Pneu mais largo atrás ou à frente?

VilhenaLeitao

New Member
Boa calvin!
Esse vídeo comprova a minha opinião...
Só não sei até que ponto se pode fazer esta comparação. Estava a ver o vídeo e a pensar: "Pois, mas num carro a tracção é dianteira e na bike é traseira". Porém no final, a situação foi esclarecida.
 

Prates

New Member
Não se pode comparar um carro com uma bicla,ou mesmo com uma mota.È que numa mota ou bicla se te fugir a roda da frente bem podes começar a rezar,num carro podes sempre corrigir a tragectória.Quanto à roda trazeira se te fugir na bicla è facilmente controlavel.
 

P7

New Member
Boas!

Não sei qual a receita correcta, mas o que é certo é que todas as motas (nomeadamente de cross/enduro/TT/speedway) usam um pneu bem fino à frente.

Mesmo considerando que atrás precisam de um pneu largo para colocar a potência no chão, essa grande diferença de espessura (frente/trás) não deixa de contrariar a opinião generalizada expressa neste tópico.

Mas uma coisa são as motas e outra, "um pouco" diferente, as nossas binas.
Mas fica a questão no ar, para quem quiser comentar...
:roll:

Cumps,

MN

como praticante de TT em mota e jipe há muitos anos e máis recentemente em bike, por experiencia propria posso dizer que numa moto mantendo a mesma medida de pneu na frente e montando um mais largo que a medida de origem na traseira, a moto curva bem melhor, se montar um mais fino que a medida de origem custa muito mais a curvar pois a mota parece que sái máis de frente.
quanto á roda da frente agarrar mais ou menos , tem muito a ver com o espaço entre os pitons dos pneus,... pitons muito proximos= menos tração..../ pitons mais afastados= mais tração pois enterram-se mais no piso.
nas minhas três bikes uso os pneus com medidas f/t iguais mas com rastos diferentes
e outra comparação um pneu que é bom para areia é péssimo para a lama e vice-versa
largo é bom para zonas de piso muito solto pois faz "sapata" e não enterra,
enquanto que para a lama deve ser estreito e alto para "cortar" a lama mais mole que está por cima, e agarrar menhor na lama dura que está por baixo
 

kamarao

New Member
Isso de carro é muito diferente , porque é na frente que os carros pesam mais, e na traseira é que são mais leves , por isso é que fazem isso , mas nas bicicletas é um bocado diferente porque tem mais peso no pneu de traz..
Se repararem nas motos de competição de Cross reparam que o pneu de traz é mais largo que o da frente e por ai se vê.

Eu na minha bicicleta uso quase sempre pneus da mesma largura, mas quando meto assim , meto o mais largo atraz para ter maior tracção e o mais fino a frente..


Corriam-me se estou errado.
 

quete

New Member
boas

a opinião generalizad aqui no topico é mais largo á frente que atras,... eu não sei se por influencia das motos tt que conduzi bastante seria mais logico o inverso mais fino á fente e mais largo atras para mais tracção, no downil talvez já seja ao contrario para menter a estabilidae da frente a curvar (não tenho experiencia)... eu normalmente utilizo a mesma medida, mas esporadicamente mais estreito á frente ...

cumprimentos
 

Hurib

New Member
Viva pessoal,

Tudo em forma?

Já se falou tanta coisa relativamente aos pneus e já li tanta coisa em diversos foruns que chega-se à conclusão que isto é quase à vontade do freguês, contudo, é sempre bom ter a opinião de várias pessoas deste meio com a finalidade de se poder tirar algumas duvidas que ainda persistem.
Na minha bike estou a usar actualmente os pneus IRC Mythos XC II 1.95 Kevlar à frente e atrás, para quem os conhece certamente saberá que embora sendo da mesma marca e modelo, o pneu traseiro é diferente do dianteiro. Não me dou mal com eles, contudo, em areia solta deixam muito a desejar tornando-se mesmo até um perigo pois se o traseiro perde de certa forma tracção, o dianteiro nas curvas é quase um convite ás quedas.
Também já usei o conjunto dos Larsen TT 1,95 Kevlar que se portaram bastante bem mas têm a desvantagem de se desgastarem (nomeadamente o traseiro) num curto espaço de tempo.

Recentemente li algures um post de alguem que mencionava o esquema de pneus usado no Moto Cross ( pneu dianteiro fino com relevo dos tacos mais juntos e pneu traseiro mais grosso com o relevo dos tacos mais afastados) e que o mesmo deveria ser adoptado para o BTT.
Seguindo este conceito, no meu caso, seria optar por um pneu dianteiro 1.95 e atrás um de 2.0 ou 2.10.

Alguem concorda com isto?


Poderá o pneu Kenda Small Block Eight 26x1.95 ser exemplo de um bom pneu dianteiro tendo em conta preço/qualidade?

