VAG sucumbiu á crise

nasp

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Pedro Silveira said:
Nasp,

Portugal também tem a Auto Europa, ainda assim, não me parece que tenhamos uma marca de automóveis portuguesa...

A única que escapará dos exemplos que deste será a Berg... Que tem vendas razoáveis, pelo que vemos, eu mesmo até à pouco tempo tive uma, mas não vi lá nenhum componente made em Portugal....


Pá desculpa desculpa lá mas acabaste de pegar no pior exemplo que podia existir. A autoeuropa, tal como a GM, Renault, PSA, Mitsubishi Quimonda, Yasaki Saltano etc, só cá estao enquanto conseguem xular ate ao tutano o estado portugues, depois da torneira fechar atacam os trabalhar com perdas de direitos, quando nao dá mais fecham como o ultimo exemplo da GM. Já as teve e acabaram por não vingar.
É a mentalidade dita portuguesa mas usada pelos estranjeiros.

Não ves nenhum componente porque nao sao feitos cá vêm da asia, com exeçao da SRAM que tem alguma coisa fabricada cá ex: cassetes
e correntes.

idfrancis é claro que se portugal tivesse a dimensao e a populaçao o poder de compra dos EUA podes crer que grande maioria dos nossos construtores tinha ganho muito maior dimensão, principalmente politicos capazes de fazer isto movimentar-se no sentido correcto.


ESTIMA said:
Nós temos é carteira de pobre e ideias de rico, basta ir a Geres e ver motas com 5, 10 e 15 anos, os modelos recentes são na maioria com matricula Portuguesa, vejo mais Audis, BMWs e Mercedes em Portugal que em França. O português vive da e para a imagem.
Eu tenho uma bicicleta montada por mim, com quadro RCZ, Forqueta Reba, Kit XT, Travões Juicy 5 e Perifericos PRO, ou seja é uma bicicleta melhor equipada que a maioria das que eu encontro por aqui, no entanto vejo a expressão de alguns riders que por terem KTM, Specialized, Scott, etc equipadas com Deore ou inferior consideram-se num status superior.
Mas já tive uma BMX Órbita, uma de corrida Sirla, um quadro HT e outro ST da Órbita e tirando o peso, só posso dizer maravilhas deles.

Mais uma vez nao consigo deixar de concordar contigo.
 

Pedro Silveira

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Pedro Silveira said:
Portugal também tem a Auto Europa, ainda assim, não me parece que tenhamos uma marca de automóveis portuguesa...

Nasp, deturpaste o exemplo que dei, para entrar noutro caminho...

Essa é sem dúvida a realidade, mas fica descansado que não é só em Portugal. E nós também o fazemos... Se os empresários portugueses, desmobilizam para as economias de leste, com mão de obra mais barata, porque as multinacionais não podem fazer o mesmo?
Se as multinacionais declaram falencia nos países ditos superpotencias, porque não hão-de declarar e fechar cá?? Somos bonitos?? :)

Vejam o base :!: muitos de nós, bttistas, por causa de uns miseres 5, 10,20€, perdemos tempo, e mandamos vir componentes dos .uk, .de, etc e ainda perdemos tempo a montar... Porque não se dá que fazer e a ganhar ao Tone da loja, que por acaso, até nos desenrasca sempre que precisamos?? E depois dizem que o Tone, faliu e por acaso só mandou um pro desemprego, mas depois fechou o Zé, que deixou de vender aos Tones e mais 10 pró desemprego....

Se calhar é nisto que Portugal tem que mudar, na atitude de consumo.... É preciso tornarmo-nos nacionalistas? Se calhar precisamos!!!
 

nasp

Member
Pedro Silveira said:
Pedro Silveira said:
Portugal também tem a Auto Europa, ainda assim, não me parece que tenhamos uma marca de automóveis portuguesa...

Nasp, deturpaste o exemplo que dei, para entrar noutro caminho...

Essa é sem dúvida a realidade, mas fica descansado que não é só em Portugal. E nós também o fazemos... Se os empresários portugueses, desmobilizam para as economias de leste, com mão de obra mais barata, porque as multinacionais não podem fazer o mesmo?
Se as multinacionais declaram falencia nos países ditos superpotencias, porque não hão-de declarar e fechar cá?? Somos bonitos?? :)

Vejam o base :!: muitos de nós, bttistas, por causa de uns miseres 5, 10,20€, perdemos tempo, e mandamos vir componentes dos .uk, .de, etc e ainda perdemos tempo a montar... Porque não se dá que fazer e a ganhar ao Tone da loja, que por acaso, até nos desenrasca sempre que precisamos?? E depois dizem que o Tone, faliu e por acaso só mandou um pro desemprego, mas depois fechou o Zé, que deixou de vender aos Tones e mais 10 pró desemprego....

Se calhar é nisto que Portugal tem que mudar, na atitude de consumo....



Nao deturpei nada :wink: apenas tenho uma opiniao muito negativa deste genero de empresas nada mais, mas apesar disso tambem sei que dao emprego a milhares de pessoas indirectamente aqui no nosso pais e principalmente aqui na minha santa terrinha.

