Roda 29, que futuro?

Lanwolve

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Afinal as soluções já começaram a aparecer. A Hope fabricou um cubo que se expande para servir em quadros com largura entre 130 mm e 200 mm de largura.

O segredo é uma câmara de ar interna que pode ser insuflada com Hélio, fazendo expandir o cubo até à largura desejada e tornando o cubo mais leve.

A má notícia é que ao alargar ou encolher a largura vai alterar a tensão dos raios, o que obriga a refazer a roda novamente.
 

froids

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A industria das bikes está como a sociedade actual, um nojo!

E enquanto não perceber-mos que quem manda aqui somos nós, consumidores, e não eles, marcas, temos o burro nas couves!
Deixemo-nos de ir atrás de todas as modas e modinhas, deixemo-nos de medir a pilinha à vista da pilinha do vizinho, deixemo-nos de comprar tudo o que nos impingem e os "standards" estabilizam rápidamente.

E não me venham com cantilenas da treta que o Marketing e as marcas têm o poder que querem. Têm o poder que nós deixarmos que elas ganhem.
Comprem aquilo que realmente precisam, não o que vos querem vender, e vão perceber que todo este granel é só isso mesmo, ruído!

O dito de um companheiro nosso aqui do Fórum, que tem cada vez menos significado, quando devia ser precisamente o contrário!

"Rolem muito, moços" (ao invés de se preocuparem com estes temas sensacionalistas das revistas cor-de-rosa da nossa modalidade preferida)


Abraços
:xau:
 

warrior75

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Não me digam que as 29er,s já não prestam? Anda há tão pouco tempo eram o ultimo grito...

Há inovações que até podem fazer diferença em competição de alto nível, mas só isso; outras podem fazer diferença para quem leva o btt a sério para competir por um bom resultado na maratona cá do bairro; E a maioria não faz praticamente diferença para quem faz btt só pelo puro prazer.
Cada um é que tem que avaliar o que deve escolher e gastar para determinado fim. Já vi moços que andam de bicicleta uma ou duas vezes por mês, a gastarem balúrdios em material só por ser 5 ou 6 gramas mais leve, ou ser mais recente, á espera que esse material os transforme em atletas de elite. Pois cada um é que sabe, eu se tivesse muito dinheiro também tinha duas ou três bikes de 8 ou 9 mil euros, só não esperava é que me fossem transformar num atleta de topo.

É normal gostar-mos de ter uma bicicleta que gostamos, que nos enche o ego e nos dá prazer, mas se formos na conversa da maioria dos construtores e vendedores estamos tramados.

Penso que melhor do que andar sempre preocupado em estar na moda, é aproveitar da melhor forma o que temos, seja com rodas grandes ou pequenas, cubos grossos ou finos. Divirtam-se a pedalar nem que seja de "pasteleira".
 

SeteGu

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O problema froids é que 80% das pessoas vão a trás do marketing porque "a tecnologia XTPO é que é revolucionária".

Eu evito ir atrás das "revoluções" tecnológicas... até porque nem todas vingam. E mesmo que vinguem... até nos carros quando surge algo novo normalmente acaba por haver problemas associados ao amadorismo da tecnologia. É normal, faz parte da evolução tecnológica e costuma-se pagar muito por ela.
Os primeiros telemóveis eram uma porcaria, tal como os primeiros carros, aviões, etc... tudo o que é novidade ainda terá muitas arestas por limar seja um novo produto ou uma nova tecnologia.

A roda 26 está mais do que estudada... a roda 29 (no caso de vingar) terá ainda muito que pedalar até chegar a um ponto de maturação idêntico ao da 26... não que a 26 já não tenha por onde evoluir... mas é uma evolução diferente...
 
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Jocas22

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pro que fazemos, o que interessa neste fórum que nao se dedica ao DH, o ponto de maturação da roda 26 é "caiu de podre" :cool:
 

SeteGu

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Sim... agora com as 27,5 e 29 a evolução no que toca à roda 26 (e tudo o que a rodeia) está parada... até ao momento em que se lembrem que, afinal... se calhar... até tem algumas vantagens relativamente ás suas sucessoras e que todas elas podem coexistir.
 

