A Scott MC após 8000 km... "Faíscou"

Yorgan

Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Boas, essa história do amortecedor ir para o importador, claro ele está na Lousã :shock:... e tem de enviar para o Stand Jasma que só tem lojas em Lx, pois apesar de existirem distribuidores autorizados e até de atendimento técnico (as lojas BikeZone por ex.) no caso das revisões dos amortecedores tem de ser no importador, a minha revisao foi de 2ª até 6ª o normal, mas eu entreguei a bina directamente no importador, porque moro na regiao de Lx
Bom e como o prometido é de vidro aqui ficam umas fotos da minha menina, a ver se consigo meter aqui fotos que ainda nem sei bem como.
Parece que no consigo meter as fotos directamente :oops:, optei por anexar um ficheiro em pdf, espero que dê, entretanto a ver se descubro como é que se mete as fotos directamente.
Nas fotos envio a forma como tenho aplicado o guarda lamas especial para amortecedores TC, ehehehehehehe.

X@u
Yorgan
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:twisted:

nuno_miguel_pinto said:
(...)
Quando referes que o amortecedor foi para o importador, estas a referir-te ao STAND JASMA ? e demora assim tanto tempo a receberes o amortecedor de volta ???
(...)

Não... eu não me referia que só voltava do Stand Jasma no final da epoca (demora uma semana para ir e voltar... no máximo 15 dias se a coisa correr mal :mrgreen:) eu disse que ele SÓ VOLTA A FAZER A REVISÃO NO FIM DA ÉPOCA... mas trocaste tudo. :roll:

Ele foi para lá, pois é mais fácil para a loja onde vou, como não têm pessoal especializado a fazer esta revisão pela Scott, preferem assim, e só pago a intervenção feita pelo mecânico!

Já com a Marzocchi que tive e agora com a Rock Shox também faço o mesmo.

Os rolamentos quando gripam fazem um pequeno movimento lateral que se sente quando se faz a inspecção à traseira da bike... tendo os 2 que funcionam junto à pedaleira (mais expostos à lama) gripado mais cedo, sendo fácil sentir que não rodam e estão com folga quando desmontei a suspensão (sim... desapertando cuidadosamente os parafusos sextavados, retirando os veios e expondo os rolamentos.) Só se deve fazer esta operação caso se tenha uma chave dinamométrica, pois tem que se respeitar as forças de aperto que estão gravadas junto a cada parafuso.

3 deles foram fácei de substituir... só com um deles é que tive de recorrer ao mecânico, pois o rolamento desfez-se todo e teve que ser retirado soldando uma peça (com cuidado, pois a envolvente é em alumínio).
Agora, vou ter que substituir os que estão na parte central do quadro... e não imagino como saem, mas vou ver como é que o mecanico os tira e depois já fico a saber. :roll:



Pinho da Cruz said:
(...) as bikes de susp. total têm necessidade de muita manutenção? É assim tão cara?

Em termos de manutenção são em tudo semelhantes às HT (só com suspenção à frente :mrgreen:) ao que acresce a manutenção do amortecedor (o preço depende da marca) e revisão nos pontos de articulação que pode envolver a troca de casquilhos e/ou rolamentos. :roll:



Yorgan said:
(...)
Parece que no consigo meter as fotos directamente :oops:, optei por anexar um ficheiro em pdf, espero que dê, entretanto a ver se descubro como é que se mete as fotos directamente.
(...)

Aprende aqui Como colocar imagens :wink:
 

Pinho da Cruz

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Viva!
São por estes motivos que eu fico reticente quanto à compra de uma FS...a sua manutenção. Gostava mesmo comprar uma spark, mas com este problemazitos...vou ter que pensar bem
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:twisted:

Pinho da Cruz said:
Viva!
São por estes motivos que eu fico reticente quanto à compra de uma FS...a sua manutenção. Gostava mesmo comprar uma spark, mas com este problemazitos...vou ter que pensar bem

Vamos ver se percebo... a Scott Spark 30 (a mais barata :roll:) custa 3.559,00€ e estás preocupado com o custa da manutenção do amortecedor/rolamentos? :shock: :shock:

É como comprares um Ferrari e estares preocupado com o seu consumo!

Os custos de manutenção não são assim tão altos que seja um factor a ponderar na compra de uma Spark... mas se optares por uma FS mais barata ainda te sobram alguns €€€ para a sua manutenção! :wink:

As revisões do amortecedor das Scott devem ser feitas no 1º ano (para se ter a garantia)... mas ao 2º ano já não é assim tão importante, pois se ele tiver algum problema é natural que ele apareça nestes 2 anos de utilização! :D
 

Yorgan

Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Bom finalmente a minha menina :mrgreen:
By the way, obrigado pelas dicas para por aqui fotos L.Ramos, que cena, custou mas instalei a barra no explorer e agora é sempre a aviar, qq dia até tenho a minha foto no perfil, ehehehehe...

dsc00011er9.jpg


dsc00018be7.jpg


dsc00016pv9.jpg


http://img297.imageshack.us/img297/5048/dsc00016pv9.jpg

dsc00006auz7.jpg


dsc00020bz7.jpg


dsc00019zj6.jpg


Pelos vistos as fotos saem um pouco pequenas...chiça que isto tá complicado, afinal como é que consegues postar fotos em tamanho quase real (L.Ramos)?

