Defeito no bloqueador das Sid e Reba

Joaquim Afonso, podes pedir o Motion Control em qualquer casa que venda Rock Shox, do mesmo modo que as podes usar para te enviarem a tua suspensão para a Ciclocoimbroes.

VT
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
caro rock shox portugal pelo que tenho lido ja deu para perceber que estas be dentro deste assunto que sao amortecedores e suspensoes, por isso gostaria de perguntar que pressao colocar no meu rock shox monarch 4.2 tenho um peso de 60kg. Eu sei que e um pouco relativo, por isso peço um valor mais ou menos e que por mais que tente nao encontro uma pressao mais ou menos razoavel para tirar quase total partido do amortecedor para depois puder jogar com as restantes afinaçoes.
 

cmot

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Estou triste, não com o comportamento da Reba Sl 2009, mas com o bloqueio/desbloqueio da mesma. Sim, como já mais pessoal se queixou, também o bloqueio(mais exactamente o desbloqueio) da minha deixou de funcionar passados alguns Kms de uso. Por causa disso, cá andou sem que lhe desse uso ao "esquema" excepto quando a voltinha era por estrada, onde quando precisava de desbloquear actuava directamente na perna direita da suspensão já que o mecanisco ficava preso na posição bloqueado.
Mas na semana de 12 a 16 deste mês regressou à bike depois de fazer a revisão e... o bloqueio/desbloquei (poplock ou lá como é que se chama!!) vinha impecável.
Durou foi pouco tempo assim... 150Km depois, já começa a dar sinais de querer ficar preso novamente. Afinal isto parece ser um "defeito" crónico, pois já vi imensa gente a queixar-se do mesmo. Algumas marcas, não necessáriamente concorrentes, quando determinado produto apresenta "defeito" sistemático, optam por recolher e corrigir essas unidades ou até substituir por outras com o "defeito" corrigido. Parece-me meio estranho que a Rock Shox não tenha forma de resolver defenitivamente esta questão. E por isso fico triste.
Numa próxima compra, eventualmente só por causa desta experiência, vejo-me a optar por outra marca, quando nenhuma outra razão me leva a fazê-lo.
Espero que encontrem a solução para isto, antes de eu me deixar tentar em mudar de marca.
 
Rodinhas:

Não existem tabelas de pressão para amortecedores traseiros, esta é regida pela quantidade de SAG que manda o fabricante do teu quadro.
Tens de consultar o manual do quadro e ver qual é o SAG recomendado, depois afinar a pressão com o teu peso para que o tal afundamento fique na percentagem recomendada.

cmot:

Concordo contigo no assunto de se ter de resolver um problema que é conhecido e recorrente. Ele está a ser resolvido nas suspensões que vão à assistência oficial, o mesmo não acontece quando elas são abertas indevidamente em periodo de garantia pelos chicos espertos meio-mecânicos das lojas deste país.
Uma substituição integral da suspensão só se justifica se existir perigo à tua segurança, caso contrário será substituída a peça em causa.

VT
 

Rendos

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Muito agradecido klaser pela bela explicação! Depreendo, portanto, q a regulação do floodgate na Reba SL não deva ser, afinal, muito mais complicada do q nas versões superiores...!?
Pessoal q tenha uma Reba SL podem, p.f., deixar aqui o seu testemunho sobre a regulação do floodgtae?!...
Gracias!
 

tunak

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No meu caso a Reba já era. Como era a 2ª que me dava problemas e eles não fazem reparações naquela loja, a Decathlon de Coimbra aceitou trocar por uma SID Race de 2009 pagando eu a diferença de preço conforme a tabela deles, esta 5ª feira já a devo ter montada e a rolar.
edthelizzard se não for indescrição poderias me indicar qual a dec que te fez essa troca e quanto pagaste pela diferença?
Se não for possivel colocar aqui por PM se faz favor.
Cumps
 

klaser

Well-Known Member
A minha Reba Race tá a começar a se portar mal nessa questão do desbloqueio...Engraçado que a suspa quando está "fria" em casa,o bloqueio funciona bem,em andamento já não é assim...
Perguntava ao VT se poderia dar mais detalhes sobre essa questão ,vocês tão a mudar alguma coisa nas suspas quando elas vão pra revisão no período de garantia ?
Obg
 

PMcraizy

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Como possuidor de uma RR 8.2 de 2008, a minha reba race também começou a sofrer deste problema, não bloqueava quando se acionava o pop-lock, depois rodando manualmente o gate bloqueava mas, quando se ficava sobre a suspensão em pé, ao desbloquear o cabo ficava laço o gate não rodava e como ja foi referido não desbloqueava. ao afinar/puxar um bocadinho o cabo no gate, voltou a funcionar as mil maravilhas, vamos ver ate quando.
Na próxima revisão na dec de alfragide vou alertar para este factor e para verem a suspensão com olhos de ver, incluindo os o´rings.
cumprimentos PMartins
 
Olá,

O problema com os MoCos lentos é já (infelizmente) conhecido, sendo sempre resolvido quando uma suspensão me passa pelas mãos. Quer nos seja enviada especificamente para isso ou, como dizes, para uma revisão.

Tento sempre que aquilo que me passa pelas mãos não volte... não é por nada, não quero é ter mais trabalho!!!! HAHAHAHA

Agora a sério, o que "espalha" o mau nome de um problema são os clientes que não resolvem o caso com o importador e sim nos "artistas" que ainda fazem pior. Se está na garantia... usufruam desse direito, é vosso e é para vocês que ele existe.

