Roda 26, qual o seu futuro?

JRSB

Member
As 26 acabaram, as marcas já não as fabricam, a maior parte das lojas já não as aceita como retoma, o preço das usadas caiu a pique... o tempo vai fazer com que gradualmente toda a gente mude para 29" ou 27,5", quanto mais não seja por falta de opções em 26"!
Eu já fiz a minha parte... no Sábado vendi a minha 26"!
 

FMCurto

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Tb não é bem assim, há ainda muito por onde escolher em 26", não em XC mas noutras vertentes mais agressivas em muitos fabricantes ainda há modelos com roda 26". Já para não falar na catadupa de fatbikes a sair semana sim semana não...com roda 26.
 

ernez

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E com uma bike de 12kg contra a de 8,5 do Espigão, mas sejamos realistas, foi sempre na roda do Espigão que puxou por ele a prova toda...
 

ORANGE_77

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Sim o Hugo deixou o Rúben ganhar mesmo assim falamos do campeão nacional de estrada de sub 23 ou seja o jovem anda muito seja com que bicicleta for, e o Hugo se fosse numa 26 fazia o mesmo andava muito e levava os outros na roda...
 

MiGuEl_82

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Eu já fiz a minha parte... no Sábado vendi a minha 26"!

Esta frase fez-me lembrar alguns slogans de propaganda política...

Eu cá vou continuar a fazer a minha parte que é continuar a pedalar naquilo que consigo ter e disfrutar de td de bom que o que o BTT tem para nos dar... ah, e rezar a tds os santinhos para não apanhar nenhuma doença marada pq isto de andar de 26er é mt arriscado... :aiui:
 

TLouro

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A mim faz-me lembrar um slogan meio anarquista que andava escrito nas mesas do liceu:

"A escola é de todos: destrói a tua parte!"

Quanto à minha 26", não sei se é melhor ou pior que as 27,5" ou as 29"... o que sei é que tão cedo não me vou desfazer dela! Ainda ontem me deu mais de 50km de puro prazer!
 
Sim o Hugo deixou o Rúben ganhar mesmo assim falamos do campeão nacional de estrada de sub 23 ou seja o jovem anda muito seja com que bicicleta for, e o Hugo se fosse numa 26 fazia o mesmo andava muito e levava os outros na roda...

O Hugo fez o que sempre faz , vai com a faca nos dentes para tentar ganhar , o mérito é todo do Ruben que num terreno muito difícil onde a roda maior levaria normalmente alguma vantagem , mas não descola do Hugo e mais ninguém os consegue seguir.
Fez média de 28Km/h tal como o Hugo e por exemplo o primeiro classificado dos 35Km , o Davide Marques tb fez média de 28Km/h.

Havendo pernas e técnica , o tamanho pouco importa , tenho a certeza que se o Espigão e os outros do mesmo campeonato fossem de 26 contra tudo o resto em rodas maiores , eles ganhariam na mesma.

Por isso o pessoal tem é de se divertir seja lá com que tamanho for e tem de respeitar o gosto e as opções dos outros , pois estas mariquices da minha é que é boa que tem a roda maior que a tua , parece cena de meninos de secundaria a compararem tamanhos das pilas , como se isso na hora do crime fizesse a diferença em relação ao talento e á habilidade.....

Sejam felizes e divirtam-se a pedalar.
 

JRSB

Member
Amigos, calma lá com a agressividade, não sou contra as 26", fiz muitos e bons kms com a minha Epic e troquei-a porque me apeteceu e achei que era a altura antes que desvalorizasse ainda mais, não porque é pior que as outras...
Sou atleta do meio do pelotão e não tenho aspirações (nem pernas) para ganhar nada, ando nisto pela diversão e estou-me nas tintas para quem é o mais rápido e que bike é que usa!
Só estou a constatar um facto que é as 26" terem acabado, por e simplesmente deixaram de as fazer para XC e havendo as 27,5" dificilmente irão voltar!
 

ORANGE_77

New Member
Claro que quem têm 26 quando trocar de bike vai ter que comprar o que existe no mercado seja 27,5 ou 29....

Mas julgo quem não estiver interessado acho que peças (rodas, forquetas etc) ainda vão existir por alguns anos pelo que quem têm as 26 como eu não tem necessidade de preocupar em arranjar material, vejamos que a btwin 3º maior fabricante do mundo de bicicletas (li isto na bikeworld) só lançou a primeira 27,5 e 29 recentemente a restante gama é toda 26 pelo que os fornecedores de peças têm de produzir os acessórios para as mesmas desde gama baixa até gama alta da marca aliás a 29 deles é de gama média custa 849 € e as mais caras ainda são em roda 26...
 

