A Scott MC após 8000 km... "Faíscou"

artsite

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Obrigado :)

Por acaso também notei que fica com mais sensibilidade, embora fique muito macia para puder andar a brincar, mas ainda a tenho á muito pouco tempo para puder saber as pressões melhores.

Cumps
 

Alf

Active Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Isto sim são análises :D

Acho que se montasse uma endurista era muito parecida... Mas sem o disco massi, já tive e não vale nada mesmo :|

Este quadro tem a particularidade de as pedras não baterem no piston do amortecedor, porque ele não está todo a descoberto :D

Parabéns :p
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:twisted:

Alf_PKS_0 said:
(...)Acho que se montasse uma endurista (...)

... e maratonista, que nem imaginas como ela tambem devora os km! :mrgreen:



Alf_PKS_0 said:
(...) Mas sem o disco massi, já tive e não vale nada mesmo :|
(...)

No pricipio tambem não gostei muito dele, vibrava um pouco e fazia barulho a travar... mas após acamar ficou 5***** :hehe:



artsite said:
(...) mas ainda a tenho á muito pouco tempo para puder saber as pressões melhores.
(...)

Tenta experimentar várias pressões, colocando uma daquelas fitas de aperto rápido na perna direita, para saberes se com a utilização que lhe dás esgotas o curso ou não, pois eu no principio tambem pensei que precisava de muito... mas utilizava bem menos na realidade.
Depois de afinares como gostas não vais precisar de mais trabalho...


:wink:
 

ad@gio

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:D l.ramos um excelente trabalho que apresentaste ai , é de facto tambem umas dicas para quem tem uma scott
 
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Ja agora, mais uma observação sobre este teste de longa duração á GENIUS.

Sempre gostei de ler a BIKE MAGAZINE Portuguesa, e tenho guardado comigo as revistas onde foi feito a apresentação da GENIUS (2003) e todos os testes aos varios modelos da GENIUS.
Como é norma nessa revista, tudo é perfeito..., normalmente as bikes topo-de-gama nunca tem defeito, o que é estranho.
Óbvio, que este teste colocado no forum é muito superior, mesmo tendo em atenção que o dono da BIKE tenta enaltecer as qualidades da sua montada, mas consegue-se ter uma ideia mais real das potencialidades/fraquezas da montada.
Umas das coisas que me deixou mais intrigado foi de nos varios "supostos" testes da BIKE MAGAZINE ler que o amortecedor da SCOTT tem plataforma.
Num destes dias coloquei essa questão ao mecânico do STAND JASMA, que sei que tem formação da SCOTT para realizar a manutenção dos amortecedores e foi me dito que estes amortecedores nao tem nenhum sistema de plataforma tipo PRO-PEDAL ou SPV.
Nem mesmo a SPARK, o modelo mais actual possui tal caracteristica, pois a logica da SCOTT é baseada na reduçao de curso em vez da reduçào de sensibilidade como nos outros sistemas.

O que acho estranho é no varios teste da BIKE MAG ser referido que o sistema de plantaforma da GENIUS é excelente e evita o bombear....
 

Bravellir

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Há quem se refira ao conjunto quadro + amortecedor como plataforma, independente de o sistema de anti-bombeio ser o amortecedor ou a geometria do quadro.

Nesse caso ao escrever "da genius" eu percebo que se estão a referir ao conjunto quadro+amortecedor e não apenas ao "amortecedor da genius".

Dito isto, não faço a mínima ideia se o conjunto tem sistema anti-bombeio ou não..
 
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Bravellir said:
Há quem se refira ao conjunto quadro + amortecedor como plataforma, independente de o sistema de anti-bombeio ser o amortecedor ou a geometria do quadro.

Nesse caso ao escrever "da genius" eu percebo que se estão a referir ao conjunto quadro+amortecedor e não apenas ao "amortecedor da genius".

Dito isto, não faço a mínima ideia se o conjunto tem sistema anti-bombeio ou não..

Boas...a tua teoria tem logica.
Sem querer discordar contigo, a referencia que faço ao artigo da revista sobre a GENIUS, eles referem que o amortecedor tem um sistema de plataforma e que o quadro funciona com um sistema de pivot virtual semelhante ao conhecido VPP, o que eu discordo, para mim a GENIUS é um sistema Hrst Link,
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:twisted:

nuno_miguel_pinto said:
(...)
Umas das coisas que me deixou mais intrigado foi de nos varios "supostos" testes da BIKE MAGAZINE ler que o amortecedor da SCOTT tem plataforma.
(...)
O que acho estranho é no varios teste da BIKE MAG ser referido que o sistema de plantaforma da GENIUS é excelente e evita o bombear....
(...)

