Caros,
Esta conversa já vai longa e acho mesmo que só terminará se nos virarmos todos para o Guimarães e lhe dissermos: XO e não se fala mais nisso.
Vou ainda tentar defender mais uma vez os XT. Não porque a Shimano me pague alguma coisa, porque não paga nem a mim nem a vocês. Mas sim porque sei o que me custa arrepender-me de fazer uma compra. Portanto, cabe-me a obrigação de mais uma vez dar o meu parecer.
Já que ambos travam bem, vamos por exclusão de partes:
o que vejo como caracterisitcas dos XO:
- travam bem
- são sensivelmente 100gr. mais leves que os XT
- são mais consensuais na beleza do que os XT. A Avid preocupa-se muito com uma boa estética (se fossem carros eram italianos)
- São mais exclusivos. A Avid é considerada a Challanger com todas as vantagens que esta posição trás. Quando se é challanger pressupõe-se que se desafia alguém que tem o domínio
- São no entanto uns travões banais no conceito. São uns travões e nada mais
Vamos agora aos XT
- travam bem
- são sensivelmente 100gr mais pesados do que os XO
- esteticamente criticáveis. Não têm o charme dos XO. A Shimano faz os seus produtos para o que são. Sem olhar muito à estética (se fossem carro, seriam um carro alemão)
- estão muito popularizados. A Shimano tem uma gama para tudo. Tudo na Shimano é fiável daí encontrarmos produtos destes senhores em todo o lado. Imagem desgastada
- Estes travões não são uns travões. São um conceito. É aqui que a Shimano dá grandes bigodes à concorrência. Não faz travões só para aquilo que nós estamos à espera. Supera-se a si própria. Vamos então lá a ver.
Tecnologia ICE TECH. esta ideia que funciona existe que eu saiba nos SLX, TX, XTR, ZEE e SAINT. cada travão é um verdadeiro conceito.
A - os discos são em Sandwich. Aço nas paredes de contacto e aluminio no centro para melhor dissipação do calor. A aranha que liga ao centerlock também é em alúminio para dissipação do calor
B - as pastilhas vêem providas de alhetas em alumínio para dissipação do calor
C - as pinças onde entram as pastilhas têm uns pistões em cerâmica que é um mau condutor termico. E para quê? para impedir que o calor passe para o óleo fazendo assim com que as suas qualidades se mantenham intactas. São os pistões que fazem a "ponte" ao óleo. Não devem aquecer.
D - as manetes. Bem as manetes não têm alhetas dissipadoras de calor.
Mas também não precisam
Mas têm 2 parafusos cada uma que fazem com que cada piloto regule o curso da manete ao seu gosto com um parafuso e com que regule a sensibilidade da travagem com o outro parafuso.
Os XO são porreiros, mas os XT são um conceito. Uma filosofia que tem principio, meio e fim. ICE TEcH. Única no mundo.
Vamos ainda continuar a discutir XO? Ok. Os deputados também se entretêm horas a fio na assembleia da republica.
Divirtam-se