Os combustivéis das bombas do Jumbo não prestam.

Mach 4

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Uma das maiores vantagens de praticar o Btt é que não poluimos o ambiente e não gástamos dinheiro em combustivéis fósseis (só em combustivel orgânico he,he,he ;)).
Mas para quem o uso diário do carro é quase obrigatório começa a fazer contas e a fazer prospecção de preços e muita gente acaba por ir colocar o seu gasóleo/gasolina nas bombas dos hiper-mercados, os chamados "combustiveis de marca branca".

Como seria de esperar já cerca de 30% das receitas em combustíveis advém destes postos o que está a originar uma enorme polémica entre a Galp e o Jumbo:

O presidente da ANAREC, Virgílio Constantino, disse hoje que os combustíveis à venda nos hipermercados são de qualidade inferior, alertando para as consequências no motor dos automóveis.

"A qualidade do combustível de marca branca, à venda nos hipermercados, não é comparável à qualidade dos combustível de marca", sublinhou Virgílio Constantino.
O presidente da ANAREC (Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis) explicou à "Lusa" que "o combustível é vendido mais barato, porque é um produto base, sem qualquer aditivo, estando tecnologicamente ultrapassado há décadas e desfasado das exigências tecnológicas dos motores fabricados hoje".
Virgílio Constantino defende que a utilização dos combustíveis de marca branca tem "elevados prejuízos para o ambiente" e "um maior custo de oficina", com consequências na reparação do automóvel.
"O consumidor nunca saberá qual o impacto do combustível na duração do motor do seu automóvel", realçou.
"Em contrapartida, os combustíveis de marca resultam de uma investigação tecnológica constante, que passa pela incorporação de aditivos para que protejam o motor e desenvolvam maior potência com um menor consumo e um maior respeito pelo ambiente, cumprindo todas as directivas comunitárias em vigor", realça o representante dos revendedores de combustíveis.

Fonte: DE

Minha pergunta :
- Será que realmente estas afirmações são verdadeiras?
Compensará poupar uns euros na gasolina mas estarmos a médio/longo prazo a dar cabo dos motores dos nossos carros?

Que acham disto?
É que a ser verdade começo a ficar preocupado porque ainda no mês passado atestei o meu depósito numa bomba do Jumbo.
 
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Kamoes

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Sinceramente, eu acho que não compensa pagar mais.

São poucas as pessoas que compram carros a pensar em mantê-los por mais de 15 anos. (Ou até bem menos...)

A maior parte dos usados que temos agora no mercado são carros com 5, 6, 7 ou 8 anos. Há sempre os mais antigos, e os "semi-novos".
Acho que este acontecimento é prova disso.

Portanto, não vejo para que serve aos condutores pagarem mais para o tempo de vida "útil" do veículo nas mãos deles.

Pode ser verdade, como pode não ser.
A mim, pouco me importa...


Aqui em casa é sempre combustível do Jumbo ou similares. Só no carro mais novo (que mesmo assim leva 8 anos) é que "noto" menos celeridade de resposta, e é quase irrelevante...ou apenas psicológica. Nos outros, é igual ao litro, tanto bebe 95 da Galp como do Jumbo.
 

pedro.fonseca

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Desde que abriram as 1as bombas de hipers que ouço essa conversa! o meu carro antigo andou 10 anos sempre com gasolina de hiper e nunca tive problema nenhum nem precisou de levar peças nenhumas por causa disso.
agora quem quiser que faça as contas cada vez que atesto o deposito são 4-5 euros a menos e isso vezes 10 anos dá muito € para encher os cofres da GALP!
 

MrOverclock

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É tudo uma questão de interpretação:

O mais comum hoje em dia é haver nas bombas Diesel normal, Diesel XPTO, 95 e 98 XPTO

ora... este diesel normal não leva qualquer aditivo.. logo é igual ao do jumbo (tirando outro factor que falo mais a diante)

e ali no meio, está camuflado o 95 normal também. Mas há gasolineiras que têm 95 XPTO, o que já é raro é ter 98 normal

As bombas de marca também têm o tal combustível "ultrapassado"!

O outro factor que falei anteriormente é a qualidade dos depósitos dos postos de gasolina. Alguns não são tão bons e no inverno têm humidade a misturar-se com o combustível!

Depois para quem sabe um pouco sobre o funcionamento do motor, sabe que são poucas as partes do motor em contacto directo com o combustivel! Nos carros a gasóleo são mais, mas mesmo assim não é comum ouvir-se falar na bomba de combustivel que avariou, ou na bomba injectora.. etc...

O fim de muitos mil km o pessoal lá vai experimentar a bomba do hiper e aparece um problema nas escovas do vidro da frente... e pronto, culpam logo a bomba do hiper. É um exagero mas aparecem avarias não relacionadas com o combustível e culpam a gasolineira! Outras vezes até é problema nos injectores que já têm muitos km em cima e então culpam também a bomba do hiper... mas aconteceu porque estava "velho" não porque teve combustível fraco a passar por ele
 

subeskema

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O presidente da ANAREC, Virgílio Constantino, disse hoje que os combustíveis à venda nos hipermercados são de qualidade inferior, alertando para as consequências no motor dos automóveis.

