O tópico das Single Speed - Como tudo começou... e vai continuar!!

simes

New Member
Boas, pessoal do single.

Durante o último ano cruzamo-nos algumas vezes a pedalar e comecei a ficar curioso acerca da BIKE dele e em Maio passado acompanhei entre Barcelos e Valença um grupo que ia até Santiago de Compostela e do qual ele fazia parte, pelo que depois de passar um dia a pedalar juntos e trocar umas impressões, pensei: tenho que montar uma Singlespeed.

Vai daí, como já andava aqui pelo fórum a ver umas novidades e a rir-me valente com alguns posts, sim que agluns são de partir o côco :rotfl: aproveitei p/ ler tudo o havia no fórum relacionado com o single, até que na passada quarta-feira pensei dar uma volta aqui em redor de Barcelos de +- 25 km com as suspensões e mudanças "bloqueadas" para tentar simular o efeito e assim foi. Posso dizer-vos que tirando dois locais mais difíceis onde me fartei de praguejar :evil: :oops: :eish:, foi uma voltinha espetáculo, pois pensar só em pedalar (e travar é claro) a usufruir da bike sem todas as afinações xyz é que é um verdadeiro gozo.

Entretanto e depois de muito procurar, onteontem consegui um quadro PARKPRE em CrMO com cerca de 10 anos, que vou tratar de preparar para montar a minha tão esperada single. E antes de começar a montagem, por sugestão de alguém do ramo, já tenho uma dúvida que é: rodas de 26 ou 28"? Se alguém me puder dar uma opinião, desde já obrigado.

E termino, pois o post já vai longo, com votos de muitas e boas pedaladas, de preferência sem dores nos joelhos, pois os meus ontem e anteontem fartaram-se de doer. :evil: :grrr:
Simões
 
simes said:
Entretanto e depois de muito procurar, onteontem consegui um quadro PARKPRE em CrMO com cerca de 10 anos, que vou tratar de preparar para montar a minha tão esperada single. E antes de começar a montagem, por sugestão de alguém do ramo, já tenho uma dúvida que é: rodas de 26 ou 28"? Se alguém me puder dar uma opinião, desde já obrigado.

Simões

Um quadro Parkpre em CrMo... :shock: Espectáculo estou curioso por ver essa SS montada... :wink:
Quanto às rodas acho que terás muitos menos problemas na montagem se utilizares as normalizadas 26", digo eu... :roll:
 

jpsantos

New Member
MrLamb said:
Epá a subida do Portinho para Azeitão com a relação 46x20 é puxadota :tungas:

É de Homem!!!
sprt (4).gif


:mrgreen:
 

indy

Member
Ludos said:
Single Speed, bikes sem mudanças.
Uns amam, outros "odeiam" e nisto esgrimem-se argumentos.
Onde param os singlespeeders? O que vos faz gostar desta filosofia?
(...)

Apesar de este tópico já ir com 17 páginas e ser utilizado para falar de n-coisas em torno do tema, relembrando a questão original e aproveitando o primeiro aniversário da minha adesão a esta paixão, actividade... ou moda, na opinião de alguns :mrgreen: , deixo aqui este pequeno texto que também está disponível lá naquela coisa que é uma espécie de blog :lol:

