Rodas 650 B - 27.5"

danielsilva

New Member
Eles são compativeis com quadros 26'' mas será caso a caso, alguns são outros não. Agora não há grandes medidas a fazer pois pneus diferentes em aros diferentes produzem medições diferentes, agora o diâmetro é simples .... 27,5'' ? :confused:

 

jfvo

New Member
Obg DanielSilva, era mesmo essa medida, é claro que varia de pneu para pneu mas já serve de orientação, são mesmo os 27,5 cm... pois pensei que a roda tivesse os 27.5 mais o pneu acrescia mais alguns cms, mas pela tua medida é o total??!!
 
Last edited:

danielsilva

New Member
Esta medida nem é minha pois eu uso outro pneu mas sim, supostamente são 27.5'' ( polegadas não cm ) a contar com o pneu. Mas cuidado ... não é apenas esta medida que conta. É preciso ver se o pneu não roça também nas laterais das escoras, desviador dianteiro etc e se o quadro for suspensão total ainda é preciso tambem ver se com o amortecedor no final do curso não faz o pneu bater no quadro.
E convém também tirar medidas à altura do movimento pedaleiro/eixo e ver se não fica alto demais com a troca de rodas e ainda ver se a suspensão actua é compativel, pelo pouco que vejo do ter avatar será uma RS certo ? Se for estás com azar ...
 

jfvo

New Member
Mais uma vez obrigado,

vou ter em atenção todos esses pormenores.

Sim a minha suspensão é uma RS, também já me tinham dito que não dava, que o arco não tem altura, mas vou ter em atenção isso tudo.
 

HR

New Member
Boas danielsilva,

Gosto muito do efeito final e adoraria experimentar umas dessas rodas... Como desde que comecei a ler sobre as "650" achei que neste caso o meio seria mesmo a virtude. A ver vamos se um dia experimento tal coisa...

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

jfvo

New Member
Acho que ficou fantástico!!

Gostava de experimentar umas, mas primeiro ainda tenho que ver a suspensão, porque RS não dá!!! :(
 

HR

New Member
Pelo que pesquisei a minha Scalpel comporta esta alteração tanto no quadro como na Lefty!...

...já ando a imaginar umas ZTR Crest 650b + Tune Kong e Cannonball, uma pedaleira RotoR 3d+ com pratos RotoR 25/38, ficando ainda assim uma FS 27,5" Sub9kg... Quem sabe um dia...

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

danielsilva

New Member
Gostava de experimentar umas, mas primeiro ainda tenho que ver a suspensão, porque RS não dá!!!

Tudo indica que nas novas colecções de 2013 já muitas suspensões oficiais para 650b vão sair, é uma questão de esperar !

@ HR

Bem se alguma dia passares por Aveiro é só apitar, ou claro, se fores ao encontro Cannondale em Junho ou Julho ( ? ) eu em principio lá levarei a Trail e a Rush :)http://www.forumbtt.net/member.php?981-HR

http://www.forumbtt.net/member.php?981-HR
 

pmgf

New Member
Boas. Aproveitando este tópico, alguém me sabe dizer onde posso ver se uma bike ou suspensão é compatível com as rodas 650b?
 

Hardtail Trek

New Member
Boas,

Verifiquei que o meu quadro, Trek 8500 de 2010, é compatível com rodas 650b e como gosto muito do quadro, gostaria de experimentar umas rodas maiores no Trek. Tenho algumas dúvidas em relação aos benefícios que as 29's possam trazer e não quero ir a correr trocar de bicicleta só para andar num par de rodas maiores, talvez um meio termo seja uma opção viável sem grandes gastos... Assim gostava se saber que opções existem ao nível do mercado de rodas, pneus, etc. onde se pode comprar este material. Não sei tb se a minha suspensão, RockShok Reba, é compatível com as 27,5 e gostaria tb de saber com maior detalhe os benefícios de um par de rodas 27,5.

cumpr.
 

klaser

Well-Known Member
Não sei exactamente qual o diâmetro final que uma roda+ pneu 650b pode ter,mas assim por alto penso que na REBA teria de ter no mínimo 2 cm de folga para dar(no arco),e o facto é que a minha de 2008 não tem,ou seja,eu acho que as REBAs não dão ,ou pelo menos fica muito à justa....Na tabela do site das 27.5 também parece que não dá pra rebas...
 

SURFAS

New Member
Reba não dá.

Mas atenção, o problema de montar uma 650b é que não há muitos aros e rodas no mercado e pneus já começam a aparecer mas ainda escasso. As Fox dão todas para 650b. Mas para rígidas o meu conselho é 29", a 650b não se nota tanta a diferença no campo do Xc como na 29", onde é o campo das rígidas.

As 650b estão agora a aparecer devido aos quadros de suspensões totais não "darem" para fazer rodas 29" com mais de 140mm de curso e como o mercado está parado as marcas querem coisas novas para a malta gastar o dinheiro. E com as 650b irão aparecer 140/160 e 180mm!!

Agora as 29" trazem benefícios em certas vertentes do BTT, rígidas de xc sem duvida aliás há marcas que eliminaram as 26" nas rígidas. Nas 29 o que se nota mais é que pedalas à mesma cadencia das 26" mas vais mais rápido e fazes mais kms, a descer papa tudo (ou quase), a curvar é diferente devido ao diâmetro da roda. As 29" tem mais aderência porque o espaço de contacto com o solo é maior que nas 26" em descidas bem acentuadas não assusta tanto como numa 26".
Agora nem tudo são rosas, rodas mais flexíveis e pesadas, pneus mais pesados, em singles técnicos, curvas apertadas, raízes não se faz de maneira tão solta, rápida e divertida como nas 26".
 

NCoutinho

New Member
Penso que Sid não dá, Magura durin também não mas estou pensar seriamente "tunar" a minha para dar! Nas fox cabe e fica com folga mais que suficiente para as lamas.
 
estive a fazer uma experiencia com umas rodas de 700(28),são rodas de estrada e deu nisto
foto0406h.jpg

foto0405b.jpg


Com estas rodas de são maiores que as 27,5 o espaço é suficiente,por isso com 27,5 deve dar mas tambem o pneu e mais baixo que o normal de btt
mas como o outro diz,não a nada melhor que exprimentar.
 
Top