TRAVÕES XT 2012 ou ELIXIR X.0 2011?

Guimaraes

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Pelo que li no site da sram esta afinação so está disponivel nos x0 de 2012 e nos x0 trail de 2013.

Esta versão base de x0 no tem essa tecnologia. Daí talvez a baixa de peso em relação aos de 2012.

É algo que faz realmente falta?

EDIT: o preço dos de 2012 continua superior em relação aos base de 2013
 
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Trovao27

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Guimarães é como te digo...Se travam melhor ou não que os xt não acredito....X0 como é óbvio tal como os Xt são quase os topos de gama de cada marca....Não me parece lógico colocá-los ao nível dos Xtr!
No entanto, com qualquer um dos dois ficas bem servido....
Notas simplesmente diferenças no toque das manetes,talvez no peso, mas que os dois modelos travam bem isso é um dado adquirido.....
Quanto a beleza estética, é relativo!O Miguel diz 5-0 para os Avid, eu digo 5-0 para os Xt!
Portanto,sendo que tens que escolher e eu penso que aqui nem se pode colocar o poder de travagem de um e de outro,porque travam os dois igualmente bem,escolhe o que mais te agrada....
 

miguelcarromeu

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Uma coisa que não percebi:

- porque é que o grupo X0 não é comparável ao XTR?
(atenção que os meus travões são Shimano; não estou a defender irracionalmente qualquer marca).

Tinric

O "mito" da manutenção é algo comum, sobretudo em relação aos Avid das gamas abaixo dos X0. Mas assumo que pode ser pura ignorância minha ;)
 

Trovao27

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Uma coisa que não percebi:

- porque é que o grupo X0 não é comparável ao XTR?
(atenção que os meus travões são Shimano; não estou a defender irracionalmente qualquer marca).

Tinric

O "mito" da manutenção é algo comum, sobretudo em relação aos Avid das gamas abaixo dos X0. Mas assumo que pode ser pura ignorância minha ;)
Eu sei que não estás a defender a sram Miguel mas então comparas a gama xx a que gama da shimano?
Ou não terá comparação?
 

miguelcarromeu

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Os XX são uma gama "especial" da SRAM. Ainda não havia XX e já o X0 era o topo de gama da SRAM. Então nessa altura o X0 era equiparável a quê?

Nem me parece que a gama XX pretenda ser algo muito superior à X0.

Por isso, na minha opinião, em relação a esta comparação, os XTR serão os travões que justamente se deverão equiparar aos x
X0.
 

Jocas22

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miguel, não querendo meter-me na discussão sobre qual equivale a qual, até porque não faço ideia :) , não me parece que essa frase tenha muita logica:

"Ainda não havia XX e já o X0 era o topo de gama da SRAM. Então nessa altura o X0 era equiparável a quê?"

mas tem automaticamente de haver equiparação exacta entre todos os modelos sram e shimano? .... não me parece.
 

Trovao27

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Os XX são uma gama "especial" da SRAM. Ainda não havia XX e já o X0 era o topo de gama da SRAM. Então nessa altura o X0 era equiparável a quê?

Nem me parece que a gama XX pretenda ser algo muito superior à X0.

Por isso, na minha opinião, em relação a esta comparação, os XTR serão os travões que justamente se deverão equiparar aos x
X0.
Sim mas então os xtr não são topo de gama da shimano?
Eu na minha opinião e uma vez que tive a felicidade de experimentar todos esses modelos...Não considero os Xtr nem os X0 nem os XX muito diferentes em termos de potência de travagem....
Mas sim a tua comparação vista dessa forma tem a sua lógica, mas agora em termos práticos não me parece que realmente haja diferença de maior....Ou sempre que haja uma edição especial nunca terá comparação?
São todos eles muito bons!
Foi o que eu disse ao Guimarães são diferentes em alguns pormenores,peso,toque nas manetes, etc.Todos serão excelentes travões...Acho que a escolha aqui apenas se molda pelo gosto pessoal de cada um em termos de estética,porque em termos de travagem,não vejo grandes diferenças.
Em termos de manutenção não acredito que os topos de gama ou as gamas altas de cada marca possa ser muito diferente,bem como a durabilidade e qualidade do material.
 
