Falta de respeito e de civismo

Jocas22

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ric tambem podes comprar um sinal de transito e colocar na rua, conheço muitos desses, na parte de tras nao têm nada inscrito, são lixo

mas se tens a certeza mesmo apesar do que está na lei, é porque assim é.
 

MrOverclock

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ric, quem tem prioridade aí é o automovel e a bicicleta tem que ceder a passagem. É a mesma regra dos cruzamentos, não há que enganar. A bicicleta está à direita do automovel e o automovel apresenta-se pela esquerda da bicicleta, mas num cruzamento sem sinais a bicicleta e os carros de locomoção animal perdem aprioridade perante os automoveis!

No entanto, por experiência própria, sei que a maioria dos automobilistas não cumpre a lei e deixa os ciclistas com a prioridade como se de um veículo automovel se tratasse!
 
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ric2009do

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overclock acertou na resposta no entanto a sua explicaçao está algo confusa, mas o que interessa e que sabe as regras...:)
biketrepatudo agora digo eu que devia ler melhor o codigo da estrada...;)
 

abelha2

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Infelizmente acho que é o carro que tem prioridade. O que nao faz qualquer sentido pois por exemplo se vier um carro atras numa descida, e decidirmos cumprir a lei, somos certamente atropelados.

é nestas coisas que acho que esta lei nao faz qualquer sentido.
 

BikeTrepaTudo

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Volto a dizer que acho que estão confusos. E só insisto porque acho que o forum deve servir para nos ajudarmos uns aos outros. Não vejam isto como uma teimosia ou braço-de-ferro.

Talvez se estejam a basear no que diz o nº 4 do Artº 32º do Código. Mas atenção que é preciso saber ler a legislação.
Passo a fundamentar: O Artº 32º está inserido na Subsecção II (conforme podem ir confirmar) que diz respeito a Cruzamentos, entroncamentos e rotundas. Portanto, refere-se a estas três situações e não à generalidade. Aí sim, a bicicleta não tem prioridade excepto nas rotundas ou quando o outro veículo vem de parque de estacionamento, zona de abastecimento de combustível ou qualquer prédio ou caminho particular.

Um veículo, seja ele qual fôr, não pode utilizar a parte da faixa de rodagem destinada ao trânsito em sentido contrário ao seu, sempre que lá circulem outros veículos, sejam eles quais forem. Esta é uma regra básica da circulação de veículos.
 

BikeTrepaTudo

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Eh pá. Esperem lá que têm razão e já não fui a tempo de editar o post anterior. A imagem que o ric colocou é de um entroncamento. Tem razão no que diz.
Agradeço a vossa ajuda.
 

nlconcept

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Apenas 2 questões que aproveito para ver esclarecidas:

1 - já me aconteceu inúmeras vezes circular na faixa de rodagem e não poder desviar-me de buracos na estrada porque alguns enlatados têm a mania de passar rente aos bar-ends. Numa situação destas, ou seja, a desviar-me de um buraco, for bater num carro, de quem é a culpa?

2 - fala-se aqui que as bicicletas apenas têm prioridade nas rotundas e sobre quem sai dos estacionamentos. Contudo, se eu circular numa estrada em que há minha direita se apresenta um carro numa via com sinal stop, ele tem que parar obrigatóriamente. Ou seja, perde prioridade? Pergunto isto, pois há uns anos atrás, ao passar num entroncamento, um carro quase que me levou à frente pois não parou no stop...
 

ric2009do

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nlconcept
na 1 ao desviar dos buracos tem de ter cuidado porque nao se pode por a frente de um "enlatado" porque quem se aleixa e voce...
na 2 se o "enlatado" tiver stop ou o "bacalhau" tem que deixar passar o ciclista...
deixo isto aqui porque acho que vai ajudar muita gente e acho muito bem explicado...;)
http://cenasapedal.com/site/media/content/CycleTraining/FAQ_CE_Ciclistas_v1JUNIOR.pdf

biketrepatudo
isto eu nao estava a levar como um braço de ferro eu estava a expor o meu ponto de vista e de como intrepeto as coisas e voce estava a defender o seu ponto de vista;) e na boa
 
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Bike buyer

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Pois eu digo que a bicicleta tem prioridade...ela apresenta-se pela direita e tem prioridade sobre qualquer veiculo pois não muda de via e a bicicleta vai num sentido unidireccional...
Cumps.
 

tekzz

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Eu ainda nem sequer tenho carta de condução mas o camião é que tinha que parar pois vai obstruir a via da bicicleta, logo a bicicleta tem prioridade. É o camião que quer alternar de faixa não a bicicleta então porquê que a bicicleta tem de parar se ela vai na sua faixa sem ninguem a incomodar ? É por ser ma bicicleta e não um carro?

