XCM#1 - Maratona de Alte - Jogos do Centenário (Alte/Loulé)

XperMatoZoiD

New Member
Peço desculpa pelo off-topic mas isto enerva... :p

Não me vou alongar muito só tenho duas palavras a dizer
"pessimo"
Não FUI UNICO QUE NÃO VI PLACA DA SEPARAÇAO DA MEIA E MARATONA, BANHOS DE AGUA FRIAS ALMOÇO COM MASSA E TRES BOLAS QUE NÃO SABIAM A NADA ,NÃO HAVIA CAFE , FRUTA.
SIMPATIA DA ORGANIZAÇAO FICAVA ALEM NÃO SABIAM A RESPONDER A NADA.
(...)
E POR 21€ NEM PORCARIA DE UMA T-Shirt

Pois é caro colega... é gente como tu que envergonha o desporto, neste caso o BTT...

Vamos por partes...

1º- Se queres que um comentário teu seja considerado como minimamente inteligente e a ser tido em conta, aprende a contar... é que PÉSSIMO não são duas palavras mas sim UMA!!

2º- Tal como tu dizes e bem, foste TU quem não viu a placa... ela estava lá e segundo quase a totalidade dos participantes, o percurso estava bem marcado, logo pode deduzir-se que foi um erro teu... neste caso falta de vista...
Já participei uma vez num passeio em que passei a sinalização de mudança de direcção e segui em frente... nao a vi... eu e um amigo... fomos os unicos a enganar-nos... estava mal sinalizado??? NÂO... nós é que nem vimos... tal era a pika que levávamos...

3º- Em relação aos banhos de aguas frias, já se sabe que em qualquer passeio, os que chegam mais tarde já não apanham agua quente, mas diga-se de passagem, com o calor que estava apetecia agua quente?????? Peço-te já desculpa "em nome da organização" por o banquete final não ser o que esperavas, mas tanto o FILLET MIGNON como o FOIS GRAS estavam esgotados, pelo que teve mesmo de ser massa com "BOLAS"...

4º- Que perguntas é que tu fazias à organização para que eles não te soubessem informar??

5º- Parece-me a mim, que tal como a todos os outros, aquando da realização da inscrição, estava lá bem explicito do que estava incluido nos valores pagos... tinhas várias opções, UNCLUINDO A BENDITA T-SHIRT... porque não seleccionaste a opção??? Assim já a recebias e não vinhas chorar para aqui por causa disso...
Bem... assim como assim, segundo as tuas palavras, era a PORCARIA duma t-shirt... :fpalm:

Em vez de mensagens mesquinhas, apresenta os problemas e ajuda a solucionar os mesmos... :wtf:

:back2topic:

Desculpem o off-topic...
Eu fiz a pré-inscrição, mas depois devido a motivos profissionais não pude ir com grande pena minha... pois os meus colegas foram e adoraram... Mas para o ano lá estarei certamente ;)

Conheço bastante gente da organização e só lhes posso dar os parabens pelo excelente trabalho que fazem por este desporto e para os seus praticantes...

ATÈ PARA O ANO ;)
 

Fabio Abreu

New Member
Boas.

Maratona EXCELENTE mesmo.

O que mais gostei sem duvida foi o percurso, algo duro, boas subidas, descidas brutais.. E aquele single ao lado do rio? E o barulho da agua a cair? BRUTAAAL :D
Para além dos abastecimentos havia pontos de agua ao longo do percurso, pessoal muito simpatico. Acho que era impossivel alguém enganar-se, o percurto muito bem marcado, com placas a dizer a que km nos encontrava-mos, descidas perigosas, perigo, etc.

Em relaçao aos banhos, ate tomei um bom banho, agua quentinha e tudo.

Como fui dos ultimos a ir almoçar ja so havia almondegas, é o unico aspecto que acho necessidade de criticar. Depois de 100km e umas horas á espera que chegue o pessoal todo da equipa para almoçar quando la chegamos já quase nao ha comida.. É de lamentar, um ponto a ver no proximo ano ;)

Em geral, uma maratona perfeita.

Abraços
 

capotelo

New Member
boas achei o percuso 5 estrelas com boas marcações e um single track muito bom e um banho de agua fria com aquela tosta so faz bem :)
 
Last edited:

pjds

New Member
PAULO SERRA...líder da taça de Portugal de XCO Vet.A(a par R.Lavarinhas)....em Alte,junto à ZA 1 caíu de forma violenta...resultado:fractura da tíbia e peronio da perna direita...AZAR...regresso indefinido...mas...CERTO AO BTT.
 

webibinho

New Member
PAULO SERRA...líder da taça de Portugal de XCO Vet.A(a par R.Lavarinhas)....em Alte,junto à ZA 1 caíu de forma violenta...resultado:fractura da tíbia e peronio da perna direita...AZAR...regresso indefinido...mas...CERTO AO BTT.

Soube hoje em conversa com o Prof. Cabrita do sucedido com o Paulo.

