Treino em Rolo, com Suplementação

AlexCanhoto

New Member
Boas, após ter lido este tópico com bastante atenção, e visto estar muito em baixo de forma o pai natal foi generoso comigo e na passada sexta-feira ofereceu-me um rolo :lol:.
Este estava em promoção na Decathlon do Montijo, ELITE MAG ELASTOGEL por 119€, não sei se vale o dinheiro mas pelo que li qualquer rolo serve para treinar.
Agora só falta o mais importante, treinar. Deste modo vou começar por utilizar os treinos aqui já referidos.

Obrigado por tudo.
 

Fourmag

Member
Boas,

Caro colega agirão, é possível uma ajuda num plano mais elaborado para o rolo? Já antes tinha pedido ajuda, uma vez que parece ser um expert na matéria.

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

agirão

New Member
Amigos!

Tenho andado ocupado a ver testes dos meus alunos. Amanhã começarei a colocar uma planificação de treino semanal.
 

siulm10

New Member
Boas,

Tenho estado a acompanhar o Tópico com muita atenção, parabéns Prof. A. Girão e a todo o ppl que esclarece duvidas, pois eu tenho esclarecido muitas com o que já li.
Continuem...
 

VÍRUS

New Member
Boas!!
A Girão, espero por esse treino...
Vou continuar a corrigir as fichas de avaliação dos meus alunos, também.
PS Não esqueça o plano :D
 

Leonix

New Member
Viva!

Confesso que fiquei curioso por ler este tópico, quando li (treino em rolo, com suplementação).

Para já, e após quase 2 semanas de tópico ainda sem as prometidas planificações de treino, admito ainda ter ficado mais curioso quando li e paço a citar o caro membro Agirão dizer "No que respeita à dosagem exercida por pressão sobre a hélice do rolo, não me parece ser de interesse relevante! A diferença de força exercida deve ser estabelecida pela desmultiplicação da bicicleta. Eu anulei essa função do rolo. Cortei a espia e meti um serra-cabos..!!"

Ou seja, vamos ler um plano de treinos onde, pulsação e potência/medição de potência do rolo são factores secundários ou mesmo dispensáveis... Ficamos então com que instrumentos de medida? Apenas um velocímetro a marcar velocidade?

Eu não sou nenhum guru de treinos, mas este ano até decidi investir num rolo ergométrico para poder treinar em vez de simplesmente rolar. Li livros, outros métodos de treino pela net, etc... onde conseguimos avaliar a nossa evolução/estagnação ou decréscimo de capacidade através da medição de potência, pulsação, média de trabalho efectuado em watts, entre outros... Com a ajuda destes instrumentos de medida ir mais facilmente de encontro ao treino ideal, inclusivamente melhorar aspectos menos fortes no atleta.
No entanto, fico antecipamente admirado por ler que os 2 principais instrumentos medidores num treino de rolo ficam excluídos...

Espero não ser mal interpretado, não estou a querer criar "atrito" no tópico, mas sim no rolo :) pois espero também poder contribuir com alguma da minha pouca experiência para o tópico em questão.

Venham de lá esses desenvolvimentos...

