Roda 29, que futuro?

fandango

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n era mais fácil discutirem qual a melhor roda no mato? ainda n percebi qual a vantagem de uma roda ou outra se n tiverem pernas nada anda.
 

froids

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Eu, sinceramente não me parece que haja aqui muito pessoal com 26" e egos magoados, Jocas22 ;)
E até concordo na maior parte das coisas que dizes. Mas na questão de ser o consumidor a controlar o mercado, definitivamente que não!
E tu tens que entender o que quero dizer, mais que não seja porque tens a sorte de ter podido experimentar os 3 modelos de roda em condições controladas e conseguiste chegar à conclusao da bike ideal para ti. E aliado a isso, tens a disponibilidade financeira para adquirir bikes 29" gama alta ou mesmo topo de gama (ou a sorte de estar numa equipa que tenha essa disponibilidade financeira)

Isso é algo que muitos de nós não têm (ou nenhum, arriscaria).
Mas esses, os comuns de nós, que não têm como provar os 3 modelos em circunstancias controladas, quando vão trocar a sua bike em perfeitas condições, por vezes com milhares de euros investidos em material "topo de gama", por 29"s manhosas com mais de 11kgs?! Esses estão a comprar o quê?! Não é gato por lebre?! Se a culpa é do consumidor?! É, claro. Mas se o mercado não é influenciador, é o quê?!

Esses são o consumidor alvo das marcas e das "novas" tecnologias. E são esses que as marcas e o Mktg exploram.

Não somos tu nem eu, nem meia duzia de companheiros daqui! Mas é a grande maioria...

E digo, Eu, mas por razões diferentes das tuas e que passam por não me apetecer passar por todo o processo de upgrades de uma bike, como já passei com todas as 26" que tive e tenho, para no final ir ficar com uma bike que não me vai trazer vantagens nenhumas de uma forma geral?! Só se fosse estupido, em bom portugues!
De momento encontro-me a fazer upgrades à minha bike, com a mesma facilidade com que fazia quando se dizia a ferro e fogo que as 26" tinham acabado.
Quando me apetecer trocar e repetir o processo de upgrades e tal, faço-o quando o mercado já tiver "escolhido" uma das versoes de rodas, eixos, bbs, etc e tal... Como não acredito que o futuro passe pela roda maior, esperarei por um maior periodo de maturação da 27.5... Porque ninguem aqui é avesso à mudança e nenhuma bike é eterna ;)

E se calhar a pensar como eu há muitos mais que a meia duzia ;)

Mas também se enganam os que acham que o mercado de usados especifico de 26" se vai manter assim estupido de baixo por muito tempo...
Porque sim, todos os formatos de roda irão coexistir enquanto todos durarem... E penso que não será a 26" a "morrer" primeiro!

E o posto do miguelbarroso serve para meio entendedor! É um atestado sim, mas é a outra coisa...

Abraços
:xau:
 

froids

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Companheiro sonoro, isso de andares a seguir os posts do setegu​ é um bocadinho sinistro ehehehe :D

Abraços
:xau:
 

Jocas22

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tou um bocado com o Ednuno nisto, nao percebo que tipo de componentes especificos das 26 não existem á venda ou vão deixar de existir. Só se for os aros e os pneus, o que não acredito minimamente á mercado para venda de peças, é a maior parte das vendas de peças de substituição são os donos de 26 e vão continuar a ser por muito tempo. No extremo até a suspensao se deixasse de se vender usavam uma 27.5. Quanto a quadros novos por acaso nem sei como isso anda. Bom mas isto tudo por dizer que se tivesse a 26 não parece que deixasse de dormir pelo problema de poder nao ter componentes no futuro próximo.

froids
isto é como tudo neste mundo, quem nao pode experimentar informa-se com quem acha que sabe. E toma uma decisão.
Agora que fico doente quando vejo certas compras de companheiros meus, isso fico, e sei o que lhes disseram na loja. Eu percebo que é um negócio, mas aconselhar alguem que está a comecar a andar com poucas pernas a comprar uma 29 de 15kg epá o que dizer né!:confused:
 
Eu nem acho tanto que o problema das peças seja em arranjar especificamente para as 26"... são mesmo os standards que mudam (alguns sem grande necessidade): as caixas de direcção, os eixos pedaleiros, 9v vs 10v, eixos das rodas, etc.

