Quadro Kona Kikapu Deluxe ou RockRider 9.1

Joseelias

Well-Known Member
No que diz respeito à opção do acessório que eleva o avanço penso que não haverá alteração em termos de condução porque aquilo simplesmente eleva o avanço/guiador sem qualquer alteração de geometria. Pode tirar 5mm na distância guiador selim porque estás a subir o avanço/guiador numa situação em que a direcção da bicicleta tem um ângulo para trás mas não será nada de especial acho eu.

Não é diferente das anilhas que muitas bicicletas trazem por baixo do guiador.

O facto de te elevar a posição do tronco, para além de te poder vir a tirar as dores do pescoço, vai melhorar-te nas descidas pois não vais com a cabeça tão baixa.

Convém é ver aqueles que mencionam ser para MTB (Btt).
 

Joseelias

Well-Known Member
Há vários factores envolvidos entre as duas opções que fazem a diferença.

A opção que mostraste que eleva o avanço na direcção é o mais simples e muito mais barato. Não vai interferir com que tipo de avanço/guiador tens nem com o diâmetro destes que na tua bicicleta me parecem ser de 31.8. Para mais, como a tua bicicleta não tem anilhas debaixo do avanço (ou terá apenas uma) acho que não ficará mal, pois é o mesmo que tivesses anilhas de origem como muitas bicicletas trazem. Para mais a tua bicicleta é preta à frente e se resolveres comprar em preto essa elevação funde-se com o resto da bicicleta em termos estéticos e mal se notará. E se quiseres subir a direcção mais que 40mm ainda o podes fazer. Para mim, e neste momento é capaz de ser a melhor opção.

Não tinha falado dessa opção do tubo da direcção pois estava convencido que a tua bicicleta já tinha umas quantas anilhas e ias ficar com uma torre na direcção, e isso podia criar muita tensão nessa zona da bicicleta. Mas depois de rever as fotos acho que resultará bem.

As primeiras que te mostrei (Syntace, Satori/Acor, TranzX) são mais versáteis pois podes não só regular a altura do ajuste como até fazeres alterar a distância a que o guiador está do selim e regular para uma posição mais XC ou DH. No entanto, e depois de rever as fotos que colocaste da tua bicicleta iriam implicar que comprasses também um avanço e guiador na medida 25.4 pois não vi nenhum desses sistemas que tivesse diâmetros para 31.8. Não quer dizer que não haja, só não os vi. E isso ia custar-te algum dinheiro.

Por isso as soluções do estilo da que está a seguir será a melhor e resolver o problema: http://www.ebay.com/itm/New-MTB-Bic...iser-1-1-8-Rise-117mm-Black-HOT-/181205309756
 

Inotbtt

New Member
É sem duvida alguma o que irei fazer, agora só fico confuso porque a partida com isto irei ficar com o guiador a nivel do selim. Quer dizer, medindo ao guiador, agora se for ao avanço como muitos falam, ai sim faltam-me 4/5 cm e isto seria o ideal. Mas já começo a concordar com um rapaz de uma loja aqui de coimbra, para que medidas se depois o teu corpo não anda nelas, o dores no corpo é que te dá a medida ideal. lol
 

Joseelias

Well-Known Member
O que importa é a altura do guiador ao topo do selim, mais em concreto do topo dos punhos pois é onde o teu corpo se apoia e determina a tua posição de condução. Tudo o resto são apenas passos para se conseguir atingir essa altura em particular, por isso a altura a que fica o avanço é irrelevante desde que os teus punhos fiquem à altura que pretendas. E se estiverem à altura do selim parece-me próximo do ideal.

Brincando um bocado, até podias ter um avanço inclinado para baixo, desde que depois lhe pusesses um guiador de BMX alto para ficares com os guiador à altura certa, tanto fazia. :D

Quanto às medidas é importante que elas estejam adequadas não só ao tamanho do nosso corpo, coisa que me parece que de uma forma geral já conseguiste neste momento, mas também adaptadas à nossa capacidade física e estilo de condução.

