Pneu mais largo atrás ou à frente?

jmenau

Member
Re: Pneu mais largo atrás ou à frente?

Há uns dias montei na minha bike de XC (quadro rígido de alumínio) um Tioga Factory DH 2.1 de 1999 que estava lá perdido na garagem. :shock:
A bicla ficou mais confortável!...
Para treinar não é má opção usar pneus mais pesados e largos, e/ou mesmo velhos pois podemos "queimá-los" sem piedade e sem remorsos de termos pago mais de 30€ por eles! :)
Depois só montamos os pneus levezinhos e "carotes" para levar tareia nos raides! Cooool!

NB:
Deixei de usar na roda traseira pneus com flancos de Kevlar, voltei aos de arame. É que eles gastam-se depressa (Eu é que ando a andar muito!).
 

Jorgex

New Member
jmenau said:
"NB:
Deixei de usar na roda traseira pneus com flancos de Kevlar, voltei aos de arame É que eles gastam-se depressa (Eu é que ando a andar muito!)."

Como queiras. Não é por ser em arame que o pneu dura mais. Tens o review do Panaracer TrailBlaster 2.1", 127TPI e carcaça em arame.
 

vacalouca

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Não será uma regra, mas a grande maioria dos pneus com flancos em Kevlar têm uma borracha mais macia que as versões de arame, por serem vocacionados para um mercado mais "pro".

Julgo que virá daí o comentário do jmenau em relação ao maior desgaste dos de Kevlar
 

gato__evolution

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Epa eu sempre usei mais largo a frente e mais fino atras, por duas coisas simples. Primeiro maior estabilidade a curvar, segundo smp que é preciso travar a descer principalmente com o travão da frente vais ter mais area de contacto a frente e logo menos tendencia a resvalar. Atras é raro conseguires ter mais tarção so por o pneu ser ligeiramente mais largo, não se nota mt diferença, mas a frente nota-se mt e evitam-se mts quedas...
 

Jorgex

New Member
Eu sou defensor de pneus de igual dimensão ou pneu da frente maior que o de trás.

Caso tenham dúvidas façam a seguinte experiência:
- comprem dois pneus (um 1.5" e um outro 2.35" ou 2.4")
- ponham o mais fino à frente e o mais grosso atrás e façam os trilhos à campeão
- ponham o mais grosso à frente e o mais estreito atrás e façam os mesmos trilhos à campeão
- veja os riscos que corram nas descidas em cascalho ou trilhos com areia, etc e comparem os tempos que levaram a fazê-los

Se ainda assim têm dúvidas, comprem dois pneus slicks: um de 1.0" e um de 2.5" (hookworm da Maxxis deve dar) e repitam a experiência no asphalto.

Simples. Assim vêem o que é melhor para vocês. :mrgreen:
 

jmenau

Member
Re: Pneu mais largo atrás ou à frente?

Vou reformular a frase:
De:
"Deixei de usar na roda traseira pneus com flancos de Kevlar, voltei aos de arame. É que eles gastam-se depressa."
Para:
Deixei de usar na roda traseira pneus com flancos de Kevlar, voltei aos de arame. É que os pneus traseiros gastam-se depressa.

O "eles" era referente aos pneus traseiros e não as pneus de flancos de Kevlar (é mesmo uma questão de €uros).
A língua portuguesa continua traiçoeira!



E voltando 100% ao tópico:
Como já referi um pneu largo montado atrás em quadros rígidos aumenta o conforto, mas nas voltas "a sério" costumo usar medidas iguais(1.95) ou monto um mais largo à frente(por ex: 2.1 na frente e 1.95 atrás) por razões já apontadas noutras respostas.
 

Tsunami

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Boas!

Desculpem lá fazer um desenterro de quase um ano, mas visto que já temos este tópico, não encontrei necessidade de abrir outro.

Para começar, devo salientar que faço apenas estrada/XC e muito pouco de sobe e desce em falésias.

É o seguinte, eu sempre andei com pneus 1.95 atrás e à frente. No entanto, agora mudei para 2.0 à frente e fiquei com 1.95atrás. Noto uma diferença muito grande de perfil ente os dois.. o 2.0 tem um perfil muito mais alto.. é mais confortável, mas decididamente, é muito mau para o meu tipo de condução, visto que perdi a resposta imediata que tinha na direcção, ficando a mesma menos precisa e mais pesada.

Com isto, quero salientar, que para mim, que tenho quadro HT e vou meter suspensão à frente.. é preferível 2.0 atrás para filtrar mais um pouco as irregularidades e pneu 1.9 ou 1.95 à frente para ter mais resposta na direcção e ficar com a mesma mais leve.

