Vald,
Grande desenho que "postaste" ali! És tu o autor?
Aquele "linkage" faria com que o comprimento da escora inferior (entre o eixo da roda traseira e o eixo pedaleiro) variasse.
Concretamente, aumentaria com a compressão do amortecedor até ao eixo traseiro estar alinhado (horizontal) com o pivot de rotação junto ao eixo pedaleiro. Depois voltaria a diminuir.
Esta variação causaria uma tensão variável na corrente, o que seria prejudicial para manter a suspensão activa sobre tensão (a pedalar).
Por outro lado, a compressão sobre o amortecedor é directa, sem "leverage" o que obriga a ter elevadas pressões no piston, um pouco como as Mondraker, as Jamis Dakar inicialmente, e agora as novas Scott. Elevada pressão significa pouca sensibilidade, uma característica já de si intrínseca às suspensões que utilizar ar como elemento elástico.
Por fim, o segundo ponto de fixação do amortecedor, devido a essa elevada carga sobre o amortecedor, colocaria um significativo stress estrutural no tubo diagonal, já de si curvo no desenho, o que só facilitaria a ruptura nesse ponto.
Mas o esboço está excelente :wink:
Xill