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miguelcarromeu

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Jocas22 said:
mas tem automaticamente de haver equiparação exacta entre todos os modelos sram e shimano? .... não me parece.

Não, claro que não tem; mas geralmente há sempre uma comparação, ou nós tentamos que isso aconteça :)

Trovao27 said:
Sim mas então os xtr não são topo de gama da shimano?

São; tal como os X0 são da SRAM, apesar de ainda haver uns "special ones" :)

"Experimentar" é testar os travões nas mesmas variáveis, durante o mesmo período de tempo. De resto, montarmo-nos numa bike, dar uma volta, e "testar" os travões, é sempre complicado.

Quanto ao restante, estamos em acordo: são muito, muito semelhantes, com certeza, e as diferenças não podem ser muitas, quanto a mim. Fica bem servido com quaisquer uns ;)
 

barapaulo

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Caros,

Esta conversa já vai longa e acho mesmo que só terminará se nos virarmos todos para o Guimarães e lhe dissermos: XO e não se fala mais nisso. :cool:

Vou ainda tentar defender mais uma vez os XT. Não porque a Shimano me pague alguma coisa, porque não paga nem a mim nem a vocês. Mas sim porque sei o que me custa arrepender-me de fazer uma compra. Portanto, cabe-me a obrigação de mais uma vez dar o meu parecer.

Já que ambos travam bem, vamos por exclusão de partes:

o que vejo como caracterisitcas dos XO:

- travam bem
- são sensivelmente 100gr. mais leves que os XT
- são mais consensuais na beleza do que os XT. A Avid preocupa-se muito com uma boa estética (se fossem carros eram italianos)
- São mais exclusivos. A Avid é considerada a Challanger com todas as vantagens que esta posição trás. Quando se é challanger pressupõe-se que se desafia alguém que tem o domínio
- São no entanto uns travões banais no conceito. São uns travões e nada mais

Vamos agora aos XT:cool:

- travam bem
- são sensivelmente 100gr mais pesados do que os XO
- esteticamente criticáveis. Não têm o charme dos XO. A Shimano faz os seus produtos para o que são. Sem olhar muito à estética (se fossem carro, seriam um carro alemão)
- estão muito popularizados. A Shimano tem uma gama para tudo. Tudo na Shimano é fiável daí encontrarmos produtos destes senhores em todo o lado. Imagem desgastada
- Estes travões não são uns travões. São um conceito. É aqui que a Shimano dá grandes bigodes à concorrência. Não faz travões só para aquilo que nós estamos à espera. Supera-se a si própria. Vamos então lá a ver.
Tecnologia ICE TECH. esta ideia que funciona existe que eu saiba nos SLX, TX, XTR, ZEE e SAINT. cada travão é um verdadeiro conceito.
A - os discos são em Sandwich. Aço nas paredes de contacto e aluminio no centro para melhor dissipação do calor. A aranha que liga ao centerlock também é em alúminio para dissipação do calor
B - as pastilhas vêem providas de alhetas em alumínio para dissipação do calor
C - as pinças onde entram as pastilhas têm uns pistões em cerâmica que é um mau condutor termico. E para quê? para impedir que o calor passe para o óleo fazendo assim com que as suas qualidades se mantenham intactas. São os pistões que fazem a "ponte" ao óleo. Não devem aquecer.
D - as manetes. Bem as manetes não têm alhetas dissipadoras de calor.:D Mas também não precisam :D Mas têm 2 parafusos cada uma que fazem com que cada piloto regule o curso da manete ao seu gosto com um parafuso e com que regule a sensibilidade da travagem com o outro parafuso.

Os XO são porreiros, mas os XT são um conceito. Uma filosofia que tem principio, meio e fim. ICE TEcH. Única no mundo.

Vamos ainda continuar a discutir XO? Ok. Os deputados também se entretêm horas a fio na assembleia da republica.

