Roda 29, que futuro?

Experiência de outros? Deixa-me te dizer uma coisa, porque o tom de conversa estava amigável, até entrar a presunção no assunto. Quando cá chegaram as 29er, de uma marca muito conhecida e a primeira a espalhá-las, já há muito elas eram usadas no Canadá e nos EUA, tal e qual as fatbikes. E eu por acaso, ouço tanto os outros a falar e estou tão fora do assunto que até era uma espécie de cobaia de divulgação, onde andava-mos com bikes de teste e dava-mos a conhecer as pessoas a nova "moda", bikes tipo trator, bikes de profissional de entretenimento circense como diz o nosso amigo Nozes, muita coisa lhe chamaram, mas quase todos que experimentavam gostavam, e já por isso hoje em dia aqui na cidade diria que uns 70 a 80% do pessoal do XC anda de 29er.

Se chamas a isso o cliente ter necessidade, estás muito longe do que realmente se passa, porque nos 10 anos que ando nisto (o que não é para muita da malta cá do fórum que já anda há muito mais anos) quando toda a gente andava de 26er, nunca por uma vez ouvi alguém dizer, ehm, se as rodas fossem maiores ou mais gordas até trocava. Se assim fosse, se alguém tivesse essa necessidade, já tinham ido buscar uma fora pelas próprias mãos. Simplesmente alguém as introduziu no mercado, muito dinheiro investido em marketing, e o povo aderiu porque gostou das vantagens e desvalorizou as desvantagens. Simples. E isto são factos, não são opiniões! Não são teorias da conspiração, é assim que o mercado funciona.

O objectivo desse video é claro e não tem muito que saber interpretá-lo. Meteram um gajo polivalente, numa bicicleta, subir cenas técnicas, descer cenas técnicas, pronto, está criada uma necessidade mais comercial e abrangente quando na realidade não foi esse o propósito da criação da mesma! A título pessoal? Porque raio havia de preferir dar 3000€ por uma bike mais pesada/cara/ineficiente/feia do que uma 29er FS 120mm por exemplo? Não ganho a descer, não ganho a subir, ganho em quê? Conforto? Então comprava uma com mais curso! Se não me importava de ter uma? Até não, mas não pagava para a ter nem ia substituir a minha bike de XC de certeza. É só a isto que me refiro porque conheci algumas situações caricatas de conhecidos desse género e penso que a necessidade criada, no nosso pais, é insólita. Se não concordas, tens todo o direito, mas é a minha opinião e tal como diz aquela frase muito conhecida: "Opinions are like arseholes - everybody has one."

No entanto concordo perfeitamente contigo na última frase e daí vai de encontro ao que disse. As marcas estão a ficar tão obsessivas com serem as primeiras a lançarem certos standarts, que estão a diversificar de tal maneira o mercado que vão arrebentar com ele. Hoje em dia nada é compatível com nada, tudo é especifico, e tudo tem vantagens se é que me faço entender.

EDIT: Deixo aqui este link da wikipedia para perderem um bocadinho de tempo a ler a histórias destas bikes que penso que é interessante: https://en.wikipedia.org/wiki/Fatbike
 
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Hardskin

Well-Known Member
jOrGe.mRNh
Não sei onde é que o tom da conversa deixou de ser amigável!
Acho que a presunção está a ser feita da tua parte ao entenderes o que eu escrevi como sendo endereçado a ti ou a quem quer que fosse especificamente.
Mas como bem citaste
"Opinions are like arseholes - everybody has one." andes nisto à dez anos ou à 48. Seja lá qual for o significado disso.

Boas pedaladas.
:yeah:
 

demorider

Active Member
Jorge de certeza que as 29 chegaram primeiro aos USA?