Balanço de um ano sem mudanças
Estava aqui a consultar o meu "arquivo" e apercebi-me que já lá vai mais de um ano desde que comecei a saborear os prazeres das BTT sem mudanças (singlespeed, SS...). Foi em Julho de 2006 que, aproveitando material velho que tinha por casa, construí a primeira.
As primeiras saídas foram a solo, para ver o que dava. Depois comecei a ter a companhia de alguns pacientes amigos ao final do dia. A primeira participação num evento, a companhia do ET que também construiu a sua SS, o primeiro percurso de longa distância (90km) e com montanha, a primeira maratona...
Nos primeiros tempos o tema de conversa era sempre o mesmo: singlespeed! Se por um lado me apetecia falar do assunto por outro tinha algum receio de que tamanho entusiasmo se desvanecesse com a mesma velocidade com que tinha surgido e toda aquela conversa em torno do assunto deixasse de ter razão de ser.
A verdade é que os meses foram passando e a paixão foi-se consolidando. Outros companheiros aderiram à experiência e participámos em mais eventos. Mas hoje em dia já não falamos tanto do assunto. A SS agora é uma bicicleta que está em pé de igualdade com as outras. É apenas mais uma opção na garagem.
Já não há receio das subidas, das descidas técnicas feitas sem suspensão, de não conseguir acompanhar os colegas. A escolha por vezes nem é racional. O facto de pegar numa com mudanças ou sem elas por vezes depende apenas do estado de espírito naquele momento. Ou então de coisas tão triviais como já ter os pneus com a pressão devida ou a corrente lubrificada. Também aqueles com quem pedalo habitualmente já não comentam a escolha da bicicleta com que os acompanho.
Foi um bom ano, este que passou.
 
Pois é Pedro, concordo com toda a tua reflexão sobre a utilização da SS.
No meu caso não tenho contabilizada bem a data da primeira vez que comecei a andar de SS... Lembro no tempo que só praticava ciclismo de estrada de andar de SS no início da época para ganhar rotação de pernas... Mas nessa altura nem sequer havia moda e essa preparação era encarada como normal.

Mas agora no teu balanço de um ano de SS, para comemorar não te esqueças do Raide Foto no próximo dia 12 de Agosto (isto claro se poderes participar)... :)
No Raide Foto do ano passado ainda me lembro da pergunta embaraçosa que me fizeste:
- Vítor, achas que consigo fazer o percurso do raide foto de SS?
- Eh... Ah... Claro... :desconfiado:... Na boa... só tem umas subidinhas que terás de fazer à mão... eh... :roll:

Depois fiquei contente por te ver na partida no dia... :D

Passado mais um ano... Mais um raide foto agora em Matosinhos. Este para mim como organizador tem a particularidade de que todos os reconhecimentos que fiz e que continuam até ao último dia (tudo para evitar surpresas no percurso de última hora), foram feitos na minha single speed. Como tenho de os fazer sempre sozinho chega a hora de escolher a bicla e nem tenho dúvidas, só consigo ter vontade de pegar na SS... :)

Um abraço.
 

indy

Member
Como deve dar para perceber, escrevi aquele texto depois duma agradável voltinha sem mudanças ao final do dia :wink:
Quanto ao Raid Foto, devem estar a receber neste preciso momento a inscrição duma equipa de 2 elementos totalmente USV (uma só velocidade) :)
 

indy

Member
Myrage said:
indy said:
USV (uma só velocidade) :)
Espero que essa velocidade seja lenta :lol:

MY
Acho que mais importante que a velocidade é tirar a foto à coisa correcta :lol:
Não façam como eu que tirei uma das fotos a sabe-se lá o quê... ainda hoje estou para perceber o que me passou pela cabeça doh Já devia ser falta de irrigação no cérebro :rotfl:
 

jpsantos

New Member
Boas,

Já agora, aproveito deixo a minha retrospectiva da coisa, a minha primeira volta foi em 28 Fevereiro deste ano, desde então efectuei cerca de 130Km´s de puro BTT e nas últimas voltas sem medos de qualquer percurso desde que não fossem longos (+ de 40Km) aquelas subidas tipo parede (algumas) desço da bike e vou a pé, mas como também alguns companheiros com multispeed me acompanham a "penantes" não me sinto deslocado :lol:

Na última volta que fiz cheguei ao fim e tirei duas conclusões: gosto mesmo disto! e forqueta rígida não é para mim (very hardcore em alguns tipos de terreno :tungas: ) portanto decidi investir em novos componente e em principio quadro, neste momento não tenho nenhuma bike em S.S. e o projecto da "nova" não está a progredir tão depressa como gostava... já tenho saudades de andar :(


João Santos
 

José Carlos

New Member
Já que estamos numa de nostalgia, vou deixar aqui o meu desabafo.

É com um prazer enorme que vejo tanta gente a falar destas bicicletas,
que só diferem das outras nesse pequeno promenor: as mudanças!

