Roda 29, que futuro?

FMCurto

Uma pequena solução simples e barata que permite estender o tempo de vida de um bom componente?

Mas queres levar os fabricantes de Bikes e peças para Bikes à falência, ou quê??
:cool:
 

jmpnm

New Member
O futuro da roda 29?.....eu digo-vos.... 29 atrás e 26 ou 27.5 à frente com as devidas regulações para ficar tudo direito..., experimentem e vão ver que não querem outra coisa.
 

SeteGu

Active Member
A Giant (ou pelo menos um responsável) defendia que o futuro são as 27,5 e que as 29 vão tendencialmente desaparecer. O que é certo é que a marca (salvo erro a maior a nível mundial) praticamente já só tem modelos 27,5.

A partir dos 5 minutos:
[video=youtube;pHDEzZ6u2ps]https://www.youtube.com/watch?v=pHDEzZ6u2ps[/video]
 

jmpnm

New Member
a 26 à frente é muito mais importante pela técnica que permite em alguns trilhos....e a 29 atrás funciona impec qd é para rolar
 

Fredsalvas

New Member
Na minha opinião a roda 29 ou a 27,5 será o que nós consumidores quisermos.
Não haverá numa marca, seja ela grande ou pequena que continue a fabricar seja um tipo ou outro de roda se o consumidor nao consumir. Por isso...enquanto houver vendas eles fabricarão, e nós devemos escolher o que mais nos agrada.
 

SeteGu

Active Member
Por acaso não acho que seja assim tão linear. As marcas com campanhas de marketing e medidas agressivas conseguem a manipulação que querem. Agora quando as rodas 29/27,5 deixarem de ser novidade apaziguando as vendas vão arranjar uma nova moda qualquer e mais de metade do pessoal irá atrás independentemente de tirar proveito ou não daquilo que lhes é "oferecido" (a peso de ouro)... podendo até não ter vantagem nenhuma.

A industria diz:
"Isto agora é que é bom e o que atualmente têm já faz parte do passado... já está descontinuado!"
"Não querem mudar? Tem bom remédio... continuem com o que têm e rezem para que continuem a haver peças de substituição."

Primeiro a 29 era o suprasumo. Agora é a 27,5. O que virá a seguir?

A questão dos eixos mais largos fazem todo o sentido nas 29... é a sua evolução natural. Se as 26/27,5 se deixarem também infetar, pelo menos para XC, será apenas mais uma moda de forma a tentar amealhar mais uns valentes €€€ e fazer o pessoal trocar novamente de bicicletas sob a ameaça/possibilidade de deixar de haver peças para as bicicletas que usam.

Pelo menos na industria automóvel creio que as marcas são obrigadas a fabricar todas as peças sobressalentes durante uma catrefada de anos. Nas bicicletas devia ser igual.

E atenção... eu sou a favor das rodas 27 e 29 assim como de todas as evoluções tecnológicas que possam ser desenvolvidas (desde que sejam efetivamente evoluções/mais valias). Não sou é a favor de politicas que praticamente obrigam o utilizador a implementa-las e com custos mais elevados.
 
Para mim a 29'' continua a ser o suprasumo em XC e, na altura, representou algo realmente diferença e melhor em alguns sentidos ao mercado. O 27'5 foi uma forma de as marcas darem nova vida às 26'' e fazerem o povo acreditar que realmente são uma evolução das 26'' quando na verdade pouco diferem, senão nas geometrias com distâncias entre eixos absurdas (em muitas).
Se um pro do DH e enduro vai notar a diferença? Provavelmente sim. Agora nós (a generalizar obviamente) poderemos notar, mas é mais efeito placebo do que propriamente realidade.

Aqui o ponto desta evolução no mínimo estúpida reside no simples facto de as marcas se quererem impor com novas tecnologias e patentes e ganharem uns trocos com licenciamentos e bom marketing para haver procura.
Basta verem as descrições da maioria das bicicletas onde um parafuso de grade de bidon já é feito com a tecnologia xpto, que se estiver a x graus dá mais 10cv ás pernas LOL
A maioria é bullshit, até porque hoje em dia seguem quase todos as mesmas geometrias, gamas, preços, categorias, cores, etc etc etc

Tem lógica evoluírem para 148, se já é usado o 150mm em Dh há anos e anos? Isto é um insulto à nossa inteligência!!!

