Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

klaser

Well-Known Member
Não, é 11 V... o preço tá-se nos 120/130 paus , não tem nada a ver coma eagle e, este preço tende a baixar , embora já esteja excelente para um range destes....
Quero ver é se vai funcionar bem com as cages de origem dos desviadores , um parafuso B tension mais comprido vai ser quase obrigatório,mas isso tb com os kits que havia às vezes era preciso... Enfim, a opção e o preço são bem apelativos
 
A shimano lançou uma cassete com 46t e continuou a usar os mesmos desviadores que usava com as cassetes com 42t, por isso acho que não vai haver assim muitos problemas em usar os desviadores atuais de 11v com 50t.
 
com uma pesquisa rapida no google diz que a sunrace 46 pesa 470gr, imagino que o salto pra 50 passa o meio quilo. Ja sei que me vou repetir mas quem precisa por alguma razao de k7s tao grandes mais valia manter-se no 2*x
 
@Jocas22, tens razão.. o peso que se retira no desviador frontal, manipulo, etc passa para a cassete..

E mais quem usa essas cassete com pratos de 32t e 34t.. enfim nem digo nada..

No fundo a maioria do pessoal anda a aumentar a cassete e continua com os pratos de 30, 32 e 34.. o que para mim não tem muita logica, porque com uma cassete tão grande dá para usar pratos bem maiores para puderem aumentar a velocidade de ponta..
 

klaser

Well-Known Member
Sim,a cassete shimano 11-46 tem 2 carretos (os maiores obviamente ) em alumínio, esta pelo que pude ver só tem o de 50 em alu...vai pesar isso vai , mas é para quem quer ter assim e não pode pagar um sistema eagle...
Quanto aos pratos,assim já dá para usar 34 (34 com carretos de 46 e menos atrás não é para qq um nem para qq zona ),mais uma vez "tipo eagle"... Não se vai ter tanta ponta como o eagle q usa 10 mas 34X11 já dá para ter uma velocidade de ponta aceitável,ainda mais em 29"....
Eu já pensei e agora quando tiver de renovar minha transmissão,que é toda XT 8000 2x11v (fácil porntanto de passar para 1X11V ),vou-me manter nos 2X11 , posso manter a cassete como tenho 11-40 que não pesa tanta e não é aquela coisa enorme presa na roda de trás,só a pedaleira vou passar de 28-38 para 26-38,para assim poder andar mais nas 2º,3º e 4º mudanças mais leves nas subidas e não ter de recorrer muito às duas últimas...goste de deixar a primeira só para o SOS , quando acende a luz de falta de canelo no tablier :D
 
Pois... Eu ando com um dilema. Após durante algum tempo usar 1*11 com 11/40 ando a pensar se passe para uma cassete 46 e prato 36 ou passe para 2 pratos, como tenho di2 só tinha que meter o desviador e mudanças sincronizadas.e aí metia na boa um 40/28.
O que se passa é que tenho sentido falta de velocidade de ponta. 34/11 da mais ou menos 44km/h, por vezes não chega. Além disso está o facto de usar muito o fundo da cassete. A subir 34/40 chega,claro que há alturas em que mais mudanças houvesse mais se metiamos mas tirando muito inclinado com pedras soltas não vou tendo grande crise. Como sou algo verde nisto deixo a questão precisando apenas de por o desviador com as mudanças sincronizadas mantinham o 1X e passavam para 36*46 ou passavam para 2x?
 
@grouk, se tens o sistema di2 eu nem pensava duas vezes e ia para 2x11.. se para ti é importante a velocidade de ponta o melhor é optares por 2 pratos e depois com esse sistema electrónico, ficava no ponto ;)
 
esse tipo de perguntas é sempre um enorme erro. Depende das tuas pernas, do que mais gostas de fazer no btt, no tipo de terreno, etc... Ninguem vai poder decidir por ti e provavelmente so baralha mais ainda. E se fosse alguem que começa agora, mas se percebi ja tiveste 2*x e 1*x, nada como imaginares o que é melhor pra ti consoante a tua propria experiencia e arriscares, que é mesmo isso arriscar, nada como depois a pratica.
 

Insignia

Well-Known Member
Eu uso 11-46 com prato 34, até agora impecável, o salto do 46 para o 37 é grande, mas não se nota assim tanto em andamento, na minha opinião :)
 

fabio viana

Well-Known Member
Pelo que já experimentei(Sram X0 9v e agora shimano slx/xt 10v) posso dizer o seguinte:

Sram: mais "rígido" a passar de mudanças, mas como na shimano entram sempre perfeitamente bem.

Shimano: mais suave, porém entram sempre a primeira sem dificuldades, e sem fazer muito barulho.

De resto pelo menos para mim não existem assim muitas diferenças.. pensava que nem ia gostar muito da shimano, porque tinha experimentado uns manípulos deore e desviador xt em 9v e não gostava muito, mas em 10v parece-me muito parecido com a Sram de 9v.