Um abraço e as melhoras para ti.

Cumprimentos
 

Pedro_xpto

New Member
Quero apenas dar os parabéns ao Conguito pelo resultado espectacular que fez e pela forma como aos poucos se tem vindo a infiltrar no top dos melhores atletas de maratona do país ;)
 
Last edited:

Conguito

New Member
Na minha opinião acho que a maratona esteve perfeita.

As marcações foram sem dúvida do melhor que já vi até hoje, não dando margens a enganos e consequentes perdas de tempo, o percurso esteve muito bom mesmo, singles, estradão, descidas, subidas tudo o que se quer numa tirada de btt.

Quanto a banhos, só tenho a dizer que ainda tomei banho de àgua morna.

Abastecimentos penso que estavam nas distâncias adequadas, além de que ainda tinham mais um abastecimento deàagua uns 7km antes da meta.... e que jeito que deu.

Finalmente só tenho de agradecer ao GRANDE João Marinho um grande Ídolo para mim do BTT Nacional pela companhia que fez durante grande parte desta maratona, bem como os seus conselhos.

As melhores ao Paulo, que por acaso tinha acabado de cair quando lá passei. Houve ainda um rapaz do Btt Despertar que deu uma grande queda isto pa não dizer um estoiro numa travessia de àgua, espero que tenha ficado bem.

Um Abraço
 

agirão

New Member
Desejo as melhoras ao Paulo!Força!

Reforço as palavras do Conguito! Foi com o João, ambos num desportivismo exemplar!

Pedro, um abraço! Parabéns!

João, um abraço! Parabéns!
 

jose_m_silva

New Member
Oh Pedro, não te esqueças da conversa que tivemos em Leiria, ok?

Parabéns pela prestação, quem se esforça acaba sempre por ter a compensação e esta classificação é reflexo disso.

Uma palavra para o Paulo Serra de apoio em nome da Rocky Mountain e que recupere rapidamente!

Vemo-nos em Arouca ;)

Edit : João Marinho
 
Last edited:

Kixopt

Member
Ora viva caros amigos,

Falo-vos enquanto Director Executivo do BTTAlte,

Antes de mais gostaria de agradecer a todos e todas os participantes que se deslocaram a Alte este ano para participarem neste evento e que tanto o embelezam, é por vós que continuamos a trabalhar e continuaremos para conseguir manter de pé um evento como este.

Aqueles que me conhecem bem sabem que não entro nunca em disputas fúteis que a nada levam a não ser a algumas dores de cabeça para uns, por vezes gargalhadas para outros e algumas vezes dissabores a outros. Contudo e porque tenho um cargo de grande responsabilidade dentro da organização deste evento, sou forçado a deixar algumas considerações sobre alguns comentários aqui tecidos, os quais considero injustos, injustificados e sem razão de ser.

Não querendo alongar-me muito, vão permitir-me uma pequena introdução antes de poder referir-me ao resto.

A organização do BTTAlte conta com cerca de 270 pessoas envolvidas na operação logística do dia. Trata-se de uma organização onde nem um único colaborador ganha um único Euro pelo seu trabalho neste dia, são pessoas da comunidade, professores e alunos da Escola Profissional de Alte, voluntários que dedicam o seu tempo, paciência e dedicação para receber bem as cerca de 6000 pessoas que chegam a Alte neste dia. São alunos, jovens em aprendizagem. que muito dificilmente terão nas suas vidas outra oportunidade de estar por dentro de uma organização com esta dimensão e com este intuito. São pessoas com a pretensão de poder proporcionar neste dia a quem visita esta muito bonita aldeia típica, um dia de muito bom convívio e alegria, que neste dia se esforçam para além das suas capacidades para que nada falhe. A todos eles o meu muito obrigado.

A operação assente nestas pessoas é coordenada e dirigida por duas pessoas, eu e o “Grande” mentor de todo este projecto, um visionário do BTT que há 12 anos atrás se lembrou de organizar um evento pioneiro e que hoje tem a dimensão que tem, estou a falar do meu amigo e colega de aventuras Professor Acácio Café, que de muito abdica sem receber um único cêntimo em troca, para conseguir dar ao BTT este evento. Mas como não quero ser “advogado do diabo”, não me vou alargar muito mais.

Eu que vivo o desporto desde a minha infância, tendo sido atleta federado desde o futebol à natação e por ultimo o BTT (aqui nunca fui federado), inclusive aquando da minha licenciatura em psicologia clínica, publiquei um estudo sobre a motivação para a prática desportiva em jovens e adolescentes (na altura, hoje adultos certamente), do qual lembro-me que os resultados mais interessantes e relevantes era que os jovens praticavam desporto pelo desporto e bem estar e apenas uma pequena percentagem, pelo estatuto social que poderiam vir a ter com o desporto, muito me custa agora que quase completo o meu Doutoramento em Neuropsicologia Clínica, constatar que talvez estes valores possam estar a inverter-se. Felizmente muitos de vós que talvez até tenham sido alvo desse meu estudo cientifico, ainda mantêm os valores da prática desportiva e conseguem obter com o desporto uma satisfação pessoal que provavelmente não se consegue obter noutros contextos que não este, com o quotidiano exigente dos nossos dias.

