Caixa de direcção - manutenção (folga, montagem, lubrificação)

Fura_A_maneira

New Member
Digo-te ja que isso e muito estranho.... Não podes levar isso a uma loja perto de ti?

A caixa pode ter um defeito nas paredes do copo superior onde acenta a tampa, podendo acontecer que ao movimentares para a frente e para trás ela se desloque do sitio, entendes?

Ou então estás a falhar em alguma das etapas da montagem!

Abraço
 

Nori77

New Member
bem ao nível da montagem também já tinha pensado nisso, mas penso que não será o caso,

o rolamento inferior só encaixa no copo inferior, e vice-versa, não existe margem para erro.

amanha vou desmontar o material e dar mais umas marteladas no copo inferior que, parece-me que não está totalmente encaixado.

se não resultar lá terei que ir ao mecanico

obrigado pelas dicas
 

Fura_A_maneira

New Member
Muito cuidado km essas marteladas, para não abrires lascas na caixa! lolol

Uma ultima duvida: quanto to viras para os lados km o guiador kuase a tocar no quadro ela prende mais em alguma altura ou esta sempre a girar bem??

Abraço
 

Fura_A_maneira

New Member
Pois é... então não tens os copos bem colocados no quadro!!

Eles têm mesmo de ficar todos bem encaixados senão vai acontecer que numas partes está mais saido e prende a direcção, por isso é que existe aquela maravilhosa ferramenta que os faz entrar mesmo direitinhos!!

Se não tiveres podes comprar ou construir essa ferramenta (que é muito facil) e ficas com a certeza que a caixa fica bem metida no quadro.

Abraço

Fura_A_maneira
 

Tremoço

Member
Boas noites..

Pois ontem fui dar uma volta para a serra coisa que ja não fazia a algum tempo...

Passados 25km muita lama em cima decidi ir um bocado pela estrada e foi ai que me deparei com um problema:

Para alem de uma folga na forqueta, que ja vinha de traz, e sempre que puxava pela bicicleta e gingava o guiador, ou virava para a esquerda, ouvia um bater tipo ferro a bater na medeira, assim um bater oco, vindo da zona da caixa de direcção...

Agora as minhas perguntas são:

Sera a caixa de direcção partida??
Sera de o meu quadro ser muito fragil, e conforme o pedalar a zona do pedaleiro ginga de um lado para o outro, e este barolho ser normal??
Sera que tenho o quadro a partir??
Sera o avanço?
Sera o volante?


Espero respostas pessoal, quero ver se mando por uma caixa de direcçao,avanço,guiador, ou quadro novo??

Cumprimentos e boas pedaladas
 

indy

Member
Então e tu achas que a gente, sem ver, é capaz de adivinhar qual é o problema? :)

Verifica as folgas ou desmonta aquilo, que é uma operação bastante simples, e tenta ver se há algo de errado.
Ou então, visto que estás disposto a mandar trocar um qualquer componente, vai logo directo a uma oficina.
 

Tremoço

Member
Ok obrigado vou desmontar aquilo e ver que se passa..

Mudar nao queria mas se for precizo.....
Mas vou desmontar e ver que se passa....

Obrigado na mesma
 

Migoelas

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Boas pessoal. gostava que me ajudassem aqui num pequeno problema... Tenho uma mondraker finalist que adquiri a menos de 2 meses. E a nível de manutenção da bike, pouco percebo. surgiu-me agora um barulho esquesito na caixa da direcção. Principalmente quando travo com o travao da frente, e abano com a suspensao pra frente e pra tras, faz um barulho tipo ferro contra ferro a estalar. e até me da impressao que tem uma certa folga na direcção. Uma bike com tao pouco tempo e menos de 200 km feitos principalmente na cidade... Que acham que poderá ser?
 

snowbike

New Member
Isso pode ser a caixa de direcção ligeiramente desapertada.
Digo eu, que de mecânica também percebo pouco :mrgreen:

Mas visto que a bicicleta é quase nova e ainda deve de estar na garantia (caso esses dois meses se refiram à compra dela nova), vai à loja para eles verificarem o que é :wink:
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

tem apanhado pouca chuva? alguma vez foi aberta/lubrificada?

Normalmente o barulho metálico surge por falta de lubrificação, se for de esferas basta abrir e colocar massa. Os ruídos/folgas devem-se precisamente a folgas ou falta de aperto da caixa. Nesse caso há que aliviar os parafusos do avanço, apertar o parafuso no topo para eliminar a folga (em excesso pode prender a direcção) e voltar a apertar os parafusos do avanço.

Se isto não resultar ou não te sentires capaz de fazer estes passos, leva à loja, facilmente verificam isso e se for caso de defeito trocam por outra.

Jepas
 

Mancha

New Member
Oi Nori77,
Já agora funcionou ajustares os copos?
Pergunto porque tenho um problema muito semelhante...
Obrigado,
 

xtaka

New Member
tb tenho uma dessas ... montei tb em casa ..e não tem qualquer problema , mas conheço um colega que a dele com pouco uso ... já está gripada ..devido a agua nas lavagens talvez... devia ter um oring na parte de baixo entre o rolamento e a cunha da suspensão..
 

Nori77

New Member
Mancha said:
Oi Nori77,
Já agora funcionou ajustares os copos?
Pergunto porque tenho um problema muito semelhante...
Obrigado,

oi!
peço desculpa pela demora na resposta...

acabei por levar a bike ao mecânico, ele ajustou os copos mas não notei grande melhoria... continuava com aquele movimento (folga) embora menor.
Continuei a andar com a bike assim até que 1 dia notei que deixou de ter a folga. Parece-me que a coisa se ajustou com o próprio andamento.
Agora está perfeita, com 1 trabalhar impecável!

Boas pedaladas!
 

Mancha

New Member
Podes ensinar-me esse jeito!
Fico um pouco preocupado...
Bem vou tentar outra vez mas com mais calma!
Obrigado,

Mancha
 

Vhl

New Member
Eu tenho uma Mondraker Podium Pro.

Tem uns 8 meses. Há uns dias comecei a notar uma folga enorme na caixa de direcção.

Travo o travão da frente e depois empurro a bicicleta para a frente e tem uma folga enorme.

O que poderá ser?

Troquei o avanço e o guiador, terá alguma influência?

Desde já, obrigado pelas respostas
 

Albertoliveira

New Member
O facto de comprarem a bike já montada não significa que a mesma esteja bem montada... Desde que vi susp. montadas ao contrario, espigão do selin montados ao contrario já não me admiro de nada.

Apertar uma caixa de direcção é simples, afroxa-se os parafusos do avanço; aperta-se o parafuso do topo do tudo da suspensão (que aperta na aranha no seu interior), depois de apertar bem este parafuso apertam novamente os parafusos do avanço. Testem novamente com o travão frontal bloqueado.
Se compraram a bike numa loja vão lá que ele fazem isso.....

Em relação á lubrificação, se for de esferas podem colocar um pouco de massa nas mesmas, se for de rolamentos selados já não dá.
 

ptuser_btt

New Member
Boas...

Tenho uma Focus Suoer Bud de 2008 e tenho notado que a direcção é muito presa e em ângulos maiores ela chega mesmo a bloquear. Claro que isto não impede uma andamento normal mas sente-se demasiado atrito a rodar a direcção. Já experimentei a aliviar o parafuso da tampa da direcção e a coisa resulta na altura dado que logo após montar a bike a começar a andar se voltar a verificar a direcção já está como de inicio, presa.

Alguém tem uma ideia do que se possa passar???

Obrigado
 
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