Como disse o Indy, 17 páginas e quase 3 anos depois :shock: ainda me detenho a ver este
tópico muitas vezes, percorrendo as muitas das mensagens que por aqui se foram colocando
com um sorriso na cara por ver tanta diversidade de opiniões e a felicidade estampada
nas palavras de quem escreve sobre o assunto com conhecimento de causa!

Por muito passou este tópico, chegando a ser bloqueado e temporáriamente
removido para uma "limpeza", numa altura em que eu pessoalmente comecei a achar
que o universo de utilizadores deste fórum não estava preparado para perceber o fenómeno.

Felizmente a insistência de pessoas como o Indy, ou o sniper_pt, que desafiaram, e muito bem,
as decisões da moderação, e continuaram a falar no assunto, fizeram com que ele
se tornasse no que hoje aqui assistimos.

Acho que o tema está bem de saúde e recomenda-se. :p

Quanto ao meu balanço pessoal em SingleSpeed, não me lembro muito bem
das primeiras voltas, mas sei muito bem onde e como tudo começou
(aliás, o mesmo local onde começaram todas as minha pancadas ciclisticas...).

Cliente e amigo da Ciclonatur e do António Malvar há mais de 10 anos,
cedo tive contacto com as SingleSpeed.
O António foi provavelmente, juntamente com o Pedro Carvalho, a primeira pessoa em Portugal
a adoptar a SS como sua principal bicicleta.
Não sei se no 1º Portalegre já foi numa, mas se não foi no 1º, foi no 2º.

Confesso que aquilo não me fazia muito sentido, e achava que era uma parvoíce
com tanta tecnologia ao nosso serviço, para quê "andar para trás?".

Entretanto tudo passou a ter 9 velocidades e eu vi-me obrigado a mudar quase todos
os meus componentes, que costumavam durar anos, para poder continuar a ter a minha bike
em condições para andar.

Tudo isto coincidiu com a altura em que eu fazia o "clique" para o Btt, e passei a andar cada vez mais.
Passei a ir a pedalar de casa para a Serra da Arrábida e dar lá uma voltinha, em vez de levar o carro,
passei a fazer mais passeios, apareceram as maratonas... etc...

Por isso é que os componentes (agora de 9 velocidades) passaram a durar menos,
não pensem que eram assim tão melhores (até eram, alguns, mas pronto). :mrgreen:

Sem eu dar por isso, estava a equacionar passar o material (já com alguma qualidade) que tinha
na minha Kona Cinder Cone de CroMoly já com uns aninhos, para outro quadro que me
garantisse pelo menos a mesma felicidade que este tinha feito até aqui.

O aparecimento das ST e a velocidade com que as bikes e componentes mudavam sempre
me assustou, e acabei por perder a cabeça e depois de equacionar muito bem os prós e os contras
lá me decidi pelo belo quadro de titânio (bendita hora e obrigado António... mais uma vez).

Foi esta mudança que me fez decidir participar naquele que considero o "evento" de btt
mais enriquecedor que alguma vez fiz; A Travessia de Portugal em Btt.
Já estão a ver de quem foi a culpa mais uma vez.

E foi aqui que a SS surgiu como uma realidades para mim (já estavam a dizer que nunca mais lá chegava).

Eu se não visse com os meus olhos, se calhar também duvidava, mas pude constatar
para meu espanto que era possível fazer 1200 Km's, de Bragança a Sagres, em 17 dias
consecutivos a pedalar, sem ter desviadoes, cabos, manípulos, cassetes para desafinar ou avariar.

A partir daí foi um processo de amadurecimento que foi crescendo.
Muitas horas na internet e em conversas com quem percebia do assunto, foram gastas para chegar a uma conclusão viável.

A matéria prima já tinha. Muitas peças a ganhar pó e um quadro que se apresentava como
quase ideal para o efeito.
Depois foi só articular a melhor maneira de colocar em prática tudo aquilo que já sabia
(pensava eu que era muita coisa) e construir a minha SingleSpeed.


