Preparação para maratonas versus XC

#23
Prof Mario,

Gostaria que me indicasse o nome de 1 ou 2 treinadores de btt,afim de poder usufruir de um optimo acompanhamento nos treinos afim de melhorar a minha performance nas provas de btt.
Mto Obrigado,
 
#24
Olá Pessoal...

Pois bem "Sansualo" bem que gostaria de te indicar um Treinador mas na verdade não sei onde vives e portanto não faço ideia de quem te possa valer. Que especialidade praticas?

Um Abraço...

Mário Alpiarça
 
#26
obrigado pela inspiração o esclarecimento e o metodo, a transpiração vem já a seguir ,o btt é sem duvida especial somos surpreendidos com testemunhos espectaculares fico feliz por pertencer a esta grande familia
 
#28
Re: Preparação para maratonas versus XC

Hmm interessante, não sabia que tinhamos no forum um prof. que percebesse de treino / bioenergética!
Tive a ler os seus comentários mesmo agora, e como estudante de bioquimica, deixe-me lhe dizer que concordo plenamente com o que escreveu!
Vou estar mais atento à secção de saude do forum para ver se aprendo mais qualquer coisa :D

Obrigado, e continuação
 
#31
Aqui está um topico bastante util e esclarecedor. Obrigado Prof. Mário Alpiarça por partilhar a sua sabedoria com todos os utilizadores deste Forum.
Até sempre. :D
 

LSD

New Member
#32
Boas pessoal!

E que tal esta acção de formação:

ACÇÃO DE FORMAÇÃO PARA ATLETAS, SOBRE:


TREINO DESPORTIVO,
aspectos gerais, noções básicas sobre
frequencia e intensidade do treino, fadiga, repouso e recuperação, alimentação,
etc., etc.

Grândola 3 Junho 2007, às
15h30


Não faltes

Organização: Divisão do Desporto da
Câmara Municipal de Grândola

Formadores:
Prof. Mário Alpiarça
Prof. Luis Lopes


Eu só não vou porque tenho de ir bulir!!

Boa Formação
LSD
 

Rush

New Member
#33
Excelente iniciativa.

Só é pena ser longe de minha casa ( + de 300Km) :s

Talvez numa data futura organizem um acção de formação deste género para os lados do Norte. :wink:
 
#34
Oi Oi people,

já que este tema está fixado em primeiro lugar, vi-me tentado a vir dar uma olhada e agora a deixar o meu testemunho :eek:)

Em termos de treino, as provas de maratona vs XC apenas diferem no tempo de esforço, pelo que o praticante deve ter atenção que a economia de esforço, passa a ser o aspecto primordial, enquanto uma prova de XC a intensidade de esforço pode ser junto do limiar anaeróbico, devido ao seu tempo de duração raramente ultrapassar as duas horas de esforço, para uma prova de maratona a intensidade de esforço média tem q ser inferior e sempre visando a economia dos substratos energéticos. Por outras palavras, diriamos que devemos nos preparar para uma prova de XC, com alguma preponderancia para treinos mais longos e de menor intensidade, mas ao realizar o transfer para uma prova de maratona em btt aprender a ser mais económicos durante o esforço.

Devemos garantir que vamos para a prova com os depósitos energéticos bem saturados, e durante o esforço, devemos ingerir alimento ricos em hidratos de carbono e água de forma regular e logo desde os primeiros minutos de prova. Assim como ser-mos económicos nas execuções técnicas, no sentido de poupar energia.

Para saber mais sobre treino e nutrição, poderão encontrar no site www.sportec.com.pt onde tem um sistema de treinos, para atletas e desportistas de BTT e Triatlo além de conselhos nutricionais.
 
#35
Boas,
Começei praticar BTT á mais ou menos um ano, logo depois de ter acabado uma carreira de 20 anos de Futebol, e fiquei apaixonado. Depois de consultar este forum pela primeira vez encontrei uma ajuda sobre sistema de treinos para atltetas de BTT, coisa que já procurava algum tempo, muito obrigado pela dica do site (sportec.com.pt)
Muitos parabens pelo forum é simplesmente excelente.

J.M.F.F
 
#37
Para pedir a vossa opinião e conselhos

Quando um ciclista pretende participar numa prova de maratona ou um simples passeio organizado.
Que cuidado alimentares e fisicos deve ter. Que cuidados deve ter para chegar as provas na melhor condição..
E que tipo de alimentação deve fazer antes dessa provas.


Por exemplo:
Eu vou a uma Maratona no sábado.
Quais são os cuidados que devo ter ligados a alimentação, condição física, etc.
Para que no dia da prova me sentir nas melhores condições e não ter fadiga muscular e cansado físico.

E já agora que tipo de alimentação deve-se levar para essas provas.
E com que ritmo de deve consumir, tanto líquidos como "comida".

Espero que já não exista nenhum tópico com estas perguntas.
Me desculpem mas é a primeira vez que estou a escreve por aki.

Aquele abraço, AlexJudoka_gmr. Ate breve.
 
#38
mario alpiarca said:
Olá Pessoal...

Quando se fala de 95% da FCTrabalho temos:

FCr = 45 BPM: FCm =185; FCt=185-45 = 140 BPM certo? Portanto 95% FCt = 133 BPM. O que o meu amigo está a esquecer é que está vivo e portanto tem se somar 133+45 = 178 BPM. Temos sempre que somar a frequência cardíaca de repouso, se não o fazemos estamos completamente errados. Esta fórmula de KARVONEN tem em conta o acumular de trabalho aeróbico extensivo que provoca bradicardia, isto é, a frequência cardíaca de repouso baixa e portanto a frequência cardíaca de trabalho aumenta. A noção é que estes valores vão sendo alterados com o treino. Aquele que praticamente não se altera devido ao treino é a FC máx. Esta está condicionada com a idade da pessoa - factor hereditário. 220-Idade +/- 10 para os homens e 226-idade +/- idade para as mulheres, esta noção é apenas teórica, senão vejamos o caso do Senhor Cândido.

Um abraço e espero ter esclarecido a dúvida.

Mário Alpiarça
prof. Mario Alpiarça primeiro gostaria de o felicitar pelos seus post, que acredito que tenham ajudado muita gente onde eu me incluo, mas esta formula que apresentou aqui por diversas vezes ja experimentada por mim da erro,e vejamos.

Quando se fala de 95% da FCTrabalho temos:

FCr = 60bpm; FCm= 185; FCt= 185-60= 125, logo 95% FCt=125*0.95=118,75+60=178,75, estes valores vem demonstrar que a frequencia cardiaca em repouso não altera a FCt,pelo menos vendo por esta formula,segui todos os passos que estao na formula!!!espero bem não ter cometido nenhum erro!!!

ja agora aproveito a boleia que gostaria de exclarecer uma coisa, é possivel alguem ter o Vo2 de 39 unidades e conseguir fazer 10kilometros de corrida de uma forma agradavel em 50 minutos??eu comprei um polar agora e o relogio tem um programa para medição do Vo2 é o resultado obtido é de 39unidades, o manual refere que um homem normal tem cerca de 45unidades, gostaria de saber com a sua experiencia se me sabe explicar como tenho um nivel de V02 tao baixo em relação ao normal é consigo fazer mais do que talvez outras pessoas que tenham nivel de Vo2 mais elevado,partindo do que esta escrito no livro!!!!ou entao sou eu que estou nervoso,ja pensei nisso tambem!!!passo referir os meus dados, tenho 180 e peso 80 com 19 anos, FCr=40!!!

abracos é continue a ajudar o pessoal!!!!obrigado pela atenção