Eu sou um geek no sentido em que gosto de desenvolvimento e tecnologia, mas acho uma pura estupidez andarmos nisto do mais é melhor gradual.
Porque não passaram logo para os 150 e fica o assunto arrumado?
Porque fazem caixa tapered de 55 e 56mm e não fazem só de 55 ou de 56mm?
Porque fazem 500 tipos de eixo pedaleiro? E de pratos?
Porque estão a inventar medidas novas de guiadores se a moda das vassouras de 800mm já passou? Até porque nos 31.8mm com carbono não é possível fazer algo super rígido nem nada.
Porque estão a inventar medidas de cubos dianteiros novos se a maioria das suspensões usa 15mm de eixo invés de 20mm que já usado no Dh há ANOSS?
Porque estão sempre a adicionar mais mudanças às transmissões? Não estávamos bem com 10 ou com 9?
etc etc etc

Resumindo, isto faz parte de um problema bem mais geral e profundo da nossa actual sociedade, que se está a tornar cada vez mais capitalista e superficial. Até mete nojo!
 

SeteGu

Active Member
jOrGe.mRNh eu até admito que as 29 possam ser as melhores para XC. Não é isso que está em causa. O que está em causa é um pouco o que disseste. Inventam-se coisas apenas para serem novidades e para venderem. Na altura as 29, agora as 27,5... amanhá já são as 25 ou as 30 ou os eixos ou as rodas cada uma de seu tamanho, etc... só para vender e não porque seja melhor assim.

Até pode ser melhor... mas com tanta coisa que inventam metade acaba por ser treta apenas para vender e quando a moda não pegar mais inventam outra qualquer.
 

Jocas22

Active Member
Aparece um novo standard pra substituir as 27.5 e o titulo é o "futuro das 29" :cool:

Essas rodas cabem na maior parte dos quadros para 29, nos outros: 26, 27.5 nem pensar. Suspensaoes 29 tambem dao, as outras nao. (a nao ser pra pneus xxl de 27.5+) O objectivo é mais um aproximar das bikes normais ás horrorosas fat bike, e pra terrenos como a neve ou areia parece-me a mim. Quem quer pneus de 3.0 ou 3.5 pra fazer o que quer que seja em Portugal? Siga a marinha.

http://reviews.mtbr.com/fox-goes-27-5-with-110mm-spacing-on-factory-34-float-fork
 

klaser

Well-Known Member
O que se estava a falar no início do tópico Jocas era o novo "standart" de eixo 148mm para as rodas traseiras das 29"..o tópico depois como o costume é que descambou...
 

Jocas22

Active Member
lá fora já há muita gente a experimentar, já com montagens, geralmente "gordos" ou pessoal que pedala em tipos de terrenos muito especificios, mas claro tambem há quem ponha só pra poder experimentar sem mais razões. Geralmente 29's adaptadas, penso que quadros feitos especificamente sao muito poucos casos.
 
klaser, o tópico não descambou de todo! O eixo em questão é parte de um problema bem maior que está a afectar a indústria!
Para um desporto que costumava ser mais puro e inocente, estamos a chegar a um nível de futilidade incrível!

A cena das fatbikes já existe há anos e como o Jocas22 refere e muito bem, tem a sua utilidade para terrenos e condições meteorológicas muitos especificas. Mesmo tendo isso em conta, vejo povo a gastar 3000€ para andar com aquilo aqui em no "Sunny Portugal".
Eu não sou um fanático das 29er ou algo do género. Troque uma 26 por uma 29 e continuo a ter saudades da minha 26er, mas isto da pancada das novidades é tão grande que vejo pessoal a comprar 27'5 e a voltar às 29 porque afinal não é bem o que dizem.