Eu admiro muito o pessoal que pega na bike velha que lá anda para a garagem,
retira toda a parafernália das mudanças, arranja um sistema qualquer para dar tensão
à corrente (ou não), e siga.
A sério que eu ás vezes penso que gostava de ser mais assim. Menos calculista e mais decidido.
Mas a minha natureza não o permite e as coisas comigo (e para mim) tem que ser "daquela" maneira.
Quem me conhece sabe do que estou a falar.

Com a SS não podia ser diferente. Se era para fazer, era para fazer bem feito. O melhor que eu sabia e podia.
"Aldrabar" nunca foi coisa que eu gostasse muito, e inventar a roda também não.
O tensor tinha que ser XPTO da marca tal, mesmo assim depressa foi à vida e deu lugar
a uma alteração específica do quadro, os velhos V-Brakes passaram à história e uns Magura
hidráulicos ocuparam o seu lugar (fiabilidade era a palavra de ordem).
A forqueta tinha que ser adaptada. Caixas de rosca eram coisa que sempre me fez confusão.
A pintura também tinha que ser algo que durasse, e já agora aproveitava-se para "actualizar"
o quadro com "passa-tubos" e a eliminação de "passa-bichas".
Mais uma carga de trabalhos com coisas a voarem dos EU (cá nem vê-las).

Enfim, um longo processo que ainda não vai ficar por aqui, mas que chegou a um ponto
que já me permite parar de pensar tanto na bicicleta e mais nos que ela me proporciona.
As vistas, as conversas, o exercício, a liberdade ....

A minha utilização desta bicicleta continua a ser limitada.
Não sou fundamentalista e também me dá muito prazer andar com mudanças.
Gosto de tecnologia. Gosto de poder constatar que as minhas escolhas quando gastei
uma pequena fortuna para ter uma bicicleta fiável e funcional foram acertadas.
Gosto de ver as mudanças XTR ou XPTO a funcionar e a suspensão com o sistema POP-LOC-ROC-AUTO-blá-blá-blá

Gosto de tudo isto, mas também gosto muito de não ter de gostar de nada disto :shock: (Ouch!)

As saídas mais frequentes começaram talvez há dois anos com algumas vindas para o trabalho
e o respectivo regresso a casa com passagem pelos trilhos, na recente transformada Cinder Cone.
Depressa se revelou uma excelente opção.
Depois foram com os passeios nocturnos que, no ano passado, se organizaram aqui pela Arrábida.
O facto de não ter que pedalar até à serra, torna a coisa mias fácil, pois o "handicap" das SS
é rolar em estradas / estradões +/- planos, como é o caso.
Também como à noite todos os gatos são pardos, e os andamentos sempre mais contidos,
não havia o problema de ficar para trás a atrasar muito os grupos, que normalmente nestas saídas
nocturnas é tudo menos homogéneo.

Esporadicamente, a minha SS entra assim nuns devaneios do dono, como foi o famoso Tróia-Sagres
feito já duas vezes sem mudanças.

Este ano, para confirmar alguma dúvida que podia permanecer, decidi fazer a maratona de Portalegre
com a típica relação 34/19 e tive uma muito agradável surpresa, chegando ao fim com a nítida
sensação que podia ter puxado um pouco mais por mim.
A verdade é que quando decidi fazer isto estava em tão má forma (achava eu), que pensei
arranjar uma desculpa para desistir ao fim de umas horas. Felizmente isso não aconteceu!

Motivado pelo sucesso :lol: resolvi fazer as etapas da Travessia de Portugal que pude este ano (6 etapas)
do mesmo modo e a coisa não podia ter corrido melhor.
No primeiro dia, a pedalar sozinho ao encontro do resto do pessoal (em sentido contrário),
passei perto de 9 horas a pedalar (e a beber Ice Tea nas esplanadas) e os Km's pareciam não fazer mossa.
Também, o Parque Natural do Douro Internacional não nos dá muito espaço para pensar em mais nada
para além das vistas de cortar a respiração.