O que fizeste até este momento é importante para conseguir as medidas base adaptadas a ti. Mas como logo de início se disse é uma base que se usa para depois se adaptar a cada um. No caso da tua bicicleta, seja porque de origem já veio assim, ou cortaste o tubo da direcção para baixar o guiador, o facto é que a altura a que está o guiador seria sempre baixa a menos que fosses atleta de competição e te sentisses bem assim. A maioria das bicicletas até vem com cerca de 30 ou 40mm de anilhas já para permitir esse ajuste pessoal.

Falando por mim, quando montei a minha bicicleta cortei o tubo rente ao quadro e sentia-me bem porque andava muito de bicicleta e estava em forma, era atleta de competição de canoagem o que me dava uma excelente estrutura física e resistência, e andava com o guiador 75mm abaixo do selim sem problemas ao ponto de ter feito viagens de bicicleta de centenas de quilómetros sozinho sem problemas. Cheguei a fazer uma etapa de 120km com os alforges carregadissimos e debaixo de grande calor e não tive problemas fora o cansaço normal.

Agora, depois de regressar de uma longa paragem já não conseguia andar 20 quilómetros sem ter dores muito fortes no pescoço... Acabei por comprar um guiador elevado para reduzir a inclinação do meu tronco e resolvi o problema.

A questão principal é sentirmos-nos confortáveis e em segurança com o material e é por isso que há tantos componentes de todas as forma e feitios. Ninguém é igual e toda a gente necessita de acertos específicos.
 

Inotbtt

New Member
Epa, estou a falar com um grande atleta e nem sabia. Lol
Quer dizer, já reparei que dominavas a area, mas as vezes podem ser so curiosos.
Pois é isso mesmo que senti a dias. Dantes andava sem olhar a nada, downhill, freeride e nada, agora tive aquela pontada de dor, mas la esta idade não perdoa.
Vou testar isso, vamos la ver. Vai e demorar a chegar..lol
 

Joseelias

Well-Known Member
No que diz respeito ao Btt sou apenas curioso apesar de ter sido um praticante entusiasta com umas quantas aventuras interessantes praticadas, muitas leituras de revistas e muitas experiências mecânicas pelo meio. Em relação à canoagem participava em campeonatos nacionais de fundo e maratonas essencialmente tendo feito duas provas de carácter internacional até uma lesão grave ter dado cabo de tudo. Mas dei-me melhor como treinador. Isto só para me gabar um bocado... :D

Olhando para trás vejo que me devia de ter dedicado ao Btt, pois era capaz de me ter dado mais ou menos bem, nunca se sabe. Seja como for, e apesr das diferenças óbvias a canoagem e o Btt têm algumas semelhanças, nem que seja em termos de exigência de afinação e ergonomia de componentes.

A partir do momento que acertes apercebes-te logo. Comigo foi assim.

Se entretanto comprares essa peça não a cortes logo. Dá uma volta com ela para veres se ainda necessitas de pôr alguma anilha em baixo e quando acertares então podes decidir cortar o excesso.
 

Inotbtt

New Member
Realmente já tives-te um belo percurso.
Olha mas estive agora devolta da minha bike, e eu neste momento tenho o selim a 110,5cm do chão, e a ponta do guiador a 108cm. Eu diria que está mais alto do que pensava, pois com a tal peça irá subir pelo menos 3cm,tirando a anilha que tenho é tal. Ou seja vou passar a ter o guiador mais alto que o selim... Estranho não?
 

Joseelias

Well-Known Member
Não, não é estranho. Actualmente há muitas bicicletas que têm o guiador mais alto que o selim. Acho que a maior parte das bikes com que me cruzo até devem de estar assim pois o pessoal agora anda muito mais direito que antes. Acho que todas as bicicletas na linha All-Mountain por exemplo têm esse tipo de geometria.

Isto trata-se de descobrir que medida é correcta para ti. Só mesmo experimentando é que vais descobrir.
 

Inotbtt

New Member
Outra coisa, afinal estou com a medida selim e guiador errada, tenho ainda só 58, e no bikefit da entre 60 e 62. Estranho pois se esticar mais ainda é pior para o pescoço....
 