Jocas22

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nao tenho intenções de me embrulhar outra vez nestas conversas circulares... claro que todas podem coexistir, é uma questão de opções de quem compra.
E mesmo por ser uma questão de opções de quem compra, e porque quem compra não quer roda 26... veja-se a discussão dos preços das bikes 26 que houve ai noutro topico... é que não é uma questão de quem fabrica bikes se lembrar de coisa nenhuma. Quem manda é o consumidor. E o consumidor falou, bem ou mal. Se não vendessem 26 novas, mas as usadas estivessem ao preço a que estavam á 3 anos atras, e não andassem todos a comprar 605b e 29... advinha la o que acontecia?
 

SeteGu

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Continuo a achar que a industria/empresas têm um grande papel naquilo que o consumidor (no geral) pensa. Por isso se vêem muitas bicicletas de gama baixa e roda 29 a serem vendidas como pãezinhos quentes quando (pelo menos a meu ver) uma 26 (pelo mesmo orçamento) seria mais adequada. Nomeadamente bicicletas "team" de supermercado.

No fundo é para isso que o markting/publicidade servem: convencer o comprar.

Tens a Giant como exemplo que investiu muito forte na roda 29 e agora... são eles mesmo que afirmam que tendencialmente vai desaparecer sendo substituida pela 27,5 (atualmente, salvo erro, só têm um modelo no qual se pode ainda optar por roda 29). O pessoal ouve e vai atrás. Julgo eu que a Giant (maior fabricante mundial) não se ia dar ao luxo de perder a corrida para os restantes fabricantes.

E se chamassem 27,5 a bicicletas com roda 26,5 o pessoal ia todo a trás na mesma porque "dizem que é o melhor"... mal sabendo que estavam a comprar praticamente a mesma coisa. Aliás... a 650b é mais roda 27 do que propriamente 27,5 comparando a medida dos aros (26: 559 | 27,5: 584 | 29: 622).

Isto tudo para dizer que: talvez um dia voltem a convencer meio mundo que, afinal, a 26 não é tão inútil quanto isso. Talvez assim esteja a ser mais explicito.

Eu não obrigo ninguém a participar em conversa nenhuma... só o fazes se quiseres.
 
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Jocas22

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Claro que a industria influencia, mas nao decide, nao decide se queremos so um prato ou rodas maiores, vai de o pessoal experimentar e decidir. Ninguem com 29 xx1 so porque uma marca disse que sim, é porque se vê que são melhores para quem as usa.
A Giant vai atras do que o pessoal quer. Falaram que a 29 ia acabar no catalogo deles no ano seguinte e não é que no dito ano têm lá as 29 :cool: A KTM e o amor as 27.5 e no catalogo la estao as 29, e qualquer vendedor de ktm impinge logo as 650b, e mesmo assim elas lá andam no catalogo. É um negocio.

Eu ja expus muitas vezes o que acho. Nunca compraria uma 29 com mais de 11kgs. Nunca. Sao caras demais e nao se desfruta. Uma 29 tem de ser leve porque ela exige mais de ti.
E quem tem pouco orçamento não deve comprar nem novo nem 650b ou 29, é uma 26 usada top por uns tostoes. Mas isto sou eu, e ninguem tem de concordar ou nao comigo e descusam de vir discutir a minha opiniao que nao passa disso mesmo, uma opinião.

Quanto a qual roda é a melhor, isso já não comento mais, é experimentar as 3 em condições similares e usar a que mais se gosta. Pra mim pessoalmente é a 29. Os numeros nao me interessam, nem a teoria, foi a que gostei mais a experimentar as 3. E vivam sem complexos de se ter esta ou aquela.
 

sonoro

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SeteGu ja andas te em alguma 29? Só por acaso gostava de saber a tua opinião, visto que es grande especialista aqui no forum e ando sempre atento as tuas opiniões tal como as do Jocas22.

Cada um usa a bike que usar , todas elas são diferentes ate de marcas para marcas no mesmo numero de roda, eu por acaso tenho 29 penso que me preparei para o futuro e agora vejo que ja quero 29+ , na minha opiniao sao gostos pessoais e claro cada bicla tera a suas vantagens e como evidentemente as suas desvantagens , cabe a cada um decidir o que quer , as marcas estao a lançar e o mercado que somos todos nos aceita ou nao.

