Defeito no bloqueador das Sid e Reba

Re: Defeito no bloqueador das Sid e Reba

OK, essa parte de baixo que se vê na foto, separa-se do restante MoCo por meio de dois encaixes, um pequeno e outro maior - opostos.
Com uma chave de fendas deves empurrar os encaixes de modo a libertar esse fundo com a válvula.
Agora coloca a abertura da válvula "casada" com as marcas e volta a encaixar no sitio, tendo o cuidado de não forçar e de te certificares de que uma pequena patilha que está no MoCo (preta) encaixa bem na peça que tiraste fora.

Boa sorte,

VT
 

klaser

Well-Known Member
Re: Defeito no bloqueador das Sid e Reba

Caraças ou eu sou muito nabo ou está a escapar-me alguma coisa....
Sacar a parte de baixo fora foi fácil....mas....a patilha preta que acciona a válvula em metal,está presa ao eixo da mesma...ou seja,eu não consigo casar as marcas,o máximo é virar 180º...
A única hipótese é essa patilha preta ter rodado em relação a peça de metal,dei uma leve forçada e não parece que aquilo seja pra forçar...
O encaixe da patilha no eixo do moco não se pode mudar de posição,bem como a peça preta do fundo que contém o o ring,só tem uma posição....ou seja,o segredo está na patilha e na válvula,aliás não vejo como aquilo pode ter saído de posição sozinho...
Portanto ou há alguma maneira de se regular a posição da patilha em relação à válvula,ou não descobri ainda comos e faz...:confused:
 

edununo

Well-Known Member
Re: Defeito no bloqueador das Sid e Reba

Boas.

Sabem-me dizer se este problema aqui referido também afecta as Recon Solo Air?
Já agora a minha Cube tem a Recon mas não sei bem qual a versão. Penso que seja a Recon XC Race Solo Air porque a Cube diz que tem Motion Control e segundo a Rockshox só as Recon 351 e Race têm MC.
 
Re: Defeito no bloqueador das Sid e Reba

Estás a complicar, só tens de tirar essa dita parte de baixo e casar as marcas, voltando a colocar a peça no corpo do MoCo.

Se não resultar é porque algo de muito errado se passa com isso.

VT

P.S. continuo a assumir que o MoCo não foi aberto, logo a parte de cima nem está a ser mencionada nesta resolução... mas tá aqui tá a ser chamada à selecção!
 

klaser

Well-Known Member
Re: Defeito no bloqueador das Sid e Reba

Obrigado VT..mesmo muito...vou tirar umas fotos e vai dar pra explicar melhor...mas uma pergunta,quando retiro a parte de baixo,a patilha preta está unida ao eixo da vàlvula,certo? É que como não consigo mexer na posição da patilha em relação à válvula,dá pra casar com ela fora mas depois não dá pra meter no moco na posição que ficou...
Vamos lá a isso:
As peças A e B,só encaixam uma na outra na posição do ponto verde,isso é imutável...
Com a válvula na posição das marcas casadas,a patilha do outro lado mostrada na linha preta(D) não coincide com o ângulo do veio dentro do moco(C),portanto não consigo encaixar assim..
Suspeito que a peça em vermelho se tenha deslocado em relação ao veio,ou há uma maneira de mexer na patilha mantendo a válvula na
mesma posição
moco2.png

moco3.png
 
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Re: Defeito no bloqueador das Sid e Reba

Bem, se há coisa de que gosto é de posts com alma... e este é um deles! Posto isto...

Mennnnnnn que cena marada! vais ter de o desmontar na parte de cima, parece que algo saiu do sitio.
Amanhã tenho lá uma loja para receber formação, não vou ter tempo, mas na Quarta vou tratar de desmontar um MoCo igual a esse e ver como é que isso acontece e qual a melhor solução.

Até lá... tenta abrir em cima, basta prenderes o corpo do Moco com algo que o atravesse (tipo chave de fendas) e rodar a porca de 24mm para a direita (é rosca contrária).
Na dúvida liga lá para a Ciclocoimbroes e pede para falar comigo, que eu pego num MoCo e fazemos essa cena juntos.

VT
 

klaser

Well-Known Member
Pelo menos tou feliz de ainda não tar caduco !!lol Então espero pra quando tiveres tempo pra desmontar um e ver a melhor solução,é que eu só tenho esse pra partir e não dá muito jeito:D
Já dei uma forçadinha na tentativa de desapertar,está muito preso pro meu gosto,prefiro esperar
por quem sabe.
Pelo menos acho que esse post está a ser útil pra quem gosta de mecânica de bikes,e tendo a contribuição dum técnico do nível do VT é ouro sobre azul......

P.S (Sorry VT)
 
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klaser

Well-Known Member
VT,não há nenhuma "notícia" de como isso se arranja ?:D
Tentei desmontar a parte de cima,até consegui fazer aquilo começar a rodar mas o eixo e a parte vermelha rodam todos juntos,ou seja,só desapertar não faz o efeito que eu queria,que era mudar a posição do eixo em relação ao corpo plástico...só desmontando aquilo tudo mesmo,mas daí borrei-me pois não sei exactamente como fazer isso...
Talvez pegue nesse MoCo e leve pessoalmente aí na Ciclocoimbrões,eu até esperava o dia todo se fosse preciso,só queria era não ter de ficar dias sem ele.....

