Pneu mais largo atrás ou à frente?

pepebapty

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Por favor não me chamem nomes feios mas vou fazer uma pergunta se calhar um pouco estúpida. Mas antes vou explicar o porquê desta questão: Tenho em casa 2 pneus mais ou menos a meio uso. Curiosamente são de marcas diferentes ( maxxis larsen mimo 1.90 e michelin XC Dry2 2.0. Estes pneus rolam muito bem e são bons para o Verão e como ainda temos tempo seco queria acabar com eles. Agora a questão: Coloco o mais largo atrás ou na frente? Eu acho que é atrás pois já vi muito pessoal assim com as bikes! Mas usando o mais largo á frente não tenho mais estabilidade a descer?

Não me chamem nomes... Perguntar não ofende ninguém!ehehehehehe...

Boas pedaladas
 

lpsferreira

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pepebapty said:
.....! Mas usando o mais largo á frente não tenho mais estabilidade a descer?

.....

Eu uso o mais largo (e com melhor piso) sempre na frente :!: Há muito boa gente que faz o contrário ou seja, penso que quem tem melhor na frente poderá descer com mais confiança, quem tiver mais largo atrás rodará mais rápido!!!!!!!!! Cada um com a SUA :!: :!:
 

jonypaul

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Eu uso o mais largo atrás, porque está um pouco mais gasto e tem menos piso que o da frente ( e porque a minha roda da frente é muito mais fininha :mrgreen: )
 

BrunoPereira

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Re: Pneu mais largo atrás ou à frente?

Deve ser mania minha, mas eu gosto de andar ao contrário do que foi dito aqui! Tenho um schwalbe Litle Albert na frente (2.0) e um Albert atrás (2.1), e sempre tive a mania de ter um mais grosso atrás. Sinceramente não sei se trás realmente vantagens práticas (principalmente sendo uma diferença mínima) mas desde sempre tive essa mania.

EDIT: já responderam como eu :mrgreen:
 

sabino

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Eu tenho os 2 iguais MOHAHAHAHA :twisted: sendo iguais apenas procuro ter o peneu com mais piso (menos gasto) atras pois tenho melhor aderencia/tracçao. (nao gosto da roda a patinar em esforço nas subidas). No teu caso colocaria o mais largo atras, pois normalmente é esse que sofre mais furos e que apanha mais porrada e suporta mais com o nosso peso, logo é esse que necessita de mais area de acentamento e de ser mais consistente, alem de ser tambem com esse mais largo que supostamente tens melhor tracçao pois a area de contacto com o piso é maior, apesar de haver peneus largos que agarram mal e peneus finos que agarram bem (por alguma razao nas motos é assim).
Na frente para curvar penso que o ideal é um peneu macio com os tacos laterais o mais proximos possivel independentemente da largura pois por vezes em curva so a lateral do peneu acenta no chao. (ja tive um 2.25 na frente que era uma armadilha nas curvas pois nao agarrava nepias).
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

a tua pergunta seria mais fácil de responder se tivesses dois pneus iguais (mesmo modelo) mas de tamanhos diferentes. Eu sempre usei pneus iguais (em modelo e medida) mas se alterasse, preferia o mais largo na frente para ter mais controlo. É que um deslize na roda traseira é muito mais controlável que na roda da frente.

Quanto às tuas opções, se tivesses 2 Maxxis ou 2 Michelins de medidas diferentes eu aconselhava-te a usares o mais largo na frente sempre. Contudo pode-se dar o caso de o Maxxis de 1.9 ser da mesma largura efectiva que o Michelin 2.0. Mais do que a medida, importa teres sempre mais controlo na frente do que atrás (o pneu mais fino pode ser mais cardado que o mais grosso).

Quanto a minha traseira foge eu ainda controlo, agora quando é na frente... a coisa fica mais complicada. Largo na frente, mais fino atrás.