Se calhar até chegaram porque alguns dos gigantes das bikes estão situados nos USA e Canadá e como tal é lá que as modas chegam primeiro mas a "moda" pegou mais depressa aqui do que lá.. Bastava ter feito uma comparação de catálogos em 2014 para perceber essa diferença.. Exemplo da Specialized que nos modelos mais agressivos (as enduro) em 2014 cá tinha 2 26er e umas 7 ou 8 29er, ias ao site da marca com a região USA ou mesmo Canadá e vias completamente o oposto, tinham uma ou duas 29er.. Falo da Specialized por ter sido uma marca que apregoou aos sete ventos que não havia lugar para as 27,5 e que o futuro era as 29, dá lá uma vista de olhos ao catálogo deles agora.. Além disso aqui pelo fórum já a Senhora de Fátima tinha reencarnado nas 29er e nos fórum lá por fora poucos estavam convencidos com as 29er.. Ainda hoje me parto a rir de cada vez que me lembro de um post que foi feito aqui no fórum, algo do género "testei este fim de semana uma 29er e num trajeto que demorava 15 minutos a subir com a 29 fiz em 10 minutos.." Avé Maria :fpalm:

Como sou um gajo desconfiado comecei logo a fazer contas, se ganhou 5 minutos em 10 isso quer dizer que em uma hora ganhava 20 minutos, em 5h ganhava 1h.. Ora se fosse participar numa prova que demorasse em média 5h a concluir isso queria dizer que passar de uma 26 para uma 29 era suficiente para passar de último lugar a primeiro.. Quando precisar de milagres vou rezar as 29er, porque santinho algum faz tantos milagres :cool:

Já testei um fat (uma manha a andar em trilhos que estou farto de andar) e achei a bike muito divertida, mas como já foi dito não foi feita para ganhar nenhuma prova de XC, é apenas um brinquedo que se mexe muito melhor do que os haters possam pensar e até já se compram umas mongoose por menos de 400€ (ok são chaxos se comparadas com as top de linha mas para brinquedo que são, servem perfeitamente)..
 
Hardskin, cito "Todas as teorias da conspiração e opiniões antagónicas (maioritariamente baseadas lógica e experiência de outros) é o que fazem existir tópicos como este sobre onde o que discute é o sexo dos anjos." Se achas que isto é amigável ou simpático de se dizer a alguém....
Quanto à frase que citei sobre opiniões percebeste mal. Era em jeito de conclusão, eu tenho a minha opinião, tu tens a tua, cada um tem uma, e eu tenho o direito de ter uma. Simplesmente isso. Num tom humorístico que levaste a mal.
Os anos que mencionei, nem devia ter mencionado, porque isso pouco quer dizer. Foi só mesmo porque acompanhei a chegava desses dois novos standart, por isso não ouvi isto dos amigos ou da wikipédia. Foi só mesmo esse o objectivo ;).

Mas sem ressentimentos. Todos têm a sua opinião e é para isso que o fórum serve, para discutirmos estes temas. :D

demorider, estás a confundir uma coisa. Handcrafted e Produção massiva e eu não especifiquei. A ideia cresceu lá e foi lá que foi desenvolvida, as marcas pegaram nisso e produziram para o mundo. Se deres um volta por fóruns tipo mtbr tiras rapidamente essa conclusão. Uma coisa é o que as marcas fazem, outra coisa é o que o povo usa!

hehe, nisso tens razão, também há povo que gosta de milagres, e daí também a adesão ao 29 ter sido tão grande. Eu a única coisa que me chamou a atenção foi o ângulo de ataque.

Eu não sou hater amigo! Repito, gostava de ter uma, é um brinquedo e não me importava nada de ter um para brincar umas vezes nestes trilhos minhotos carregados de pedra e raízes. Agora quando vejo povo nas maratonas a vangloriar-se com as bikes todos presunçosos, isso aquece-me o coração!! Se fosse um ou outro ainda era naquela, agora aos grupos de 6 e 7 todos pimpões, naquela inocência consumista. Percebes aquilo a que me refiro? De certeza que estás farto de ver isso. Consequências de ser o desporto da moda, digo eu...

E tens as On One também e algumas marcas que lançaram assim um brinquedos mais acessíveis que eu não me importava de todo de ter, até sei 2 ou 3 trilhos que havia de ser a loucura com uma dessas.