VT
 

klaser

Well-Known Member
Realmente isso tá engraçado....vou a Santiago no sábado e agora não posso meter a suspa na revisão....mas só pode ser o óleo que está "vencido"...A suspa em casa e no último sábado,desbloqueia rapidamente sem problemas....Ontem com o calor,depois de começar a andar,já não voltava sozinha...Ora,duvido que a mola uma hora encavalitasse outra altura voltasse ao normal....sujeira lá dentro também teria vontade própria ?
VT,fazer uma revisão que consiste em mudar só os óleos e limpar bem sem trocar os o rings é o mesmo que tomar banho e não mudar as cuecas ou se os mesmos estiverem "em condições" isso é válido ?
Obg
 
LOL, boa!

Talvez tomar banho só com água! hehehe

O teu problema não está especificamente na mola, mas no conjunto do óleo+sujidade+feitio+possível defeito.

A temperatura pode dilatar um óleo que seja mais antigo por este estar impregnado de ar, acontece...
A temperatura pode dilatar o plástico mais depressa do que o metal (corrijam-me os Eng.os porque eu não o sou) e assim criar atrito.

VT
 

Kamoes

Active Member
A minha SID Race também tinha problemas a desbloquear e não era o problema que aqui falam no Motion Control...

Um teste que podem fazer é puxar o cabo do poploc a simular a posição de bloqueado e depois largar o cabo...

Se voltar instantaneamente é porque o problema está na sujidade do cabo ou poploc e não dentro da suspensão!

Pelo menos foi como percebi que era apenas sujidade no cabo e não um defeito.
Só tive este problema porque o poploc nunca foi revisto e ganhou sujidade... No verão não há tantos problemas com sujidade como no inverno...

VT, é possível ver assim não?

Abraço ;)
Marco Camoes.
 

klaser

Well-Known Member
Só pra dizer que obviamente o problema do cabo sujo não é,isso verifico sempre....Espero que não seja defeito,agora tenho quase certeza q o óleo está empregnado de ar,com o tempo nota-se a diferença do "silvar" do óleo lá dentro.....
 

klaser

Well-Known Member
Tou mesmo f*dido....Fiz o serviço ao Motion Control da minha Reba,óleo novo,tudo limpinho,nenhum desgaste visível nas peças interiores,tudo OK. O motion continua "maluco",além de não voltar bem,quando a suspensão está na posição bloqueada ela na verdade está desbloqueada,e quando esta na posição de desbloqueio a mesma está bloqueada...não percebo...
Agora vou ter de ir a Santiago assim,raios partam essa porcaria...
 

oliana

Active Member
Pelas minhas experiências com a reba, parece-me que tambem pode ser um problema de afinação do floodgate.
Experimenta rodar o afinador todo para a direita (parafuso allen por debaixo da tampinha brilhante do poplock), com o bloqueio activado. Se continuar a não bloquear, de certeza que é um problema. Se ela bloquear, vais rodando para a esquerda até sentires ela a afundar um pouco com o esforço do corpo em cima do guiador. Depois é só procurar a afinação preferida.
Eu por exem. prefiro que ela afunde uns milim quando bloqueada. Só asssim se pode evitar avarias caso haja um esquecimento por exem. de a desbloquear numa descida, e bater num buraco com violência.
 

klaser

Well-Known Member
Bom....215 kms de caminhos duros,14h em cima da burra....devo ter bloqueado/desbloqueado a suspensão umas 300 vezes.....Não falhou uma ! Nunca deixou de voltar a patilha,sempre 5 estrelas....só um "pormenor",o bloqueio está invertido como disse,patilha pressionada a suspensão tá livre,soltando a mesma fica bloqueada.....alguém sabe o que poderá ocasionar isso ?
 
Já agora esse "defeito" aqui referido é comum a todas as sid e mais cedo ou mais tarde dá problemas ou depende da sorte que nos calha!? É que estou à espera de uma...
 
Klaser, isso só pode acontecer se o Motion Control tiver sido desmontado, e ao remontar não colocaram a válvula na posição correcta. Como defeito é impossível de acontecer.

Tem solução, +e desmontar de novo e recolocar a válvula de acordo com as marcas que estão lá.

VT
 

klaser

Well-Known Member
Re: Defeito no bloqueador das Sid e Reba

VT,preciso mesmo de ajuda.Eu nunca forcei nada,principalmente o botão do floodgate,mas como eu disse a suspa está com o bloqueio invertido.Ao sacá-lo,parece óbvio o motivo,em repouso na parte de baixo está tudo fechado,e quando acciona-se o eixo no sentido horário até o fim,abre-se uma pequena janela onde presumo eu passa o óleo.Acho que devia ser ao contrário,em repouso a "janela" deveria estar aberta e consequentemente a suspa estava livre...e quando girado o eixo fechava-se tudo e bloqueava.
Falaste bem nas tais marcas na válvula,acho que aquilo tá mal,mas eu não sei como mudar a posição daquilo e não quero forçar e arriascar partir o MOCO.
Meto uma foto (má qualidade,desculpa) onde em vermelho estão duas marcas no MOCO,já em verde estão as extremidades da abertura...será que estas marcas deves estar "casadas" ?
Tou com a suspa aberta,não sou de chatear mas se alguma alma caridosa me pudesse dar uma luz eu agradecia imenso.
(a posição da foto é com o MOCO em repouso)
moco.png
 
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