Falta de respeito e de civismo

ric2009do

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bike buyer
era bom que tivesse razao mas infelizmente nao tem...
vou deixar de :teclar: neste topico por que ja vi que há pessoas mais teimosas que eu :-K
deixei um link super util e de facil entendimento mas mesmo assim nao chegou...:eish:
basta um bocado de :pesquisa: no :google: para ver como e o codigo da estrada...

bem agora vou fazer :stop: e muito :shh: vou a ficar a :pipocas:

por isso a todos um grande :xau:

e ficamos :cheers: como dantes...
 

Bike buyer

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Sem estar com mais teimosias isto resolve-se rápido vai-se a psp apresenta-se o desenho e depois já se vê quem tem prioridade...
 

Giro

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Desculpem lá mas a bicicleta tem prioridade pois apresenta-se pela direita sem stop nenhum e tem grande prioridade.
Mesmo que o carro não tenha stop vai mudar de direcção, e se muda de direcção tem que dar a prioridade a qualquer veiculo mesmo não motorizado.
Tens carta?
O carro dá a direita à bicicleta: certo
O carro têm prioridade sobre a bicicleta por esta não ser um veiculo a motor, ponto.
 

Gun_Hugo_Dale

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Boas

Uma resposta curta, clara e concisa, para o amigo @ Bike buyer @ - ver artigo 32º do Código da Estrada (cedência de passagem a certos veiculos)
 

Baba

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Resposta errada. O carro tem prioridade... mas podem continuar a insistir quando estiverem no hospital a curar os ossos e ainda tiverem que pagar o arranjo do carro...
Por mais estranho que parece conheço quem já tenha tido este tipo de acidente, e apesar do condutor se dar como culpado (teoricamente não terá visto a bicicleta), o seguro regeitou essa culpa pois de acordo com o códico a culpa era do condutor do velocipede... Pormenores
 
Estive envolvido num sinistro nesta exacta situação: eu de bike, a senhora de carro... Virou sem me dar passagem, diz que não me viu. O culpado era eu, segundo ela. Tenho seguro da FPCUB e seguiram-se as participações. No fim ela pagou. Segundo a seguradora ela infringiu o º1 do artigo 30 do código da estrada, segundo o qual se determina que " Nos cruzamentos e entroncamentos, o condutor deve ceder passagem aos veículos que se lhe apresentem pela direita." Foi um prejuizo de 800 euros que a companhia da "senhora" assumiu. Se isto esclarece alguma coisa sobre este assunto, ou não, é um relato em 1ª mão se uma situação igual à descrita. Tenho documentos a comprovar estes factos.
 

ric2009do

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finalmente um testemunho em 1 pessoa...:zezus::hehe:

agora so 2 perguntas
isso foi ha quanto tempo?
foi ela que lhe bateu ou foi voce que lhe bateu?
 

miguelcarromeu

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A única conclusão que se retira destas 9 páginas é que realmente deveria ser exigido a quem não tem carta de condução, que obtivesse primeiramente uma licença (à semelhança das antigas licenças municipais) para poder circular na estrada.

Se por um lado há por aqui muitos jovens e até crianças, por outro lado também parece que muitos esqueceram ou não "reciclaram" convenientemente, o Código da Estrada.

A "falta de civismo" a que alude o título do tópico, muitas vezes, parece-me mais desconhecimento de quem anda de bicicleta, do que propriamente falta de civismo.

Obviamente que entre as Regras do CE e o bom-senso que deve prevalecer, há sem dúvida uma diferença; eu, por norma, e por bom-senso, não me atravesso à frente de nenhum ciclista que veja que pode correr o risco de embater no carro; mas que, por LEI, as bicicletas perdem prioridade em entrocamentos e cruzamentos, sim, perdem:

Artigo 29.º
2 - O condutor com prioridade de passagem deve observar as cautelas necessárias à segurança do trânsito.

Artigo 31.º:
1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
c) Que entre numa rotunda.

Artigo 32.º
4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.

Artigo 35.º
1 - O condutor só pode efectuar as manobras de ultrapassagem, mudança de direcção ou de via de trânsito, inversão do sentido de marcha e marcha atrás em local e por forma que da sua realização não resulte perigo ou embaraço para o trânsito.

Portanto, acho que não deixa muitas margens para dúvidas.

A prioridade, por LEI deve ser dada ao veículo motorizado. Se, no entanto, a argumentação que o condutor do veículo não procedeu com cautela for provada e se comprovar que o condutor agiu com dolo, então pode ser que se safem (como no caso descrito pelo user Baba).

No entanto, como os meus ossos são mais importantes que a eventual razão ou falta dela, eu tenho sempre esta máxima em mente: parar em caso de dúvida. Mesmo dentro das rotundas (um dos poucos locais onde os ciclistas têm prioridade), eu não arrisco.

Cumps
 

MrOverclock

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Bike buyer said:
Sem estar com mais teimosias isto resolve-se rápido vai-se a psp apresenta-se o desenho e depois já se vê quem tem prioridade...

LOL.... PSP.... :tungas:


Eu lembro-me que numa aula de condução passou-se esta mesma situação há uns 8 ou 9 anos. Só que as bicicletas vinham a descer e eu a subir para virar.

Uma das bicicletas vinha com a roda de tras bloqueada e pareceu-me que nao ia parar a tempo e eu cedi a passagem. O instrutor deu-me logo um raspanete DAQUELES porque quem tinha prioridade ali eramos nós e não as bicicletas. Nunca mais me esqueci desta situação!
 