A indústria antigamente (e não é só nas bicicletas), quando criava algo novo, "perdia" muito mais tempo em controlo de qualidade e testes, e muitos produtos só viam a luz do dia, depois de "aparados" todos os problemas. Há uns anos para cá que a I&D é feita à velocidade da luz, e o "controlo de qualidade" é feito do lado do cliente. Os modelos de negócio já prevêem x unidades de retorno à fábrica/oficina para reparação, pois sai mais barato do que o CQ à moda antiga... e já sabemos a quantidade de pessoas que acabam por não reclamar, outras que ainda têm de lutar com a loja/marca que recusa aceitar alegando mau uso, etc.

Esta velocidade de novos produtos, torna muito mais difícil a estabilização dos standards, agravado com o facto de muitas marcas quererem definir esses standards (o negócio do licenciamento de patentes vale milhões)...

Com isto ganhamos em algumas evoluções que acabam por acontecer mais rapidamente, mas sinceramente acho que no global perdemos mais... E nem vou entrar na questão dos problemas da sociedade de consumo/poluição/desperdício de recursos, etc
 

Jocas22

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concordando contigo, isso não é um problema das bicicletas, é um problema como dizes da sociedade. Trocar de telemovel a cada ano com octa cores para ir ao facebook e mesmo assim empastela porque aquilo é uma vergonha, ou as apps sao mal codificadas de proposito ou estão-se a borrifar para a qualidade. Fica lento? mete-se um processador melhor. É a sociedade de consumo, rapidamente as marcas querem que fique obsoleto e querem vender novo produto

Mas até acho que no mundo das bicicletas não nos podemos queixar muito, ainda se consegue encontrar componentes pra 7velocidades, e já vamos nas 11v. Acho que o mercado de peças até nem funciona assim tão mal. ;) A cena de haver dezenas de standards isso sim acho que era desnecessario, nos movimentos pedaleiros entao que confusao
 
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SeteGu

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Também concordo. Ainda que possa não ser o cerne da questão o (quase) desaparecimento das 26 novas já entra na tal filosofia de consumismo desenfreado pelo que atravessa a nossa sociedade. A informática é dos exemplos mais flagrantes.

Quanto ás peças para roda 26 estava a falar essencialmente a nível de futuro e não disse que ia haver problema... disse que ninguém sabe o que vai acontecer.
É verdade que enquanto houver procura existirá (à partida) oferta. Mas nem sempre é assim... os quadros, são um bom exemplo disso. O meu tem garantia vitalícia... se houver algum problema provavelmente trocam-me por outro 29 ou 27,5... mesmo que prefira o 26.
Lá está... obrigam-me a mudar. Depois tenho de comprar rodas, se calhar suspensão... e algo que deveria ser totalmente gratuito para mim (garantia) transforma-se num "mecanismo" que me obriga a gastar dinheiro.
 

Jocas22

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pois ai quanto á garantia tens razão, mas tens que ver que tudo o que é garantias fora dos 2 anos de lei não se pode ser muito esquesito. Muita gente já recebeu modelos melhores, mais recentes ou mais bonitos nessas trocas. Temos que ver os dois lados.
Mas podes sempre vender o quadro novo 29 que te dão e comprar um 26 usado e ainda sobram umas valentes notas :cool:
 

moch75

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Concordo em relação aos telemoveis completamente, comprei a porcaria de um "8 cores" em junho, tinha um S3 que gentilmente dei à cara metade que adorou (pudera), grande máquina que é e era, evoluí para pior :(
Em relação às biclas eu acho que o futuro passa pelas 29 (mas como alguém disse nenhuma é eterna), existem marcas que nos querem fazer acreditar que as 27.5 são a medida a seguir, outras que só já fabricam em 27.5 e 29 com especial relevo para as 29. As 26 continuam como já disse neste forum, a dar cartas e estão bem vivas, eu tenho uma e ainda ando e gosto muito dela, não faço é com ela o que faço com a 29 nem pretendo, seria louco.
O mercado é tramado e temos que saber gerir com muita cabecinha o que ele nos apresenta quase diariamente, no caso das bicicletas não concordo nem consigo é perceber a razão de culpar o mercado em relação às 29. As 29 são de outro campeonato, são em tudo melhor que as 26 e 27.5 basta ver todos os milhares de testes que foram feitos e não me parece correto dizer que as 29 são fruto de um estudo de mercado para nos fazer gastar dinheiro. As 27.5 é que não fazem sentido em minha opinião, aliás fazem ao Shurter ou será à Scott? Ainda estou para perceber lol

Vida longa para as 26 e 27.5 mas se vais para uma corrida leva uma 29
Ah e tal só tenho 1,70 o melhor será uma 27.5?
BIG LOL, 29 pah, não falei em alturas falei em 29....
 

m.r.f.