A pesquisa cientifica e a experimentação só nos traz conhecimento e progresso, mas daí a comercializar todas as ideias possíveis e imagináveis? -.-'
Daqui a um tempos um iluminado qualquer vai-se lembrar de lançar o eixo 149mm de 11mm, porque têm mais rigidez que os 10mm sem serem pesados como os de 12mm e porque são mais estreitos e leves que os 150 e mais rigidos que os 148. É disto que falo. Se tínhamos 150x12 e x10, é realmente necessário? Porque não foram logo pa 150? Uma diferença de 2mm? Mas é que é mesmo gozar com a inteligência das massas.

Dar opções é uma coisa, como tipos de lentes novos, ou um meio de capacetes mais seguros, agora estar sempre a criar novos standarts, é mesmo desprezar a palavra standart.
 

DriveMe

Active Member
11081350_979919028686975_4912467193471885023_n.jpg

29'' já era. 36'' é que vai ser.
 

klaser

Well-Known Member
Atenção que não estamos exatamente só a falar de um EIXO mais largo..o cerne da questão aqui é um cubo cujas paredes onde estão os furos dos raios mais afastadas em si,para ,segundo quem entende, proporcionar uma maior rigidez lateral à roda,no caso as rodas 29 "
 

Jocas22

Active Member
umas boas rodas 29 com um eixo proprio e um quadro feito como deve de ser já tem rigidez mais que suficiente mesmo pra pesos pesados. O 27.5+ PARECE-ME não tem nada a ver com isso. Os cubos têm de ser xpto e tal porque a largura dos aros tambem sao xxl e os pneus idem. Tal como a invenção da RS1 criou necessidade de cubos especiais e reforçados.

mas as fat bike cá em Portugal tambem se podem aplicar como qualquer um que pedale na zona costeira de Almada pra baixo (alentejo incluido) onde a areia é mais que muita. Com qualquer bike normal é impossivel circular por muitos sitios, mas ai a 27.5+ tambem nao servia pra nada, so mesmo a fat bike
 

klaser

Well-Known Member
Novamente o engraçado é que nos videos dos criadores do sistema eles dizem que há sim rodas 29 rígidas suficiente, mas q só nas gamas altas, e justamente a "maravilha" da invenção deles vai trazer rigidez às gamas de entrada e médias. ...é p rir mas eles dizem isso
 

Jocas22

Active Member
pois não sei... se eles o dizem. Mas acho que nas gamas baixas, pelo menos nessas, aquelas rodas são tão mas tão pesadas e reforçadas que tambem nao tenho ouvido queixas, mas não falo do que não domino. Acho que o problema das 29 é querer-se pouco peso a pouco preço, más montagens, raios levezinhos, mamilos de latão, poucos raios, tudo coisas que se pode facilmente evitar. E depois aliar isso ao peso de cada um, mas já nas 26 nem toda a gente podia montar todas as rodas, nas 29 é preciso ter a mesma noção, agravada pela diferença de tamanho da roda.

pode ser para os riders mais pesados, não sei?! Não consigo é ligar a historia de ser por causa das 29 e depois andarem a vender aquilo pra por pneus 3.5, mas pronto, é deixar a poeira assentar...
 
Excesso de rigidez também provoca desconforto! Há sempre um limite do que poderá ser "bom demais".
Para além disso, tal como Jocas22 disse e bem, eu peso 95kg, tive uma rigida 26 com qr e tubo normal, e agora tenho uma full suspension 29'' com qr15 e 12x142 e tapered e apesar de ser 29 e full suspension, é muito mais rigida que a 26, mas muito mais mesmo!

Resumindo, continua-se a não perceber esta lenga lenga do 1mm a mais é melhor..
 

IceWolF

New Member
Off-Topic
Bem, parece que tenho de ter cuidado na compra de material... visto que o meu peso ainda está a cima dos 100 Kg (melhor, 112Kg), anda por aí material muito fraco, ou a minha DS é muita boa, que não cede, e inclusive tenho dado alguns saltos.... :D

Também devo ficar pouco tempo acima dos 100Kg, para quem em Dezembro borrava-se todo para fazer 10Km sem paragens, ainda este sábado fiz 63Km non-stop.... sofri foi um pouco com a desidratação durante a noite (dores de cabeça e tonturas), tenho que começar a usar bebida isotonica em vez de água simples.
 
Top