Meus caros amigos, esta Organização sempre se tem esforçado por melhorar naquilo que está ao seu alcance as críticas construtivas que lhe são apontadas; e se hoje tem a dimensão que tem, é porque tem feito muito para poder ir ao encontro de todos os que nela participam. Impossível dirão uns, possível dirão outros, eu prefiro acreditar que o Homem consegue sempre superar-se desde que assim o deseje. Nesta nossa sociedade em constante mudança e muito marcada pela exigência de que façam por nós aquilo que nós não queremos fazer, mas que gostamos muito de exigir, custa-me muito e podem crer que me custa muito sentir e por vezes ouvir e ler coisas que são muito injustas e infundadas.

Bem e porque já me alonguei demais (parecia que estava a escrever a minha tese), vou directo ao assunto.

Segui e sigo com interesse as muitas opiniões aqui expressas neste fórum, fico feliz por constatar que a maioria é muito positiva. Existiram falhas certamente e temo-las anotadas todas as que tomámos consciência, pois só assim poderemos colmatá-las em próximas edições. Temos consciência das nossas limitações, mas também estamos muito convictos das nossas capacidades.

Se este evento é possível de organizar com o que proporciona às pessoas, é porque existe ainda quem esteja disposto a investir nele e a patrociná-lo. O custo real deste evento é muito grande e talvez muitos de vós que hoje apontam aspectos muito negativos, não tenham a noção desse custo. Se o preço da inscrição é de 15€ é porque existe possibilidade de ele ser de 15€. Se o preço da inscrição correspondesse ao valor real de uma participação neste evento ele nunca seria inferior a 55€.

Permitam-me que vos relembre algumas coisas nas quais este evento foi e continua a ser pioneiro.

Quando era possível oferecer uma T-Shirt e mais alguns brindes de lembrança, fomos pioneiros em faze-lo, outros seguiram-nos, talvez este tenha sido um erro grande da nossa parte, ao criarmos hábitos insaciáveis para poder satisfazer quem nos visitava, mas enfim….

Quando julgámos ideal retirar os tempos de quem fazia a prova para que tivessem referências dos seus desempenhos, mais uma vez fomos pioneiros em faze-lo.

Quando era hábito fazer inscrições em papel e fichas de inscrição, utilizámos as novas tecnologias para facilitar o trabalho e fizemos inscrições online.
Quando tivemos condições para o fazer, montámos o pagamento via Mb pois facilita muito o trabalho a todos, organização e participantes.

Aprendemos com quem faz bem, como é o exemplo de Portalegre e seguimos o exemplo de entregar os dorsais nas lojas parceiras. Obrigado Portalegre BTT pelo excelente exemplo.

Quando se utilizavam apenas algumas setas indicadoras para marcar percursos, nós utilizámos fitas, tendo igualmente aprendido com quem faz bem, neste caso com nossos vizinhos espanhóis de Ronda, Obrigado/Gracias Hermanos por lo que nos han ensidado! Hoje por exemplo foram utilizados mais de 1000 mts de fitas de marcação e centenas de placas informativas. Permitam-me a questão, vêm disto em mais algum lado?

Quando a segurança dos participantes não era uma prioridade, para nós sempre foi, e desde o momento em que nos foi possível faze-lo sempre tivemos equipas médicas e de enfermagem de apoio ao evento. Hoje são 2 médicos e 6 enfermeiros, 16 ambulâncias, 40 socorristas, 1 Hospital de Campanha, 1 Centro de Comando e de comunicações para controle de todo o percurso.

Aquilo a que alguns chamam de luxo para nós é uma prioridade, estou a falar de um Helicóptero que a sua função não é só filmar a partida, mas sim servir de meio de acompanhamento da prova do ar, o que permite uma percepção muito clara de como está a prova, para que saibam, foram 3 voos de controle e 4,5 horas em “stand by” preparado como ambulância para que se fosse necessário evacuar algum acidentado urgente se tal fosse necessário.

Quando se começou a falar em sistemas de inscrições com a possibilidade de ter como opções ou extras tudo o que não fosse a inscrição, ai está um sistema montado de raiz para permitir isso, mais uma vez estivemos na frente.

Caros amigos poderia estar aqui a enumerar outras coisas, mas não vos quero maçar mais.