Devo acrescentar que à parte da beleza, tem sido uma montada espectacular por estes trilhos aqui do concelho de Mafra.

Um abraço a todos
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:twisted:

Quando estás no site do imageshack.com tens de indicar o local onde tens a imagem no PC e depois vais à função Resize Image? e escolhe para monitor 15 ou message board conforme o tamanho que queiras. :wink:
 

JoãoM

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Caro L.Ramos,

Em primeiro lugar parabéns pela análise à bike, pois, para alguém maçarico como eu, deu para compreender algumas coisas (sim,.... há textos em que ainda percebo muito pouco ou.... mesmo nada!) :D

Ando, neste momento a ver a possibilidade de comprar uma Genius MC-40 de 2007, e tenho uma dúvida que se prende com o tamanho do quadro. Tenho 1,78m e o vendedor diz-me que o tamanho M é o mais adequado para esta bike, quando sempre me disseram que deveria ser o L (embora para outros modelos de bikes).

Pode ajudar-me?

Muito obrigado!

Cumps e boas pedaladas,
João
 

Myrage

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

JoãoM said:
Caro L.Ramos,

Em primeiro lugar parabéns pela análise à bike, pois, para alguém maçarico como eu, deu para compreender algumas coisas (sim,.... há textos em que ainda percebo muito pouco ou.... mesmo nada!) :D

Ando, neste momento a ver a possibilidade de comprar uma Genius MC-40 de 2007, e tenho uma dúvida que se prende com o tamanho do quadro. Tenho 1,78m e o vendedor diz-me que o tamanho M é o mais adequado para esta bike, quando sempre me disseram que deveria ser o L (embora para outros modelos de bikes).

Pode ajudar-me?

Muito obrigado!

Cumps e boas pedaladas,
João

Não me chamo L.Ramos, mas de certeza que não serei apedrejado :lol:

Eu também tenho 1.78 e tenho uma bike com a Geometria idêntica a Genius, mas trata-se de um modelo muito inferior. Ou seja a Reflex FX.
Já tive a oportunidade de testar o tamanho M e L e cheguei a conclusão que apesar de o tubo horizontal ficar muito próximo dos Guizos :mrgreen: sinto-me mais confortável com o tamanho L.
No entanto deves de ter em conta um factor muito importante nesta geometria:
Dada a inclinação elevada do tubo que suporta o Espigão do Selim, quanto mais subires ao Selim mais te afastas do Guiador e da Pedaleira.
Aconselho-te a testares as 2, porque se trata de uma bike com uma geometria que na minha opinião é 8 ou 80. Não existe muita margem para afinações.

Boa avaliação
MY
 

JoãoM

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Caro Myrage,

Obrigado pela opinião,... irei tentar experimentar as duas, no entanto, nesta altura é difícil porque nesta época de "saldos" e pelo que tenho visto, não existe muita coisa disponível,.... mas vou ver!

Ahh... para além de não apedrejar, ainda agradeço! Como eu hoje estou bem disposto! :D

Abraço,
João
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:twisted:

JoãoM said:
(...)
Ando, neste momento a ver a possibilidade de comprar uma Genius MC-40 de 2007, e tenho uma dúvida que se prende com o tamanho do quadro. Tenho 1,78m e o vendedor diz-me que o tamanho M é o mais adequado para esta bike, quando sempre me disseram que deveria ser o L (embora para outros modelos de bikes).
(...)

Boas:

Como disse anteriormente, o meu quadro M tem-se revelado bom... apesar do meu 1.82m, mas tenho que puxar o selim para o limite máximo para trás para que me consiga encaixar correctamente. A descer este quadro torna-se mais fácil de conduzir, mas tudo depende da forma em que te posicionas em cima da Bike.