Quando aos modelos plus, gostava de experimentar uma enduro. Devem ter um comportamento brutal. Mas mais uma vez, por favor, parem de lançar 50 standarts novos todos os anos! O mercado está todo roto!
 

demorider

Active Member
Mas o facto da ideia e desenvolvimento ter sido feito lá é normal, os gigantes estão lá (e como gigantes refiro-me as "grandes" marcas e aos grandes spots/bikepark), em Portugal e na grande maioria do mundo apenas se faz segundo ideias do que já está feito.. Mas a "moda" pegou cá mais depressa do que lá por fora.. Não sou contra nem a favor de nenhuma das rodas, cada um é que tem de pesar os prós e contras de todas, mas admito que me faz uma tremenda comichão ver pessoal com bikes 26 topo de gama com pesos fantásticos e trocar por 29 com pesos monstruosos só porque o vizinho também tem uma 29 ou por achar que já não precisam de pernas, mas cada um sabe da sua carteira e faz o que bem entender com seu dinheiro..

Quanto ao haters não foi direcionado a ti nem a ninguém em específico, foi no sentido que por vezes se crítica sem ter experimentado.. Por exemplo as 29er foi a mesma coisa, no início todos odiavam (até mesmo o do milagre descrito acima que passou quase 200 páginas a atirar pedras) e de repente experimentam e uns adoraram, outros ficaram na dúvida e outros continuaram a não gostar..

A fat gostei dela mas apenas e só como um brinquedo, tenho plena noção que não ia ganhar nenhuma prova com ela fosse XC ou DH.. Mas é mais "pedalavel" e manobrável do que aparenta e em trilhos de gravilha solta (muito abundante aqui pela minha zona) é como um comboio em cima de carris..
 
Lá fora usavam mais por utilidade, na neve, e eram muitos projectos caseiros e algumas marcas mais especiais, não as grandes marcas. As grandes marcas viram que o conceito pegou, e apressaram-se a levá-lo ao mundo para ganhar uns trocos, muito basicamente.
Sim, isso também concordo contigo. É muito mau ver grandes bikes a preços quase dados apenas e unicamente por serem 26''! É o que eu digo, o mercado está todo roto!
Um gajo hoje em dia tem que comprar o mínimo de material possível porque cada vez que venda tem que baixar as calças e virar o rabinho para o povo se servir lol. Ainda noutro dia comprei um selim de 200€, para vende-lo novo na caixa, já vou nos 100€ e ninguém lhe pega! Há uns anos vendia-o em meia hora!

Haters infelizmente há em tudo que é lado, e contra tudo. Exactamente, eu lembro-me de andar lá nas voltas de teste a passar a bike e todos se riam e gozavam, ahah olha o gajo de trator. No entanto todos que experimentavam ou quase todos ficavam parvos com aquilo e tanto é que nesse ano, eram tipo pãezinhos quentes a sair do forno.
 

JottaD

New Member
Ja agora como se fala das fatbikes e eu tenho a oportunidade de viver num pais onde se anda com alguma frequencia com este tipo de bikes, na minha modesta opiniao esta bike so serve mesmo para a neve porque com uma de roda "normal" nao e possivel. Na Noruega so vejo fatbikes de Dezembro a Marco, quando e claro, as temperaturas o permitem. Mal desaparece a neve o pessoal vai buscar as bikes "normais" e encosta a fatbike ate a neve regressar. Ja experimentei e nao me cativou, prefiro ir descer umas pistas a andar de fatbike, mas entendo que e uma boa alternativa quando nao se pode andar de bike de outra maneira.
 

SeteGu

Active Member
Só um aparte... eu também não sou contra as fatbikes... nem contra as 29... nem contra o XC ou o DH. Apenas não gosto da forma como o mercado tem evoluído nos últimos anos precisamente pelas razões que têm vindo a ser referidas...

E ao menos que aquando do surgimento de novos standarts/modas informassem corretamente as pessoas mas não... mostram sempre só o lado bom da coisa para incentivar o pessoal a mudar. Nada contra quem muda... apenas com a forma como a mudança é "imposta" (se calhar o mais correto até seria tirar as aspas).