Uns iram preferir 26 usadas com material topo de gama, outros 29 medianas e indo equipando las conforme o desgaste acho que nunca iremos ficar satisfeitos queremos sempre mais , menos peso mais poder e aventura tudo que bikes modernas nos ira trazer.

Alias em todos outros ramos por ex o carro sempre evoluiram , porque nao as bikes porque tanta resistencia as mudanças? gostamos compramos nao gostamos ficamos com o que temos.. nao a €€€ faz se credito.

Acho que como utilizadores de vários equipamentos btt devemos dar os devidos valores as melhorias que são feitas nas bikes. Alias tu próprio andas equipar a tua coluer que por sinal esta muito boa.

O exemplo que destes da bike continente foi da treta , aconselhas te muito bem o rapaz é verdade mas para aqui a meu ver e muita treta porque sabemos muito bem que bikes de supermercados sao para quase aprender andar , partir e comprar algo melhor que aquilo! Ate podemos dizer que sao verdadeiras bikes para roubar clientes com baixo orcamentos ou conhecimentos da materia!
 

SeteGu

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E se a industria não tivesse inventado a roda 29 nem a 27,5 estávamos todos contentes com 26 na mesma.
Mas claro... a industria evolui e é normal que apareçam novas soluções para satisfazer todos os compradores e ainda bem que assim é.

Apenas sou contra esta desinformação apenas para fazer o pessoal comprar aquilo que, se calhar, nem sequer tem necessidade de ter... e pior... praticamente sentir-se obrigado a isso. É uma questão de ética...
E mesmo que a 29 fosse melhor em todos os aspetos (que não é) continuo a achar que não fazia sentido, quase de um momento para o outro, praticamente erradicar a roda 26.

Eu acredito que, se informassem corretamente as pessoas e não houvesse interesses por trás as 26 ainda eram vendidas em quase todas as marcas... pelo menos nas gamas médias e baixas.

Eu nunca disse que as 26 são melhores que as 29... porque não são. São apenas diferentes... e vice-versa.
 

SeteGu

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Sim sonoro... já andei de 29. De gama baixa e por isso digo que (para mim) as 26 são melhores. Repito: na minha opinião.
E sim... acho uma parvoíce deixar de haver roda 26 (pelo menos nessas gamas) porque assim, ao contrário do que disseste (e bem), não podemos escolher.

Nas gamas mais altas não sei... mas acredito que aí os seus defeitos estejam "minimizados" (peso das rodas, travagem, agilidade, etc...). Admito que, experimentando, até posso preferir roda 29 a uma 26 equivalente... não sei.

EDIT: Agora... qual é melhor ou a pior depende dos gostos de cada um. Eu critico apenas o facto de não haver escolha acreditando que se trata mais de uma "imposição" (entre aspas, vocês percebem) da industria do que propriamente a opinião fundamentada do comprador em geral.

O exemplo do Continente foi apenas para realçar que se trata de uma questão de moda... Claro que qualquer pessoa tem o direito de ir comprar a bicicleta que quiser onde quiser e ninguém tem nada a ver com isso... mas subir com uma bicicleta daquelas não deve ser nada fácil. Não seria uma 26 equivalente mais adequada para o publico a que se destina?
 
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sonoro

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SeteGu , talves se andares numa de gama media mudes de opinião, ate te deixava andar na minha mas so quando estiver barras no carro e passar ai na tua terra para dar um giro desses malucos que fazes.

Sabemos la nos se melhor ou não 26 vs 29 gama baixa? pesadas são esforço penso que seja igual ate porque quando começamos andar de certo que nao foi na gama alta. É claro que para quem tem baixo orçamento e quer uma bike para dar uns giros curtos e pouco mais se calhar tanto lhe faz uma 26 ou 29 da gama baixa.

Eu por exemplo ja andei em quase tudo desde pasteleira roda 28 a bmx , ciclista antiga etc, bmx com amortecedor então era uma loucura!