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Boas, Já estão aí as "plus; pequenas fatty ou +"
Pessoal que comprou um 29 ou 27,5 só porque ficou na moda o melhor será começar a poupar dinheiro porque não tardam em passar de moda.

Ps: quem ainda tem uma 26 o melhor será não vender, porque pelo andar da carruagem ainda vai volta a ser a "moda"
 
Essa das fattys é que me partem todo. Quando vejo tolinhos com bikes dessas em maratonas, até me aquece o coração. lol
O que era suposto ser a única maneira para conseguir andar nos inverno rigorosos cheios de neve ou em areia ou esse tipo de terrenos mais agressivos para pneus mais estreitos, e o tuga vai me comprar daquilo às carradas pa andar em terras lusas, a preços astronómicos!!

O pessoal que olhe mais para si e que tente perceber o que realmente lhes faz falta, pois isto da diversificação/evolução do mercado nunca vai parar, pelo menos enquanto houverem tolinhos com dinheiro dispostos a gastar rios de dinheiro para andarem na moda.
 
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vaspsy

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Falam de modas e que são forçados a mudar para isto e aquilo... as marcas vendem em grande escala os que a maior parte dos consumidores procuram, porque é quem compra que decide as modas e não o contrário.
Portanto se nas lojas só há 27.5 e 29 não se queixem porque são as pessoas que lá vão que as procuram.
Agora sei que quando vou de fatty para uma maratona tenho pessoas a olhar para mim e pensar que sou tolinho porque vou numa bike que foi feita para andar na neve.
Mas se calhar eu posso olhar de volta e pensar também: tantos tolinhos que compram bikes de milhares de euros e depois vem para maratonas dar cabo do cabedal, a maior parte deles não anda nada e só estragam material e dinheiro. Eu ao menos venho-me divertir com bikes emprestadas pela marca e não gasto um tostão.
A diferença é que eu não critico as escolhas dos outros. Cada um faz as suas e depois vive com elas. Como dizia o outro, vamos refletir um bocado sobre isto...
 

Negoci8er

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Vaspsy, por acaso penso que será o contrário...
Quanto a mim as marcas tentam lançar tendências de forma a forçar novas compras. Se as marcam não lançarem novidades, não é o consumidor que vai pedir a roda 29...
Como dizia o Steve Jobs, "não devemos perguntar ao cliente o que prefere porque ele não sabe o que quer". A Apple é o exemplo perfeito disso! Lança produtos constantemente e força a compra! ;)
Quanto a cada um gastar o seu dinheiro... penso que não devemos julgar! Para mim pode ser estúpido gastar 5000€ numa bicicleta, mas também alguém já disse o mesmo por mim ao gastar 1700€! :D
Cada um sabe de si, deve ter atenção ao gerir o seu dinheiro e pensar no dia de amanhã!
 

Hardskin

Well-Known Member
Consegui encontrar o video que andava à procura e que talvez mude algumas ideias pré-concebidas em relação às fatty...

[video=youtube;tiwP0Dwv4uE]https://www.youtube.com/watch?v=tiwP0Dwv4uE[/video]

A questão das maratonas depende do espirito com que cada um vai para elas....
 
vaspsy, penso que seja exactamente o contrário. Se tiveste atento ao "lançamento" das fatbikes cá em portugal, tal como foi o lançamento das 29er, o impingir é uma palavra com alguma responsabilidade, mas foi mesmo o que aconteceu!

