Travões de disco em bike sem eles

MRocha

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Não aconselho usar esse furos que estão no dropout. São estreitos, muito perto da borda e estão muito próximos um do outro :arrow: vai partir.
 

gteles

Member
Acho que vou ter de fazer isso ao meu, tenho um trek 4500 alpha e nao tem adaptador de disco atrás, so esses furinhos na parte de dentro :(
 
Gteles, a única coisa que tens de fazer é ir a um revendedor Trek e pedir o adaptador para esse quadro.
Eu tenho um trek 4400 de 2004 e comprei esse adaptador. É uma peça relativamente barata, julgo que paguei 17€
 

lmorais

Member
Bem, vou desenterrar aqui este tópico, porque fiquei com algumas dúvidas depois de o ler todo.
Vi que é possível soldar uns apoios em alumínio, mas claro que tem que ser feito por quem sabe. Por acaso conheço pessoas que trabalham em serralharias e com soldadura Mig, etc...
É sempre uma opção a considerar e talvez a que melhor fica, esteticamente.

Existem adaptador universais que em princípio dão para quase todas as bikes.

A minha dúvida prende-se que o apoio em si, no caso de se fazer um para soldar!
Que medidas se têm que respeitar?
Qual a posição que o apoio deve ter?

Uns apoios do género dos da Focus Raven são relativamente fácil de fazer e soldar, parece-me!!??

Tenho uma bike cá em casa com travão disco mecânico que posso usar para ver a posição, mas mesmo assim!!
Já vi os esquemas que estão, penso eu, na página 2 do tópico mas fiquei com as dúvidas na mesma!
Alguém que me consiga esclarecer!?
 
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Pedro_Costa

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Opinião de peritos precisa-se

Boa noite,

Tenho uma mondraker concept, com v-brakes, porém e tendo em conta que estamos a entrar na época das chuvas, os meus travões actuais não são grande coisa, nem os mais apropriados, pelo que gostaria de aplicar travões de disco (ou alguma alternativa nos do tipo v-brake que me possam fornecer), com uma relação qualidade preço aceitável.

Tendo em conta o exposto e devido à minha grande ignorância no assunto, desconheço totalmente se a bike está preparada para receber esse tipo de componentes e é ai que necessito da vossa ajuda, para saber que tipo de alterações ou acréscimos que terei que fazer ao modelo base de forma a receber um conjunto de travões de disco, assim como os respectivos preços ou estimativas aproximadas.

Como já devem ter percebido o meu conhecimento na área é bastante reduzido e o meu receio é entrar num estabelecimento qualquer para aplicar os travões pretendidos e alguém me atirar um preço exorbitante para os olhos associado a um material "made in china" e "cair que nem um patinho!" :D.

Agradeço desde já os vossos comentários e colaboração

Cumprimentos
 

Lanwolve

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Primeiro tens que ver se o quadro tem apoios para a pinça traseira, senão tiver não é possível montar atrás. À frente, no fundo da perna esquerda da suspensão, costumam estar os buracos para aplicar a pinça, Caso contrário só trocando de suspensão.

E depois há os cubos de roda, têm que ser próprios para disco. Senão não são o melhor é trocar de rodas... ou de bike!
 

SeteGu

Active Member
Há opções mesmo para v-brake: v-brakes melhores, calços melhores...

Nesse caso, experimenta travões v-brake Shimano Deore LX (custou-me 35€ o par) e calços de 3 componentes Jagwire Switchback (não chega a 10€ por travão.)
 

VMCP

New Member
Por esse preço quase que consegue uns avid 3 ou shimano em segunda mao.
Por 50 euros ja se arranjam, depois falta é os discos.
 
Boas

Eu acho que tanto o quadro como a suspensão podem levar travões de discos, mas ainda tens mais uma despesa que não foi aqui referida, se os travões forem hidráulicos tens que trocar os shifters pois nessa bike tanto as mudanças como a manete do travão estão numa única peça.
 

goncalo22

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Peço desculpa por estar a desenterrar este topico mas tenho uma duvida
o meu quadro e a minha suspensao tem ambos apoios para as pincas
a minha duvida é se para converter a minha bike em travoes hidraulicos basta comprar os travoes e instalar ou preciso de outros cubos ?
alguem me sabe dizer quanto custa os travoes slx o par ? (nao tenho intencoes de comprar na net)
 

Jepas

Super Moderador
Os cubos têm de ter suporte para o disco (rotor).

CentreLock:
0006856_shimano_deore_xt_m785_centre_lock_black_front_cycle_hub_0.jpeg


IS:
7883990xt756disc-blk-fr-t.jpg


Se os cubos actuais não tiverem nada disto, terão de ser trocados.

Normalmente a troca de cubos implica a troca de raios. O custo de trocar cubos + raios + mão de obra pode não compensar face à compra de rodas novas para disco.

Quanto a preços dos SLX em loja, não tenho a menor ideia.
 

goncalo22

New Member
nao os meu cubos nao tem nada disso
as rodas que tenho sao as mavic xm117, acham que compensa enraiar e comprar uns cubos novos ?
quanto ficara mais ou menos esse trabalho ?
 
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