Como montar uma Single Speed - Truques & Dicas

Seguindo as dúvidas lol (kit ja comprado btw)

Como resolver a pedaleira da frente? Infelizmente nao posso aproveitar a que tenho, queria comprar uma mas sem ter que gastar horror de dinheiro por um KIT com 3 pratos... ja procurei e nao vejo nada so com 1 prato para SS..

Compro a mesma um KIT com 3 e retiro o excesso?
 
entao a ver se entendo, single speed q é single speed é sem travao e com carreto preso? correct?
Errado! São conceitos diferentes ;)
Single Speed é apenas e só uma bicicleta com uma mudança. Pode ter travões, suspensões, etc...
As de carreto fixo, são as Fixed Gear. Essas é que normalmente não têm travões, mas nada impede de os usar na mesma :D
 
Pois, por ser tão barata é que desconfio. Já traz o BB , certo ? Precisa de alguma chave especifica, só tenho a do Hollowtech II da shimano.... ?

Obg
 
boas pessoal eu tb queria por singlespeed na minha p.2 mas queria uma cena a maneira e não fatela isso custa muito dinheiro??, como é que é que se faz?? eu tenho uma pedaleira da truvativ hussefelt, e acho que tem mais dentes do que as novas têm e isso implica comprar uma pedaleira nova, isto são coisas que eu posso fazer em casa o problema e compralas

agradeço respostas obg!!
 

iMiguel

Well-Known Member
depende daquilo que consideres "uma cena à maneira" e "fatela". Não é preciso gastares dinheiro... Ou muito! O pedaleiro, podes retirar os pratos e deixar so o que queres (em principio), atrás compras um kit single-speed (carreto+tensor). Depois e sacar as mudanças, desviadores e manipulos e ta uma SS quase feita
 

max

Elos Rápidos
Para quem tem lá por casa uma cassete, daquelas de rosca e não sabe como há-de fazer para a transformar em singlespeed e também não tem a ferramenta indicada para a desmontar, aqui deixo este pequeno tópico para verem como é fácil fazer esta alteração.
Primeiro, fixar a cassete a uma mesa ou tábua, de preferência com uns parafusos como está na imagem, mas também podem fixar com pregos.

Depois se tiverem esta chave de correntes, utilizem-na como está na imagem, ou seja no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

Se não tiverem a chave indicada, podem faze-lo como está na foto, com um punção ou ponteiro, e martelo, com cuidado para não danificarem o lockring, também no sentido contrário aos ponteiros do relógio.



No fim o corpo da cassete já sem os carretos e pronto a que lhe apliquem o carreto escolhido por vós, não esquecer que as anilhas que saírem da cassete são aproveitadas para fixar o carreto escolhido, pode acontecer que as anilhas não cheguem para o efeito, nesse caso terão de recorrer à vossa imaginação, no meu caso utilizei tubo de canalização.

Estas são imagens da alteração que fiz



Nesta imagem podem ver a diferença de tamanho entre um carreto alterado e um freewhel/roda livre normal.


 
Boas!

A minha SS já está quase montada :) (finalmente!!!) Neste momento estou apenas com uma dúvida...o prato tem 38t, e como estou na ideia de fazer trilhos com algumas subidas qual será a melhor opção para trás?!! :)
 

max

Elos Rápidos
38T para uma SS de BTT, realmente é um pouco puxado, mas claro que tudo é relativo e depende do andamento de cada um, como normalmente as relações utilizadas são, 32x18 ou 32x16, é uma questão de fazer umas continhas e verificamos que para 32x18 temos uma relação de 1,77 enquanto em 32x16 temos uma relação de 2,0.
Para ter uma relação equivalente, colocando o prato de 38, vamos necessitar de colocar um carreto de 21T o que dá uma relação de 1,81 o que já é um andamento muito bom para esta zona (Braga) onde os percursos são muito acidentados.;)
O que não impede que a relação que o Miguel utiliza não seja utilizável, mas como costumo andar por estes trilhos, é a relação que eu utilizaria..
 

iMiguel

Well-Known Member
Max e r3m, peço desculpa, mas a 38x18 tinha na antiga SS. Na atual tenho 32x18.

A minha zona é só serras, não convem andar com uma relação muito pesada
 
Realmente a relação 38*18 é um pouco pesada :) terei que alterar para 21 ou 22!!! :) além de que apesar dos poucos kms percorridos reparei que a corrente ganhou bastante "folga"...terei que também andar atento já que a corrente é do século passado e poderei ter algum "problema" :)
Além disso terei também que analisar um bons pneus para a ss :) algo largos para tentar compensar a falta de suspensão :) alguma sugestão?! (bons e baratos obviamente!!!)
 

iMiguel

Well-Known Member
Eu na minha tenho tanto à frente como atrás, pneus 2.0 (specialized fast track).

Se não tens suspensão (eu na antiga SS andava assim) tens que jogar um pouco com a "força" nos braços
 
Encaixe de roda para single speed

Boas eu queria saber se este quadro com este encaixe da roda de tras dá para montar uma single speed sem a ajuda de um esticador!