TREK 8500 SUB 10kgs

milcopia8500

New Member
Entretanto tenho que vos novamente ajuda e, para isso tenho de vos contar o que pretendo fazer com a bike.

A ideia não é original, nem sequer é nova e já foi debatida aqui no forum noutro post. A diferença dessa altura (2009?) para agora, é que nesse tempo não se falava em cassettes 36 e agora existem.

É colocar a transmissão em 1x9 com 32 x 12-36(9v). Só que tenho uma duvida que é a seguinte:

Os pratos pedaleiros são montados nas posições externas do pedaleiro com recurso a um conjunto parafuso/porca com rosca M8 e passo de 0.75 mm. O comprimento destes parafusos depende do número de pratos e acessórios que se pretende montar nessas duas posições exteriores.

Ora, como eu só pretendo utilizar o prato do meio, não sei se os parafusos exteriores que lá tenho agora servem e, se não servirem quais são as medidas dos que iria precisar?
 

milcopia8500

New Member
Boas novamente,
como ninguém me responde...e


desconfio, que só não respondem porque de certeza a mensagem vai desaparecendo com o acumular de outras mensagens/resposta.

Volto a pedir novamente ajuda em relação aos parafusos a utilizar.

Não quero cometer um erro que cometi quando comprei as rodas ZTR . Na altura decedi sózinho e depois alguém disse que podia ter as comprado com cubos para disco. Não me lembrei disso, podia ter sido uma hipótese.

Agora não queria avançar para o sistema 1x9 e a questão dos parafusos, sem saber também a vossa opinião. Posso estar a esquecer-me de algum promenor importante.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Boas,
Esse assunto deve ser fácil de resolver, pois a qustão é simplesmente: Como montar o prato do meio sem montar a talega.
Qualquer conversão de um pedaleiro de 3 pratos para 2 passa por esse problema, pois mantêm os pratos das posições da avozinha e do meio retirando a talega.

A KCNC sei que tem uns parafusos normais e outros numa versão short, que são mais curtos para poderem apertar directamente na aranha do crank. A outra opção é utilizar uns parafusos normais com umas anilhas a ocupar o lugar da talega. Não sei a medida exacta para essas anilhas, mas medindo a largura da talega na zona dos furos já dá para saber a medida certa.

Força aí com esse 1x9, muito pouco visto por isso pode-se dizer que vai ser exclusivo eheh.
E para guia de corrente à frente, que vais utilizar?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
1x9 elimina a necessidade de usar manípulo de mudanças esquerdo, cabo, bichas, desviador, avozinha e talega, obrigando apenas a acrescentar um simples guia de corrente.
Estamos na secção weight weenies, acho que não é muito difícil perceber qual é a principal vantagem desta alteração...
 

pepelento

New Member
Outra hipótese com os parafusos é limar um pouco as fêmeas (funciona nos shimano). Se queres bem feito vai a um torneiro, se quiseres barato faz em casa :D
 

milcopia8500

New Member
Obrigado, pelas vossas respostas.

Acho que vou comprar os tais parafusos KCNC mais curtos. Assim fico com os outros, caso queira voltar a colocar tudo como estva, de novo.

A razão por o que faço foi dita pelo FiCaçador, é reduzir peso, mantendo +- os mesmos andamentos.

Experimentei nos primeiros 10km em Alvalade-Porto Covo, andar sempre com o prato do meio e numa prova em Faro, FaroAventura fazer o mesmo em estradões. Pareceu-me não precisar dos outros dois pratos. Mas senti que a corrente já não entrava tão bem nas extremidades, talvez pela torsão e de não ser nova. Talvez a corrente passa a durar menos tempo.

O prato do meio, estou a pensar usar o mesmo, aquilo nunca mais se gasta...
 

milcopia8500

New Member
Para guia de corrente iria usar o ethirteen

Chain-Guide.jpg
 

duarte

New Member
Boas... 1x9 1x10.... Se a moda pega.....!!!!

O Christoph Sauser utilizou 1x10 em na taça do mundo em Dalby.
27447.jpg
 
Last edited:

FiCaçador

Elos Rápidos
O Geoff Kabush é que costuma utilizar só um prato à frente

kabush_rm_rsl_full_view_6001.jpg


kabush450.jpg


Agora com as cassetes 11-36 de 10v o 1x10 é ainda mais tentador! Era capaz de experimentar, mas tinha que comprar cassete e guia e como faço mais é maratonas ia acabar por não usar a maior parte das vezes, por isso já me saía muito caro para uma brincadeira!
 

milcopia8500

New Member
Ainda em relação ao berço/meia lua, antes de mandar vir o smud, pensei... e se acionar a garantia?

Enviei um email para o fornecedor actionsports, com fotos do material estragado, com a factura e perguntei se podiam enviar um novo e se estava na garantia.

Responderam-me em menos de 24horas, de modo favorável. Iam-me enviar um novo o mais rápido possivel. Já chegou :D

Meia-Lua.jpg


Acrescentar que o novo enviado é em aluminio e pesou 10g. O de carbono que tinha pesava 8g, estes valores em balança com um erro de 2g.

De salientar que das unicas duas vezes que tive de recorrer a este fornecedor, responderam sempre em menos de 24h e de um modo favorável. À que ter isto em consideração nas minhas próximas compras.
 

HR

New Member
Estes Srs da Actionsports trabalham MUITO bem e até à data das situações que lhes recorri por garantias funcionaram sempre a 100%.

Tenho também um espigão desses e sempre fiquei mais tranquilo ao saber que eles têm solução para o mesmo caso precise.

quanto ao 1x9 ou 10, ainda este fds o Absolon ganhou a prova na sua Alma com 1x10... entretanto começam a aparecer mais aficionados...

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

FiCaçador

Elos Rápidos
É verdade, já fiz uma encomenda na Actionsports a uma terça-feira à noite e chegou tudo ainda na mesma semana! Rapidíssimo!

Essa meia lua é que... é um bom caminho para ir sujidade e água das lavagens para dentro do quadro.
 

milcopia8500

New Member
FiCaçador
É verdade, já fiz uma encomenda na Actionsports a uma terça-feira à noite e chegou tudo ainda na mesma semana! Rapidíssimo!

Essa meia lua é que... é um bom caminho para ir sujidade e água das lavagens para dentro do quadro.

Muito bem observado! Não tinha pensado nisso. Mas coloco um autocolante, não deve pesar muito...
 

JNR

New Member
expliquem lá porque é que é necessário uam guia de corrente num set up 1*9 ou 1*10? bem sei que a malta do "donihhill" usa, mas aí as variações de geometria são um pouco mais violentas.

Já agora, nas imagens do sauser e do kabush estão lá as guias, ou apenas os desviadores dianteiros (sem uso, ou fazem as vezes de guia?)
 
Top