ANAREC = Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis

Penso que por aqui pode-se ver a validade do testemunho do senhor, visto que a maioria ou provavelmente a totalidade do combustível comercializado em território português vem das refinarias da Galp que utilizam o mesmo processo de refinação sendo o resultado final igual. Este senhor como presidente da associação veio ressalvar a posição defendendo assim os pequenos revendedores que lucram da venda de combustível logo adicionando uma margem de lucro ao mesmo. Os revendedores associados a marcas de hipermercados reduzem essa margem em troca do chamariz de clientes para as suas superfícies porque uma vez no local existem sempre formas de atrair o consumidor a levar algo mais.

Marketing for dummies volume 1 lol
 

pintox

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Os combustiveis á venda no nosso país têm obrigatoriamente que obedecer a determinados requisitos no que toca ás suas caracteristicas e constituintes, caso contrário não poderiam nunca serem colocados á venda ao publico, se tal não se verificasse não faltariam por esse pais fora motores a rebentar e a avariar.
Abasteçam á vontade, os limites minimos exigidos por lei têm sido rigorosamente cumpridos.
 

caetano/BH

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aqui esta um topico muito polemico.

a minha opiniao é e sempre foi,que garantidamente os combustiveis dos hiper´s nao prestam,dai eu ja ter esprementado varias vezes,meter em varias bombas e a diferença é muito notavel,secalhar isso sou eu porque sou acelera,porque se for um gajo que ande nas suas calmas nao vai notar nada.
no meu carro a gasolina,so meto galp ou bp,o carro tem outro comportamento,desenvolve melhor,mais força,e faz mais ponta,pois meto menos litros e faço os mesmos quilometros que metendo mais litros no jumbo,no meu carro a diesel,nao noto tanto porque nao costumo andar com ele,mas quando vou de ferias da para ver,ja fui com diesel do jumbo e fiz menos quilometros que depois com outro diesel de uma bomba normal.
e em relaçao a problemas,nao sao problemas ao longo dos anos,pode acontecer logo ao sair da bomba,visto que ja aconteceu a proprios trabalhadores do jumbo,como tambem tenho conhecimentos,com uns individuos que tiveram problemas com o combustivel do continente no forum do montijo,problemas estes que sao ainda uns euros,tudo a ver com injectores e bombas.


cumps.
agora tambem ha carros que nao se queixam tanto como outros,
 
Boas


Se o tal combustível faz mal ao motor ou não eu não sei, o que eu sei é que a minha Astra 1.3 CDTI quando leva Diesel do Jumbo fica uma arrastadeira ainda maior do que já é.
Nota-se uma grande perda de potencia e não sou o único a queixar-me disso.
 

umek

Member
Boas,
Houve para ai alguem que disse que os combustiveis dos hipers ou seja BASE, são iguais ao combustiveis de marca sem aditivos, ou seja iguais aos não geforce etc.
Estao enganados, os ditos combustiveis sem aditivos ou normais, ja tem uma boa quantidade de aditivos para respeitarem normas de qualidade exigidas pela propria petrolifera.
Em relação aos base, tirem as vossas conclusões.
Se tiverem oportunidade comparem a turvação entre eles.
cumprimentos!
 

JoãoLopes

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Quando virem o cisterna que abastece a Galp parado no jumbo a abastecer os depositos, acabam-se logo as duvidas :D Para mim é tudo igual , logo é sempre plos mais baratos! Não tenho um carro xpto que por vezes são mais sensiveis aos combustiveis, por isso marcha tudo... até o Fula xD
 

MrOverclock

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Se tiverem oportunidade comparem a turvação entre eles.
cumprimentos!

Desafio aceite! É só aguardar 2 abastecimentos. Antes do fim de semana vou meter gasolina em coimbra num posto de marca, durante o fim de semana coloco na figueira no E.Leclerc
 

0-killed

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eu cá não abasteço em hipermercados e no entanto a minha bomba injectora parecia um pass-vite..... curioso é que agravou-se depois de 3 depositos a gasoleo especial...
Aquilo é que era gasoleo a pingar.... e tem 160k km, que para o motor em causa... não é muito.

O problema dessas bombas é o armazenamento do combustivel.
Andou por aqui uma vaga de complicações por causa do Jumbo... Cada vez que me aparecia um carro a falhar, fumegar esbranquiçado e muito mau cheiro, já sabiamos o que era... combustível do jumbo... A causa, foi erro humano... Depois do corrigirem o erro, nunca mais apareceram.

Mas sim concordo quando dizem que há combustíveis (sem ser gforce, ultimate etc) que têm mais aditivos que outros. São necessários para lubrificação e anti-poluição.