Abraço
Rui
 

agirão

New Member
Rui

Percebo a tua interrogação. O rolo será usado como treino complementar e, partindo do princípio de que já estamos a fazer treino desportivo. Ou seja, estamos a realizar um trabalho com segurança, ao nível cardíaco, pelas referências da nossa experiência. Nunca entraremos em zonas de risco. Sei que será um pouco complicado fazer passar a mensagem da necessidade de haver referências para treinar e da imperiosa necessidade de ter um técnico para nos orientar. Eu entendo que se queira fazer a auto-regulação do treino. Mas, na grande maioria dos casos não há planificação do trabalho. Lê-se umas coisas e aplica-se, muitas das vezes, sem haver uma sustentação de trabalho anterior, de muitos meses. Penso que será muito difícil o que se pretende fazer, ao colocar um medidor de frequência cardíaca e pedalar. O que é que se está a medir? O que se pretende alcançar? Quais as referências para comparação? Qual o rigor da avaliação do nosso estado físico? Todas estas questões são pertinentes e não serão resolvidas por haver uma máquina que nos vai indicando números, a maior parte das vezes de leitura aleatória.
Já vi, e já treinei, com grandes técnicos ( no Atletismo ), a nível mundial e, raramente é utilizada a referência cardíaca. Há referências de volume, de intensidade, de carga, de evolução, de resultados em provas e, principalmente, cronométricos.
No rolo, com uma programação, há referências. A evolução verifica-se, por exemplo, pela maior distância percorrida no mesmo espaço de tempo com o mesmo conforto, ou com conforto superior.
Sei que isto é complicado de transmitir. Tenho essa perfeita noção. Mas, Rui, aconselho vivamente, todas as pessoas que não tenham formação ao nível do treino desportivo a não o fazer sem ajuda externa, pois é um risco. E, quando existem referências cardíacas tudo se complica ainda mais. O esforço é centrado na observação do coração, impondo-lhe cargas que poderão ser...fatais.
Continuarei a falar destes assuntos, pois acho-os muito interessantes, sem esquecer as preocupações subjacentes e a vontade de melhorar o rendimento que cada um tem.

É, assim, que nos vamos esclarecendo.
 

agirão

New Member
Bom!

Como ando a trabalhar até estas horas tardias, aproveito, só agora, para colocar algumas situações práticas de treino. Serão colocadas por sequência de realização. Eu próprio as utilizo.
SESSÃO UM - ( Rolo no mínimo atrito e com conta-quilómetros colocado na roda traseira ) Pedalamos durante 20 minutos com uma intensidade confortável, em que sintamos prazer e consigamos conversar de forma fácil, sem sentir esforço respiratório, nem ao nível das pernas. Estamos a aquecer!
Nos próximos 10 minutos, vamos fazendo pequenas alterações de ritmo ( o que no atletismo chamamos de acelerações ), à nossa vontade. Um exemplo - se estamos a pedalar a 70 RPM, damos cinco, ou seis voltas a 100. Sempre numa mudança leve e sem sentir o rabo a saír do selim nas acelerações.
Recuperamos 5 minutos, ao ritmo inicial e, colocamos o medidor parcial de quilómetros a zero, bem como o relógio cronómetro que temos acoplado ao guiador.
Vamos trabalhar com medição de tempo / distância. 15 minutos a uma velocidade constante ( claro que há pequenas oscilações ). Esta velocidade será, nas primeiras sessões, testada pela nossa capacidade e estado físico e anímico para pedalar.
Imaginemos 30 KM / Hora. Anotamos, num papel a distância percorrida em cada 5 minutos e, logicamente, o total da distância percorrida nos 15 minutos.
Recuperamos, a um ritmo inferior ao aquecimento, durante dez minutos.
Vamos voltar a fazer 15 minutos, com os mesmos procedimentos dos primeiros.
No final, pedalamos 10 minutos lentos para relaxar ( o retorno à calma ). fazemos os nossos estiramentos habituais e...banho..!!

Se alguém realizar esta sessão e a queira comentar, comece por escrever: COMENTÁRIO À SESSÃO DE TREINO UM. Eu farei o mesmo, mais logo.


Vamos a isto...sempre com calma e prazer! BOA SORTE!
 

brunooliveira

New Member
Boas eu prometo fazer a sessão e deixar um comentário ;)

espero que permitam o offtopic para alertar que o rolo "Tacx satori pro tour" está em promo na decatlon da Maia a 159€ em vez dos 199 da outras decathlon. isto não é pub, é uma informação util ao tópico.

abraço
 

vitormines

New Member
Viva,

Também devo experimentar isto logo mas tenho uma dúvida, qual é a relação das mudanças em cada momento do treino? Eu tenho um rolo da tacx, magnético e, com 10 niveis de atrito. Se colocar no nivel 1, o mais leve, a resistencia é muito pouca, mesmo colocando as mudanças na mais pesada... Como é que sabemos a intensidade que devemos fazer a cada momento?

