A questão é que em portugal há duas refinarias que "fazem" combustivel: leixoes e sines, e são da ...Galp. Há pouco combustivel importado, cerca de 2 a 5% (este valor não garanto, li na revista do expresso e...). OU seja, vai tudo beber à mesma fonte!!!! depois, pode-se e faz-se o acerto da receita com aditivos e aí poderá haver diferenças, até acredito que haja. Se formos pelo consumo puro e duro a minha Huyndai i30 1.6 CDTI, faz a mesma media, 5.3l/100km em misto e cerca de 6.4l/100km (gasóleo )quando é apenas urbano, isto com galp/repsol/jumbo/BP/E.Leclerc.
Quanto ao afazer sei lá quantos km só para meter mais barato e ficar 1 h à espera da fila do jumbo (por exemplo) tb não o faço, basta fazer as contas, daí que só lá meto quando há mais coisas a fazer na zona.
Quanto às impurezas até pode ser, porque realmente aditivos e detergentes adicionados é realmente para evitar essa acumulação e em alguns caso ir limpando/não deixar tantos detritos no material, ou seja, a combustão é mais eficiente, com menos residuos, naõ quer dizer obrigatoriamente que se consuma menos.
Abastecer aquando do belo camião de abastecimento lá está não é boa ideia pela evaporação e diferenças de temperatura, ou seja, é uma questão de volume, marca 50l mas...a mesma questão de abastecer a meio de uma tarde de verão a 40ºC.
Quanto à galp low cost, realmente, dizer que é mau e afinal ser bom...por outro lado, eles dizem que fazem esse preçço, conseguem fazer esse preço porque não tem aditivos, mas é igual à que eles vendem 10centimos mais cara (não sei se é esse o valor). OU seja, poderiam vender sempre mais barata.
Mas prontos, cada um faz o que pode, e porque é que há-de (eu escrevo pela antiga ortografia) vender mais barato se pode vender mais caro?