Esta bike foi de um amigo meu (que andou apenas alguns meses com ela :wink:) por isso se a tivesse comprado nova para mim se calhar teria optado pelo tamanho L... mas a diferênça no apoio do selim é apenas de 2cm... que os compenso na posição deste no topo do espigão. Depois de colocar esta análise e ter sido questionado pela razão de ter um quadro M, por vezes começo a pensar nisso e quando analiso a minha posição quando estou sentado... por vezes estou no fundo do selim... , tendo que deslizar um pouco para a frente (pois se não reajusto a posição esta fica desconfortável)

Agora... se puderes experimentar os 2 tamanho era o ideal, mas acho que optares pelo L pode ser a melhor opção... mas coloca-te em cima de ambas e compara as suas "dimensões" :D

Mas dá uma vista de olhos a estes 2 tópicos onde foi discutida a questão do tamanho dos quadros:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,100.0.html
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,488.0.html

:wink:
 

JoãoM

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Caro L.Ramos,

Consegui experimentar hoje o tamanho M e gostei! Os 4 centimetros de diferença das n/ alturas (1.78 - 1.82) é capaz de fazer a diferença, pois, não tive necessidade de colocar o selim para trás.
Infelizmente já não consegui arranjar nenhuma MC-40 e atendendo ao preço que consegui a bike, aproveitei a MC-50,.... digamos que, já deve ser suficiente para umas valentes quedas!! :)
Nesta altura conseguem-se fazer bons negócios, para quem, como eu, não tem especial interesse por ter material acabado de sair!
Amanhã devo de ir buscá-la! Ah,... é branca, tipo frigorífico! :D :D
Obrigado por toda a ajuda!!!
Abraço e cont. de boas pedaladas
João
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:twisted:

Bem vindo ao clube dos possuidores de uma MC. :D

Eu pessoalmente gosto mais da cor branca da MC 50 do que a da MC 40!

Quanto aos componentes... claro que com a MC 40 ficavas melhor servido, mas mesmo assim é uma excelente opção! :wink:
 

JoãoM

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Caros,

A menina já cá canta! Até já adoro a cor e tudo,.... para mim já é a melhor e mais bonita bike do mundo, é a minha! :D
Ainda não tirei fotos, mas depois eu colocarei no respecivo tópico.
Mais uma vez, agradeço a todos a ajuda que me deram, no esclarecimento das dúvidas que apresentei (sim, porque eu tenho muito mais! :D).
Agora,.... bom, agora, vou ver se a começo a sujar! :)
Abraços e cont de bas pedaladas
João
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:twisted:

Passados alguns km's (1400 :mrgreen:)... o pneu de trás (Maxxis CrossMark 2.10 LUST) cortou uma tela... e foi substituído.

hpim1056qm9.jpg


Montei um Maxxis Larsen TT 2.00 LUST. :wink:

hpim1055nl2.jpg


hpim1027zv0.jpg


hpim1065cz6.jpg


hpim1068km7.jpg


Quando tiverem mais uns km's faço a sua análise (no repectivo tópico: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,12709.0.html)... mas já deram a impressão que rolam bem comos os CrossMark, vamos ver como se comportam na terra. :wink:

O motivo da troca foi a medida... os CrossMark só existem em 2.10 (e eram volumosos) :roll:.
 

RAMIRO LUIS

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

camarada tambem tenho uma scoot genius , estou contente com a bicinha ,,, ate ver numca me deixou ficar mal...

e do melhor..
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 já com 7000 km...

:twisted:

No fim de semana passado ultrapassei os 7000 km. :D

dsc05287fi7.jpg


desde os 6000 km...

:arrow: O pneu de trás foi substituído pelo Maxxis Larsen TT 2.00 LUST (já fez 500 km)
:arrow: Os rolamentos do quadro (4) que ainda não tinham sido substítuidos foram mudados por uns SKF 63800-2Z
:arrow: Troquei as pastilhas dos travões, colocando umas Shimano XTR M07 Resin
:arrow: O banco (Selle Itália SLR XC gel) anda para ser trocado... e tenho andado com um Velo Pronto SL Z1, mas estou ainda à procura...


Com os rolamentos novos acabaram os pequenos barulhos e oscilações laterais que o quadro começava a apresentar... ficando como novo.

O Maxxis Larsen é um bom rolador, tendo-se aguentado bem em percursos mais exigentes, nomeadamente em All Mountain.

As pastilhas XTR travam bem, não demonstrando aquecimentos ou percas de capacidade de travagem. O unico senão é fazerem barulho quando estão molhadas! :evil:

A transmissão (após 2000 km de uso) não apresenta desgaste (corrente XTR, pedaleira e cassete XT)

O Schwalbe Nobby Nic da frente começa a chegar ao final de vida (14 meses de uso e 3800 km), estando a ponderar a colocação de um novo.



Neste periodo realizei:

Maratona das Vinhas - Cantanhede
2º Encontro do FórmBTT - Lousã




:ideia:
Os travões e manípulos das mudanças XT 2008 andam a fazer uma forte pressão :mrgreen: para serem colocados na minha bike... vamos ver se há tempo €€€. :roll:


-- EDIT --
 
J

Jorge JJ

Guest
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Emobora tenha a noção que a tua resposta será sempre suspeita, não será um risco comprar um MC de 2008 quando tudo indica que em 2009 esta será uma das gamas que a SCOTT irá renovar??
 
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