29er Scott Scale 900 SL 2014 - Once you mess with the ghosts, darkness will be the way

David Raquel

Active Member
ehehe obrigado pelos comentários :wink:

Já quando montei a Ghost estive indeciso entre o grupo XX e o XX1 e, aliás, cheguei a comentar isso aquando da montagem. Mas há uns tempos fui andar com uns amigos e houve um que estava a estrear a sua Flash 29 team (com xx1) e me disse uma coisa que me ficou a moer a consciência. Foi algo do género: "Nunca tinha experimentado o XX1 mas um gajo não pode ter medo de experimentar...na pior das hipóteses olha, troca-se....."
E foi exactamente assim que pensei para a montagem da Scale, vamos experimentar! Caso não goste, sou o primeiro a admitir!

Ficam algumas fotos das pesagens do material que entretanto foi chegando, a coisa está-se a compor mas, tal como previa, não me parece que esteja pronta antes do fim do ano....


Mudança XX1 - mais cerca de 70gr que o XX, é caso para dizer "DASSSSSSSSSSSS" :mrgreen:

IMG-2344.jpg



Cassete XX1 - já chegámos ao ponto em que o carreto maior da cassete é maior que o disco ou o prato da frente :lol:

IMG-2345.jpg


Shifter XX1 - Confesso que não gostei do funcionamento dos gripshift XX e, como tal, a opção foi o trigger uma vez que me satisfizeram plenamente na Ghost

IMG-2350.jpg


Corrente XX1 - por cortar...

IMG-2432.jpg


Pedaleiro XX1 GXP 156mm Q-factor - A escolha recaiu no pedaleiro original do grupo por várias razões. O Scale partilha com o Ghost o tipo de movimento pedaleiro utilizado - BB92. Poderia utilizar o Clavicula da Ghost com um prato tipo Wolftooth mas explico porque não o fiz. Primeiro, em teoria, nunca teria a linha de corrente ideal para utilizar um único prato à frente. Segundo, o Clavicula nunca me convenceu no Ghost! Mau!!!! Então???
Ok, não foi o Clavicula, em si, que não convenceu! Foi o conjunto Clavicula/BB utilizado (BB92). Porquê? Porque o Clavicula tem um eixo com 30mm de diâmetro e um quadro com BB92 tem uma caixa de pedaleiro com 41mm de diâmetro! Qual é o problema? O problema é que se subtrairmos 30mm aos 41mm da caixa do pedaleiro ficamos com 11mm para "enfiar" copos e rolamentos (5.5mm/2). Conheço quem ande e não tenha problemas mas eu não considero uma boa solução para BTT pois as bikes estão mais expostas a sujidades e água e esta solução não se demonstrou durável (para mim) uma vez que os rolamentos têm uma dimensão muito reduzida!
Assim sendo, procurei no mercado por pedaleiros específicos para 1 prato mas cujo eixo não fosse 30mm! Não encontrei nada que me fizesse por o XX1 de lado e, como tal, aí está ele.

IMG-2349.jpg


E o respectivo BB

IMG-2353.jpg


O prato escolhido foi o de 32d. Estive indeciso entre o 32 e o 34 mas numa jogada de defesa, encomendei o 32. A ver!

IMG-2343.jpg


E os respectivos parafusos

IMG-2348.jpg



Está na hora, por hoje, amanhã mostro as rodas e travões :mrgreen:


David
 

David Raquel

Active Member
Já faltou mais ruimilagaia!

Mais uma peça do puzzle que chegou! :cl::cl::cl:

Espigão MCFK 34.9x400

IMG-2437.jpg


Porquê o MCFK? Dentro desta gama de pesos não existem muitas opções. Schmolke, AX lightness, MCFK, TUNE e não conheço mais! Basicamente, o Tune e MCFK são o mesmo espigão, a diferença está nos Yokes e parafusos, mais pesados no caso do TUNE. Depois, temos o Ax Lightness que é e sempre foi uma referência neste campo mas é ligeiramente mais pesado que a concorrência (cerca de 150 a 160gr nesta medida).
O Schmolke TLO não precisa de apresentação, mas os cerca de 150€ a mais que os rivais põe-no logo ligeiramente de lado, além de que a diferença de peso a meu ver não se justifica (10...15gr no máximo) tendo em conta que qualquer um já pode ser considerado muito leve!