Tempo total de treino: 20min + 10min + 5min + 15min + 10min + 15min + 10min = 85min (1h25min)
 

siulm10

New Member
Boas,

Eu dou por ideia manter o rolo na velocidade média, e depois encontrar nas relação das mudanças uma que talvez eu ache que consiga fazer o treino todo a uma média de velocidade de 28 Km/h.
Não sei é uma ideia...
 

agirão

New Member
Eu utilizo a relação mais leve ( do rolo ). A pedaleira é de estrada, bem como a cassete.

Com material de btt, talvez começar pelo primeiro terço ( 1,2 ou 3, do rolo ).

A velocidade ( quilómetros percorridos ), vamos adquirindo, à medida que ficamos mais experientes. É como a pequenada ( e não só..!! ) que chega a uma pista de atletismo para treinar! Quer logo entrar com os mais experientes! Por vezes, deixamos, para perceberem a necessidade de conhecimento de ritmos.

Logo comentarei o meu treino. Irei fazer mais do que duas vezes 15' rápidos, mas para o caso, é o mesmo!

Comecem com calma! Estamos a entrar num processo de treino!

Ajudarei no que me for possível.
 

vitormines

New Member
Obrigado agirão pela resposta e pela partilha deste plano...

Hoje não consegui resistir ao sol fantastico e fui treinar no exterior, apesar do frrrrrrrrrrriiiiiiooooooooo... lol
Mas amanhã prometo que faço a sessão de treino. Amanhã é a sessão dois, diferente da de hoje?

Ah, a bicicleta que eu tenho no rolo também é de estrada, mas se eu vir que é muito leve eu aumento um ou dois niveis.


cmpts
 

super.byke

New Member
Re:Treino em Rolo, com Suplementação

vitormines percebo a tua dificuldade de encontrar o ritmo certo ;)
Eu tenho uma bike de spinning no apartamento, pois a "maria" não concorda com a ideia de ter lá o rolo + bike plantados na sala. A bike de spinning faz menos barulho e dá menos problemas com os miudos (assim não colocam a mão na corrente e não se sujam/magoam)

Como tal senti uma dificuldade inicial por a bike não ter nenhum computador e não saber a quantas andava :lol:.
Resultado, coloquei um pulsómetro e um conta km's para medir km's, velocidade instantânea, média e cadência da pedalada.

O agirão vai me desculpar :mrgreen:, mas para mim o pulsometro é fundamental para perceber a intensidade de trabalho, pelo menos na fase inicial!!!
Eu agora já sei que colocando o controlo de potência na bike de spinning em determinada posição, tendo uma cadência de 100/105 rpm vou à velocidade de 30 km/h e uma pulsação entre 148 a 154 bpm

A partir do momento que temos definido um ponto de referência é como "nosso treinador" agirão diz, se daqui a uma semana no mesmo tempo conseguirmos fazer mais kms com omesmo esforço quer dizer que estamos a evoluir (ou fazer os mesmos km's no mesmo tempo mas aumentando a potência).

Eu por exemplo noto que nas condições de potência que rolei hoje na bike (mesma potência aplicada na roda da bike de spinning e para a mesma cadência) tinha um batimento cardiaco de 150bpm. À umas semans atraz precisava de ter 155 bpm :wink:
 

agirão

New Member
CÁ VAI O RESULTADO DA SESSÃO UM ( não tomem as médias como referência, pois faço rolos com bastante frequência )

Tomei um pequeno reforço alimentar meia-hora antes do treino ( um pão com marmelada e um copo de coca-cola ) Durante o treino, gastei um bidon de bebida isotónica com a dose indicada na embalagem e uma barra energética.

30' de aquecimento com as acelerações previstas, nos últimos 10'. Elevei bastante o ritmo cardíaco, fruto das acelerações. Estive dois, três minutos a rolar lento para adaptação à fase seguinte.