Quanto ao que disse no início, vou responder a estas críticas que acho desajustadas injustas e não fundamentadas:

Caro “Vento”,

“Não FUI UNICO QUE NÃO VI PLACA DA SEPARAÇAO DA MEIA E MARATONA, “

Quanto à sinalização do desvio de nível de facto deve ter sido o único que não a viu e aconselho-o seriamente a consultar um oftalmologista, pois o desvio de nível estava sinalizado da seguinte forma:

Cerca de 500 Mts antes do desvio estava um placa informativa dizendo “ATENÇÂO – DESVIO DE NÍVEL – 500 Mts” , em seguida estava outra dizendo ATENÇÂO - Desvio de Nível – N3 (seta para Dta) N4 (Seta em frente) Depois no referido desvio de nível estava pelo menos uma rapariga devidamente identificada como Organização que vos alertava para o Desvio, se isto não fosse suficiente, já no referido percurso quer do N3 quer do N4 havia cerca de 500 Mts depois do Desvio uma placa de confirmação do Percurso que se seguia.
Se não conseguiu ver nenhuma destas indicações então é grave.

Quanto às restantes críticas, julgo já ter respondido antes. Não posso é aceitar que diga que os membros da organização no geral nada sabiam e eram pouco simpáticos, pois isso é uma inverdade. Que alguns alunos possam não se lembrar do que lhes foi comunicado em Breefing na Escola cerca de 3 dias antes da prova, isso meu caro, já não posso certificar-me que não tenha acontecido, agora simpatia, meu caro haja muita paciência para aturar alguma coisas que se vão vendo e ouvindo por aqueles trilhos. São crianças e jovens em formação, aprendizagem e desenvolvimento, pessoal, também já o fomos, tenhamos um pouco de compreensão.

Temos noção que os banhos são um problema a resolver urgentemente, estamos muito empenhados em melhorar essa questão, e acreditem estamos a tentar tudo para faze-lo, aquilo que vos proporcionamos é o que nos é possível oferecer por enquanto.

Quanto aos estacionamentos, meus caros um pouco de civismo também fica muito bem em cada um de nós e muitas vezes não existe. Para ficarmos por cima do outro e à frente do outro, fazemos tudo e mais alguma coisa para atingir, felizmente ainda há muito boa gente, e também gostamos muito de chegar em cima da hora, pois mais uns minutinhos na cama de manha sabem sempre bem.

Um aspecto a melhorar e o qual registamos é o acesso ao controlo 0 e não permitiremos estacionamentos nas imediações deste, infelizmente temos que disciplinar esta questão, pois não temos outra forma de o fazer.

Mais uma questão que assumimos a nossa falha, faltou a placa de META no percurso dos Níveis 1 e 2 “Passeio da Família/Fundação Inatel”, estava lá o arco da Inatel, mas faltou a indicação de META, apesar de todas as outras indicações do percurso para lá indicassem, falhou essa questão e não podia ter falhado. Aos participantes nestes dois níveis as nossas sinceras desculpas.

Saliento ainda que sempre é feita uma reunião de avaliação do evento entre os responsáveis do mesmo e da qual é elaborado um relatório do mesmo.


Caros “The Traveller e Biculas”

ASSUNTO IMPORTANTE E MUITO GRAVE.


Pois é, acerca do caso das fitas jogadas para o chão e para os campo, já fiz uma denuncia por mail hoje à C. M. de Albufeira, e amanhã se conseguir irei lá apresentar uma queixa directamente e por escrito.

Nós até tinha-mos agradecido o facto de terem recolhido as nossas fitas, para colocarem as deles, agora depois joga-las para o chão, isso é coisa que não se faz, ainda para mais quando usam trilhos que pertencem a outro concelho.

Isto é o exemplo que uma organização dá?

Acreditem que quando deparei com um cenário daqueles a vontade que me deu foi recolher todas as fitas da EPALTE, só que depois ponderei e achei que os participantes não têm culpa da porcalhice dos outros.

Espero que ao menos admitam que erraram e que peçam desculpa publicamente.”

Antes de criticarem da maneira efusiva que o fazem, por favor procurem informar-se correctamente das questões que aqui colocam. Antes de acusarem questionem se as fitas não estavam já no chão ou não voaram com os temporais que têm acontecido. Estou certo que nenhum dos membros da organização do BTTAlte que fez as marcações do percurso vos atirou as vossas tão preciosas fitas para o chão, muito pelo contrário, se desejarem poder-vos-ei mostrar os sacos do lixo (se tal ainda for possível), com as muitas fitas vermelhas e brancas que nós tirámos do percurso onde de facto vocês andaram na semana passada.

De facto organizar m passeio de iniciação ao BTT com guias, e depois levar mais de uma semana para retirar as fitas de marcação do terreno é que a mim me parece pouco admissível, para não utilizar as vossas palavras “MUITO GRAVE”, uma vez que estão tão preocupados com as questões ambientais.

Caro Roberto ”Biculas”, prezo muito em saber que tenhas feito a queixa à CMA, nós cá estaremos para responder pelos nossos actos como sempre o fizemos, pois estamos tranquilos que nada disso que nos acusam é verídico. Talvez isto sim seja interessante referir e um exemplo, que hoje mesmo o nosso percurso começou a ser limpo desde as placas de marcação, às fitas e ao muito lixo que todos deixaram infelizmente nos trilhos. Talvez seja igualmente interessante referir aqui que a CM Albufeira, uma entidade que muito respeito, pois sou morador deste concelho, quando em Novembro lhe enviámos uma comunicação pedindo autorização para divulgar o nosso evento nesse concelho, fazendo as coisas como devem ser feitas, até hoje, nem sequer um NÂO, NÂO AUTORIZAMOS se dignou a enviar-nos. Muito obrigado CMA.