Resumindo, por exclusão de partes ficamos (e muito bem) com o MCFK que, diga-se de passagem, tem um aspecto soberbo a nível de acabamentos e do feedback que tenho tido também o será quanto à performance!


David
 

landsix6

Member
boas David,

já que a meteo ñ está do nosso lado, aproveita para postar as novidades do teu novo projeto para a mata se ir "babando" :)...esse XX1 é qualquer coisa de brutal!!!

boas montagens.

cumps
 

David Raquel

Active Member
é verdade landsix, é sempre desagradável para pedalar mas as nossas florestas, que tão massacradas foram com os incêndios do verão, agradecem esta chuvinha extra!

Insignia, sim os yokes são os de origem!

O cockpit para já será composto por um avanço Ritchey WCS de 17º e 90mm. Optei por um avanço "económico" pois não estou familiarizado com a geometria da Scale e estava na dúvida quanto ao comprimento do avanço. Assim sendo, vou experimentar o Ritchey.
O peso não é fabuloso mas está longe de ser mau e há que ter em conta que vem de origem com parafusos de aço que serão trocados por titânio. Com essa troca o peso baixará, certamente, para perto dos 100gr.

IMG-2427.jpg


Em todo o caso, já na Ghost optei por esperar pelo tão prometido avanço Extralite de 12º mas parece que tardou e continua a tardar pois não passa de uma miragem! Em contrapartida o novo MCFK com 17º faria um conjunto tão bonito com o espigão :zezus::zezus::zezus::zezus:

No que toca ao guiador queria um que fosse maior e mais leve que o MCFK que tinha na Ghost! Gostei muito do MCFK mas estava decidido a experimentar outra coisa, mais que não seja para ter mais uma opinião! Infelizmente o Schmolke TLO estava esgotado e sem previsão de chegada, a Schmolke só faz o TLO em 700 sob encomenda o que acredito que ainda atrase mais a entrega. Como tal, o escolhido foi o New Ultimate EVO com 700mm (que ainda não chegou) com um peso declarado de 115gr. A ver vamos!


Como prometido, hoje vou falar um pouco sobre as rodas!

Neste campo, optei por uma abordagem completamente diferente do que (talvez) muitos de vós estivessem à espera! A ideia desta vez foi mesmo algo "à prova de bomba". As rodas foram um componente onde poupei um bocado, acabei por optar por uma montagem mais "económica" por várias razões.

Primeiro porque, de momento, o orçamento disponível não dava para mais :lol: :lol:

Segundo porque, tenho intenção de mais tarde, fazer uma outra montagem mais, digamos, exótica (os aros AX Lightness ou os ENVE fazem-me suspirar!) e, como tal, não fazia sentido investir, para já, numa montagem mais caprichada...

Bom, com esta conversa até parece que as rodas escolhidas são reles :mrgreen: :mrgreen:

Vamos lá apresentá-las!

Cá estão elas com a amiga balança:

IMG-2431.jpg


Cubos Tune King/Kong (frente com eixo de 15mm e trás 142+ e cepo XX1)
Aros BOR XMD 333 29er
Raios Sapim CX-ray
Nipples DtSwiss em alumínio

O peso não é um Record (100gr a mais que a montagem da Ghost) mas inspira muita confiança! Ponderei e ponderei e ponderei a mesma montagem com cubos Extralite Hyperfront e HyperRear e consequente decréscimo de cerca de 100gr no peso mas os cubos foram-me, de todo, desaconselhados para um uso "diário". Obviamente que a bike não vai andar todos os dias, mas era requisito para a montagem que o material aguentasse um uso diário e com isto refiro-me às manutenções necessárias. Como tal, outra opção foram os DtSwiss 240s mas os 70gr a mais que os Tune pesaram e muito na escolha. A Tune teve alguns problemas com os cepos há uns anos mas foi ultrapassado e hoje são cubos que apresentam uma fiabilidade ao nível uns DtSwiss!

Sei que estou a falhar com as fotos e todas as que apresento são na balança mas a verdade é que ainda não tive tempo para fazer uma sessão fotográfica ao nível deste material, peço-vos mais alguma paciência!