Nas fatbikes, quanto ao investimento, não critico nem tenho que criticar pois cada um sabe de si, e cada um gasta o dinheiro onde quiser em bem entender, portanto não era a isso que me referia. No entanto tenho todo o direito de achar estúpido comprar uma bicicleta pseudo-polivalente extra-super-sobre-valorizada porque os media e as marcas mais mediáticas assim o quiseram. E btw, as fatbikes existem há anos! Se havia procura, porque é que só chegou agora à europa? É uma bike diferente, "esquisita", funky, fixe á sua maneira, alternativa. É só isto que define estas bikes, simples.
Gostava de ter uma sem dúvida! Agora não faz dela apropriada para um certo uso! Daí o meu ponto de vista do comentário anterior. Se calhar foi um bocado extremista, mas foi num tom de brincadeira claro.

O conceito dos plus, já é bem diferente. Já tem algum uso mais prático e mais sério, se bem que acho que esta dispersão/ramificações do mercado em standarts está-se a tornar ridícula! Cubos, Caixas, Bikes, etc etc. Penso que a comunidade ciclista não tem assim tanta fome de modas quanto isso!

Hardskin, esse tipo de vídeos é o tipo de vídeos feito com um objectivo, criar necessidade e desejo! Põe um rider pau-para-toda-a-obra a fazer muita coisa para mostrar ao povo, isto é fixe, compra isto!
Um melhor exemplo disso é este video, se bem que neste video, temos que respeitar a skill deste gajo que é qualquer coisa de outro mundo!

[video=youtube;C8bdEpUiiuU]https://www.youtube.com/watch?v=C8bdEpUiiuU[/video]
 

SeteGu

Active Member
Se quiserem até fazem um vídeo com uns "gajos" a mandar uns saltos e a fazer umas manobras com bikes de estrada... ah espera... isso já existe:
[video=youtube;HhabgvIIXik]https://www.youtube.com/watch?v=HhabgvIIXik[/video]
:cool:
 

Hardskin

Well-Known Member
Acho que já estão a misturar acrobacias com um uso perfeitamente normal em trilhos que podem ser feitos perfeitamente em 26, 29 ou 27,5 tanto a subir como a descer e por um "não acrobata".
De uma coisa é certa...:eek:fftopic: é o que está a ser esta coisa das gordas...
 

Nozes

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Falam de modas e que são forçados a mudar para isto e aquilo... as marcas vendem em grande escala os que a maior parte dos consumidores procuram, porque é quem compra que decide as modas e não o contrário

Até há uns anos atrás isso podia ser verdade,mas no mercado actual está muito longe da realidade. Achas que alguém apareceu nas lojas a dizer "epá eu agora só compro uma bike quando tiver umas rodas 1,1 polegadas maiores que a minha 26",ou "porreiro era uma bike com pneus tão largos que eu quando pedalar faço figura de profissional de entretenimento circense".

Quando caírem aqui grandes nevões em Santarém também compro uma fatbike.
 

SeteGu

Active Member
Hardskin foi só para dar um exemplo. Isto é... quem sabe (profissionais) faz com que pareça sempre fácil e "apelativo" independentemente da bicicleta... nem que lhes dêem um triciclo para as mãos.
Para o comum dos mortais pode não ser bem assim...

Isto apenas para responder ao vídeo em que a Fatbike parece ágil e divertida em todo o tipo de terrenos.

Resumindo e indo ao cerne da questão (no que toca ás modas): Quem tiver interesse em vender facilmente ilude os pot€nciais clientes.
 
Last edited:

Hardskin

Well-Known Member
Todas as teorias da conspiração e opiniões antagónicas (maioritariamente baseadas lógica e experiência de outros) é o que fazem existir tópicos como este sobre onde o que discute é o sexo dos anjos.
Seja 29/ 27,5 / 27,5+ / 26 / 24 ou o "camandro" que quiserem meter no mercado, a história repete-se com as mesmas teorias. Basta recuar neste tópico para perceber isso.
Não vou argumentar com as vantagens e desvantagens entre tamanho de rodas simplesmente porque já deixei à muito de contribuir para esta Santinha.
Quanto ao vídeo que postei a título de exemplo, este tem a mesma legitimidade que outros apresentados com testes supostamente idóneos e referentes a outros tamanhos de rodas.
O que é demonstrado no vídeo para mim é perfeitamente real tendo em conta que não existem Super Homens e que há um galho para cada macaco. Neste caso esse galho não será certamente o de disputar lugares em "provas/maratonas" de XC.
Por mim não vou atrás de "modas" sejam elas quais forem independentemente da sua relevância. ;)

Longa vida ás rodas 26! :cool:

 
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