Nao podia estar mais de acordo contigo, em relaçao a tua ultima afirmação, se todos nós fossemos assim provavelmente tinhamos uma economia muito mais saudavel. Já repararam que em portugal compra-se tudo e praticamente nada se fabrica. Quantos de nós opta por ex: por comprar uma corrente SRAM e Cassete por ser feita cá, eu nao conheço ninguem, aliás até há alguns que se souberem disto até sao capazes se o tiverem montado de o tirar, porque a mentalidade é portugues nao presta.
 

juba

Member
Olá

Já muita coisa foi dita anteriormente, mas falta uma coisa, e por mim falo.

Será que havendo uma marca Portuguesa minimamente aceitavel NÓS comprávamos essa bicicleta, esta é a questão mais pertinente em toda esta discussão.
Somos bons a fabricar? Claro que sim, temos talvez a melhor mão de obra do mundo.

Só falta a nossa mudança de atitude e voltarmo-nos para tudo o que é nacional.

Abraços
 
1

100stress

Guest
Olá amigos, só mais uma acha para a fugeira, as rodas black jack são nacionais, dizem que
são boas , mas nunca vi umas rodas dessas, nem numa loja.
Porque será, são caras, pesadas???????......
Ás vezes vejo muita publicidade, mas para firmar uma marca tem que ter bom atendimento
uma boa relação qualidade preço para garantir que o cliente fique satisfeito e ficar atento
ás novidades da concorrencia e não se deixar ficar para trás.
Olhem o que aconteceu há industria das motrizadas!!!!!!!!!!!!
 

Pedro Silveira

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Buenos dias...

Não podemos esquecer que à 15, 20 anos atrás os portugueses andavam principalmente de bicicleta, e de motorizada... Tenho ainda bem presenta a saída das fábricas de confecções, na hora de saída, parecia a partida de um passeio ou maratona... Qualquer parque de fábrica era bem rodeado de suportes de estacionamente de bicicletas... Quem não se lembra das pasteleiras e das casal boss, que enchiam as nossas estradas.. Hoje contam-se pelos dedos quem vai para o emprego neste transporte, e as empresas têm necessidade é de grandes parques para automóveis...
Qualquer um de nós que aos 16 anos, queria uma "scotter" e gabavamos com os amigos a mais que desejada scotter... Hoje, morremos e individamo-nos para ter um carro estacionado à porta de casa...

Com este revés, e com esta falta de procura dos veículos de 2 rodas... Deixou práticamente de fornecer para as empresas que montavam bicicletas e motos: Vilar, Orbita, Esmaltina, Sirla, Casal, etc...

A Rodi detentora das rodas Black Jack é uma das poucas empresas do sector que acordou para a vida!! Exportadora de rodas de aluminio para a Europa Central, percebeu certamente as necessidade de mercado... Tem investido na inovação, tem bom marketing e publicidade e sem dúvida que nós consumidores, começamos a ter esta marca como opção, já que é detentora de rodas para todos as vertentes do BTT...

Pedro
 

ESTIMA

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Eu não penso que deveriamos comprar algo apenas porque é Português, agora em igualdade de circunstancias aí sim se deveria ponderar, e isto não se refere apenas ás bicicletas. Por ex. nós actualmente fabricamos sapatos para grandes marcas internacionais, exportamos a maioria da produção e estão muito bem cotados exteriormente, no entanto nas nossas lojas vemos apenas calçado Chinês e Espanhol.

Agora quanto ao fabrico de quadros na Europa ou nos EUA, exceptuando alguns quadros de DH, conhecem alguma marca que não os fabrique na asia??? O.K. fazem o desenvolvimento, mas para quê inventar o que já está inventado, existem quadros actualmente no mercado com design elaborado apenas para ser diferente do modelo anterior, sem qualquer vantagem tecnica.
E já agora uma parte das Trek e Scott são inclusivelmente montadas na China (apenas falo destes casos porque tenho conhecimento deles).
Agora estas e outras (inclusive Portuguesas) eu apoio, pelo facto de patrocinarem equipas e eventos relacionados com o desporto que todos adoramos.
 

harry

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100stress said:
Olá amigos, só mais uma acha para a fugeira, as rodas black jack são nacionais, dizem que
são boas , mas nunca vi umas rodas dessas, nem numa loja.
Porque será, são caras, pesadas???????......

Eu já tive umas Black Jack(Warm up) e só posso dizer maravilhas das rodas,resistentes com`ó catano bons acabamentos esteticamente agradaveis e com preço razoável para a relação peso /qualidade.Para mim são superiores às Crossride e com peso +/- igual.
 
A deslocação da produção mundial de bikes para a China, taiwan, etc não se deve apenas a custos de produção, mas também a uma maior capacidade de produção e principalmente a um gigantesco know how na área do crabono (assim como nos outros, mesmo o titanio).