Atualmente nem na informática é assim... passado 1 ou 2 anos a bicicleta que comprámos está obsoleta. Eu tenho uma bicicleta que nem 3 anos tem e já está completamente "desatualizada". É verdade que a evolução é importante mas será que em 3 anos houve um progresso tecnológico de tal ordem ao ponto de revolucionar desta forma o "conceito" bicicleta de todo o terreno?
Será que precisamos ou tiramos proveito de metade das "invenções" que a industria insiste em constantemente colocar cá para fora (alterando de forma constante e abrupta os sucessivos paradigmas)?
Será que o que hoje é bom amanhã já é assim tão mau?
 

Nozes

Active Member
Não é.

Uma bicicleta que funciona bem,que tira o melhor de ti e que te dá margem para evoluíres é uma boa bike hoje e vai continuar a ser durante muito tempo.
São as marcas que nos querem fazer crer que o que nós comprámos o ano passado está obsoleto e precisamos de uma bike nova como de pão para a boca.

Sem querer levantar mais guerra sobre os tamanhos de roda,lembro o que já disse várias vezes: Quem tem uma 26",se lhe colocar uns pneus 2.2,guiador de 660 e avanço mais curto vai ficar com uma bike muito mais polivalente,segura e divertida que se usar os tradicionais pneus 2.0,guiador de 580mm e avanço de 100mm ou mais.
Com um investimento baixo vai melhorar a sua bike,e,consequentemente,a sua performance sem gastar aqueles rios de dinheiro numa bike nova que "até tem equipamento pior mas as rodas são maiores".

Outra coisa que muita gente ainda não descobriu é que se tentar aprender a andar melhor e vez de mais se calhar até nem precisa de esperar que seja a bike a fazer milagres...mas isso já são outras contas.
 

davidream

Well-Known Member
bOAS!
NOZES este teu último parágrafo é digno de registo!!:yeah: tanto para o Btt como para o resto da vida!!

Hoje em dia somos bombardeados/influênciados de uma maneira!!que terá tendência sempre a aumentar no sentido do consumismo!acabamos por perder a essência das coisas!!
É um pouco Offtopic,mas não queria deixar de o dizer!!
Cumps!
 

nunokas

Member
Boas.

Não tenho por hábito comentar neste tipo de tópico porque será como discutir o "sexo dos anjos" mas tenho que reafirmar e apoiar o que o Nozes escreveu no último paragrafo :)

No fim do dia, preocupem-se mais com a qualidade dos kms que fazem em detrimento da quantidade. Tentem melhorar a técnica seja em que tamanho de roda for (ou mesmo a andar de bike porque ás vezes vejo coisas atrozes por aí e bastante perigosas em muita malta que acha que a técnica do hardware vai suprimir as sua falta de habilidade).

Pedalem em saúde

cumps
 
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ElGamal

Member
demorider:
Jorge de certeza que as 29 chegaram primeiro aos USA?

Se calhar até chegaram porque alguns dos gigantes das bikes estão situados nos USA e Canadá e como tal é lá que as modas chegam primeiro mas a "moda" pegou mais depressa aqui do que lá..
por curiosidade, e como nestes anos tenho ido a terra de rednecks todos os anos, entro sempre numa loja de biclas para 2 de treta e para ver o que lá se usa. ora lembro-me de em 2010, ou 2011 (tinha eu passado há pouco para uma 26" FS com 120 de curso) que fiquei admirado não haver quase nada de 26 à venda. e nas 2 de treta me disseram que tinham as 26 para "kids". ora bolas. o normal era comprarem 29". ou era do sítio onde estava, ou então as 29" vingaram e substituiram por completo as 26". e xc, que é a única coisa que me interessava.
na minha visita este ano, perguntei como se estavam a vender e qual a recepção das road bikes com travões de disco. boa, pelos vistos, por causa da chuva e neve.
já agora, 27.5 é que nem vê-las!

ps. momento zen: uma vez, num estradão, ia eu com uma fuji emprestada e passa um tipo por mim a esgalhar numa bicicleta de estrada! só poderia ser uma ciclocross. ou uma gravel bike? momento zen do momento zen: uma vez passei um tipo de monociclo :D
 

demorider

Active Member
Elgamal o que a loja diz para mim é música.. Lojas que chegas com um desviador desafinado eles começam a impingir bicicletas novas em vez de arranjar tem toda a credibilidade..