Desde já, obrigado pelas vossas opiniões.

Abraço

Hurib :cool:
 
Last edited:

Cubic

New Member
Não comparem a tracção que é exigida numa mota com a que se exige numa bike...
motor mais potente + roda larga = mais tracção
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Exactamente, não inventem.

Moto - pneu mais largo atrás porque quanto mais tracção atrás mais a mota anda, uma vez que se está sempre a patinar.

Bike - pneu mais largo à frente porque é a frente que precisa de mais controlo, de agarrar mais ao solo, é a roda da frente que determina se vais ou não ao chão, é na roda da frente que é preciso um pneu mais alto para filtrar melhor as irregularidades e assim ter maior controlo. Atrás pode ser menos largo e mais rolador, não precisa de grande controlo, ele só tem que seguir a roda da frente. Precisa sim de ter uma boa tracção, para não deixar ficar mal nas subidas. Como a maior parte do peso de uma bike com o ciclista está na roda traseira, o pneu traseiro precisa de se destacar mais como rolador pois neste aspecto é muito mais determinante na capacidade de rolar da bike que o pneu da frente.
Conclusão, medidas diferentes? Se sim, a maior deve ser à frente. Pneus diferentes? Sem dúvida, as caracteristicas necesárias são diferentes à frente e atrás.
 

P7

New Member
mas se tens mais peso na parte traseira da bike e colocas um pneu mais fino, estás mais sojeito a trilhar o mesmo, enquanto que um mais largo faz mais "efeito balão"

caracteristicas diferentes.....sim sr.
frente........preferencia, pitons mais afastados = melhor tração
traseira......pitons mais juntos= mais rolantes
 
Last edited:

rm6

Member
Boas,
Pela minha experiência, é pneu mais largo atrás, e mais estreito na frente.
Como praticante de DH há já alguns anos, no inicio utilizava pneus iguais tanto á frente como atrás, depois de algumas experiências, começei a utilizar, mais largo atrás e mais estreito á frente (na bike de DH tenho 2.50 atrás e 2.35 frente), já em XC, utilizo medidas iguais tanto á frente como atrás.
Possivelmente no DH, como existe um constante movimento de massas cima da bike, acentuando-se para a traseira e da consequente pedalada de explosão, é mais vantagoso um pneu mais largo para dar mais tracção, estabilidade, etc... e na frente mais estreito, para facilitar as entradas e correcções de trajectórias. Se repararem nos sites dos constructores, as bikes de DH, tem sempre um pneu mais largo atrás e masi estreito á frente, as de allmountain também.
Já no XC, não há tanta movimentação de massas, talvez dai não ser necessário essa diferença de tamanhos, embora alguns constructores optem por colocar pneus com pisos diferentes.
Se puderem experimentem usar pneus de tamanhos diferentes e vão ver que em DH, faz muita diferença e que em XC nem por isso. Digo eu.
Abçs
 

ANTTEI

New Member
Amigos
Acabei de montar um larsen tt 1.9 atrás
e manter o meu Bontrager 2.0 à frente
Depois digo coisas do comportamento e impressões gerais
 

ajoaquim

New Member
Boa tarde,

Eu tenho um specialized the Capitain 2,2 à frente e é um espectáculo de estabilidade!!! Atrás e para rolar tenho um specialized SLK 1.9. Para mim é o conjunto perfeito. Como tenho uns módicos 100kg a pressão é sempre no máximo. Muito boa combinação.

Boas pedaladas
 

SPCruz

New Member
Boas,

Eu tenho 2 schwalbe rocket ron 2.1 mas quando mudar irei por um ligeiramente mais fino atrás, reduz atrito, sebem que tambem irei perder tracção mas no verão nao ha tanta necessidade de um pneu com boa tração atras. À frente manter um pneu com boa aderencia para uma descida ou outra mais rapida.

cumps
 

LGP

New Member
A pergunta poderia ter sido esta: Preferes que te fuja a roda da frente ou a de traz? :S :S :s

O meu pensamento é este: -quando estamos a subir, o peso vai quase todo para traz, daí usar um pneu mais fino a traz para ter menor atrito (atrito diferente de tracção) e como o peso está quase todo a traz, posso usar um pneu mais generoso a frente sem afectar a subida.
-quando estamos a descer, o peso vai quase todo para a frente, daí usar um pneu mais grosso a frente, e a traz?? pouco importa...
-quando estamos em zona plana... ??? aqui não ha disso!! ou sobe ou desce :D

Bons trilhos
 

mariosimas

New Member
eu uso Rocket Ron 2.1 á frente e Larsen TT 1.9 atrás.

O rocket agarra muito bem nas curvas e o larsen rola que é uma maravilha e com boa tracção nas subidas.
 
Top