O sistema utilizado pela Scott, conjunto do amortecedor e do ILS (Inteligent Linkage System) é que fazem este efeito, pois os que o amortecedor faz é reduzir o curso (TC - Traccion Mode) e ficar mais "firme"... não havendo nenhuma valvula que controle a plantaforma (como nos amortecedores que possuem essa função).

Nunca li que era o amortecedor que tinha a plataforma, mas que na suspensão traseira o triangulo em alumínio se mantêm...

(...) assim como a sua estrutura de quatro pontos de rotação denominada ILS (Inteligent Linkage System), que faz com que tenha um comportamento semelhante a um VPP. Ou seja, o ponto de pivô virtual do sistema é colocado de uma maneira neutra, de modo a conseguir um compromisso entre sensibilidade e progressividade sem gerar grandes desperdícios de energia devido ao indesejado bombear sob a pedalada."

Este sistema, como qualquer outro, não é perfeito, pois a suspensão até bombeia um pouco em esforço (como já disse quando indiquei as pressões correctas) mas pode ser atenuado (ou reduzido ao mínimo através do Rebound), só se notando em bom piso e a subir em sitios com alguma inclinação! Mas nesse caso... uso o bloqueio e fica como uma HT a trepar! :wink:

Mas é um compromisso, pois em subidas em mau piso é muito raro a roda perder o contacto com o solo, mesmo passando por cima de raízes!


Mas, para quem nunca leu os testes... aqui ficam:

Bike Magazine n.º102 de Setembro de 2005

testescottmc1ec4.jpg


testescottmc2bu5.jpg



e Bike Magazine n.º116 de Novembro de 2006

testescottmc3fs9.jpg


testescottmc4qx8.jpg


testescottmc5wq3.jpg



e temos igualmente neste tópico o comparativo de bikes de enduro com a MC 50... http://www.forumbtt.net/index.php/topic,15449.msg125640.html#msg125640


:wink:
 
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Ola Ramos.
Infelizmente não se consegue ver todos os ficheiros que colocas-te no forum.
Só o ultimo teste, que por acaso eu também tenho , pois como era sobre a minha bike, fiquei com a revista.
Tenho também um numero da bike magazine em que eles fazem um teste de longa duracao com uma GENIUS MC20 ainda de aluminio e com o Super Mario.
Nesse teste é referido o tal problema que aconteceu primeiros amortecedores, de resto a bike tem uma classificação muito positiva
A outra revista que tenho onde referem a plataforma, é uma numero antigo de 2003, na apresentaçào da SCOTT GENIUS á impressa e ai é referido a plantaforma no amortecedor...
Provavelmente o erro nao é o jornalista que escreveu o artigo, mas da SCOTT que mencionou o facto e foi mal interpetado.
Penso também que ouve mais alguns testes na BIKE sobre a RC, nao tenho a certeza.

Se puderes envia-me os ficheiros que não se conseguem visualizar para o meu mail: nunopinto73@gmail.com

Ja agora, como sabes a GENIUS não se vende nos USA (uma das razões pq a Specialized é mais vendida) e por isso nao é facil encontrar artigos sobre a GENIUs, eu costumo comprar a MOUNTAIN BIK ACTION e numa das vezes vinha lá este artigo que me deixou muito contente.
yo4s9j.jpg


ou para melhor resolução http://nuno-pinto.fotopic.net/c1171950.html
Obrigado.
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:twisted:

Aqui ficam os link's directos para os testes...

Bike Magazine n.º102 de Setembro de 2005

http://img249.imageshack.us/img249/6210/testescottmc1ec4.jpg
http://img249.imageshack.us/img249/356/testescottmc2bu5.jpg

e Bike Magazine n.º116 de Novembro de 2006

http://img249.imageshack.us/img249/3463/testescottmc3fs9.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/8995/testescottmc4qx8.jpg
http://img528.imageshack.us/img528/9190/testescottmc5wq3.jpg

Eu gosto de usar o http://www.imageshack.us/ pois podemos escolher o tamanho da foto a alojar.

