Travões de disco em bike sem eles

Ang3lo

Member
Muito obrigado pelas imagens, vão dar muito jeito para mostrar ao senhor onde vou mandar fazer.

A minha bicicleta entre os eixos tem 13.3cm será suficiente, ou terei de alargar como fizes-te na tua?
O suporte para distribuir a força será necessário se a peça for bem soldada ao quadro?
 

MRocha

New Member
Grande adaptador, ZexX! Compacto e funcional.
Mas quando as escoras têm que ser alargadas porque o disco não passa o melhor é estar quieto... Se for coisa de 1mm ou 2 ainda dá para remediar, de outra forma já dá grandes chatices.
Um disco de 140 há-de ser difícil não caber, digo eu:ideia:

Fiz um adaptador(uma espécie:p ) para um quadro de alumínio, mas o disco tinha bastante folga e foi mais simples de fazer.
extj.jpg

intid.jpg


O segredo para funcionar é o acabamento tosco e a ferrugem!:D
 

MRocha

New Member
...
O suporte para distribuir a força será necessário se a peça for bem soldada ao quadro?
...
Não é preciso suporte nenhum caso seja soldado.
Se o tubo das escoras for fino podes é soldar um pedaço de tubo na vertical a servir de reforço.
 

ZexX

New Member
A medida entre eixos não ter a ver com o disco bater ou não. No meu caso, alarguei 2,5mm ou 2mm, ja não me lembro confesso.
Mas o problema aqui é que as escoras não são rectas, fazem um "S" ou uma pequena curva desde o encaixe da roda até ao tubo do eixo pedaleiro. Essa curva se começar logo muito acentuada após o encaixe da roda no quadro, muito provavelmente o disco irá bater na escora.
Como no meu caso ele batia mesmo por pouco, bastou alargar um bocado para que já desse. Tens mesmo que experimentar para ver. Basta pedires a um amigo que tenha travões de disco para colocar a roda dele na tua e vês logo se dá ou não.
 

Ang3lo

Member
Já percebi....estava a pensar que era a distancia entre o eixo.
Nenhum dos meus amigos tem bicicletas, mas vou tentar na bikezone a ver se eles por acaso me fazem este favor...não sei se vão aceitar mas senão for la vai ser complicado.
 

ZexX

New Member
Tive uma ideia que é capaz de ajudar-te.

Faz um template em papel (preferível cartolina) de um rectângulo com o tamanho indicado na Parte I da foto abaixo.
Depois testa na escora sem a roda, colocando como descrito na parte II da foto. Acho que consegues crompreender o que quero dizer ao veres a foto, senão diz o que não percebes que eu tento explicar melhor. Tem atenção que o centro da roda é a meio do buraco onde entra a roda. A foto não está à escala, por isso tens mesmo que fazer a mão.

Mobile%20Photo%202%20de%20Jul%20de%202010%2022%2053%2015.jpg
 

MRocha

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Se o disco é de 160mmm, o raio é de 8cm, não 16. Não deve haver escora que dê para levar um disco de 320mm... E os 15mm são da face do cubo onde assenta o disco até à face interior da ponteira. Como o disco tem 2mm de espessura passam a ser apenas 13mm.
Resumindo, a 13mm da face interior da ponteira, uma linha perpendicular ao eixo da roda não deve intersectar a escora antes dos 80mm, para usar disco de 160mm.

Dá para usar apenas um veio de 10mm nas ponteiras e um esquadro assente nesse veio, a 13mm da ponteira. Depois é só medir a que distância o esquadro intersecta a escora para saber a medida máxima de disco possível.
 

ZexX

New Member
O MRocha tem razão. Acho que a ideia não foi má mas tentei fazer o esboço rápido e esqueci-me desses pormenores.
Já fiz uma correcção e mudei a foto do meu post anterior. Este teste é apenas para discos de 160. Para discos maiores, basta mudares o valor 8cm para o valor do raio do disco que queres.
 

Ang3lo

Member
Acabei agora mesmo de fazer o molde e pelo que vi dá para levar o disco, não toca na escora.
Ainda fica a uns 4/5mm da escora o que é bom certo?
Em principio não deve haver problemas quanto ao disco e não será necessário alargar o eixo para aumentar a distancia.

Muito obrigado pela a ajuda e pelas imagens ZexX e MRocha, acho que já tenho tudo para fazer o molde de maneira a ficar tudo certo.
 

Daniel Maia

New Member
Pessoal, vou fazer a pergunta um pouco ao contrário..

Como fazer naquelas bicicletas que não tem apoio para v-brake, e querer colocar esses apoios?
 

MRocha

New Member
Há quem arranje dessas peças para soldar em quadros de aço. No centro velocipédico de Sangalhos, em Coimbra, há uns anos, comprei alguns, para este quadro:
bmxverdpormenor640x480.jpg


Sem ser para soldar há de aparafusar( mas o quadro tem que ter uns suporte próprio onde enroscam uns pernos), ou de fixar por meio de uma braçadeira, como os que um utilizador do fórum colocou numa forqueta Pace de carbono. Estes últimos já são um bocado específicos...

Mas é para qual bicicleta?
 

Jepas

Super Moderador
Se for um quadro em aço... acho que é seguro (embora possa não compensar monetariamente). No caso do alumínio... acho que não se deve soldar nada ali, sob pena de enfraquecer a zona em questão. Existem adaptadores de abraçadeira para as forquetas Pace, mas são só para isso, forquetas Pace em carbono com um diâmetro bastante superior ao das escoras traseiras.
 

proque

Member
Eu tenho um guadro em titânio sem apoio traseiro para travão de disco.

