrada aconselho 44/16, isto porque se falas em subidas menos que isso é um pouco complicado. Com esta relação o máximo que consegui subir foi até aos 20% em estrada, mas é muito violento.

Mas isto tudo depende da força que tens nas pernas ou da velocidade que consegues impelir ao pedaleiro.
No caso de SS é sempre necessário abdicar de alguma coisa!!!

Grande abraço, espero ter ajudado
 
Last edited:
34-16!!! Grandes pernas ;)

Muito obrigado marcoarouca! Acho que vou seguir o teu conselho e colocar a relação para estrada de 42-16. Assim, fico com 2 cogs na roda traseira, o de 18 e o de 16, onde posso sempre optar por 2 relações para Mato, a 32-18 e a 32-16 para percursos menos 'acumulados'.

Mais uma vez obrigado! Grande abraço!
 
Ainda bem que ajudei!

Outra coisa, tens de ter em atenção na montagem. Não sei se vais montar os 2 cogs traseiros na mesma roda, mas assim sendo, deves ter em atenção ao espaçamento de forma a teres um correcto alinhamento.
Se montares os dois pratos à frente (42 e 32) penso que 3mm de espaçamento entre os cogs será o ideal, mas é uma questão de experimentares.

Abraço
 
Também quero montar uma single speed

Olá malta!:p
Estou rendido à single speed e não é que fui descobrir a minha velha BIKE abandonada na garagem à espera de uma plástica.
Só que preciso da vossa ajuda pporque não percebo (quase) nada disto.
Para já deixo fotos da minha burrita e do que pretendo fazer:
- desmontar tudo
- pintar o quadro
- arranjar um avanço e guiador novos
- substituir forqueta (esta é mesmo feiota)
A minha DÚVIDA existencial:confused:: será que a pedaleira dá para fazer alguma coisa?
Mas com o FMI não quero (posso) gastar muito dinheiro.
Preciso mesmo da vossa ajuda (não consigo colar fotos diretamente aqui, como fazer?)
 
Last edited:
Obrigado pela ajuda para colocar as FOTOS e aqui vão elas























orientem-me lá da melhor maneira com esta "burrita"
Abraço e boas pedaladas
 
Last edited:

max

Elos Rápidos
Primeiro tens de desmontar a bike toda, para libertar o peso excessivo que ela tem suportado estes anos todos, :) e pelas imagens não consigo perceber muito bem como estão fixos os pratos da pedaleira, mas provavelmente terás de os remover com a rebarbadora (o grande e o pequeno) deixando somente o do meio. também não consigo perceber que tipo de drop-out é que esse quadro tem, mas acho que talvez seja o segundo e se assim fõr não necessitas de tensor, o que era uma grande vantagem, depois tens de ver o que queres fazer com as rodas, aproveitar essas e colocar uma roda livre ou arranjar outras e colocar anilhas espaçadoras com carreto?
Enfim tens algumas dúvidas que é preciso primeiro esclarecer.
este drop vertical, necessita de tensor!

este drop horizontal, já não necessita de tensor!
 
Obrigado mais uma vez pelo esclarecimento!
Já arranjei uma suspensão rígida que vai ajudar a libertar peso.
Quanto às rodas, para já porque não quero gastar €€€, vou aproveitar estas e colocar uma roda livre (tenho de arranjar uma)
Quando começar a desmontar a bike vou atualizando aqui os progressos e as questões que, de certeza serão muitas!

A minha "nova" suspensão



 
Last edited:
Ora vivam os meus amigos!!!
A (lenta) transformação da minha velhinha burrita vai avançando: já pintei o quadro, o garfo e as rodas. Estou na parte mais difícil que é "descravar" a pedaleira e desmontar a cassete para montar tudo.
Eu sei.. pronto... querem é FOOOOOOOOOOOOOOOTOS! Mas como tenha a dita cuja na sala de operações só lá para, quinta feira!.
Mas nem a vão (re)conhecer, agora "limpinha" sem plásticas.
Abraço a todos!
 
Olá meus amigos das pedaladas!
O meu projecto está na recta final. Estou agora a montar a minha SS depois de pintado o quadro e da necessária adaptação de uma roda livre o resultado é o que se vê nas imagens que se seguem. Babem-se mas ela é minha e sábado vou montá-la... a sério! O Virus vai instalar-se!
Então digam de vossa justiça e, já agora, aceitam-se sugestões para o que falta!
Abraço e boas pedaladas

Quem a viu e quem a vê!!

Tem dado algum trabalho mas está a valer a pena

Confesso que a instalação da roda livre

Teve a "mãozinha" da CASA LEAL em Viseu

O resto foi obra minha que sou um nabo nestas coisas e com pouco tempo

Espero que estejam a gostar tanto como eu (até já sonho com ela a rolar....)
 
Boas, começei a pensar fazer o mesmo, mas... ( não tinha nada).
Sem que fizesse muita força para acontecer, não é que me ofereceram um quadro de estrada bué de velho, agora não tenho desculpa para não
fazer o ( Meu projecto) SS.
Vou têr de o decapar, mandar pintar e comprar restantes peças.
Logo que possivel posto, mais.
Vou têr que arranjar tempo primeiro.
 
Uma grande dúvida em relação as rodas, kits de SS e afins...

Tenho disponivel uma roda 26" de uma Specialized Hardrock que tinha aí, uma vez que so quero mesmo transformar em SS nao basta aplicar o KIT SS? Isto é, espaçadores e transmissão?
É preciso mesmo mexer nos raios? É que caso sim nao estou a ver nenhuma oficina aqui que o faça :|

Se por outro lado, for mais prático e rápido comprar uma roda só para SS onde arranjo? Tamanho 26"? Procurei procurei mas nao encontro nada para SS...

obrigado