Taça do Mundo XCO 2013

Esta etapa da taça do mundo foi bastante interessante e deu para ter uma ideia do que vai ser a próxima época.

Começa-se a ver cada x mais pilotos com roda 27.5 no XCO, e para o ano já vão ser a maioria(só não voltam às 26 por imposição das marcas.. lol), o que faz todo o sentido, pois as pistas de XCO são cada x mais técnicas.

O uso das suspensões totais só não está generalizado também por imposição das marcas, pois quem tem pernas tanto ganha com rígida como com suspensão total, pois estas levam clara vantagem no terreno técnico em que são construídas as pistas da taça do mundo.

Outro ponto em relação ao XCE, quem viu a final não pode negar que aquela aceleração da roda pequena foi extraordinária, deixando os adversários completamente colados ao chão.

Em relação ao kulhavy, foi pena os problemas físicos que teve durante a época que não o deixaram mostrar o seu verdadeiro valor, mas é o peso de fazer uma prova como o Cape Épic na pré-época, penso que pré ano já não se vai meter nessa aventura. lol

Em relação aos nossos atletas, só espero que continuem a conseguir os patrocínios para conseguirem ir lá fora evoluir e que se acabe com estas guerras que não levam a nada.
Neste caso podia-se tirar um exemplo do futebol, quando João Pinto andou à batatada com o Paulinho Santos no Benfica-Porto, quando foram chamados à selecção o seleccionador coloco-os a dormir no mesmo quarto para acabar com as guerras, a selecção está acima de problemas pessoais, têm de se perceber isso de x.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
São mesmo más as marcas, a impor coisas...
À agora também impõem bicicletas rígidas e não deixam os seus atletas levar suspensão total? Essa é boa!
Além de isso não fazer qualquer sentido pois as suspensões totais até são mais caras, já se viu ao longo da taça atletas de quase todas as marcas a usarem suspensões totais. Scott, Merida, Trek, Cannondale, Specialized só alguns exemplos de marcas que ao longo da taça disponibilizaram aos seus atletas bicicletas HT e também FS.

Quanto ás acelerações, tem vantagem o atleta com mais força e que poupou mais energia, comparado com isso o tamanho da roda muito pouco ou nada importa. Se não acreditam, vejam os arranques que o Daniel Federspiel fez nas provas do XCE com uma 29er e a forma como o Kulhavy, também de 29er, deixou o Nino para trás numa aceleração em plena subida.

Para o ano a maioria dos atletas da taça do mundo de 650B também não vai acontecer, os atletas da Trek, Specialized, Cannondale e BMC vão de 29er, os da Merida e Scott podem também optar pela 29er e uma boa parte deles deve escolher as rodas maiores... Não estou a ver de onde é que vão aparecer tantos atletas com bicicletas 27.5.
 
Tu acreditas mesmo que as marcas e patrocinadores não impõem nada? Vives mesmo num mundo de sonho...

Onde eu queria chegar é que o tamanho de roda é o que menos importa no tipo de pistas que se encontra na taça do mundo, o que conta são sim os atletas e a sua técnica/condição física.

As 29 onde se destacam sem sombra pra duvidas é no XCM ai sim são rainhas.
 

RaCCeR

New Member
Amigo Marcio, tanto o Kulhavy como Fontanas, Fumic, Hermidas, Ninos e companhias foram quase todos fazer o Cape Epic em memória do Burry.. o resto da planificação e as sensações do atleta é que vão mandar o resto. ;)

Quanto ás rodas é mais do sexo dos anjos.. se tu não souberes aquilo que gostas de fazer e não teres uma bike para aquilo que queres então vais sempre andar atrás do marketing... :roll:
 

FiCaçador

Elos Rápidos
marcio_coragem, as equipas impõem vários componentes sim. Se uma equipa é patrocinada por uma marca que só oferece quadros de topo em 29er, naturalmente que os atletas vão correr de 29er. Se a equipa é patrocinada pela Sram, a transmissão é Sram, se é Shimano é Shimano, e isto estende-se ao resto dos componentes: periféricos, rodas, suspensão... até componentes de preferência mais pessoal como o selim ou os pneus.
Se algum desses componentes condicionasse a performance dos atletas da equipa, depressa se arranjariam soluções e alternativas.

Mas afinal quais são essas marcas que impõem quadros rígidos aos seus atletas? Isso é que ainda não entendi! Diz-me só uma...
 

Pirata

New Member
Ora nem mais!!!

Querem outra, tanto não impõem porque se assim fosse todos andavam de FS, pois são essas bikes que dão dinheiro às marcas! Revisões a amortecedores, kit´s de rolamentos dos pontos de rotação, escoras, etc etc.

Os atletas andam com o que querem, sempre dentro do que as marcas têm para oferecer!

Basta procurares na net a história por detrás da preferência do Nino na roda 27,5, achas que foi imposição da marca? Pois, estás enganado, foi o Nino que impôs à marca pois não se adaptava ao que o mercado exigia, a roda 29".
 

PenduluM

New Member
A Scott já quis por o Nino a andar de FS á mais de 3 anos, ele nunca quis.

Nesta ultima prova não dá para tirar grandes conclusões, o Nino Já era campeão antes de começar, a Scott aproveitou e deu um golpe de marketing brutal para publicitar a spark 700.

Quanto a ser o Nino a impor as 650b, não é verdade, o Nino sempre preferiu as 26. A dada altura obrigaram-no a andar de 29er, ele fez uma "birra" tão grande que deram a solução 650b, com bons resultados.
 
Claro que a palavra impor é um pouco forte, e claro que os resultados vêem primeiro, mas existem pressões para se seguir certos caminhos/escolhas, os atletas de topo como é lógico têm um grande poder de escolha, mas isso não acontece com todos os atletas.

O exemplo do Nino diz tudo, por vontade dele tinha a 26 e ganhava na mesma, assim como temos um Brian Lopes que com a idade que têm com a sua fiel 26 quando faz as suas aparições arrasa com a concorrência, tenho muita pena deste homem não ter feito a taça do mundo de XCE para mostrar aos "Putos" como se anda de bike :D
 

hesitate

Member
Infelizmente e por motivos económicos ainda sou daqueles que anda de 26, mas só mesmo quem não experimentou uma 29, ou quem fala sem conhecimento de causa é que é que não se dá conta das enumeras vantagem das 29er em relação às 26. Rodas à parte, quanto a mim o kulhavy foi uma grande desilusão mas sem grande surpresa, nunca acreditei muito no seu potencial, embora o reconheça como um bom atleta, penso que o cape epic em nada interferiu na sua performance.
 

Polegar

Active Member
para quem diz que são impostos as bikes aos atletas expliquem o caso da merida, em que por exemplo iam correr de 27,5 e acabaram os atletas todos por usar a 29 nas ultimas provas, como o caso do Hermida.
 
Polegar ai está mesmo presente essa pressão, não imposição para se usar determinados equipamentos, a Merida queria promover as 27,5, logo foram utilizadas no inicio da época, como os resultados não estavam aparecer e nas ultimas provas queriam pontuar para o ranking de equipas tiveram de mudar de estratégia e possivelmente cederam às exigências dos atletas.
 
Aquando da discussão das convocatórias da selecção andei à procura de uma foto mas não a encontrei.

Hoje tropecei nela, nesta foto está exemplificado o que faltou na selecção este ano, espirito de entre-ajuda e de lutar por algo acima de nós próprios, ainda para mais é uma foto de dois atletas nacionais que tiveram de ir para fora do país para mostrarem o seu real valor.
946185_200036620145296_457691299_n.jpg
 
Top