Divirtam-se :)
 

commendatore

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Parece-me bom este resumo. Só uma questão: As pastilhas têm alhetas ou as maxilas? Acho que quiseste dizer maxilas... mas posso estar enganado ;)
 

miguelcarromeu

Active Member
barapaulo,

Grande manifesto Pró-Shimano :)

No entanto, os argumentos de peso, (super-válidos, sem dúvida alguma) recaem sobre os periféricos e não sobre os travões em si; quando me refiro a travões, falo das bombas e das manetes. Porque, sejamos intelectualmente sinceros, é isso que está aqui em causa: manete --> bomba.

Porque discos, qualquer um pode colocar um "Ice Tech" da Shimano, como um Hope Flutuante, etc. E por muito que a Shimano publicite de outra forma, a tecnologia Ice Tech resume-se aos discos e pastilhas; mecanicamente, não há nada que possam ter alterado nas bombas e manetes que impeça o uso em qualquer outro travão.

Portanto, caindo no extremo, o que impede alguém de colocar X0 e discos e pastilhas Shimano Ice Tech? ;)

Quanto à afinação da manete, parece-me que é partilhada pelos X0, apesar de não ter a certeza.
 

fox77

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sempre usei shimano os que mais gostei foi os xtr de 2009,tinham um toque bsatante doseavel ao travar,depois troquei pelos novos xt ice tech ...que diferença para pior na minha opinião mt potentes...até demais mesmo afinando nas manetes o doseamento aquilo trava demais ,agora comprei os x0 só vou esprimenta-los no domingo depois vos digo mais noticias.. idependetemente do gosto de cada um decerteza que travam como qualquer outro travão,este tema é como a suspensão...fox é fox....ja tive as duas fox rl 120 e sid xx e prefiro a sid ,as escolhas de material tem mt a ver com a forma de conduzir de cada um
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Porque é que só se fala em Sram (Avid, mesma coisa) e Shimano?
Então e Formula RX, Magura MT6, Hope X2... não contam?

E do que é que adianta que os travões tenham ICE-TECH ou seja lá o que for, se depois na prática todos os travões destas gamas travam igualmente muito bem?

Já não chegavam as guerras Shimano vs. Sram no que toca a transmissão, agora é também nos travões...
 

kuhn

New Member
ficaçador no que toca a transmissões a SRAM dá baile á Shimano :p

os desviadores da srma parece um relógio suíço :eek:fftopic:
 

miguelcarromeu

Active Member
FiCaçador said:
Porque é que só se fala em Sram (Avid, mesma coisa) e Shimano?
Então e Formula RX, Magura MT6, Hope X2... não contam?

Porque a questão originalmente colocada pelo Guimarães (que ressuscitou o tópico) colocava a tónica nesses dois modelos expecíficos: X0 e XT.

FiCaçador said:
Já não chegavam as guerras Shimano vs. Sram no que toca a transmissão, agora é também nos travões...

Não me parece que haja aqui qualquer tipo de guerra; apenas um trocar de opiniões saudável.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Sim, eu sei que a questão inicial é sobre esses 2 modelos. A minha pergunta é mesmo porquê só ter em conta esses dois modelos, com mais marcas dedicadas a fazer travões.
Claro que é uma discussão e não uma guerra, mas muitos dos argumentos aqui referidos são de quem já escolheu um lado. O ice-tech, o ter que sangrar os avid, o tipo de óleo, ...

Entre os XT e os X0 basta escolher os que fiquem melhor na nossa bike, qualquer um deles não nos vai desapontar. Eu nestas gama antes preferia uns Formula RX ou uns Magura MT6, mas isso sou eu.

kuhn, tens toda a razão quando dizes que isso é offtopic. Quanto ao resto nem sequer vou comentar...
 

miguelcarromeu

Active Member
Eu, pondo-me na pele de quem está com dúvidas, reconheço que por vezes temos aquela ideia inicial (pré-concebida) e queremos que alguém nos convença do contrário :) Lol.

Mas tens razão, claro que há outros travões em causa, com toda a validade dos exemplos que referiste. Mas se isto fosse tudo muito lógico e objectivo, apenas havia uma marca e uma cor :)
 
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