Muitos me chamaram maluco, principalmente de V.V. de Ródão para o Marvão,
mas para quem anda de SS, ser chamado de maluco é tão normal como ser chamado
de tó-tó quando se chega à praia no início do verão com bronze de ciclista.

Hoje vou voltar aos nocturnos, e como não podia deixar de ser, a SS estará presente.

Penso que cada vez mais irei adoptar esta bicicleta como principal companheira de aventuras,
e assim que puder, talvez comece a tentar levar para a frente outro projecto que já anda aqui
às voltas desde o primeiro drop-out soldado neste quadro.

Claro que isto é coisa para durar uns valentes anos antes de ver a luz do dia,
mas isto é mesmo assim....

Sejam muito felizes!

Abraço!

JC
 

max

Elos Rápidos
epá estes gajos aqui, a falarem disto só me dá raiva de ainda não serem 18.30 para chegar a casa e pegar na SS e arrancar direitinho aos montes.

parabéns a todos pelos excelentes comentários

VIVAM AS Singlespeeds
 

JorgeSantos

New Member
Sou apenas mais um e não 1.

Foi no inicio deste ano que descobri este tema sobre as SS. De início pensei cá para mim:” Estes tipos são doidos”. Mas aos poucos fui lendo e acompanhando o desenrolar dos projectos que iam aparecendo. Até que chegou o dia em que decidi montar uma SS
Como tinha algum material em casa que estava parado, a construção foi muito simples e rápida.
É claro que logo que ficou pronta, fui experimentar, e no fim da volta comprovei a liberdade, a simplicidade a diferença que era fazer um percurso feito mais de (quinhentas mil vezes) mas desta vez só com uma velocidade. E não é que não custou nada!
Os dias seguintes foram quase iguais, sempre satisfeito por uma descoberta nova. A SS.
Mas e agora confesso, sou um amante das novas tecnologias, gosto de sentir uma boa suspensão a trabalhar, de um bom amortecedor a “comer” as irregularidades do terreno, e acima de tudo gosto de sentir o conforto, que no meu caso não sinto na minha montada SS. Eu sei que existem aspectos que posso corrigir nela, mas sinceramente não me dá para alterar nada.
Não tenho problema nenhum em dizer que apenas saí com ela, não mais de uma dúzia de vezes. Até já pensei em despacha-la, mas não sei porquê, olho para ela e relembro como foi a sua construção e como foi a alegria quando ficou pronta.
E não consigo desfazer-me dela. E ainda bem.
Não sou um adepto a 100% das SS, mas posso dizer que sou um apreciador de SS. E que quando me apetece saio com ela. Como foi o caso de hoje. E já lá iam 3 meses sem a mexer.

Aqui ficam algumas fotos do passeio de hoje. E não servem para me promover.Ok!

Apenas partilhar, mais nada!

s500x500

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Abraços e parabens.
 

carreiras

New Member
Josant said:
E não consigo desfazer-me dela. E ainda bem.
Não sou um adepto a 100% das SS, mas posso dizer que sou um apreciador de SS. E que quando me apetece saio com ela. Como foi o caso de hoje. E já lá iam 3 meses sem a mexer.

[

Fico contente por te ter passado a ideia,deve ter sido algum salto mais mal dado :cheers:
Ganda abraço
 

JorgeSantos

New Member
carreiras said:
Josant said:
E não consigo desfazer-me dela. E ainda bem.
Não sou um adepto a 100% das SS, mas posso dizer que sou um apreciador de SS. E que quando me apetece saio com ela. Como foi o caso de hoje. E já lá iam 3 meses sem a mexer.

[

Fico contente por te ter passado a ideia,deve ter sido algum salto mais mal dado :cheers:
Ganda abraço


Tens razão Carreiras. Foste um dos que me demoveu de a "despachar" :mrgreen: E ainda bem.

Ainda estou em falta contigo :(

Temos mesmo que marcar um passeio :wink:

Abraços
 
José Carlos said:
Motivado pelo sucesso :lol: resolvi fazer as etapas da Travessia de Portugal que pude este ano (6 etapas)
do mesmo modo e a coisa não podia ter corrido melhor.