Resultado das repetições de 15' rápidos, com indicação das passagens a cada 5'.

5' 10' 15' média

1ª- 5, 040 km 10, 090km 15, 030km 60 km / hora

2ª 4, 830 km 9, 780km 14, 620m 59 km / hora

Por questões de informática, colocarei as sensações noutro post.
 

siulm10

New Member
Boas,

RESULTADO DA SESSÃO UM - Inicio 23:52 dia 24-11-2009

Jantar, comi uma sopa de legumes e uma baguete com atum 2 Horas e 30 antes do treino, bebi um nectar de pêssego, caminhei o tempo que antecedeu ao treino pelo centro Comercial as compras....
Durante o treino, não bebi nada. :( não costumo beber e quando bebo é só agua.

20' de aquecimento numa mudança bastante leve com os 10' nas acelerações mais 5' recuperação, km percorridos aquecimento, 7,95


Resultado das repetições de 15' rápidos, com indicação das passagens a cada 5'.

5' 10' 15' média

1ª- 1, 870 km 4, 080km 6, 200km 27 km / hora

10' recuperação lenta 2,18km

2ª 2, 120 km 4, 340km 6, 510km 28 km / hora

10' recuperação lenta 2,32km ( Não sei porque motivo senti algumas dores nos gémeos neste período de recuperação, mas uma dor muito pequena).

5' a alongar principalmente os músculos das pernas.

Tempo de treino 1,25,08 a velocidade média de 17,72
 

agirão

New Member
Ora cá está mais uma excelente informação! Está feita ao detalhe!

Os andamentos servem-nos de referências para posteriores treinos. Não importa se andamos muito, ou pouco! Importa como nos sentimos! Assim, os resultados aparecerão!

As dores nos gémeos podem ( podem ) ter origens nas alterações ao movimento ( as ligeiras acelerações ). Não serão preocupantes se nos derem aquela ideia de serem fruto do esforço feito.

Logo colocarei mais uma sessão. Esta será dimensionada para outro tipo de trabalho. Uma sessão um pouco mais longa..!!

Força..!!
 

agirão

New Member
SESSÃO UM - Opinião / O que senti

Como faço bastante rolo e desporto há muito tempo, esta sessão tinha, também, como objectivo trabalhar no limite superior aeróbio. Estive sempre atento à sensação de poder estar a entrar em regimes desaconselhados ( pernas pesadas, dificuldade acrescida, respiração difícil, regime cardíaco muito elevado ). No final estava com 160 bpm e, passado um minuto, desci para 132 bpm. Para mim é uma excelente referência, uma excelente recuperação ( esta sim, a grande referência do treino, a capacidade de recuperar ). Logicamente, devemos ter a noção do que estamos a fazer! Com o coração não se deve brincar! Ele é muito nosso amigo, mas pode castigar-nos!
Não me preocupei tanto com a frequência, mais com a velocidade e distância a percorrer. o SIULM10 preocupou-se mais, e muito acertadamente, com a frequência, o que vos aconselho vivamente!

Bom trabalho, Luís! Parabéns!
 

nirvugo

New Member
siulm10 said:
Boas,

RESULTADO DA SESSÃO UM - Inicio 23:52 dia 24-11-2009

Tá tudo tôlo!!!! he he he :mrgreen:

Falando um bocado a sério, ouvi uma vez um médico de desporto a dizer (e faz todo o sentido) que o nosso corpo está adaptado a um ciclo diário e por isso mesmo a partir de uma determinada hora começa a fazer "shut down" e que se lhe impusermos esforço a partir dessa hora desregulamos o sistema, isto é, começamos a sentir dificuldades em adormecer, cansaço excessivo, etc. Claro que nem todos (ou quase nenhuns mesmo) podem treinar de manhã ou mesmo à hora que querem e eu sinto bem isso na pele, mas acho que devemos ter um determindado cuidado com a hora de treinos porque podemos estar a contribuir para nos prejudicarmos.
Gostava de ouvir a vossa opinião acerca disto.
 
Top