Quanto à questão do amortecedor... em 2003 alguem cometeu uma gafe :cadeirada: mas não te preocupes muito com isso! :wink:

O caso nos EUA é que é diferente, pois a Scott e a Specialized tiveram (ou têm :roll:) uma disputa jurídica sobre o sistema das MC e RC... sobre a suspensão e as suas patentes, por isso é que lá não se vendem, e eles tiveram que substituir rápidamente a RC pela Spark...

Se eu encontrar algum teste da RC (tenho que ir ao baú) depois coloco! Mas os seu curso de suspenção, posição e angulo de direcção diferem da MC... :wink:
 
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Pois, realmente tens razão, eles não referem o sistema de plataforma no amortecedor...
Aquilo que referi só aparece no apresentação da GENIUS á imprensa.
Quanto a novidades para 2008, gostava que eles alterassem o triangulo traseiro...algo mais evoluido, as escoras inferiores já podiam ser assimentricas, e feitas em parte de carbono tal como a RAMSON.
Mas pela informação que recebi do JASMA, so ha alterações nas cores, é pena.
 

Yorgan

Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:shock:... Bom Parabéns pela super detalhada analise, fotos e escolha de bike, com uma analise destas tens o meu voto para trabalhares numa publicaçao qq, muito bom.
Tenho uma MC 50 de 2005, que apesar de ser o modelo de entrada da Genius tem dado muito bem conta doas meus 95 kilinhos.
Acabo de lhe oferecer umas Mavic CrossLand e estou radiante com a lisura.
Tb comprei em 2ª mao a um tipo que lhe meteu 500 km pela expo!!! Sim estava um mimo e tb poupei 500€, claro que a comprei em 2006, já desactualizada mas e entao.
Devo acrescentar que tb noto algum bombear no modo TC em subidas mais lisas mas nao sou de modas e passo rapidamente a lock tanto à frente (tenho a manitou black de origem, gosto) como atrás, uma "meneza" até fico um homem novo, ehehehehehe...
Quanto ao assunto da lama no amortecedor traseiro, nem pó desse assunto, arranjei um guarda lamas pequenito e feito à medida, por mim, preso ao proprio amortecedor acompanhando o seu movimento e nunca tenho lama no conjunto, que apesar de nunca ter tido problemas com ele me parece um tanto frágil.
Em prai 2500km e para além dos desgastes + - normais, já matei um cepo, um movimento pedaleiro, pedaleira do meio, uma cassete (por engano) a 1ª revisao ao amortecedor (voçes fizeram? agora aproxima-se a 2ª, sim a dos 125€ e até estou todinho arrepiado, acho que vou passar esta) os rolamentos do braço junto à pedaleira e limpeza dos restantes e acho que foi tudo.
Seja como for é sempre uma chatice gastar dinheiro com aquelas coisas que aparecem assim de repente, no entanto com o tratamente que eu e a minha pandilha damos ás montadas, muito boas estão elas, aqui fica um exemplo de hidro-ciclismo, esta no Carvalhal, Mafra-Ericeira, quem conhece sabe do que falo, chiça que nem no verao aqueles trilhos secam....

http://youtube.com/watch?v=kP6_yhwYZSo

Boas pedaladas e a ver se meto por aqui umas fotos da minha espectacular Genuis.
X@u
Yorgan
 
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Yorgan said:
Quanto ao assunto da lama no amortecedor traseiro, nem pó desse assunto, arranjei um guarda lamas pequenito e feito à medida, por mim, preso ao proprio amortecedor acompanhando o seu movimento e nunca tenho lama no conjunto, que apesar de nunca ter tido problemas com ele me parece um tanto frágil.
Em prai 2500km e para além dos desgastes + - normais, já matei um cepo, um movimento pedaleiro, pedaleira do meio, uma cassete (por engano) a 1ª revisao ao amortecedor (voçes fizeram? agora aproxima-se a 2ª, sim a dos 125€ e até estou todinho arrepiado, acho que vou passar esta) os rolamentos do braço junto à pedaleira e limpeza dos restantes e acho que foi tudo.