Outra coisa que talvez desconheças caro Roberto, é que nós todos os anos organizamos um dossier intitulado “Dossier de Prova” com todos os dados sobre o evento, desde dados técnicos a mapas, etc, o qual fazemos chegar a entidades como CM Loulé, Associação de Ciclismo do Algarve, Federação Portuguesa de Ciclismo e Governo Civil de Faro, para que a prova possa ser devidamente autorizada. Como tal meu caro, quando falas que “passamos nos trilhos de outro concelho” sem autorização, deves informar-te melhor sobre o que dizes.

Só mais uma questão em relação ao dinheiro das inscrições. O valor conseguido com as inscrições tem sido desde que se começou a cobrar inscrição, sempre doado a causas sociais, como podem facilmente constatar no nosso site através do Projecto “Escola Solidária”, portanto quando falam em muito dinheiro envolvido na organização, por favor pensem bem antes de dizer barbaridades.

Caros amigos porque isto já vai longo, certamente muito fica por dizer, mas permitam-me que vos agradeça uma vez mais pela vossa presença, e que vos prometa que esta organização vai sempre fazer tudo o que estiver ao seu alcance para vos oferecer um evento que seja digno da vossa presença.

Cumprimentos BTTistas a todos, até breve,

Dário Coelho
Director Executivo
BTTAlte
 

Kixopt

Member
PS: Em nome da organização, estimo muito as melhoras rápidas do atleta Paulo Serra que infelizmente partiu a tíbia e o perónio numa queda. Felizmente não houve acidentes de maior relevância que este. Rápidas melhoras para todos.

Dário Coelho
Director Executivo
BTTAlte
 
Last edited:

vento

New Member
Pois é caro colega... é gente como tu que envergonha o desporto, neste caso o BTT...

Vamos por partes...

1º- Se queres que um comentário teu seja considerado como minimamente inteligente e a ser tido em conta, aprende a contar... é que PÉSSIMO não são duas palavras mas sim UMA!!

2º- Tal como tu dizes e bem, foste TU quem não viu a placa... ela estava lá e segundo quase a totalidade dos participantes, o percurso estava bem marcado, logo pode deduzir-se que foi um erro teu... neste caso falta de vista...
Já participei uma vez num passeio em que passei a sinalização de mudança de direcção e segui em frente... nao a vi... eu e um amigo... fomos os unicos a enganar-nos... estava mal sinalizado??? NÂO... nós é que nem vimos... tal era a pika que levávamos...

3º- Em relação aos banhos de aguas frias, já se sabe que em qualquer passeio, os que chegam mais tarde já não apanham agua quente, mas diga-se de passagem, com o calor que estava apetecia agua quente?????? Peço-te já desculpa "em nome da organização" por o banquete final não ser o que esperavas, mas tanto o FILLET MIGNON como o FOIS GRAS estavam esgotados, pelo que teve mesmo de ser massa com "BOLAS"...

4º- Que perguntas é que tu fazias à organização para que eles não te soubessem informar??

5º- Parece-me a mim, que tal como a todos os outros, aquando da realização da inscrição, estava lá bem explicito do que estava incluido nos valores pagos... tinhas várias opções, UNCLUINDO A BENDITA T-SHIRT... porque não seleccionaste a opção??? Assim já a recebias e não vinhas chorar para aqui por causa disso...
Bem... assim como assim, segundo as tuas palavras, era a PORCARIA duma t-shirt... :fpalm:

Em vez de mensagens mesquinhas, apresenta os problemas e ajuda a solucionar os mesmos... :wtf:

:back2topic:

Desculpem o off-topic...
Eu fiz a pré-inscrição, mas depois devido a motivos profissionais não pude ir com grande pena minha... pois os meus colegas foram e adoraram... Mas para o ano lá estarei certamente ;)

Conheço bastante gente da organização e só lhes posso dar os parabens pelo excelente trabalho que fazem por este desporto e para os seus praticantes...

ATÈ PARA O ANO ;)[/QUONão vou baixar ao teu nivel...apenas nem a minha opinião pelo que se parece não se pode falar deste forum....
abraço
 
Last edited:

mvit

New Member
Kixopt
Parabéns por este magnifico passeio que me proporcionaram!!!
Para mim o mais grave é só o lixo que todos nos deixamos nos trilhos.
O resto são coisas mínimas que podem ter falhado.
Nem consigo imaginar o trabalho que da realizar um evento desta envergadura!
Mais uma vez parabéns!
 