Last edited:

MrOverclock

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Quanto à situação do cpmonteiro, pode ter havido falta de conhecimento de quem tomou a decisão ou então foi levado em conta que a manobra foi feita sem a devida cautela! Julgo que me lembro de ler esse relato por aqui ha uns tempos, embora nao tenha acompanhado até ao fim, ou então era outro identico!

Agora que há aqui uma contradição entre esse testemunho real e o que está escrito na lei, há! Provavelmente se a senhora tivesse recorrido, tinha ganho.
 

Baba

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Já agora uma questão, já que se falou aqui de rotundas e da prioridade dos velocipedes dentro das mesmas. Eu posso dizer que é dos sitios onde mais receio tenho de circular e pela seguinte razão. Se por um lado os condutores de velocipedes sem motor têm que seguir o mais encostados à direita, por outro lado dentro das rotundas quem segue pela direita tem obrigatoriamente (há quem pense o contrário mas isso são pormenores) de sair na saida imediatamente a seguir. Logo aqui fico sem saber por onde devo circular. Porque numa rotunda com movimento sair da faixa da direita pode ser complicado mas por outro lado se sigo pela direita arrisco-me a ser abalroado, coisa que por mais que uma vez já me ia acontecendo na rotunda da quinta da fonte em oeiras entrando como quem vem de porto salvo e querendo sair em direção a paço de arcos, ou seja na terceira saida. pelo que neste momento digo sinceramente que prefiro evitar as rotundas e utilizar as passadeira que por norma estão imediatamente antes e depois das rotundas, passando nestas a pé e voltando depois a montar na bicicleta. Mas já agora se alguém me conseguisse esclarecer sobre a forma correcta de circular dentro da rotunda agradecia imenso porque esta é daquelas que sinceramente me deixa sempre com dúvidas.

Obrigado
 

oliana

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Há aqui muita confusão tal como se esperava com o atual código da estrada. Mas não tenham duvidas que no caso acima descrito de um entrocamento com linha descontinua, quem tem prioridade é o carro. É claro que o civismo e bom senso tambem faz parte disto tudo. Já tenho assistido de tudo em situações semelhantes. Eu próprio me vi envolvido num pequeno acidente quando um veiculo virou á esquerda e não me deu prioridade. Quem tinha razão era eu! Surpresos! Pois eu ia fora da estrada na berma, pedrada, considerada passeio apesar de dar acesso a uma rua de um bairro. Este é um dos casos em que podemos ter prioridade tal como um peão. A outra é a forma de embate em caso de acidente no caso acima, da imagem. Se o veiculo automóvel embater com a frente no velocipede - razão ao ciclista. Se o velocipede embater na lateral - paga-se a conta.
Isso já aconteceu com um membro do forum.
Estradas sem sinalização; para nós não há estradas secundárias. Nem as de terra batida. Não temos prioridade onde não haja sinalização. Anda muita gente iludida.
Podemos discutir acerca de acidentes e prioridades em rotundas. A verdade é que muitos deles acabam em 50/50 porque toda a gente mete o pé na argola ao transitar neste tipo de vias. De bike a melhor proteção é andarmos sempre á direita.
Resta-nos ter muito cuidado.
 

m.r.f.

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Bike buyer said:
Pois eu digo que a bicicleta tem prioridade...ela apresenta-se pela direita e tem prioridade sobre qualquer veiculo pois não muda de via e a bicicleta vai num sentido unidireccional...
Cumps.
Boas, pela tua logica numa rotunda ou entrocamento sem sinalizacão, todo automovel que seguir em frente (sentido unidireccional) tem prioridade, mesmo que pela direita se apresente outro automovel:tungas:

Baba said:
por outro lado dentro das rotundas quem segue pela direita tem obrigatoriamente (há quem pense o contrário mas isso são pormenores) de sair na saida imediatamente a seguir.


Boas, tens toda a razam, mas o problema é que muitos condutores por terem tirado a carta à 20 ou 30 anos ainda pensam que tem prioridade quem se apresenta pela direita e ficam a circular na rotunda (pela direita) para fazer inversão de marcha (360º) e depois ainda pensam que tem razam, alegando que quando tiraram a carta era assim.


Pois a lei diz que: o não conhecimento da lei não implica o não cumprimento da mesma.

Toda gente tem que cumprir com a lei actual mesmo que a desconhecemos.
 
Foi em Março deste ano e fui eu quem lhe bati na lateral. O que é certo é que as 2 companhias me deram razão. A minha ao recusar indemnizar o "3º" e a outra ao assumir a culpa e me pagar o prejuizo. Acho muito estranho virem alegar que foi engano e logo de duas companhias: Axa e Tranquilidade. Devo desde já dizer que no acidente não tive a minima hipótese de escapar, pois o meu corpo também vale mais que o provar uma teoria...
 

mataburacos

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as gravações cá não podem ser usadas como prova
se calhar sou eu que tenho sorte ou ando pouco por lisboa, mas nc me cruzei com condutores assim tão idiotas
diria mesmo que me cruzo com mais ciclistas imbecis (circular a pares na conversa por ex) do que com condutores idiotas
 

Arpeggio

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Na verdade encontro mais ciclistas e bttistas com atitudes incorrectas do que automobilistas. O pior é que uma atitude agressiva de um automobilista faz muito mais estrago.
 
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