Mas falou o gajo que nem sequer ter carta mas fica aqui o que penso :D
 
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ric2009do

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tekzz
se esta a falar da situaçao do sr. bracaro logo no 1 post tem toda a razao em que o camiao e que tem que parar para deixar passar a bicicleta mas so tem que parar porque tem la um sinal de stop...
bike buyer
eu no post anterior ao seu pus la um link que se voce for ler vai reparar que esta enganado, as bicicletas so tem prioridade nas rotundas, se o carro for a sair de um caminho particular, ou se o ciclista vier a atravessar uma linha ferrea...
:zezus::zezus::zezus:
 

Giro

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É que se era a estrada, apesar de ele ter o STOP tem sempre prioridade, nós só temos prioridade nas rotundas e saidas de garagens ou parques de estacionamento (emendem-me se estiver errado).
Estás errado.
Perante o stop o camião têm de ceder passagem a todo e qualquer veiculo isso inclui veículos não motorizados...
 

nlconcept

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ric2009do, no 2º ponto concordo e penso que se as regras indicam que quando se apresenta um sinal stop a diante, devemos imobilizar o veículo independentemente se circula ou não um veículo na via perpendicular á nossa. Ao colocar a minha 1ª questão, estava a pensar numa situação que me acontece muitas vezes que é a seguinte: muitas vezes já me aconteceu estar a circular na direita da faixa de rodagem e o trânsito à minha frente estar a abrandar (p.e. quando se chega a uma rotunda) e o que reparo é que os carros que circulam atrás de mim pura e simplesmente não deixam distância de segurança e "entalam-me". Ou seja, os enlatados vêm que o trãnsito à frente está parado e mesmo assim têm a vontade de nos ultrapassar para pararem 1m ou 2m à frente. Nesta situação,já me aconteceu enfiar a roda na frente num buraco pois o sr. condutor queria estar bem pertinho do cu do carro da frente.
 

Spaceboy

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Julgo que o que está no código da estrada diz que o velocípede tem sempre de ceder prioridade a um veículo a motor (excepto em rotundas).
Contudo, o condutor com prioridade deve observar as cautelas necessárias à segurança do trânsito.

Ou seja, é óbvio que se o velocípede já estiver no cruzamento o veículo a motor não lhe pode passar por cima só por ter prioridade. É complicado é provar que o veículo a motor não foi cauteloso.
Isso acontece muito entre carros quando o carro que vem da direita entra à "papo seco" só porque tem prioridade, se bater na parte traseiro do outro carro, normalmente, perde a razão.
 

ric2009do

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nlconcept
isso e um grande exemplo de falta de civismo...
o que pode fazer e quando esta a aproximar dos carros parados (p.e. numa rotunda ou num sinal luminoso), chegue-se para o lado esquerdo da faixa (nunca esquecendo de assinalar a manobra), para ultrapassar os enlatados, no codigo diz que mesmo os velocipedes tem que ultrapassar pela esquerda ssendo proibido ultrapassar pela direita excepto algumas situaçoes, assim quem passa por cima dos buracos sao os enlatados e arriscam-se a levar multa...:rotfl:
como e logico tambem nao se pode chegar para o lado esquerdo da faixa 500 metros antes de chegar ao congestionamento...

spaceboy
aconselho a ver o link que deixei uns post atras esta tudo muito bem explicado...;)
 
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De forma simples, para os ciclistas a sinalização mantém-se (se um carro tem um stop, cedência de passagem...tem que deixar passar a bicileta), no que às regras diz respeito (prioridade por se apresentar pela direita, ...) o ciclista perde esses direitos, pelo que caso se apresente pela direita, sem sinalização tem que parar.
No caso da imagem apresentada anteriormente, o veículo que está a mudar de direcção terá que deixar passar todos e quaisquer veículos para depois poder efectuar a sua manobra.
 

Baba

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Daniel, desculpa que lhe digue mas está enganado. Isto chega a ser tão mau que se fores a circular pela sem ser encostado à direita e fores abalroado a culpa tb é tua pq tens que ir encostado à direita excepto para mudar de direcção... pormenores
 

Bike buyer

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Desculpem lá mas a bicicleta tem prioridade pois apresenta-se pela direita sem stop nenhum e tem grande prioridade.
Mesmo que o carro não tenha stop vai mudar de direcção, e se muda de direcção tem que dar a prioridade a qualquer veiculo mesmo não motorizado.
 
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