Caixa de direcção - manutenção (folga, montagem, lubrificação)

tiagojpt

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Essa caixa é nova?

Se já tiver algum uso é provável que seja necessário proceder à sua limpeza e manutenção.
 

tiagojpt

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Então é estranho, talvez seja defeito...

Ao aliviar o parafuso que fica por cima do avanço não ficaste com folga na direcção?!
 

ESTIMA

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podium xtr said:
Por acaso nao te esqueceste de primeiro desapertar o avanço? :roll:
Verifica de na parte inferior junto á foqueta não existe um guarda pó de borracha fora do sitio.
Caso contrario á que desmontar e verificar onde se encontra a prisão.
 

ptuser_btt

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tiagojpt said:
Então é estranho, talvez seja defeito...

Ao aliviar o parafuso que fica por cima do avanço não ficaste com folga na direcção?!

Com folga propriamente dita não, a direcção apenas ficou mais livre...

podium xtr said:
Por acaso nao te esqueceste de primeiro desapertar o avanço? :roll:

Não percebi em esta do avanço...??? mas por acaso ainda não desapertei o avanço, qual a influência disso?????

ESTIMA said:
podium xtr said:
Por acaso nao te esqueceste de primeiro desapertar o avanço? :roll:
Verifica de na parte inferior junto á foqueta não existe um guarda pó de borracha fora do sitio.
Caso contrario á que desmontar e verificar onde se encontra a prisão.

Irei verificar esse pormenor, caso contrário tenho que a levar a loja. A mau é que ela fica em Leiria e eu sou de Tomar... :)

....e obrigado pelas dicas...
 

ESTIMA

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O avanço de guiador é que fixa o conjunto á forqueta.
Experimenta desapertar o avanço, depois aliviar a tampa superior, voltas a ajustar a tampa superior de forma a que a direcção rode facilmente mas sem folga, alinhas o guiador com a roda e apertas o avanço firmemente.
 

MarceloBTT

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Eu tambem tive de problemas com a caixa de direcção.
Ao apertar o parafuso da tampa demais, a aranha veio para cima.
Foi mesmo ha noob :mrgreen:
 

ESTIMA

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A tampa era mesmo boa, normalmente a tampa parte quando se excede a força, agora a aranha subir é coisa que nunca me aconteceu, a coluna era cromada por dentro?
 
C

Checkmat

Guest
Boas ppl

A tampa era mesmo boa, normalmente a tampa parte quando se excede a força,

Foi exactamente o que me aconteceu, apertei de mais e pimba partiu :s. A minha dúvida é a seguinte, esta tampa tem alguma interferencia na direcção, posso andar assim? Ou tenho de a substituir? Já sei que é uma pergunta noob :D

Agradeço alguma ajuda
 

ESTIMA

New Member
A tampa e aranha servem para ajustar a folga da direcção, evitar entrada de agua e lama e manter a estabilidade do aperto. Isso é barato, acho que não valea pena inventar.
 
J

Jmtc

Guest
Boas,

Tenho uma questão que pode ser um bocado estúpida, mas estou com interesse em saber como é que a Caixa de Direcção pode ser importante numa bicicleta?

Cumps.
 

Ivo_Azenha

New Member
Boas...

Eu não sendo um "expert" neste assunto, mas apesar de já ter tirado a minha para limpar e lubrificar(esferas) :mrgreen:, penso que é importante, pois se assim não fosse, o tubo da suspensão roçava "ferro com ferro", assim tem sempre algo que "roda" com ele reduzindo imenso o atrito e também é importante para a suspensão encaixar melhor , depois a aranha, parafuso, tampa e anilhas espaçadoras avanço fazem o resto do trabalho!! Acho que é assim... os experts do fórum que corrijam !!! No entanto faz uma pesquisa pode ser que encontres algumas coisas!

Cumps
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
A caixa de direcção faz bastante importância nas bikes

Eu não sou muito expert na matéria em material deste mas pelo que já me explicaram, um amigo meu que me esteve a montar a minha Scott.

A caixa de direcção faz com que a suspensão se consiga mover, é como que um pescoço de uma pessoa, se o pescoço não mexer não se consegue ver as coisas, a caixa de direcção é igual...
Fazem parte da caixa diversas peças "fixas" ao quadro, são montadas no sitio e fazem com que a suspensão, avanço, guiador, façam os seus movimentos.

Sem caixa de direcção, não funciona... :mrgreen: :mrgreen:
 
Boas eu também não sou nenhum expert, mas posso mandar a minha posta... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Acho que a questão do Jmtc, no meu entender, não será bem se será necessária ou não esta peça, porque isso é óbvio que a resposta é SIM; talvez a questão seja mais qual a diferença em investir numa caixa baratinha ou numa mais cara. Nesse caso eu penso que a partir de um determinado patamar a diferença no funcionamento seja ínfima começando a partir dai a ter apenas importância o factor menor peso e maior durabilidade! Logo se não és um "maluquinho" dos pesos com uns 30€ compras uma caixa bastante boa e durável.
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Exacto, por 30€ tens a Ritchey Pro ou a FSA, qualquer uma das 2 com rolamentos selados, resistentes ás pancadas :mrgreen: e não deixam entrar poeira :mrgreen:
 

ptuser_btt

New Member
Pois é pessoal já fiz tudo como vocês indicaram, já a lubrifiquei com "Bike Grease" - Motorex, e nada continua presa... Deve mesmo ser defeito...
 

ESTIMA

New Member
Primeiro a serie de direcção é de esferas ou rolamentos, desmonta tudo e verifica onde se os rolamentos ou esferas rodam livremente. Caso contrario ou as caixas do quadro estão mal colocadas ou deve haver aí marcas de roçar alguma peça noutra. Verifica e informa.
 

Bianchi

New Member
Boas, estou com alguns ruidos na cx direçao da bike e gostava de
desmontar a cx para meter massa ,quais as ferramnetas necessarias ?

Preço de ferramentas/ como fazer?

Obrigado
 
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