MiGuEl_82

Active Member
Nem mais!!

Agora óbvio que os fabricantes querem que essas trocas ocorram o quanto antes, daí esta constante preocupação em "criar necessidade" junto de quem ainda tem roda 26. Tds sabemos como a economia nos dias de hoje funciona e tds nós seguramente já deixamos a dado momento que na nossa cabeça criassem uma necessiade que na realidade... não existia!

E tal como aqui o companheiro Orange_77 referiu, material vai continuar a existir e acredito que por longos, longos anos!

Como já aqui foi dito, importante é disfrutar de td de bom que o BTT tem para nos dar, seja em 26, 27,5 (perdoem-me os "puristas" das medidas :cool:) ou 29.
 

Joseelias

Well-Known Member
E a provar que essa necessidade, muitas vezes sentida como compulsiva, é na maior parte das vezes criada de uma forma artificial. Bem como a "inquestionável" superioridade de outros tamanhos de roda mesmo para Btt de lazer e desportivo, aqui está um tópico de um colega aqui no fórum em que andou numa travessia por terras de Espanha numa Merlin de titânio dos anos 90 e ainda por cima convertida em Single-Speed.

http://www.forumbtt.net/showthread.php?58397-Pedales-de-LEON-2014-by-Froids&p=1093467#post1093467

[video=youtube;xp01Hv93suw]https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xp01Hv93suw#t=0[/video]

Quem tem que mudar de bicicleta porque a que tem já está nas lonas, ou já não serve para as necessidades porque é de XC e agora passou a praticar AM, claro que só tendo opções em 650b ou 29 o que há-de de fazer? O mesmo se passa com quem faz competição onde é obrigado a usar o equipamento do patrocinador, ou porque um modelo o vai fazer ganhar de facto um segundo por volta.

Agora, estar a trocar uma bicicleta que tem uma performance a anos-luz da capacidade que o Bttista tem de tirar dela, porquê estar a trocar por uma 650b ou uma 29? Porque tem mais 6% de superfície de contacto e em teoria derrapa menos?

Que serve isso se o Bttista tem uma técnica tão básica que a menos que o pneu tenha mais 50% de superfície de contacto vai continuar a derrapar onde derrapava, e a ter medo de fazer a mesma descida porque a inclinação se mantém igual? Que vai passar a ter uma bicicleta menos ágil e colocar outras dificuldades que não existiam? E vai estar a vender uma bicicleta que excede as suas capacidades técnicas e físicas apenas por uma promessa de maior rendimento?

Como disse, deêm uma olhada ao vídeo e perguntem-se se no final o colega (ou qualquer um de nós) acabava a aventura a pensar: "Isto tinha sido muito mais giro com mais 6% de área de contacto nos pneus..."

Ou: "Com uma 650b ou 29 nos planos tinha andado mais rápido e dado um avanço de mais 3 segundos à minha sombra"
 
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Jocas22

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se puder resumir: se um quase pro do ciclismo ou um gajo vai passear pros picos da europa com uma bike dos anos 90, então pode-se concluir que não há necessidade de trocar de bikes seja por 29 ou por 27,5 por muitos meritos que tenham, mais segurança, estabilidade, tracção,... seja o que for. Se faz algum sentido? não nem por isso.

Aplicando as mesmas logicas o contador numas daquelas bikes desdobraveis dava tareia a quase todos nos a rolar muito provavelmente, e qualquer bike do jumbo serve bem donde que se pode fechar o topico e trocar uma transmissao, um guiador, um espigao, um selim,... são coisas fúteis e os mais x% não interessam pra nada.

Claramente um completo desfasamento entre a realidade e o amor a um tamanho de roda. Deve ter sido o que aconteceu com os cavalos quando apareceu o comboio e mais tarde os carros.

