29er Scott Scale 900 SL 2014 - Once you mess with the ghosts, darkness will be the way

David Raquel

Active Member
scott.jpg



:siky: Stay tuned :siky:
 

Insignia

Active Member
Desliguem os seus telemóveis, a sessão vai começar!!!
Grande máquina que aí vem!!! É o quadro mais leve do mercado, para não falar no SDS!!
 

cayto

New Member
Ui! Que até se me estremeceu os calcanhares :shock: :shock: :shock:

Que isto vai ser melhor que esperar pelos episódios de walking dead :mrgreen:
 

red46

Member
Boas.

E e a "pensar" que ia ser outro Ghost :hmmm:

Cá fico à espera do restante...:pipocas::mrgreen::clap::drool:

Cumprimentos
 

David Raquel

Active Member
Boas Pessoal!


Efectivamente, quis o destino que a minha próxima montagem recorresse a um quadro Scott Scale! E digo o destino porquê? Bem, porque em boa verdade, não era o meu quadro de eleição nem sequer das escolhas que me saltavam à vista! Basicamente, queria experimentar um quadro com eixo passante (142mm+) e a Ghost ainda não apresenta essa solução nas HT 29 (ou muito me engano, ou em 2015 já fará parte das especificações....).

De onde surge então o Scale? Qualquer Weight Weenie que se preze já alguma vez, por mais longínqua que fosse, pensou no Scale (temos que admitir)! Não há dúvidas que é uma referência no que ao peso diz respeito e tem mais que provas dadas nas mais variadas corridas por esse mundo fora. Basicamente, foi-me apresentada uma proposta irrecusável, daquelas que convém não pensar muito não vá a coisa caducar, pelo Scale! Foi encomendado na hora....a vida é demasiado curta para grandes indecisões principalmente neste mundo das bikes que, a meu ver, é para ser levado como escape do stress do quotidiano!

Entre o RC e o SL apenas muda a pintura e optei pela pintura sombria, quiçá gótica, do SL. O RC é mais do mesmo, mais amarelo para aqui, menos branco para acolá, mas a coisa não muda muito de ano para ano.

O peso declarado para este Scale 29 de 2014, tamanho M é de 960gr e não, amigo Insignia, o Scale não é o quadro mais leve do mercado mas sim o Open 1.0! A verdade é que, ao contrário do que esperava pois tinha em conta que a Scott não costumava falhar nos pesos anunciados, o quadro pesou exactos 1041gr na minha balança - nú, apenas com os dropouts de 142mm (removíveis/alteráveis). É um bom peso, não há dúvida, mas são 8% de diferença para o peso declarado. Fiquei um pouco desiludido, confesso, mas reservo-me na liberdade de assumir que esses 81gr de diferença se apresentam sob a forma de telas extra de fibra de carbono a reforçar o quadro (talvez nas escoras devido à alteração para eixo de 142?).

IMG-2316.jpg


Ao vivo a pintura do quadro com os seus detalhes Matte/Brilhante é bastante agradável mas admito que não me surpreendeu ao nível da qualidade dos acabamentos! Não sei se estou mal habituado, mas acho que um quadro de nível Premium como este Scale merecia uma melhor atenção ao nível dos pormenores, de modo a justificar os já difíceis de justificar 2000€ que custa. Longe de mim estar a insinuar que é um quadro de fraca qualidade, mas esperava um "toque" diferente...


Bom, lenga lenga à parte, para aqueles que esperam por mais fotos e configuração da bike....lamento mas vão continuar à espera porque eu também! Neste momento ainda só tenho comigo o quadro e pouco mais, tudo o resto está encomendado mas esta época de chegada da nova colecção/Natal/Fim de ano é sempre, digamos, complicada ao nível de entregas de material. Não prevejo ter a bike pronta antes do Natal/Ano Novo mas nem tudo é mau, sempre dá para ir pesado/apreciando com a devida atenção tudo o que vai chegando!

Posso adiantar que, acho que pela primeira vez no meu histórico, o peso é importante (claro!!!!) mas não é a principal prioridade da montagem! As palavras de ordem desta vez serão: funcionalidade e fiabilidade!

Objectivos? Hmmm....vamos apontar para um sub 8.5kg para já!


Abraço!

David
 
Last edited:

HR

New Member
Amigo David,

Já te conheço à uns anos neste fórum (apesar de não te conhecer pessoalmente) tendo acompanhado tudo o que aqui foste colocando desde o tempo de uma Mondraker Ventura Disc 2006 e no minimo acredito que este será mais um excelente projecto teu.

Quanto à escolha do quadro, tive também várias indecisões a quando da escolha do 29er que tenho neste momento, sendo um factor determinante da compra o "eixo passante" 12mm, dessa forma a Scott com a alteração feita para 2014 ganhou (na minha opinião) "muitos pontos" e a tua escolha foi TOP!

Quanto a não teres fotos do restante material, vai tirando ao que tens nem que seja só ao quadro, para irmos contrariando o Stress causado pela abertura deste tópico! :) :) :)

Muitas e boas pedaladas (neste caso montagens)...
HR
 

Patitos

Active Member
Nos meus tempos "Aureos " colocava essa " Bike" entre os 7400 e 7900 gr :p só com o material que tenho aqui por casa, só precisava do quadro ;)
No entanto , como te conheço vais optar por um peso mais adequado ás tuas necessidades.
Eu sei o que lhe colocava.........mas deixo essas opções para ti.
 

HR

New Member
Mais umas belas caixinhas!

Esse grupo anda-me a "piscar o olho"... só gostava mesmo era de poder experimentar para avançar, ou não... a ver vamos...

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

nogueira.nuno

Active Member
Bem, de certo a primeira coisa a fazeres foi fazer o laco para ter a Bike como prenda de Natal nao? Hehehe

Mas como bem disseste o Scale tem de estar no imaginario de quem gosta de ter algo leve!!
Fizeste bem e sem duvida vai ser Sub 8.5 ou 8 a vontade, o principal e mesmo a tal funcionalidade e fiablidade para se poder no final aproveitar a Bike a 101%!!

Parabens e um Bom topico a seguir!!

Que Bom que e comecar do zero com caixinhas a chegar todos os dias....



Abraco

NN

;)
 
Top