Jepas
 

chupa cabras

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Para cross country, ser mais largo à frente ou atrás pode ser irrelevante, especialmente se forem pneus com desenho diferente.
À frente querem-se pneus que tenham os flancos bem cheios de tacos, para agarrar nas curvas fechadas.
Atrás querem-se ou pneus bem roladores em terreno plano, ou pneus com boa tracção em subidas escorregadias.
Para se conseguirem estes objectivos, é o perfil do pneu e a pressão de ar que são críticos, e não o diâmetro.

É claro que um gajo pode dizer: à frente tenho o pneu X em 2.1 e atrás em 1.9, porque o 2.1 agarra melhor nas curvas.
Mas se o pneu X não agarra bem à frente em 1.9, estou convencido que ao mudar para 2.1 pouco melhorou. Portanto, para se resolver o problema o melhor é considerar outro tipo de pneu com mais tacos nos flancos para pôr à frente.
 

JorgeSantos

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Sempre usei os 2 com larguras iguais. MAs no teu caso e para aproveitar o material que tens. Colocava o mais largo à frente e o mais fino atrás. :wink:
 

fg

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Há modelos de pneus que tanto podem ser usados na roda da frente, como na de trás. E também há modelos que têm um piso especial para cada roda. Neste último caso, normalmente o da frente é mais "redondo", ou seja, tem mais tacos nos flancos e permite um melhor controlo da trajectória e do equilíbrio quando temos que nos inclinar para curvar. O traseiro tem um perfil mais "quadrado", para melhorar a tracção, colocando no solo o máximo possível da nossa força. Por isso mesmo não deve ser muito largo (para utilização XC), pois quanto mais largo, maior será a dispersão da força exercida e a consequente perda de rendimento.
Dito isto, há ainda (e sempre) que ter em conta as preferências pessoais....vamos experimentando e tirando as nossas próprias conclusões. Eu, actualmente uso dois pneus do mesmo modelo e da mesma "largura" mas com pisos específicos para cada roda.
 

KLUCA

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Jepas said:
Quanto a minha traseira foge eu ainda controlo, agora quando é na frente... a coisa fica mais complicada. Largo na frente, mais fino atrás.

Jepas


:exacto: :exacto: :exacto: :bompost:

em principio o mais largo e o com melhor piso atrás. Pode não ser assim, por alguma "nuance" mas a maior parte dos casos é mesmo o mais largo á frente.

Digo-te isso na qualidade :mrgreen: :mrgreen: dse filho das BMX, quando estas apareceram há 20 anos atrás. Vinham com o pneu mais fino è frente mas a malta depressa os trocou, pois como já foi dito... derrapar de frente :nana: :nana: :nana:
 

kany

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Independentemente da pouca diferença de medida do pneu, esse conjunto que tens maxxis e michelin, eu usaria assim: maxxis á frente e michelin a trás! o maxxis na frente dá uma segurança muito boa, enquanto o michelin para trás tem boa tração para as subidas! força aí!
Eu uso larssen na frente mas é o 2.0, mas conheço mais que uma pessoa a usar o 1.9 ;)
 

luis_pcovo

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o praticantes de fr e dh usam o mais largo à frente...porque estão smp a descer...ou a fazer altas curvas...e com o pneu mais largo atras é precisamente o contrário...
 

Mox

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Eu tenho uma duvida e estou mesmo mesmo preso a ela para fazer a minha compra .

Eu vou comprar uns wtb weirwolf race 2.3 pra fente e para tras tou na dúcida se compreo um 2.1 ou se a mesma uns 2.3 .
como eu tento subo muito , como desço muito , e tambem faço distancias no maximo 80 km +- , sera que eu ao por 2.1 atras , vou rolr melhor e subir melhor , e quando for a descer não vou perder muito em ter o 2.1 atras ?? devido a descer muitas escadas e andar em todo lado , iria fazer uma diferença em o pneu ser mais fino ??

aguard respostas =)

um abraço
 
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