Caixa de direcção - manutenção (folga, montagem, lubrificação)

#2
Penso que seja aheadset! Desapertas um pouco os parafusos do avanço e depois apertas o parafuso da aranha, aquele que esta no topo do avanço! Quando a folga desaparecer, voltas a apertar os parafusos do avanço!
 
#3
Se a tua caixa for de rosca(antiga) tens apenas que apertar a porca de baixo, segurar com uma chave e apertar com uma chave a contra-porca. SE for A-headset (deve ser...) tu deves:
-desapertar os parafusos laterais do avanço(os que o prendem á coluna da suspensão;
-Apertar cuidadosamente o parafuso no topo da direcção. Atenção- vai testando para não apertares demais.
Depois de tirares a folga, reaperta os parafusos do avanço com alguma força (um pouco antes de partir, erro comum para quem não tem experiência)
Se o problema presistir ou não conseguires apertar, podes ter os rolamentos em mau estado, e ai é melhor ires a uma loja para te ajudarem...
 
#4
De certeza que é a cx de direcção?
Um amigo meu tinha um problema semelhante, levou a bike à oficina e não era nada do que ele julgava.
Era simplesmente uma folga no encaixe do volante com o avanço.
É uma zona sujeita a muito esforço que com o tempo ganha alguma folga e desgaste. O aluminio a roçar em aluminio dá a sensação de que temos uma folga na cx de direcção ou na forqueta.
O truque é por um poco de massa consitente nessa zona ou então uma borracha (tipo um bocado de uma câmara furada).
Resolve o problema.
 
#5
A minha caixa uma Ritchey Logic Zero OE Intgr.penso que está com folga. Por exemplo se travar e forçar o guiador para a frente e para trás sinto uma folga e agora começo a senti-la em andamento. O que me está a preocupar é que hoje a voltinha teve muita chuva e lama e então ela agora faz barulho ao virar como se tivesse areia la dentro :roll: ja a tentei apertar com o parafuso de cima mas não resolveu o problema da folga. Alguém pode dar uma ajuda? Obrigado :wink:
 
#6
Cuidado com o apertar o parafuso de cima. Deves 1º desapertar os parafusos do avanço, depois apertas o tal parafuso e no fim reapertas o avanço.

De qq maneira, quando a minha começou nesses sintomas, com ruidos e tudo, já era tarde e tive de a trocar. Devias desmontar a caixa e verificar o seu estado. Aproveita e limpa e lubrifica bem. Se não o conseguires fazer leva a um mecânico.
 
#7
boas!
exatamente em 1º lugar desmonta tudo limpas bem td, lubrificas tudo muito bem e voltas a colocar tudo, tem em atençao para nao ficar areia ou qualquer outro tipo de impureza, se nao acaba por desgastar tudo mais rapido.

cumps
 
#8
esse é o problema...não faço a minima ideia como a desmontar....já li tópicos aqui sobre montagem/desmontagem de caixas mas pelos visto são necessárias ferramentas especificas não é?
 
#9
A minha experiência com caixas de direcção é limitada, mas acho que apenas é preciso ferramentas especiais para trocar a caixa ( para a tirar do tubo de direcção ). Para fazer a manutenção acho que não é necessário tirar completamente a caixa.
 

Jepas

Super Moderador
#10
Boas,

1º Desapertas o parafuso no topo da suspensão (chave allen)
2º Desapertas os parafusos do avanço (que abraçam a coluna da suspensão) (chave allen)
3º Com alguma pressão ou com um maço de borracha fazes pressão sobre a suspensão que ela solta-se
4º Ficas com a caixa totalmente à vista
5º Retiras as esferas/agulhas e vedantes das caixas fixas ao quadro
6º Fica atento à sua ordem e limpa e lubrifica tudo
7º Volta a montar tudo pela ordem inversa
8º Aperta o parafuso de topo sem que a direcção fique presa e depois os parafusos do avanço.

Jepas
 
#11
Existe alguma forma "pacifica" (sem ser a base de martelo e chave de fendas) de tirar a peça da caixa de direcção que fica agarrada ao tubo da suspensão??

Boas pedaladas
Tiago Lages

 

Jepas

Super Moderador
#13
Boas,

também só conheço esta ferramenta, falta dizer que 1º é da ParkTool e depois que é muito específica. Ou seja, a ferramenta provavlemente é mais cara que umas quantas caixas de direcção. Vais ter de ir a uma loja tirar isso (a uma que tenha a ferramenta). Não compensa comprar a ferramenta. É das situações em que tens mesmo de ir à loja.

Jepas
 

Jepas

Super Moderador
#16
Tb server para colocar a dita peça ou só serve mesmo para a sacar fora?
Não, só serve para sacar a pista da direcção, para colocar há outra peça:

http://www.parktool.com/products/detail.asp?cat=50&item=CRS%2D1#

claro que, tal como o indy sugeriu, uma chave de fendas e o martelo podem desenrascar. Mas eu prefiro pagar e ter a certeza que fica bem feito. Estas ferramentas são todas específicas (as bases variam de caixa para caixa), logo são muito raras/caras. Basicamente são ferramentas de oficina.

Jepas
 

FDura

Utilizador Banido
#17
Com uma chave de fendas estreita e muita paciência vais oscilando a chave em toda a volta que a peça acaba por sair normalmente. Se necessário utilizar o martelo de inicio têm muito cuidado para não danificares o apoio da caixa pois se tal acontecer a nova caixa de direcção fica numa possíção empenada.
 

FDura

Utilizador Banido
#18
Não conseguiria descrever melhor do que o "JEPAS". Mas já agora não tens niguem conhecido que já o tenha feito ou seja mais esperiente do que tu (nada de curiosos que querem aprender) ?
 
#19
Com uma uma chave de fendas, um martelo de borracha e uma valente dose de paciência para não danificar nem a suspensão nem essa parte da caixa de direcção, la fui batendo devagarinho e rodando.



Obrigado pelo esclarecimento e boas pedaladas
Tiago Lages
 
#20
Ora boas pessoal, tenho aqui uma pequena duvida que me marteriza.
Á cerca de 3 meses comprei uma Fuji na goodbikes, a bicicleta é uma espanto, mas num dia de lama eu e os meus colegas como passámos por uma lavagem automatica lavamos as biclas á pressão, entretanto depois encostei a na minha casa á parede e n lhe mexi mais durante 3 semanas, quando lhe fui pegar o volante estava de lado e não queria sair daquela posição com algum jeito lá desemperrou mas com algum atrito.
Já desmanchei a caixa toda limpei a toda e as esferas tambem, reparei que o problemas foram nas esferas de baixo que deve ter entrado agua,coloquei alguma massa consistente que tinha lá em casa mas depois de uma volta parece que ficou igual, é normal isto acontecer.
Na minha velhinha nunca me aconteceu isto talvez porque nunca a limpei,lol, agora digam me o que se pode fazer para manutenção da bicla depois de muita lama e o que não se deve fazer quando a formos lavar pq agora estou com medo de lhe pôr agua.
Relativamente ás esferas reparei que não ficaram muito bem devido á ferrugem que criaram, tenho comprar esferas novas ou compro uma caixa de direcção nova selada?