Ja estou imaginar entao o que vais pensar das 29+ e 27+ , pode ter sido imposiçao e foi no certo sentido forçado , mas evolução e assim mercado esta muito agressivo , mas acredita se houver pessoal que queira somente 26 ira alguem produzir!
 

Jocas22

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"Apenas sou contra esta desinformação apenas para fazer o pessoal comprar aquilo que, se calhar, nem sequer tem necessidade de ter... e pior... praticamente sentir-se obrigado a isso."

@Setegu
tocas-te para mim no ponto fulcral. Mas o pessoal se compra o que nao tem necessidade, pior ainda por cima.... a culpa é do... pessoal, e nao conheço nenhuma marca que obrigue alguem a comprar a bike x ou y. Eu ja andei de berg de 15kg v-brake e rst ghila com pessoal com bikes xpto e nao senti necessidade de mudar porque alguem me disse que tinha de o fazer, porque me senti menos bttista ou sequer pessoa, nao me magoava minimamente o ego, mas isto sou eu. Agora claro que queria mudar de bike, mas nao era porque eles tinham xtr, porque as deles eram mais novas ou caras... sabes porque era? ... porque experimentei uma bike mais leve com equipamento mais preciso e disse pra comigo se quero me divertir tenho de trocar de bike.

Agora que muito disto vai de modas e vaidades, isso é verdade. Pedalem com o que se sintam melhor, mudem se puderem e se acharem que depois de experimentar é melhor. Tudo o resto é conversa de cafe, bitaites. Ai matam as 26. Ai as 29 nao valem nada. Ai isto e aquilo. Patetices muitas vezes pra defender o ego magoado porque sabem que nao têm a que queriam, ou a mais recente novidade, sem sequer saberem se esta ou aquela roda é melhor ou pior pra eles.

Pro pessoal que a onda é 26 e acabou-se deviam era dar pulos de contente, podem comprar canhoes a preço de saldo. Não percebo a indignação honestamente
 

SeteGu

Active Member
miguelbarroso segundo eles é :p

Jocas22 eu já disse tudo e acho que, pelo inicio do teu último post, percebeste aquilo que quis dizer.

sonoro
volto a repetir: na minha argumentação não está em causa o que é melhor (26 ou 29) porque isso depende da opinião de cada um... e cada um é que escolhe o que é melhor para si (se é que tem grande escolha). Apenas dei a minha opinião porque perguntaste.

Quanto ao resto... eu até engolia uma 29 ou 27,5 de 400€ se ao menos fossem equivalentes a uma 26. Mas não são... ou seja, obrigam-nos a gastar mais dinheiro.
EDIT: Para mim, as 27 (ou 27,5) foram um bom pretexto para inflacionar o preço das bicicletas.

Usadas, usadas, usada... é verdade. Também agradeço e são muito bem-vindas. Mas não se esqueçam que as 26, não se fabricando novas, não vão lá estar para sempre. Pelo menos não como as temos hoje.
Já para não falar das peças daqui a uns anos... quem não quiser (ou tiver possibilidades) de trocar por uma 27 ou 29 pior (ou mais cara que o preço que deu pela sua 26) não sei se se irá safar ou não. Atualmente já se ouve algum pessoal com queixas no que toca a esta questão. Isto tudo se, um dia quem sabe, não reaparecerem.

EDIT: Eu, por exemplo, faço questão de não me desfazer da minha 26.
 
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edununo

Well-Known Member
O que não falta são peças para as 26. Desde boas suspensões novas, até às rodas. A Mavic nas suas recentes SL ainda lançou versão 26.
 

SeteGu

Active Member
Apenas me baseei num ou outro relato que já li pelo fórum. Já o li até como sendo um dos principais argumentos para trocar de bicicleta.

Lembro-me, por exemplo, de um user afirmar num destes tópicos que viu-se negro para encontrar uma peça qualquer de desgaste especifica para a sua roda 26 (com apenas 2 anos).
Agora de maneira geral ainda se encontram peças... mas tenho a sensação que cada vez são menos... as lojas online estrangeiras (felizmente) ainda mascarem bastante bem o problema. Mas em lojas físicas ou online portuguesas de menor dimensão também já me vi confrontado com uma ou outra situação parecida.

Como será daqui a 2 ou 3 anos? Ninguém sabe...
 
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