Boas pedaladas e a ver se meto por aqui umas fotos da minha espectacular Genuis.
X@u
Yorgan

Boas, podes enviar umas fotos dos teu guarda lamas para eu ver como fizes-te.
Quanta ás revisões, ainda não fiz nenhuma, ja tenho uns 3k km, podes me explicar quando fizes-te a primeira e o que é suposto ser feito.
Já agora aproveito para mostrar a minha "menina"
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,13087.0.html

Cumprimentos.
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

:twisted:

Quanto à revisão do amortecedor... o meu foi para o importador após 1 ano e 1/2 de uso, e só deve lá voltar no final da próxima época. :mrgreen: Quanto ao preço de 125€ para esta segunda... não sei, mas dos 75 € da 1ª não me livrei (e penso que será este o preço da sua manutenção, pois eles subtituiram os O-rings e oleos todos)... ou está a referir-te da 2ª manutenção incluindo o resto da bike?

Os meus rolamentos da suspenção traseira já começaram a ser substituidos (já foram 4) e agora, ainda este mês deve levar os outros 4... mesmo assim aguntaram muito para a sua qualidade (agora lefaram SKF com protecção metálica!) fazendo eu esta troca.

:wink:
 

Pinho da Cruz

New Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Viva caro BTTista!
Gostava de esclarecer um dúvida que tenho já há algum tempo e visto que já possuis experiência de "campo", as bikes de susp. total têm necessidade de muita manutenção? É assim tão cara?
 
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Deixo mais um teste, neste caso a uma Genius a MC50, que vem num comparativo a 25 Bicicletas de enduro na SoloBico nº 179 em 2006.
Eu acho esta revista uns furos acima da Bike Magazine nacional. Nestes comparativos de várias bicicletas então são bastante superiores à Bike que normalmente trás testes muito resumidos e fraquinhos.


SCOTT Genius MC50 pág. 1

SCOTT Genius MC50 pág. 2
 

Yorgan

Member
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

Boas, estive hoje de manhã justamente a limpar a burra da voltinha de ontem e pensei justamente em tirar umas fotos para postar aqui, prometo que logo à noite já tenho as fotos, por esta tarde tenho de sair com a familia, voltinha saloia, sabem como é... :lol:
Quanto as revisões do TC são anuais (para andamentos normais, sei lá 30-40-50 km semanais ou mais, off-road, claro) as duas 1ªs são segundo eles para prolongar a garantia a 4 anos, é que sem a 1ª revisão, a tal dos 75€, se tens algum problema no 2º ano, sopa e o mesmo acontece com a 2ª (deluxe, dizem eles, 125€) se tens algum problema no 3º ano ficas por tua conta :(.
Bom não desesperem que pelo que sei com o Brain da Spec a coisa ainda é pior, adiante, se forem ao site da Scott (http://www.scottusa.com/global/) e forem a Bike>Support é só buscar o manual do vosso ano ou da bike ou do amortecedor tá lá tudo (http://www.scottusa.com/downloads/genius_tc_shock_service_en.doc), neste aspecto (e nos outros tb ) a Scott é espectacular, tem toda a info necessária on-line, 5 *.
Como sou um orgulhoso possuidor da Scott tenho 2, tenho tb uma Fx 30 de 2003 (acho) para vender, se alguém estiver interessado, tenho pesquisado muito sobre a marca, deixo aqui outro site Brasuca espectacular, que tem conselhos de mecânicos autorizados, vão ficar abismados com a info que esta disponível (http://www.bikemagazine.com.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1) se forem a Manutenção alucinam e em especial para as nossas bikes.
Bom tenho de ir, vamos ver se consigo tirar as fotos ao fim da tade para vós mostrar a bike mais espectacular deste lado de Portugal, eheheheheheheh...
X@u
Yorgan
 
Re: Scott MC 40 após 6000 km...

L.Ramos said:
:twisted:

Quanto à revisão do amortecedor... o meu foi para o importador após 1 ano e 1/2 de uso, e só deve lá voltar no final da próxima época. :

Os meus rolamentos da suspensão traseira já começaram a ser substituidos (já foram 4) e agora, ainda este mês deve levar os outros 4... mesmo assim aguntaram muito para a sua qualidade (agora lefaram SKF com protecção metálica!) fazendo eu esta troca.

:wink:
Boas,
Quando referes que o amortecedor foi para o importador, estas a referir-te ao STAND JASMA ? e demora assim tanto tempo a receberes o amortecedor de volta ???
Quanto aos rolamentos, SKF sei que são dos melhores, como sabes quais e quando trocar e são fáceis de trocar ?

Cumprimentos
 
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