Espigão

New Member
Bem… chegou agora a vez do “arrasador”… pelo menos, foi o que alguns amigos me chamaram durante esta Maratona, acerca da minha participação aqui no fórum…:mrgreen:

Sobre esta nova alcunha, tenho a dizer que prefiro antes “construtor” do que “arrasador”, embora por vezes, estas duas “vertentes” estejam interligadas. Pode ser necessário arrasar para se erguer algo de novo…:twisted:

Não é de certeza o caso da Maratona de Alte.

Toda a minha participação no fórum é acima de tudo, construtiva! Afinal sou eu, a minha mulher, o meu irmão, os meus primos, tios, amigos… todos viciados neste desporto e de vez em quando lá participamos nestes eventos onde desejamos correspondência às nossas expectativas. Só ainda consegui foi por a cadela a pedalar mas ainda vai lá…:mrgreen:

Vamos então ao que interessa.

5ª presença na Maratona de Alte!

Aspectos positivos:

- Simpatia extrema da Organização: de toda a Organização! Tenho o prazer de conhecer os “mentores” (não digo “cabecilhas” senão as feras que por aqui andam se aproveitam…) já há uns bons anos, de ter pedalado com os mesmos, convivido com os mesmos e conheço bem as suas personalidades, os seus feitios e são sem dúvida as pessoas a ter à frente de um evento desta envergadura. Só que em Alte, os que estão à frente, ao meio e atrás, comungam do mesmo espírito. Um espírito de ajuda, de boa disposição, de simpatia… impressionante! É impossível ficar indiferente. É um dos principais aspectos que me levará sempre a Alte! Haja saúde e aproveito para desejar a mesma a todos os envolvidos na Organização.

- Valores da inscrição: vários valores de inscrição indo ao encontro das necessidades e/ou possibilidades de cada participante. Muito bem!

- Secretariado: muito bem organizado e o levantamento dos dorsais, mais rápido, seria impossível.

- Cumprimento rigoroso do horário de partida.

- Partida: Bem… aqui confesso que me assustei na altura da mesma. Depois do webibinho me ter dito que a partida iria ser em princípio como nos anos anteriores (partidas com 5m de diferença entre distâncias), quando vejo retirarem as fitas separadoras das distâncias e a pedirem para o pessoal se juntar todo pensei logo: “O quê? Vão enfiar mais de 2000 participantes nos trilhos ao mesmo tempo?!”

Eu não iria ter grandes problemas. Fui o 1º a entrar no PC0 da Maratona de promoção e estava imediatamente atrás dos federados. Mas quando se deu a partida, tirando alguma confusão inicial na passagem da ponte, não houve mais engarrafamentos e porquê? Porque ao contrário dos anos anteriores, o início dos percursos foi este ano a trepar por estradas e estradões e onde não houve qualquer tipo de problemas no que diz respeito a paragens, engarrafamentos, etc… muito bem! Assim consegue-se perfeitamente “enfiar” milhares de participantes ao mesmo tempo nos trilhos. Ou assim, ou com diferenças de minutos quando se trata de inícios de percursos mais rápidos ou mais afunilados…

- Desenho do percurso: Até aos 70km estava a adorar. Já ía com 1700m de acumulado e alguns singles “muita locos” que não conhecia. As paisagens então… ui… tive pena de não poder acabar por problemas técnicos e passar pela zona mais mítica desta Maratona. Mas também, como já passei por lá várias vezes não fiquei assim tão triste…
Quanto à dureza que tanto falam, eu sou apologista da mesma ainda mais tratando de uma prova da Taça de XCM. Espero que mantenham os 100km futuramente…

- Sinalização do percurso: Excelente! Pelo menos até ao km 70…

- Abastecimentos: Ui… que bolinhos, que laranjas… do melhor… Provei de tudo no último abastecimento enquanto esperava em vão por uma hipotética carrinha de assistência para me transportar até Alte…

- Apoio médico: exemplar! "Hospital de Campanha" montado em Alte, inúmeras ambulâncias em acção (infelizmente), penso que neste capítulo, correu tudo bem.

- Almoço: Epá… eu adorei (bacalhau à Brás) apesar da pouca fome e a minha mulher então, ficou deliciada com as almôndegas. Também chegámos já muito tarde ao restaurante e tínhamos uns tachos quase só para nós. Não faltou nada e o pudim também estava divinal. Quanto à sopa, posso garantir que estava toda no 4ª abastecimento e que também estava uma coisa de outro mundo. À saída do restaurante, como é óbvio, só podíamos dar os parabéns às cozinheiras.