Isto o pessoal experimenta e vê que é melhor ou não, decide se quer mudar ou nao, se pode ou nao, e pra que tamanho, agora dizer que a 26 é tudo isto e aquilo só porque o zé chegou em 1º ou o antonio fez a peregrinação nao sei aonde parece completamente descabido. E se quiserem continuar a andar de 26 nao precisam que o ze ou o antonio façam isto ou aquilo, andem de cabeça erguida que ninguem vai pensar menos de vocês, ou se o fizerem sao uns idiotas. Como serão idiotas os que se metem a julgar quem muda de bike seja porque motivo for, como mudam de carro ou telemovel tendo carros ou telemoveis que ainda andam e fazem chamadas...

ai o que eu fui dizer.... :siky:
 

Medroso#78

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Boas,

Antes de mais deixem-me felicitar o autor do vídeo! Está do melhor. parabéns. ;)

Caro camarada Joseelias, deixe-me dizer-lhe, eu no lugar do autor do vídeo faria precisamente o mesmo.... numa viagem destas, à que optar por uma bike que não chame a etnção dos amigos do alheio. :D

Após a primeira paragem, já viu ter que fazer a restante viagem a pé?! Que medo. :p
 

Joseelias

Well-Known Member
@ Jocas22

Eu não disse absolutamente nada disso. O que disse, e o video mostra, é que aquelas bikes que de repente já não servem porque são 26 ou têm uns anos continuam a fazer de tudo, e bem. E na esmagadora maioria dos casos, para o uso que o pessoal dá às bicicletas, as vantagens anunciadas nas novas rodas são quase irrelevantes. A verdadeira revolução que houve no Btt não foram nas rodas. Foram as suspensões e os travões de disco hidráulicos.

E não concordo com a demonização que as marcas andam a fazer da roda 26 enchendo de patranhas os ouvidos dos mais incautos levando-os a gastar dinheiro desnecessariamente, quase fazendo as pessoas acreditar que andar de 26 é o mesmo que andar num triciclo para crianças de 3 anos, e que às 650b e às 29 só falta curar o cancro, a alzheimer e o parkinson!

Cada pessoa sabe de si e faz o que quer com o seu dinheiro. Mas fazê-lo porque são condicionadas a atribuir de uma forma cega todas as vantagens aos novos tamanhos de roda, apontando apenas defeitos às rodas 26 com o objectivo de acabar com ela é absolutamente desonesto. Da mesma forma que se apontam fraquezas e defeitos à roda 26, exactamente o mesmo pode ser feito às 650b e às 29! Só não é feito porque o que interessa às marcas é vender os novos tamanhos de roda. Deixa estas fraquejarem as vendas e teremos as marcas a publicitar os mono-ciclos de roda 36. "Mais tracção que uma 29 e o atrito de apenas uma roda!!!!"

Dizes que "(...) o pessoal experimenta e vê que é melhor ou não, decide se quer mudar ou nao, se pode ou nao, e pra que tamanho (...)". Então e quem quer manter o tamanho de roda 26 numa bicicleta nova e as marcas por razões meramente comerciais o terminam? Têm essa opção? Porque este é que é o cerne da questão. A treta da "escolha" é muito bonita quando a há! Eu estou a borrifar-me para com o que os outros andam.

Eu não digo que a 26 é perfeita. A meu ver faria sentido manter a 26 e a 29 por serem diferentes o suficiente. Agora ter 650b e 29 e terminar a 26 depois de 40 anos de provas dadas não faz sentido e para mim é puro comercialismo. E vingará, tal como as pulseiras magnéticas e outras banhas-da-cobra do género se vendem como pastéis-de-belém por mais desacreditadas e provadas que são burlas.

Falas do Contador dando um exemplo totalmente sem sentido. O material adequado a um atleta de competição, profissional ou não, não tem nada a ver com o material mais adequado para praticantes que dão um uso desportivo, e ainda mais de lazer, ao material. Aquilo que a um atleta de competição lhe permite tirar tempo numa prova, na maior parte das vezes não tem vantagem para o praticante ocasional porque não é capaz de tirar partido das vantagens desse material, e muitas vezes até é prejudicado por este. Qualquer atleta que tenha praticado um desporto ao nível da competição federada de nível nacional te dirá o mesmo.

Por exemplo, uma revista comenta que duas suspensões comportam-se da mesma forma mas uma é ligeiramente mais flexível que outra. E o pessoal gasta mais 200€ na mais rígida quando isso apenas se nota a 40km/h numa curva de uma secção com pedras. Quanto pessoal consegue atingir esse nível? Isto é, para 99% dos praticantes a mais barata é tão boa como a outra! Um atleta de competição ia notar. O resto não, mas são levados a crer que a mais cara é a melhor para TODOS os utilizadores.