P.S VT,consegui comparar o meu MoCo com umas fotos de outros novos....agora tenho quase certeza que está tudo no sítio,o que rodou foi mesmo aquela peça de baixo,ou seja,a patilha preta rodou cerca de 90º da sua posição original...queria saber como faço então pra voltar como tava,aquilo dá pra forçar ou como será ?

moco4.png
 
Last edited:

klaser

Well-Known Member
Bem,venho aqui dar o testemunho do fim da telenovela desse meu Moco...
Depois de ter desmontado o mesmo ums 4 vezes e,ficar a olhar pra ele e tentar por aquilo como o VT disse,mas algo estava ali mal e eu não dava com aquilo.Pensei então que não havia mais solução senão entregar o serviço a quem sabe,já tava a imaginar o VT a arranjar aquilo em 30 segundos na minha frente e eu que tinha gasto horas a tentar...
Chego lá e conheço pessoalmente o VT (fds eu tenho 1,85m e ele é ainda um bom bocado mais alto do que eu,deve andar nos 1.95m !),ele muito gentilmente pára o seu serviço pra atender o maçarico aqui.Demorou 1 segundo pra ver que a peça de baixo estava lixada,mais meio segundo para arremessar a mesma ao lixo...lol. Substituída,ficou tudo 5 estrelas. Saí de lá duplamente feliz,com a peça arranjada e afinal eu NUNCA poderia ter conseguido em casa porque aquilo tinha mesmo torcido e não tinha solução,não foi falta de jeito meu:D
Por fim não tenho como agradecer o suficiente ao VT,há um pessoal que anda a confundir a achar que ele tem alguma obrigação que seja,a minha impressão foi que além de ele ser uma excelente pessoa como ja previa,ele gosta imenso do que faz,porque trabalha o dia todo com suspensões e no fim do dia tinha todo direito de "desligar" um pouco desse mundo,mas não,ainda vem aqui ao fórum aturar e ajudar os outros...
Abre-se muitos tópicos a reclamar de serviços e lojas,com razão na maioria,mas também desconheço qualquer outra marca que tenha um interveniente como o VT em relação aos produtos RS,quem nos dera,por isso há que valorizar isso e não achar que ele tenha qualquer tipo de obrigação connosco.
VT,mais uma vez obrigado,não se deixe chatear por opiniões que andam aí em outros posts !
Klaser
 

CManl

New Member
Viva..

A minha Reba SL também está com problemas no motioncontrol/poploc. Ou seja, por vezes o motioncontrol/poploc desbloqueia muito devagar nunca terminando o curso.

Pude apurar que:
- Não exerço pressão na suspensão, logo bloqueia/desbloqueia sem qualquer problema;
- Se exerço pressão na suspensão (com força no guiador, por exemplo) e de seguida bloqueio a suspensão, então o desbloqueio já será lento e incompleto.

Alguém sabe do que se trata e de que forma poderei resolver este problema?

CManl
 

oliana

Active Member
Olá CManl.
Isso tambem já me aconteceu. Penso que tem a ver com as pressões que usamos na câmara e no curso disponível. Quando coloco uma pressão a pensar numas utilizações mais suaves, com pressão um pouco maior na camara negativa (mais sensivel) isso acontece mais vezes. O curso das bainhas tem tendencia a encolher um pouco.
Com o contrário não me acontece.
Nada que eu não me tenha já acostumado.
Ninguem melhor que o V.T. para tirar essas duvidas.
 

CManl

New Member
Olá oliana e obrigado pelo feedback..

As pressões estão colocadas de acordo com o manual/meu peso. Penso que não deveria fazer de "jogo" de pressões para contornar o problema, até porque a suspensão ainda está em garantia.

CManl
 

pilhas007

New Member
boas..tenho uma reba sl de 2008 e estou com um problema..a dita tem bloqueio no poploc.. este bloqueia mas quando carrego no botão para desbloquear não faz nada..o cabo do poploc fica esticado na mesma e não recua..
eu retirei o cabo e a bixa para perceber..ora bem..a "roda azul" anda de uma lado para o outro..bloqueia e desbloqueia..mas só a mão e fazendo bastante força..
a minha duvida?sera que ha alguma molinha que faz recuar essa peça azul quando desbloqueio no poploc?
aguardo ajuda
cumprimentos
 

pilhas007

New Member
pois..realmente pela imagem não consigo perceber muito bem..o problema é que a peça azul só anda manualmente em qualquer sentido..ela devia recuar quando andasse no sentido do bloquear e depois largasse..mas não..fica quieta

não percebo o porque
 
Viva..

A minha Reba SL também está com problemas no motioncontrol/poploc. Ou seja, por vezes o motioncontrol/poploc desbloqueia muito devagar nunca terminando o curso.

Pude apurar que:
- Não exerço pressão na suspensão, logo bloqueia/desbloqueia sem qualquer problema;
- Se exerço pressão na suspensão (com força no guiador, por exemplo) e de seguida bloqueio a suspensão, então o desbloqueio já será lento e incompleto.

Alguém sabe do que se trata e de que forma poderei resolver este problema?

CManl

Olá,
O problema com o teu MoCo é mesmo só dele, nada tem a haver com o resto da suspensão. O MoCo não sabe, nem existe qualquer ligação com o que se passa na perna esquerda, ou seja, podes ter 10 PSI ou 160 PSI que ele funciona na mesma...
Agora se recupera lento e está na garantia... não há dúvidas, pegas na cópia da factura e vais à loja onde a compraste (ou a bicicleta), eles tratam de a enviar para ser reparada.

VT
 
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