TREK 8500 SUB 10kgs

milcopia8500

New Member
Tenho lido ultimamente alguma discussão sobre como instalar o aperto de espigão, se a abertura do aperto deverá ficar para o lado oposto da ranhura do quadro ou não.


Espero que possa de alguma forma contribuír para o forum com este artigo do departamento técnico da Racing Components.

Racing-Components.jpg
 

Marreiros

Active Member
Fico satisfeito por saber que estás de volta aos trilhos amigo. ;) Quando quiseres ir curtir uns trilhos dá uma apitadela. Abraço :)

P.S: Boa info, sempre útil.
 

milcopia8500

New Member
Boas,

Desde que alterei algumas peças na bike, ainda não tinha colocado uma listagem actualizada dos seus componentes e pesos.

Pesquisando em outros foruns, acho que foi num do Brasil, encontrei um ficheiro XLS, programado para colocar a descrição até 3 bicicletas, vai dai, aproveitei para fazer o download e inserir os componentes actualizados da minha bike, que passo a mostrar.

Milcopia8500.jpg


Agora vem a parte, que me deixou desconfiado. A minha bike pesa 9.600Grs e não o que a tabela somou!!!
Ou seja, há por ai muita bicicleta que não pesa o que a malta diz... isto de somar os componentes todos é muito lindo, mas não corresponde à realidade.
E sim a balança está correta, fui à Bike Zone para tirar a limpo e, deu também os 9600grs. Ainda voltei a fazer o teste do 1Kg de arroz e confirmou que a balanç está correcta.

Então onde está as outras quase 300grs. que faltam para fazer a diferença?! ar? massa? Lubrificantes?

Outro pormenor que já tinha reparado, é que há uma grande diferença entre os cabos e bichas que pesei (170Grs) e aquilo que é dito por muitas pessoas, que chegam a falar em 50Grs. de cabos e bichas...

Querem comentar?
 

stuka666

Member
Exacto, pesos anunciados e mesmo alguns em "balança com foto" são no mínimo duvidosos.

Mas isso também não interessa, o mais importante é a realidade e o uso que se dá à bicicleta.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu tenho o peso somado da minha, mas as rodas por exemplo pesei cada roda completa, com cassete, fitas, válvulas, pneus líquido e tudo o que precisa para estar tubeless e pronta a rolar. Nos cabos e bichas tenho um valor pequeno, mas é o que calculei tendo em conta que as que utilizo são muito leves e que o meu quadro precisa de apenas 3 segmentos, um deles bem pequeno. E no final o peso bateu certo com o real.

Pode ser a sujidade escondida a fazer das suas, no interior do quadro por exemplo. Experimenta a pesar as rodas completas como eu e vê se a diferença se mantém.
 

Marin Eide

New Member
Boas, sem querer alongar muito o assunto,tens toda a razãoMilcopia8500, por algum motivo me afastei há meses aqui do fórum, consegui levar a minha bicicleta a um peso para mim muito bom, com material que aguenta tudo o que quiserem, sem me deixar mal e sem carbono sequer....
Tenho a lista de tudo pesado parafuso a parafuso, com registo fotográfico, aliás, com pneus, sem pneus, cassete e corrente lubrificadas, tudo conforme a tinha após um treino, desmontei e pesei, nem sequer me dei ao trabalho de fazer upload no post da minha Marin, pois mais de metade do que me apareceu na balança não corresponde sequer aos pesos anunciados por 90% dos users nas suas threads, estou certo ou errado Stuka666?
O mais importante é que com mais 300gr ou menos 300gr ela te proporcione alegria e muitos km´s de fiabilidade.
Abraços e boas pedaladas!!!
 

milcopia8500

New Member
No seguimento do que o FiCaçador disse, resolvi pesar a roda de trás, com tudo o que ela tem e só deu um erro de 5Grs!!!

1596Grs foi o que ela pesou.