Esta é a questão que eu coloco sobre as rodas maiores que a 26 que justifique terminar estas. Será que, por exemplo, a superfície de contacto superior nas 650b e 29 compensa o aumento de peso, falta de agilidade e inércia que contraria a travagem quando comparada com uma 26 da mesma gama de preços para o utilizador comum? Ou será que a 26 para esta faixa de utilizadores tem de facto vantagens pelo facto de a roda ser menor, mais leve, ágil e resistente? Será que alguém se deu ao trabalho de fazer um estudo isento para perceber isto? Ou de repente somos todos Bttistas na linha de partida numa Taça do Mundo?
 

Joseelias

Well-Known Member
@ Medroso#78

É porque os amigos do alheio não visitam o retrobike, porque senão ele não estaria tão seguro assim... Uma Merlin ainda vale umas boas notas. Até acho que se eu me cruzasse com ele, o Froids se sentiria algo preocupado com os meus olhares para a bike dele. :D

Agora ir de SS para uma cena destas é que não era para mim. Até a Klunker do Gary Fisher já tinha 15 velocidades. Posso gostar de retro mas ainda tenho alguma sanidade. :D
 

Medroso#78

Active Member
Por essa ordem de ideias, TODAS as 26 de gama media/alta eram/são um verdadeiro exagero para quem as usa. Independentemente dos resultados finais (competição ou até uma volta domingueira), toda a malta gosta de andar bem "montado". Tem que se "mudernizar". Vejamos por exemplo no caso dos telemóveis... Há anos atras, quanto mais pequenos melhor... E hoje?! Pois..... quem não tem um verdadeiro "LCD" não tem nada. B-)
 

nogueira.nuno

Active Member
Um Quadro daqueles Merlin da treta e que não vale se mo arranjarem por 500 euros eu compro-o :)

Sem duvida um dos quadros de referencia que tomara muitos de hoje serem com aquele, já nem refiro os valores de mercado!!

Acho que a lógica é ter pernas e paixão naquilo que se comprou e se gosta, adoro a minha 29 e ando com ela 80% das vezes no geral, mas as minhas 26 e especialmente as Old School…
 

Joseelias

Well-Known Member
@ Medroso#78

E é verdade o que dizes em relação às bicicletas de gama alta, mesmo de roda 26, e de poderem ser um exagero e menos adequadas para quem as usa apenas ao fim-de-semana que outras de gamas abaixo. Não no aspecto do peso, mas por exemplo na geometria usada que por norma exige mais capacidade física e técnica ou no desgaste de componentes que por serem de materiais mais leves duram menos e exigem manutenções mais complexas.

Vê por exemplo o caso da transmissão 1x11. É um caso típico de material para competição ou utilizadores intensivos. Por muito que eu gostasse de me livrar do desviador dianteiro e simplificar a transmissão sei que é impossível andar sem mudanças mais leves à frente de forma eficaz. No entanto há muita gente que até 1x9 andam a experimentar por causa da novidade da SRAM. Quantos terão capacidade de manter esta transmissão? Acho que poucos, excepto se andarem em terrenos pouco acidentados ou forem verdadeiros cavalões.

Tal como ter o guiador 7,5cm, ou mais, abaixo do selim com era norma na competição de Btt. Não é uma posição fácil de manter para toda a gente, especialmente a descer em que tens um descuido e voas por cima do guiador. No entanto as bikes de topo vinham assim, o pessoal comprava-as, e depois eram só queixas no pescoço e braços e muito medo a descer.

Eu sei que o pessoal gosta de andar bem montado e isso é natural. O problema é que se informam com base nos anúncios publicitários e em testes feitos por prós e depois no terreno as coisas nem sempre se revelam à altura do publicitado porque não conseguem tirar partido do material.

É nesse aspecto que eu questiono se para o particante comum de Btt que anda ao fim de semana, uma 650b do mesmo preço que uma 26 será assim uma melhoria tão grande ou sequer perceptível. Ou se por outro lado até acaba por ser indiferente ou trazer algumas desvantagens já que vai exigir mais capacidade de recuperação de velocidade a quem tem forma física modesta, ou trazer menos agilidade a quem já tem pouca técnica. Esta é a minha questão,simplesmente.

O que eu vejo é que nestes assuntos é feita tábua-rasa. Nos laboratórios é melhor (nos testes que convêm demonstrar), com as pernas do campeão do mundo é melhor, então é melhor para todos e então acaba-se com a 26.
 
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