Taça do Mundo XCO 2013

Narciso Magalhães

Active Member
:arrow: 25 e 26 de Maio - Nove Mesto (República Checa)

:arrow: 15 e 16 de Junho - Willingen (Alemanha)

:arrow: 27 e 28 de Junho - Vale di Sole (Itália)

:arrow: 3 e 4 de Agosto - Vallnord (Andorra)

:arrow: 10 e 11 de Agosto - Mont Sainte Anne (Canadá)

:arrow: 14 e 15 de Setembro - Hafjell (Noruega)
 

Narciso Magalhães

Active Member
O mercado de transferências parece estar ao rubro...

Já está confirmada a extinção da Orbea embora a marca em principio vá patrocinar a Wild Wolf Trek.

O Absalon vai para a Lapierre... O Ruzafa passa para o triatlo... O Lejarreta anda à procura de equipa mas não está fácil...

A grande maioria das equipas andam a discutir ferozmente os júniores franceses (bela fornada !)... O Anton Coooper vai continuar na Trek World Racing.

Veremos onde vai parar o David Rosa que depois da época que fez deverá ter convites de equipas de fábrica...

Veremos também se surge a tão aguardada equipa de BTT profissional em Portugal...
 

ivan luis

New Member
Confirmas essa notícia Narciso? Pensei que o Absalon fosse para a BMC. Aliás, houve um enorme zumzum acerca desse assunto dias antes dos JO de Londres, onde a sua contratação tinha sido "anunciada" dias antes num timing que segundo muitos não abonou nada em favor da sua prestação nas olimpíadas.
 

RaCCeR

New Member
É cedo para para adivinhar resultado que seja mas adivinha se outro Camp do Mundo para o Nino a julgar pela pista que é :p hehe

É impressão minha ou as provas começam mais tarde(altura do ano) em relação a este ano ?? :-K

Abraços
 

skareb

Member
RaCCeR este ano as provas foram mais cedo por ser ano olimpico e para os atletas poderem amealhar o máximo de pontos possiveis para a qualificação
 

Narciso Magalhães

Active Member
Thomas Litscher e Ondrej Cink para a Multivan Merida, Alexis Vuillermoz para a estrada e Alexander Gehbauer para a TX-Active Bianchi.

Em Portugal já há aproximadamente 1 mês que já estão confirmadas 3 provas da Taça de Portugal: Silves (C2), Póvoa de Lanhoso (C1) e Torres Vedras (C3).
 

Narciso Magalhães

Active Member
Stephane Tempier e Pablo Rodriguez para a BH-Suntour, Alexey Medvedev e Periklis Îlias para a Full Dynamix (essenciamente para fazerem provas por etapas tipo Cape Epic), Moritz Milatz e segundo os boatos também Ralph Naef para a BMC. Jolanda Neff (na minha opinião em 2 ou 3 anos dominadora do XCO feminino) para a Rabobank-Giant.
 

Vega

Member
O meu comentário para o calendário é que este ano não está famoso para os não europeus! Só uma prova fora da Europa? Em 2012 houve 3 provas fora da Europa (Canadá, EUA e África do Sul), se não estou em erro...
 

Narciso Magalhães

Active Member
Skareb, falha minha. ;) Era no sentido de reforçar que a BMC está a construir uma equipa potente e que vai dar que falar.

Gosto bastante da equipa que a BH-Suntour está a construir com Julie Bresset, Stephane Tempier (para mim atleta a ter muito em conta na próxima época) e Pablo Rodriguez (um atleta de muito potencial) além do Maxime Marotte.

Interessante também a Multivan Mérida com Hermida, Van Houts, Cink e Litscher. Falta confirmar a presença da Gunn Rita-Dahle com quem continuam em negociações para renovar.

Vega, de momento estão confirmadas 5 provas na Europa e 1 fora. É um dado quase adquirido que vai ainda realizar-se uma outra prova no caso na China. faltando saber se será agendada para o inicio ou fim da época.

De qualquer maneira este calendário parece-me que irá ser benéfico para os atletas nacionais e para a eventual equipa profissional de BTT se chegar a ser criada. A única etapa que fica um pouco fora de mão é a da Noruega... De resto Andorra, Itália, República Checa e Alemanha são perfeitamente acessiveis.

Espero também que levem os nossos melhores júniores a essas etapas da Taça do Mundo. Na minha opinião, existem dois atletas que têm todas as condições para ir longe nesta modalidade e estou a falar do João Cabral e do cadete (para o ano júnior) Bruno Machado. Falta é que lhes proporcionem as condições necessárias para a sua evolução e que sejam devidamente acompanhados.
 

Vega

Member
After four years of successfully racing at the sharp end of the World Cup cross country scene with talented athletes like Lukas Flueckiger, Mathias Flueckiger, Emily Batty, Anton Cooper, Willow Rockwell and Liam Killeen, the Trek World Racing cross country program will be finishing at the end of this year.

Muito mau... Tudo graças ao doping...

A Batty e os Flueckiger fizeram uma época espectacular em 2012... Se não estou em erro cada um deles fez um pódio em 2012. A Trek vai manter apenas o Downhill.
 

RTC

Super Moderador
Isso é tão estranho...:confused:

Ainda bem há pouco tempo anunciavam oficialmente a renovação contrato com Anton Cooper (que estava a ser cobiçado por muitas equipas)!
E o Liam Killeen nem sabia que era da Trek. Pensava que corria na Giant.
 

Narciso Magalhães

Active Member
A Trek patrocinava duas equipas de XC: a Trek World Racing (dos manos Flueckiger e do Anton Cooper) e a Subaru-Trek (da Emily Batty). A Trek World Racing fecha portas mas a Subaru-Trek vai continuar, veremos com que designação e com que atletas. É possivel que atletas da Trek World Racing passem para essa equipa.

Outra equipa pode fechar portas em breve é a Rabobank-Giant. A Rabobank retira o patrocinio à equipa mas cumpre com os cumpromissos já assumidos, o que irá permitir competir em 2013. Veremos no fim da próxima época o que irá acontecer... Na minha opinião, esta é uma das equipas mais fortes no próximo ano porque conta com o teoricamente melhor sub-23 masculino (Van der Heijden) e feminino (Jolanda Neff), além do Fabian Giger e da Pauline Ferrand Prevot.
 
Narciso podes adiantar mais pormenores dessa tal equipa profissional portuguesa? Fiquei curioso, tanto até pela situação de crise que passamos, se for avante o projecto sem dúvida que seria uma excelente notícia.
abraço
vs
 

Narciso Magalhães

Active Member
Sobre a equipa profissional portuguesa ainda não há nenhuma novidade... Além disso, ainda não houve noticias absolutamente nenhumas sobre o futuro dos melhores atletas nacionais e em particular do David Rosa... Parece estar tudo no segredo dos deuses ! :lol:

Na Specialized apenas está confirmada a saída do Sauser. Fala-se ainda da possibilidade do Kulhavy passar para a estrada e da contratação do Fontana. Mas são apenas rumores.

O Naef já confirmou que sai da Merida e é quase garantido que vai para a BMC ou para a Scott.
 
Top