Joseelias

Well-Known Member
Isso é nas medidas para XC não é? No entanto ainda estará dentro das medidas All-Mountain se não estarei errado. Isto é, não estará fora das medidas certas para teres uma bicicleta adequada a ti. Não estará é dentro das medidas para XC puro.

No meu caso a distância selim-guiador indicada para XC é de 57 a 58,6cm. No entanto nas medidas AM a distância pode encurtar até 54,9cm. Isto é, se considerar a medida mais curta para XC ainda posso reduzir essa distância em 2,1cm sem que fique fora de medidas adaptadas ao meu corpo. Penso que o mesmo se passará com a tua bicicleta e terás uma margem semelhante.

Como ficarás com o guiador mais alto por causa da elevação de avanço acabas por ficar com uma bicicleta mais próxima do AM. Perdes um pouco em potência pura de pedalada mas ganhas em controlo de descida e conforto. À primeira vista, e de acordo com o Bikefit não ficarás fora da medidas de uma bicicleta adequada para ti. Passas é de geometria XC para AM.
 

Joseelias

Well-Known Member
Bom nesse caso vai depender de como te sentes se montares a elevação do avanço. Pode acontecer que não te sintas apertado. Ao fim e ao cabo as tuas queixas não eram tanto de te sentires apertado, sendo que até já aumentaste consideravelmente a distância selim-guiador, mas das dores e nesse sentido a elevação ajudará. Depois é experimentares para veres como te dás.
 

Inotbtt

New Member
Cada vez penso mais em trocar de quadro, mas são caros como tudo. A menos que passe para rígida mas não me parece. Hoje ou pedalar. Deixa ver como reage o corpo, apesar de ir já com uma ligeira dor de costas... O raio da velhice. Lol
 

Joseelias

Well-Known Member
Se achares que é uma situação temporária podes apostar num quadro rígido mais económico até conseguires vender esse.

Há quadros de qualidade bastante razoável por valores acessíveis em alguns sites como o RCZ. Terias é que ver se o tubo da direcção da tua suspensão não ficaria curto noutro quadro porque isso seria um problema mais complicado de resolver.
 

Inotbtt

New Member
Mas prefiro suspensão total. Acho na rígida a levar-se muita pancada no corpo.
Bem 33km feitos a 23km/h e dores no pescoço só ao km 25, mas tipo logo a evoluir bem, mas entretanto parei para falar com um amigo e retomei e não senti mais. Penso que seja mesmo hhábito. Notei é que ganho mais a dor quando baixo a cabeça para pedalar. Depois quando levanto é que me dói...
 

Inotbtt

New Member
Boas, ao fim de mais uns passeios verifico que aquela dor só em da a subir mesmo, porque desço o tronco. Mas no domingo fiz 50km, e fui relaxando e deu para controlar, mas hoje fiz 15 com muita subida para testar e deu-me a dor mas depois relaxei e controlou-se. A partida não faço nada mais na bike para já. O que estou a pensar fazer é ir dar uma volta com pneus de estrada, mas vou ter de ter sempre os trabalho de os trocar pois comprar rodas e discos ainda fica bem carote não? Que me dizes? Tens face?
 

Joseelias

Well-Known Member
Então pode ter mesmo a ver com a falta de hábito nessa posição. Coisa que pode desaparece com a prática.

Pois, essa questão dos pneus de estrada é algo que neste momento também me cria dúvidas. Só a ideia de ter que andar a trocar de pneus desmotiva-me e como os meus pneus de Btt até rolam bem em estrada acabo por os usar com a pressão máxima. Quem sabe no futuro ainda acabarei por comprar semi-slicks de Btt.

Podes sempre comprar um par de rodas baratas e uns discos. Afinal na estrada o material não se estraga tanto seja por não ter aqueles impactos, seja porque não se sujam tanto e portanto não requerem tanta limpeza o que evita que água entre nos cubos que em principio terão uma selagem mais fraca. Mas ainda gastarás uma boas dezenas de euros. Aproveitando alguma oportunidade penso que conseguirás algo bem abaixo dos 100€.

Inscrevi-me no Facebook mas estou meses e meses sem lá ir. Nem me lembro que o tenho para falar verdade.
 
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