Usem é biodiesel e GPL que o ambiente e a carteira agradecem...

ATENÇÃO: biodiesel não é o mesmo que óleo de fritar batatas....
 
A

acarrilho

Guest
é curioso que a GALP anunciou hoje um aumento dos lucros entre Janeiro e Setembro deste ano de 48%....
:tungas:

(estamos entregues ao bichos)
 

afonso

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Boas
eu sou desde o primeiro dia consumidor de combustivel "barato" já foi barato mas nos anos 70:(.
agora que se fala em tanto control de qualidade,ambiente etc.
Se os combustiveis não tem a qualidade exigida pela lei,então tem que incriminar a Galp,etc porque são eles que refinam os combustiveis e depois os vendem a estes distribuidores.
Os valores que pagamos pelos combustiveis não mereciamos os combustiveis de melhor qualidade?
se realmente estamos a consumir produto de má qualidade.
Então este senhor da Anarec devia era exigir á Galp Bp,etc combustiveis de qualidade superior.

afonso
 

ny12xx

Super Moderador
...a minha bomba injectora parecia um pass-vite..... curioso é que agravou-se depois de 3 depositos a gasoleo especial...

Simples

As propriedades detergentes dos ditos "combustíveis especiais" são muito mais altas que as dos combustíveis "convencionais". Isto deve-se ao facto da qualidade e quantidade de aditivos que os combustíveis levam.

Os combustíveis dos "hiper's" NÃO levam qualquer tipo de aditivo, logo o preço mais baixo.

Nos motores a gasóleo mais antigos, a "qualidade" do combustível era quase irrelevante (desde que não tivesse água), mas nos motores mais recentes, não aconselho a utilização destes combustíveis.

Um abraço

NY
 

Unknown_Rider

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Quando virem o cisterna que abastece a Galp parado no jumbo a abastecer os depositos, acabam-se logo as duvidas :D Para mim é tudo igual , logo é sempre plos mais baratos! Não tenho um carro xpto que por vezes são mais sensiveis aos combustiveis, por isso marcha tudo... até o Fula xD

Nem mais..eu tenho um amigo que anda nos camiões e ele tanto vai encher o Jumbo como a seguir vai meter na GALP.

Se a gasolina / gasoleo vem toda da CLC de Aveiras, é tudo igual. Agora se me falam em aditivados coisa que o Jumbo ou outro hiper não vende é outra coisa.

estranho a GALP ter criado postos lowcost .Será que aí os combustiveis tb não prestam ? E como é possivel nas bombas ex continente (agora GALP) terem preços mais baixos? Será que tb vendem adulterado.

Cado um sabe de si e gasta como quer o seu guito.
 

JNR

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Exacto, mas o tópico...

A questão levantada no post anterior é pertinente: se o combustivel dos hipers é de qualidade inferior como é que a Galp justifica o low cost de setubal e do forum montijo????alguem se lembra do cartaz da galp em que comparava 2 injectores?

Dito isto, é perfeitamente normal e aceitavel o seguinte: um gasoleo, situação equiparavel à gasolina, "low-cost" tem menos aditivos/lubrificantes/DTEREGENTES que um xpto, leia-se aqueles mais caros na galp, bp, repsol, total, cepsa e se se lembrarem de mais alguma digam, mas será semelhante ao normal das mesmas...agora, se um xpto é melhor que o "normal": É! COMPENSA??? cada um sabe de si, mas sabe tb que é possivel que os injectores fiquem mais sujos, que possa haver mais acumulação de impurezas, por vezes é mais perceptivel em determinados motores que noutros.

O meu exemplo e experiencia é que naquilo que posso apurar o desempenho nos automoveis que tive é que é semelhante (Punto 1.2 90cv, gasolina 95 octano) e Hyndai 1.6 crdi 116cv. tanto o consumo como o desempenho são semelhantes e o punto foi despachado com 130.000km e garanto que o motor é o que de melhor estava...agora se poderia estar melhor...não sei.

Ou seja, vai de gasoleo BP normal e vai de jumbo, tb vai de leclerc e vai indo...

agora o sr da anarec dizer que é equiparavel ao que se fazia à decadas...enfim, cada um acredita no que quer e cada um sabe o que enfia...

eu lembro-me de há uns anos, era eu muuito novo e a questão não era se o dos hipers era melhor ou pior, havia quem dizia que com a gasolina galp não se andava, que com a BP ou shell é que era...e as discussões entre 95/98?
 

Unknown_Rider

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eu lembro-me de há uns anos, era eu muuito novo e a questão não era se o dos hipers era melhor ou pior, havia quem dizia que com a gasolina galp não se andava, que com a BP ou shell é que era...e as discussões entre 95/98?

Shell power qualquer coisa era a unica na altura que tinha aditivos que provocava que a explosão na camara se desse mais cedo e o carro realmente andava mais. Mas tb bebia mais !!!
 
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