Cumps
 

SEVEN7

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Por acaso também fiz essa pergunta a uns colegas, e depois de conferenciar um pouco disseram-me que seria melhor colocar o mais largo a frente pela razão de que o de tras com o meu peso acaba por "achatar" um pouco, ficando assim mais largo.

Eu assim fiz. Até agora tem-me parecido bem. Acaba por rolar bem tanto em estrado como na terra, e tenho boa aderencia.

Boas pedaladas
 

JDLC

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Se for para fazer dexidas rapidas, aconselho usar um mais largo a frente para que ao curvar tenha mais estabilidade.
Agora para simplesmente para andar por trilhos onde existe subidas, partes planas,etc aconselho a terem os dois iguais,
acho k não faz sentido estar a utilizar pneus diferentes, Já k não iremos andar so num tipo de terreno.
Abraço
 

simaooliveira

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Viva!

Por norma uso pneus iguais.

Mas no caso de ter de optar colocaria o mais largo à frente, o que se traduz em maior aderência e consegues manobrar a bike melhor.

Até breve
 

INTERCEPTOR

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Ola a todos.
Este é um tema que me tem atormentado a cabeça à mais de um mês por ter adquirido recentemente dois pneus da Scwalbe tamanho 2.25 com pisos diferentes e não sei qual será a sua posição a quando da montagem. Agora que encontrei o Tópico li cada um destes posts independentemente do dia a que foram colocados.

Antes de mais gostava de alertar quem opinou sobre as motas que nas motas a roda da frente é maior e serve para direccionar a mota para a trajectória correcta. Para a frente ter segurança a curvar, além da enorme roda e suspensão, temos uns tacos salientes (tipo Pitons) e os relevês onde a roda encaixa na perfeição.
Na traseira usa-se roda mais larga para ter tracção, mas de diâmetro inferior para facilitar a sua rotação que é muito maior em termos de número de voltas.

Voltando ás bikes, andei de BMX até aos meus 30 anos e na frente usava 2.125 e atrás 1.75. Não esquecer que as BMX não têm suspensão para facilitar na aderência.

A minha questão:
Tenho dois pneus, Nobby Nic 2.25 EVO e Rocket Ron 2.25 EVO, ambos reversíveis (para frente ou traseira) e não sei qual coloco na frente.

Outra questão que gostava de colocar só por brincadeira e para esclarecer dúvidas:
A partir de que medidas se consideram os pneus - finos ou grossos???
 

EOREOM

New Member
Eu sempre usei um mais largo na frente, mas é um mt relativo dependendo mt dos pneus utilizados, na frente prefiro um com uma caracaça mass espalmada que me de segurança e estabilidade a descer e a curvar já o treseiro mai fino e que me garanta acima de tudo uma boa tração...
 

Nuncho

New Member
Eu sempre uso um pneu mais largo a frente
So em ultimo caso é que uso os dois iguais
Mas dependo dos pneus
 

Kamoes

Active Member
Supostamente o mais correcto é o mais largo ser á frente, pelo que já disseram!
Mas e se não for um bom pneu para a frente? Se for um pneu para "trás"? Acho que não é por ser mais largo que será melhor!
Há que escolher bem os pneus, sejam eles para trás ou para a frente! Cada um gosta dum tipo de pneu, por andarmos todos de maneiras diferentes! Uns curvam duma maneira, outros doutra! :D


Eu uso pneus iguais, com a mesma medida! E dou-me bem, sinto-me super seguro assim! :D

Um abraço ;)
 
Pessoalmente 2.25 é um abuso....estou a falar na minha utilização (xc e maratonas) e ou uso iguais ou mais grosso à frente tipo (frente 2.0 e atrás 1.85 ou 1.9) ou ainda melhor 1.9 em ambos...já que sou um rider leve....
Cumps
 

VilhenaLeitao

New Member
Hi guys.
Eu estou a ver que faço parte de uma ínfima quantidade de betetistas que prefere os pneus de outra forma.
Tenho dois pares de pneus, uns Specialized enduro 2.20 e uns Scott oxyd 2.0. Uso os primeiros no Inverno e os outros no Verão.
Embora use pneus iguais, cada vez que meto os pneus escolho o melhor rasto para trás!! A direcção nunca me fugiu e dou-me bem nas subidas de cascalho solto com uma boa tracção. Por outro lado, a frente rola e vira melhor... Será assim tão inseguro? Breve tenho de trocar um dos de 2.20. Talvez experimente um mais fino e o ponha atrás.

Saudações
 

nukez0r

Member
Quando usei um 2.2 e um 2.0, pus o 2.2 à frente pq dá mais tracção nas curvas... Pelo menos foi o peixe que me venderam.
Agora tenho os 2 pneus 2.0.
Abraço.
 
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