Aspectos negativos:

- Acessos/parqueamento em Alte: Eu cheguei cedo a Alte mas mesmo assim, estacionei fora da Aldeia talvez prevendo a confusão para sair da mesma. Não compreendo como é que até à hora da partida do evento se permite o acesso ao centro da Aldeia. Ou como é que se permite o acesso à Aldeia nesse dia quando o mesmo deveria ser apenas para viaturas de emergência médica, viaturas de apoio à organização, habitantes/comércio locais e outras excepções. É verdade que não iriam existir muitas opções de estacionamento e realmente encherem estradas de carros dos dois lados da via não é boa opção mas é que vi participantes a serem abalroados por viaturas, ambulâncias encurraladas, condutores quase à pancada… um cenário verdadeiramente caótico…

Pergunto se com tantos campos à volta de Alte ainda não houve uma “alminha camarária” que se lembrasse de construir um parqueamento para os “6000 visitantes” que Alte recebe por estas alturas?... É que já vamos a 12ª Edição deste evento e é um aspecto bastante crítico que se repete e repete e repete e que pelo andar da carruagem se voltará a repetir…

- Assistência ao longo do percurso: Aqui vou atrever-me a dizer que ela simplesmente não existe. Também já era uma crítica que tinha ouvido de outras edições mas desta vez, senti eu na pele ou talvez mais na sola dos sapatos que desapareceu.

Por volta do km70 tive uma avaria técnica que me impossibilitou de continuar a prova. Já agora, agradeço a todos os amigos que pararam para me ajudar mas que infelizmente de nada valeram os seus esforços. Obrigado por tudo!

Andei cerca de 4km a pé na esperança de encontrar um cruzamento com alguém da organização ou alguma forma de resolver o meu problema. Como estava no meio de uns montes que não conhecia e já algo cansado da caminhada, liguei para um nº de emergência que se encontrava no dorsal (o da TMN). Atendeu uma menina toda simpática, expliquei o sucedido, o km em que me encontrava e fui informado que uma viatura viria ao meu encontro para me ajudar. Disse também que ía andando pelo percurso até encontrar a viatura. O que é certo é que andei cerca de 8km a pé até chegar ao último abastecimento e que alívio ao ver alguém da organização. Aí voltaram novamente a ligar para a tal “hipotética viatura” que viria buscar-me a mim e a outros participantes que já se encontravam há algum tempo nesse abastecimento. O que é certo é que passou quase uma hora e nada de viaturas de assistência.

O desespero já era grande e ainda mais num participante que já lá estava há mais tempo e que se tinha sentido mal. A nossa “salvação” foi o pessoal à maneira do Colarense que nos deu bolei até Alte. O meu obrigado a esta grande Equipa!

Quando cheguei a Alte ainda ouvi mais críticas à assistência de outros participantes que se viram obrigados a desistir e que apenas lhes valeu a ajuda de amigos, familiares ou mesmo de desconhecidos que os ajudou a encontrar Alte…

E outra coisa… já me perguntaram várias vezes se não havia uma ambulância no último abastecimento. Durante o tempo que estive no mesmo, não vi nada e além disso, não são ambulâncias que fazem o transporte de bicicletas e de pessoal que felizmente se encontra bem de saúde… enfim…

- Banhos: ora depois de ter feito 8km a pé, de ter desesperado num abastecimento a cerca de 10km de Alte por alcatrão, de ter ido ter com a minha mulher que já estava à minha espera há algumas horas na meta, depois de ir a pé com a mesma até ao nosso carro que como disse, estava estacionado fora de Alte, depois de chegarmos aos balneários onde foi o secretariado do ano passado, ainda mais tempo tivemos de estar à espera pois os balneários femininos estavam a ser utilizados por participantes masculinos. Para além da espera, ainda fomos brindados com água gelada. Mas é que era mesmo gelada. E isto porquê? Porque estavam duas bilhas cheias de gás bem guardadinhas, porque a senhora de idade que por lá andava, não sabia ligar… enfim…

Sinceramente por mim, não me importo de tomar banho de água fria e ainda mais com o calor que fez mas para a minha mulher, não foi nada agradável…

Imaginemos que o dia podia perfeitamente ser mais frio e de chuva… nem quero imaginar…

Mais uma vez, apelo a alguma “alminha camarária” se ainda não se apercebeu que este é um dos maiores eventos senão o maior evento desportivo a Sul do País e que necessita de condições para receber tantos participantes, familiares e amigos que se deslocam até Alte?

Proprietários de cafés venderam mais cafés num só dia do que num ano inteiro! Alte e arredores vivem do 25 de Abril! Ainda ninguém conseguiu aperceber-se disso?

Vamos na 12ª Edição da Maratona de Alte…


Sugestões: Costumo sempre dar mas acho que estão bem explícitas nas minhas críticas. Muito resumidamente, mais veículos de assitência pelo percurso (moto 4’s, TT´s, etc), restaurante com capacidade para servir milhares de participantes, balneários condignos para todos, maior controlo do acesso ao centro de Alte, mais parqueamentos...