Acompanha os fórum estrangeiros e depois apita qualquer coisinha.. Vê tópicos de 2014 e depois diz-me o tamanho do ódio que havia em relação as 29 quando aqui já eram melhores que santinhas, actualmente o pessoal lá por fora já tem outra ideia das 29 mas volto a dizer que quando aqui eram milagreiras lá eram odiadas por isso disse que aqui a "moda" pegou primeiro.. Aliás já referi ali acima que marcas como a Specialized nos modelos de 2014 nos modelos enduro em PT tinham 2 26 e umas 7 ou 8 29, mudanças a região do site para USA e vias exactamente o contrário.. quando a loja diz que vende e o pessoal diz que não compra alguma coisa ficou pelo meio.. Apesar de nunca la ter ido tenho familia a viver em Ohio e tenho falado com um primo que também anda nas bikes e ficou "parvo" quando lhe disse que as 26 estavam a ser dadas para comprar as 29, acho que essa loja onde andas a dar 2 de treta te anda a dar treta..

Esses teus momentos "zen" dizem tudo, sem pernas e sem kit de unhas venha a bike que vier.. Como um "sábio" uma vez disso "a bike tem de evoluir conforme o rider e não o rider conforme a bicicleta"..

Mas atenção que não tenho nada contra as 29, nem contra roda roda nenhuma, sou a favor de cada um andar com o que sentir bem e com aquilo que a sua carteira permitir.. Não acho sensato trocar 26 de topo por 29 de gama média baixa como muito pessoal fez, mas cada um sabe da sua carteira e faz o que bem intender com os seus €...
 
Last edited:
demorider, odiadas sempre foram as 29ers, porque são diferentes, e tudo que é mudança assusta. Tanto é que tanta gente vejo a comprar 27,5'' porque detestam 29'' e porque lêem nas revistas (infelizmente outro ponto fraco tuga) e pouco depois estão a vendê-las para comprar 29'' lol, isto em XC. As vantagens das 29ers em XC são incontestáveis! Ponto final. Agora se essa pessoa tolera as desvantagens da mesma, isso já é uma questão pessoal. A minha opinião sincera, é que a falta de agilidade (depende muito da bicicleta), que é o argumento principal, é muito facilmente contornável com técnica, já as vantagens do ângulo de ataque e conforto, não tens muito por onde compensar numa 26 ou 27,5. Podem-me responder, ah, metes mais curso, mas com mais curso perdes eficiência.

Quanto ao estrangeiro, somos um pais pequeno, e um pais de matreiros, e tal como eu já tinha referido, marketing, passa a palavra, muita pressão dos media e do mercado, e sim, facilmente invadem o mercado. A marca ter ou não ter à venda, não tem absolutamente nada a ver com procura hoje em dia, infelizmente, as grandes marcas decidem o que é melhor para o consumidor, e o consumir come e cala, porque com tanto marketing e pressão, acaba por meter na cabeça que é também o melhor para ele.

No que toca a trocas, salvaguardando certas situações com as quais já me deparei e às que tu te referes (trocas absurdas devido à febre das 29), se for para tirar partido de novas características, tapered, eixos, rodado, etc, acaba por ser uma boa troca, até porque tal como diz o SeteGu, o mercado chegou a tal ponto que está pior que o da informática e só tens basicamente 2 opções: ou investes uma vez para a vida e te estás a marimbar para modas, ou tens que estar sempre a investir para as coisas não perderem valor, e penso que este último motivo é mesmo o maior responsável por se ver tantas trocas desse género, puro negócio.

