Bravellir said:
É só economistas :mrgreen: Se se sentem capazes de fazer assim tão melhor, é só ir ao banco, pedirem umas centenas de milhares de euros e começarem o vosso próprio negócio :mrgreen:
Mais a sério e sem ironias... O nosso problema é transversal a toda a gente. É esta nossa mania de ter sempre mil e uma opiniões e sempre as correctas, por isso ouvir os outros é perda de tempo, mas meter a mão na m****, tá quieto..
Cada vez acredito mais que nós temos um gene qualquer diferente. O gene do comentador televisivo :mrgreen: Acho até que devíamos fazer disso tradição e começar a exportar comentadores profissionais por esse mundo fora. :mrgreen: :mrgreen: Algum interessado em montar uma agência?? :mrgreen: :mrgreen:
"O nosso problema é transversal a toda a gente"
Não posso estar mais de acordo, mas sendo ou não economista, está à vista de todos que muitas das empresas demonstram pouco ou nenhum dinamismo na adaptação da estratégia (aquelas que a tiverem) às demandas do mercado, simplesmente acomodam-se a um ou dois clientes principais e produzem/vendem em função desses clientes.
É também verdade que o espirito empreendedor do português, tão bem demarcado pelos nossos antepassados perdeu-se algures no nevoeiro e de facto são poucas as pessas que ainda resistem a remar contra a maré, isto é, para a maior parte das pessoas é mais "cómodo" trabalhar por contra de outrem do que criar o seu próprio negócio.
Aqui falo por experiência própria. Ainda há pouco tempo pensei em abordar um projecto que passava pela criação de uma empresa que pretendia preencher uma certa lacuna que existe no distrito de Viseu a nível de prestação de serviços/consultoria na área da comunicação. Até aqui é muito bonito, mas quem (em conversa de café) falava ai e tal e está mal, temos é que montar uma empresa, etc, etc, mas quando chegou a hora em que era preciso que alguém se chegasse à frente não houve ninguém que o fizesse.
Também podia ter avançado sozinho, mas uma coisa é um projecto com duas ou três pessoas de áreas de conhecimentos transversais e que se complementem, outra coisa é uma só pessoa sozinha e eu sozinho tb não consigo dominar todas as áreas (seria megalómano pensar isso).
Em relação ao caso particular da VAG, até era uma marca que demonstrava algum dinamismo (será que sou suspeito por ter uma bicicleta dessa marca? 8)), pelo menos aparentava ter alguma noção de comunicar o produto que tb era alvo de evolução. Aliás mais do que algumas marcas de renome que mudam os autocolantes de uns anos para os outros.