As marcas que ainda se aguentam nos paises de origem com toda a sua estrutura são essencialmente marcas "premium", com quadros feitos á medida, em materiais que não o aluminio (geralmente) e com preços algo elevados (no entanto compatíveis com a qualidade final do produto).

Quanto á eterna questão de comprar em PT contra comprar lá fora, a vida custa a todos, e se o "tone" me vender o produto +\- ao mesmo preço, nem que seja 10\15€ mais caro compro cá de certeza! Se me quiser "chular", como acontece com muito material, compro lá fora sem pensar duas vezes... é que infelizmente cá ainda há muito a mentalidade de ganhar o dinheiro todo de uma vez...
Dou como exemplo o preço da pedaleira XTR, lá fora encontram-se á volta dos 270€, enquanto cá custa á volta dos 350€...

Cumps.
 

ESTIMA

New Member
DESLIGA_O_CAPSLOCK , era exactamente isso que eu me referia, devemos ajudar a economia Portuguesa, mas só se for rentavel para as 2 partes. O que eu critico é aquele biker que vai a loja comprar a bicicleta xpto americana por 5000 euros, e depois diz que comprou uns pedais Y na net porque eram 5 euros mais baratos. Ou então um individuo que comprou uma bike por 600 contos (sim aínda era nessa altura) para ter perto da piscina para quando os amigos lá fossem a casa vissem que ele também tinha uma bike de topo, sem no entanto andar nela, se não fosse o filho a bicicleta tinha desaparecido sem ter 100Km (esta historia é real).
 

Pedro Silveira

New Member
Infelizmente essas histórias são mais do que habituais, no nosso cantinho à beira mar plantado...
Anda aí um certo tipo, que tem uma Genius Ltd só para ir tomar café de quando em vez :s
 

juba

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Olá

DESLIGA_O_CAPSLOCK e ESTIMA era isso mesmo que eu me referia, não vamos comprar tudo o que nacional só por comprar, lógicamente terá de compensar a compra, mas como alguém dizia anteriormente"em igualdade de circunstancias dever-se-á comprar nacional".

Abraços
 

Lunatic_Lover

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O mercado nacional de bikes tugas precisa é de um nome que fique na memória, de uns designers de jeito (nem que seja para escolherem os autocolantes) e preços competitivos.
 

CD

New Member
Eu tenho uma VAG Mission, e sendo a minha segunda VAG, sempre gostei da decoração delas, quanto ao preço, era mais baixo que uma de marca internacional.
CD
 

Fevereiro

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Eu rolo com um Sthelat B3 que adoro e leva muita pancada :twisted:
Sei que é pesado, mas uma vez que ando nisto apenas por prazer e não competição, não tenciono trocar tão cedo.
Neste momento o unico problema do meu quadro é a maneira como alguns chicos espertos olham para ele. Enfim...
 

Pedro Lima

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O defeito aqui neste pais e que os empresarios tugas querem e ganhar todo de uma vez em vez . E se depois a empresa sofre um corte nas encomendas nao tem dinheiro para aguentar o negocio. Mas se ja tem uma garagem com umas 5 maquinas de topo um grande casa ou duas ... Palhaçada de sempre o maior problema que conseguem safarem se sempre.
Passado uns meses ja estao a pedir dinheiro ao estado para começar outro negocio...
Quanto ao ir comprar material na net claro que sim somos roubados cada vez que compramos algo numa loja..
 

Zé Rok

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Também nós temos que fazer mea culpa.

O porque de nós comprar-mos sempre um produto estrangeiro em vez do nacional só porque o marketing diz que sim?
Qual a diferença entre uma VAG ou por exemplo uma Hardrock, ou uma F6, ou Matts?


Certamente porque os senhores do marketing diz que modelo X usa uma liga de alumínio de 3º geração, que a geometria é desenvolvida pela equipa oficial no mundial, que é mais vantajoso por causas da garantia... blá blá blá

Todas elas pesam sensivelmente o mesmo (penso eu), são robustas, levam porrada até dizer chega. Mas as importadas levam sempre a melhor.
 

Pedro Silveira

New Member
Não acho que as "importadas" levam sempre a melhor! Se tivermos produto nacional de alguma qualidade, como opção...

O produto dito nacional, teme é por bater sempre na mesma tecla. O mercado das bicicletas à muito que saíu dos anos 80 com a evolução que diariamente acompanhamos, e os montadores durante anos andaram adormecidos à sombra dos supermercados!!

O problema, VAG, foi outro. Pura e simples má gestão financeira. Porque era das marcas ditas nacionais que mais vendem em Portugal, na actualidade...

Pedro
 

ESTIMA

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Sim realmente o problema da VAG foi financeiro, mas quando se importa mercadoria pago antecipadamente, e se vende a 90dias e em alguns casos colocando as bicicletas nos clientes á consignação. . .
Se a isto somarmos as margens rapadinhas (sim porque quem ganha não são os produtores) e o resultado está á vista.
Eu na minha opinião é preferivel não vender do que "dar".
 
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