458Grs. Kenda Small Block Eight + 60Grs. Liquido NoTubes + 768 Grs. Aros ZTR 355; Raios Sapim CX Ray; Cubos FunWorksN76(Acros) + 7Grs. Válvula NoTubes + 5Grs. Fita amarela NoTubes + 266Grs. Cassette XT 11-32 + 22Grs. Quick Release KCNC = 1591Grs.

Entretanto na tabela XLS esqueci-me de colocar o peso dos extensores KCNC, mas mesmo assim a diferença continua a ser muito grande.
 

milcopia8500

New Member
OFF TOPIC

A minha filha de 10 anos, que resolveu desafiar-me a inscrever-nos num passeio guiado de 30km no Parchal.
Com a sua Cannondale Caffeine F40Z.

Ins30KmParchal.jpg
 

milcopia8500

New Member
Ao fim de 10 meses o berço/meia lua do meu espigão FunWorks, resolveu ceder, ao fim de 10Km no evento Alvalade-Porto Covo-Alvalade.

Seat-Post-U-Shaped-Shell--2.jpg


O que me aconselham a fazer agora, amigos?
 

nogueira.nuno

Active Member
Treta de carbono, delaminou todo!!

Agora podes comprar uma outra por exemplo da Smud que sei que são as unicas de carbono por aí disponiveis.

Se tiveres ou tivesses um tubo de carbono(tipo de um espigão velho) podias cortar a meio e fazer uma meia Lua igual a essa que não é nada mais nada menos que isso ;)
 

milcopia8500

New Member
Obrigado nogueira.nuno pela dica, estive a ver o smud e tem muito bom aspecto

Smud-bero.jpg


Aconselho a quem tem um espigão destes, a precaver-se.

O Espigão FunWorks tem um peso excelente para o preço, também tem muito bom aspecto, mas quando o recebi e vi o berço, fiquei logo desconfiado. E afinal tinha razão para ter ficado.

Em alternativa ao smud, vi um da KCNC em aluminio, mas se calhar não é a melhor escolha, para este tipo de espigão em carbono, certo?
 

nogueira.nuno

Active Member
O teu Espigao sem aquela mesma marca arranja-se no Ebay quase a metade do preço logo ai...

Acerca do investimento eu continuava no carbono e pelo preço e qualidade do Material Smud seria a minha escolha ;)
 

essence_s

New Member
Sim, esses da Smud têm mesmo muito bom aspecto, mas se tiveres um pouco de engenho, porque não tentar fazer um em carbono como já sugeriram?
 

milcopia8500

New Member
Boas, a todos o que passam por aqui a visitar o meu tópico, obrigado.

Preciso da vossa juda.

Procurei, mas não encontrei, uma resposta em concreto para esta minha duvida.

Gostava de saber que corrente aguenta melhor a torsão, andando no prato 32 e na casset 36. A cassette é de 9v.

Uma corrente mais pesada, mais leve? Uma corrente de 9v ou 10v?

Gostava que todos que passem por aqui, dessem a sua opinião, obrigado.
 

essence_s

New Member
Quanto a mim, será sempre uma corrente mais robusta, de 9 velocidades.
Eu utilizei a shimano XT e agora a XTR, não tenho 36, mas no prato 34, funciona relativamente bem.
 

Silvas

New Member
Boas,

Não é pelo carreto ter 32, 34 ou 36 dentes que a torção vai ser diferente.
Eu uso corrente de 10v e gosto mais. Têm um funcionamento mais suave e precisa.
 

nogueira.nuno

Active Member
Sim verdade, eu uso as KMC em que a seguir prefiro as Yaban e XT ou XTR é uma questão de preço mas as KMC por exemplo que se compram Online por €30 e muito poucos euros acho que valem bem a pena.
Sim novamente, as de 10v sendo um pouco mais finas em cassetes de 9v entram melhor e funcionam igual ás de 9v :)
 

milcopia8500

New Member
Obrigado amigos, pelas respostas.

Nem me tinha lembrado que 32, 34 ou 36, o sitio dela é o mesmo, os dentes é que variam.

Entre 9 ou 10, já percebi que quase não faz diferença nenhuma.
Mas como é para retirar peso, vou agendar um X10SL.
 
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