No que toca a lojas, isso são as lojas de cá, porque lá está, o zé povinho é matreiro. Conheço e já comprei em muitas lojas em Portugal, mas muito poucas boas lojas de bicicletas. Primeiro, o zé povinho acha que qualquer um pode ser mecânico. Depois o zé povinho pensa é em dinheiro imediato, não pensa em satisfazer um cliente e ter um cliente pá vida. Por fim a própria atmosfera da loja que mais parecem lojas de centro comercial invés das velhinhas lojas carregadas de material e onde toda a gente tem uma coisa em comum, viver e respirar este desporto. Por isso, e um bocado offtopic, quando se queixarem do, ah e tal, o povo vai comprar à net e não ajudam as lojas, pensem antes em fazer um serviço decente, e talvez tenham mais clientes.
 
O que quer dizer? O maior conforto, estabilidade a altas velocidades, inércia das rodas, ângulo das rodas, são vantagens que se destacam no XC. A 26'' é mais ágil e explosiva, portanto diria mais divertidas no geral. A 650b é um meio termo.
Não tem muito de discutir nem muito que argumentar, até porque o mercado varia de uma forma gigantesca, mas comparando a mesma marca, modelo, equipamento, tamanho, rider, diria que são essas as maiores diferenças.

Não chamem UCI ao barulho se faz favor, porque com a quantidade de dinheiro envolvida nisso, as marcas até lhes podiam exigir que andassem só de fio dental e capacete nas provas.
 

Daemon

Active Member
Dava-te razão se a Scott não tivesse os mesmos modelos em roda 27.5" e 29". E não me parece que se a 29" fosse melhor o Nino andava de 27.5" ou a Scott o "obrigava" a andar de 27.5".

Simplesmente acho a tua abordagem muito radical. Como já foi dito, a 29" tem algumas vantagens, a 27.5" tem outras vantagens, não há uma verdade absoluta, pois depende dos atletas (constituição e técnica), dos trilhos por onde andam (mais rolantes vs mais técnicos), etc, etc

Just my 2 cents
 
Vocês gostam de distorcer as coisas. Cada uma tem vantagens e aplicações onde dominam ou as suas vantagens são dominantes. No XC diria que é 29'', agora há outras onde 27,5 ou 26 têm vantagens como Enduro e Downhill, ou Dirt Jump ou 4X ou Park ou Freeride.
O nós pensarmos ou não pensarmos não vale muito neste assunto porque simplesmente não temos noção do que lá se passa dentro de portas.

Radical não, eu sempre falei de 29 em XC, repito XC!!!! E sim, nesta modalidade, é a que tem mais vantagens aproveitáveis face a desvantagens, ponto final. Tenho uma bike de XC 29er, mas não sou gajo de vender o meu pãozinho como 90% do fórum. Por exemplo, se comprasse uma de enduro neste momento seria 26/27,5. Sempre tive 26 e sempre gostei de ter 26, mas nos caminhos onde ando, técnicos, 2 anos a tentar acompanhar povo em 29er, serviu-me bem de lição, não foi preciso ir às revistas ver opiniões.
 

SeteGu

Active Member
jOrGe.mRNh... para aquelas bicicletas de XC de entrada de gama (vá... até 500€) também achas que 29 é a melhor opção?

Eu sinceramente continuo a achar que o que é melhor varia de caso para caso... até mesmo dentro do XC. Até porque o "XC" de uns nada tem a ver com o "XC" de outros. Por exemplo... uma coisa é estradão de terra e outra são single tracks daqueles mais estreitos com curvas, por exemplo...

Eu nunca experimentei uma 29 topo de gama... mas já experimentei uma de entrada e sinceramente penso que será como as suspensões totais: eventualmente só compensará se for realmente boa. Aquelas de entrada de gama são autênticos tijolos, na minha modesta opinião.
 

Jepas

Super Moderador
jOrGe.mRNh, podias desenvolver em que medida a inércia das rodas é uma vantagem em XC? É que até nas provas de estrada em montanha (subidas e variações de velocidade) as rodas utilizadas são as mais leves possíveis. Acho que em XC (e BTT em geral) a inércia é um contra na medida em que quanto maior for mais lentas são as mudanças de velocidade, seja para aumentar (saída de curvas) seja para diminuir (entrada em curvas).
 
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