Muitos me chamaram maluco, principalmente de V.V. de Ródão para o Marvão,
mas para quem anda de SS, ser chamado de maluco é tão normal como ser chamado
de tó-tó quando se chega à praia no início do verão com bronze de ciclista.

Sejam muito felizes!

Abraço!

JC

Costumo dizer que: Se os herois existem, eles estão todos no ciclismo. :wink:
O José Carlos já tem lugar cativo nessa classe... :D

Josant said:
Não tenho problema nenhum em dizer que apenas saí com ela, não mais de uma dúzia de vezes. Até já pensei em despacha-la, mas não sei porquê, olho para ela e relembro como foi a sua construção e como foi a alegria quando ficou pronta.
E não consigo desfazer-me dela. E ainda bem.
Não sou um adepto a 100% das SS, mas posso dizer que sou um apreciador de SS. E que quando me apetece saio com ela. Como foi o caso de hoje. E já lá iam 3 meses sem a mexer.

Abraços e parabens.

Oh Josant, não me faças uma desfeita destas, a de despachar a SS :|
Ultimamente tenho andado mesmo muito ocupado com outros assuntos de BTT e não tenho tido cabeça para um dia combinar-mos um encontro "tripeiro de SS´s", mas estou com muita vontade de o fazer... :p

O que nos faz desistir é não haver motivação, eu por exemplo tenho andado mais de SS do que MS, mas porque tenho tido a motivação de estar a organizar o Raide Foto de Matosinhos já para dia 12 e como tenho de ir sempre sozinho nos reconhecimentos e consolidação do percurso por GPS, vou sempre de SS. Nos treinos com o meu miúdo também vou sempre de SS, mas últimamente já começa a ser difícil de o acompanhar... O Carreiras que o diga pois já chegou a ver o andamento endiabrado dos miúdos... :D

Um abraço.

Um abraço.
 

José Carlos

New Member
Ora bem,

aqui está a renovada, alterada e tão esperada secção das Single Speed.

Em primeiro lugar quero apresentar as minha desculpas pelo facto do abuso de poder
me ter subido à cabeça, e com as permissões de Admin que um totó de Serpa uma vez me deu,
desatei no corte e costura da mensagem original, a baralhei isto tudo.

Apaguei muita coisa que na altura fazia sentido (ou não) :mrgreen: mas que depois
das mensagens divididas pelos tópico respectivos, as coisas ficavam um pouco descontextualizadas.

Ainda assim, em alguns casos isso nota-se, mas penso que o pessoal vai perceber,
e daqui a uns tempos está tudo a entender-se.

Se detectarem algumas incorrecções ou mensagens completamente desfasadas, avisem-me!

Para já foram criados alguns novos tópicos específicos, como a Galeria dos utilizadores ... ou Como montar uma Single Speed ...
mas este tópico vai continuar a servir de "Geral" para qualquer assunto relacionado com o mundo SS.
Se acharem que deve haver mais algum tópico específico, digam.

Para ajudar a dinamizar este espaço e para correr à paulada com os que "ainda não viram a luz" :mrgreen: :lol:
contamos agora com a preciosa ajuda do amigo Indy, que como já deu para perceber, está completamente apanhadinho...
Vai daí foi-lhe "oferecido" o cargo de moderador... (estão a ver aquelas prendas que recebemos no Natal dos tios ou vizinhos chatos ? Foi mais ou menos assim...) :lol:

Força aí cambada!
 

pratoni

Active Member
fixe, uma secção inteira para as ss... :yeah:

ja era tempo, boa ideia josé carlos! :)

Eu ainda "não vi a luz" nem me juntei ao clube do "doem-me os joelhos" mas aprecio muito estas máquinas, bem como os corajosos riders... :D
 

max

Elos Rápidos
Primeiro:
Parabéns ao José Carlos pela trabalheira que teve ao organizar esta secção das SS, acho que está muito bem.
Segundo:
Parabéns ao Indy por esta "promoção" espero é que continuem a fazer o bom trabalho que têem feito até agora.
 
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