Entretanto vai faltando cada vez menos para a bike estar pronta :D:D:cool:


David
 

Radonbiker

New Member
Bem primeiro deixem-me limpar a baba de cima do teclado :eek:... em relação ao guiador a última informação que tive foi de que chegará lá para o fim de Janeiro :mad:... O meu de scandium de 600mm tem no site anunciados 117g e na minha balança acusou ainda menos! Espero que este mantenha a boa tendencia...
 

petiagos

New Member
Excelente David ...
O espigão, como sabes, uma velha aspiração minha, é formidável !!! O acabamento é simplesmente divinal ...
:cool:

Aguardo pelo restante :rolleyes:
 

petiagos

New Member
Excelente David ...
O espigão, como sabes, uma velha aspiração minha, é formidável !!! O acabamento é simplesmente divinal ...
:cool:
Quanto ao grupo XX1 com prato 32 ... é certamente algo a que vou seguir com alguma atenção. Até porque experimentei um setup igual e fiquei com a pulga atrás da orelha. Vai colocando feedback, ok?
As rodas ligeiramente mais pesadas que as da Ghost 29' ... certamente te darão a " confiança extra " e menor manutenção.

Fico a aguardar pelas fotos:rolleyes:
 

cayto

New Member
Depois de não vir ca ao fórum um tempo, chegar aqui e ver isto, bem que MARAVILHAAA! ;)

Muito boa sorte para todo o projeto, está um must como não podia deixar de ser...

Like :cool:
 

David Raquel

Active Member
Obrigado pessoal!

Parece que o restante material chega na 2ª feira (fingers crossed) por isso está para breve a montagem!!

Radonbiker, o peso do guiador pelo feedback que tenho tido bate relativamente certo com o anunciado, sendo que para um guiador com 700mm não é, de todo, mau!

Petiagos, o aspecto do espigão é fabuloso, confesso! Mesmo o acabamento interior está num patamar elevadíssimo!
Quanto ao XX1, é mesmo um tiro no escuro...um tipo não pode ficar sempre na retaguarda da inovação ehehehe Estou ainda com algum receio, mas nada como experimentar...a ver!
Relativamente às rodas, na mão a grande diferença que notei para já é a tensão dos raios bastante mais elevada que nas EDGE precisamente pelo facto de estes aros terem olhais e com isso permitirem uma maior tensão e consequentemente uma roda mais rígida! Os cubos são "mais do mesmo", não tenho qualquer receio, de qualquer nível, em lhes dar o devido uso :)

essence_s, foi uma escolha difícil a do prato! Tive amigos que usam e me aconselharam o 34, como também ouvi que o 30 seria o mais equilibrado! Optei pelo 32 pois pareceu-me o melhor compromisso sendo que para a transmissão da Ghost perco o 24x36 que, em boa verdade, não era assim tão solicitado e o 38x11 que apenas me recordo de ser usado em estrada e com pendente negativa :mrgreen:
Tenho mais receio dos saltos entre carretos no XX1 (principalmente do 10d para o 12d) que das desmultiplicações perdidas!

Obrigado a todos pelas opiniões que vão deixando, é sempre gratificante saber que alguém do outro lado vai lendo o que se nos apraz ir escrevendo!


David
 

David Raquel

Active Member
Adoro começar bem a semana :cl::cl::cl::cl:

IMG-2489.jpg


Sid XX WC com tubo por cortar e eixo de 15mm! Que boa surpresa este peso tendo em conta que as SID este ano estão ligeiramente mais pesadas que o ano passado (peso anunciado - 1537gr)


David
 

landsix6

Member
eheheh!!!

a balança é tua amiga :)!!! é sempre bom sermos surpreendidos com os pesos dos componentes principalmente qdo são inferiores aos que as proprias marcas anunciam.

e a montagem do puzzle? está prevista para qdo?

abc
 

Phalhas

New Member
Então e o resto?

Vá pá, coloca lá o resto do material. E já agora, vê se montas isso, material na balança já estou farto.

Finalmente uma montangem adequada a este espaçõ ;)

Felizmente aidan tens açlguma paciência para ires partilhando, eu desisti...

Grande abraço mas leve.

Rui
 
Top