A minha prestação: Sinceramente, não me apetece falar muito da mesma. O meu objectivo era só um: vencer a Maratona de Promoção. Ao km70 estava a 1 minuto do 1º classificado quando um rasgo no pneu e um corte na fita de tubeless me obrigou a parar. Depois já com câmara de ar, a válvula da mesma avaria-se e o cúmulo dos cúmulos, a válvula fica presa à roda e não consigo tirar a câmara de ar de dentro do pneu nem meter ar na mesma. Só quando cheguei a casa com um alicate é que consegui retirar a mesma. Enfim… pela 1ª vez fiquei apeado num evento por causa de um problema destes. Mas pelos rescaldos, já vi que muitos outros furaram e também tive a oportunidade de constatar isso ao longo dos 8km que fiz a pé onde tive a oportunidade de ajudar vários participantes com furos, correntes partidas e outros problemas.

Melhores dias virão… mas cheguei bem ao fim e isso é que interessa. As melhoras aos acidentados.

Alte, até para ano e só espero que a 13ª Edição, seja uma Edição de sorte… ou que pelo menos, os aspectos negativos que referi, os encontre resolvidos, porque já bastam os azares que cada um possa ter…

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho

Ps: Algo me desolou enquanto esperava no abastecimento… um jovem com os seus 8/10 anitos a chegar ao abastecimento com um visível cansaço e bem suado com um saco cheio de lixo deixado pelos participantes… P O R R A, eu que ando na “frente” guardo sempre as minhas embalagens e não pesam nada… porque é que o fazem?

As crianças deste evento foram incansáveis! Foram lindas! Bem hajam…
:venia:
 

jmf2

Member
Boas

...Pois é, uma maratona como esta não é espetacular só porque o é: "custa" aquilo que "custa", e depois de ler o que o Sr. Dário escreveu tá tudo dito.
Volto a relembrar BRILHANTE,:cheers:
Resta-me :clap::clap::clap:


Obrigado
Até á proxima:xau:


JMF2
Martingança BTT Team
 

neutron

New Member
Ola

O BTT de Matosinhos mais uma vez presente na Taça de Maratonas e na prova de Alte e só podiamos estar orgulhoso de participar numa Maratona deste Calibre..muito bem organizada e deve servir de referencia para as outras provas da Taça. Com o tempo a ajudar e com a excelente organização a viagem para o norte após a prova não custou nada (com uma paradinha na Mealhada..claro, comida de atletas). Mais uma vez toda a organização excelente, secretariado, partidas, percurso,o s postos de abastecimento, chegada,banhos, almoço entrega de prémios (apesar de atrasada) e o convivio de toda a populção envolvente que faz com que a festa do BTT seja mais bonita e divulgada a mis pessoas... PARABÉNS.
 

Antonio Brissos

New Member
Ao sempre disponivel e prestavel Dário,

Lamentavelmente sempre houve, há e haverá que apenas sabe difamar o EXCELENTE trabalho de outros, talvez na minha ignorancia por INVEJA.

Não sou assim tão viajado no mundo do BTT, mas já tenho uma quota parte de maratonas realizadas pelo País fora e inclusive algumas no exterior e não me recordo de existir UMa, UMA que seja que tenha qualidade superior a de Alte, pode existir de qualidade iêntica, mas superior, tenham dó....
Ao Dário, e ao meu grande amigo Ácacio, só tenho em meu nome, da equipa e concelho que represento deixar os meus agradecimentos por levarem a tão alto patamar de qualidade um evento que já é desde algum tempo um marco no BTT nacional.
António Brissos
 

maxxis

New Member
Boas a todos

Dario deixa lá isso o que importa acima de tudo é a quantidade de "miudos" que pedalam em contacto com a Natureza, mas lembra-te das reuniões da Federação e isto é algo que a gente já tinha abordado, há sempre algo ou alguem que tem uma opinião diferente da nossa, o problema é que nem sempre se olha para os dois lados.


Continuem amigos


Agostinho Carvalho
 

vento

New Member
Em resposta a varios comentarios que fizeram a minha pessoa só tenho dizer nunca foi minha intenção ofender seja quem fosse.
Em relaçao as criticas que eu fiz foram essa mesmas criticas que Portalegre hoje por mi e a melhor maratona do panorama nacional pk foram aprendendo com os erros ainda a pouco tempo estive ler uma reportagem do jornal espanhol em que jornalista afirmava que portalegre tinha sido sua melhor prova.
Pessoalmente ja fui a eventos que gostei bastante mas li criticas que não achei justas mas não fui para forum baixar nivel nem mandar calar...
não concordei mas respeitei por isso vivo do pais livre.
Quando disse que não vi placa da separaçao foi pk falei com participante que disse que tb não tinha visto e foi alertado por um companheiro que disse que se tinha engado e voltou para traz ,mas falando com maioria realmente me disseram que sim estava bem sinalizado por isso assumo o meu erro e retiro o que disse.
Mas não acho justo então ter feito meia e não aparecer da classificaçãofiz 3h.02m que para mi foi optimo resultado e doi-me bastante não ver o meu esforço compensado da classificação.Apareço como invalido......
Mas para não parecer como velho do Restelo alte teve o seu lado possitivo amizade entre os atletas excelentes Abastecimentos simpatia entre as meninas.
Abraço encontramos dos trilhos.....
 
Top