Uso um travão de disco à frente e um V-brake atrás.

Nem me preocupo com isso. a potência de travagem está lá na mesma já que, à frente é que o "stopping-power" se impõe.

Tal como a mim me desaconselharam qualquer adaptação assim eu desaconselho que o façam em nome da vossa segurança.
 

MRocha

New Member
Na maioria das situações também sou da opinião que é preferível deixar o quadro como está. O adaptador que fiz foi apenas uma solução provisória, mas funcional, até comprar um quadro novo(por isso aquele acabamento). Pelo preço a que se arranja um quadro de alumínio relativamente decente, já com apoio para travão disco, é muito provável que não compense andar com invenções . Mas pode haver excepções e é por isso que há este tópico.

Se for um quadro de titânio, então o melhor é mesmo não tentar qualquer alteração. Soldar titânio é muito complicado e requer know-how e meios já bastante sofisticados que impossibilitam qualquer alteração desse género. Sem soldar, só resta a solução de usar um adaptador que de alguma forma aparafuse no quadro. Alguns adaptadores, ao envolverem o eixo da roda, dificultam ou impossibilitam a remoção da roda sem complicações e podem implicar a alteração do cubo ou a descentragem da roda, por isso não os aconselho a ninguem. Os que usam duas chapas a envolver a ponteira, tipo a2z, neste tipo de quadros não dão para usar, porque as ponteiras são por norma, minúsculas. Pela mesma razão um do género daquele ferrugento que postei, que exige um furo na ponteira, também dificilmente dará.

Os quadros de alumínio já com uns anos são os que têm as ponteiras mais a jeito para usar adaptadores, pois as ponteiras são pedaços de chapa grande que podem receber furos sem grandes chatices e proporcionam uma superfície grande e plana, como exigem os adaptadores do género do a2z. Soldar alumínio é para esquecer: embora se encontre quem saiba fazer o serviço, há o problema , comum a todas as ligas que é normal encontrar nas bicicletas, do tratamento térmico. E sem tratamento térmico adequado, é quase certo que se perca resistência .

Quadros de aço mais caros, em que a liga tem vários elementos e os tubos têm espessuras finas tambem se torna difícil soldar em segurança. As ponteiras tambem são, geralmente, muito compactas, originando os mesmos problemas que os de titânio para usar um adaptador.

Quadros de aço baratos já dá para inventar mais, pela maior facilidade de soldar decentemente, pela espessura da parede dos tubos, ponteiras simples e, é claro, porque são baratos.:) Apoios de v-brake tambem podem ser soldados sem muita dificuldade.

Como já disseram antes de mim, a segurança é o mais importante, não é só inventar...:p
 
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Ang3lo

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Viva novamente,

Ontem fui ao senhor para colocar a peça e ele fez-me uma pergunta para a qual não soube responder.
Que é a questão do alinhamento da peça (suporte para a pinça do disco) se alinha pelo tubo do quadro ou pela peça onde aperta a roda.
Que no meu caso não fazem uma linha recta as duas como podem ver na imagem. Qual sera o modo correcto?



Obrigado
 

ZexX

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Viva novamente,

Ontem fui ao senhor para colocar a peça e ele fez-me uma pergunta para a qual não soube responder.
Que é a questão do alinhamento da peça (suporte para a pinça do disco) se alinha pelo tubo do quadro ou pela peça onde aperta a roda.
Que no meu caso não fazem uma linha recta as duas como podem ver na imagem. Qual sera o modo correcto?



Obrigado


Tens que alinhar pela peça onde aperta a roda. A face de dentro onde prendes a roda (a face que fica em contacto com o cubo) tem que esta alinhada com a face que vai entrar em contacto com a pinça (caliper).
 

Ang3lo

Member
Aproveitando toda a ajuda que tive resolvi imprimir uma folha de papel milimetrico e fazer o desenho com as medidas certas para o suporte.
Assim é trabalho que poupo ao senhor e não me cobra a mão de obra por andar a fazer desenhos....Gostaria que vissem a ver se esta tudo certo.

A recta de 5.1 cm é paralela à recta marcada como 1 no desenho, e o centro usado para traçar cada uma das circunferências é o centro marcado
como 2 no desenho.



Obrigado
 

MRocha

New Member
cpiadebicla.jpg


Parece-me bem!

Se o sr tiver paciência diz-lhe que não deixe esses cantos em quina. Escusa de ser como as linhas a laranja da imagem acima, mas convem que haja uns arcos, mesmo que pequenos, a fazer a concordância. É que essas quinas fragilizam a peça e esteticamente fica mal... A orelha que está na parte de trás tambem a cortava, se fosse eu, a não ser que queiras pôr um guarda lamas ou coisa do género.

Traça uma linha perpendicular à recta que une os centros dos dois parafusos, partindo do centro da roda (como a que está a verde, mas recta e perfeitamente perpendicular à outra) A distância do ponto A (na figura) ao primeiro parafuso deve ser 18.6mm. Parece-me tudo bem, mas nunca é demais confirmar:D


21072010001.jpg


Como já foi dito, a chapa (rosa) tem que ficar perpendicular ao eixo da roda(azul).

Depois mete foto do resultado!
 
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