O tópico das Single Speed - Como tudo começou... e vai continuar!!

FDura

Utilizador Banido
Depois de juntar peças de várias “bikes” velhas que fui recolhendo aqui e ali e alguma engenhoca aqui está ela.

1001595sb2.jpg


Não se assustem a olhar para ela, pois não meto mais nada (nem uma gota de tinta), até ver se ganho o bichinho ou se tenho pernas.

1001596es3.jpg


A relação está 34/20 (foi o que se arranjou, a roda dentada de trás era de uma Yé-Yé que me deram recentemente e está irrecuperável).

Ora agora passo ao rescaldo da primeira saída para o “monte”.

Foi uma saída muito curta com 10 km, pois o medo de ter algum furo ou avaria mecânica era muito e não dava para levar a caixa de ferramentas atrás (é tudo porcas de 10”, 11”, 13”, 15" e 17”).

Ressaltou logo a partir do inicio a falta do amortecedor atrás e da suspensão “meu rico conforto”.

Ao km 07 partiu-se a corrente do esforço, salvou-me um elo de engate rápido que levei, ao chegar a casa mudei logo a corrente para uma toda ferrugenta que lá tinha da Yé-Yé .

As subidas tem que ser iniciadas com algum balanço, a direito é esquisito querer pedalar e não dar a partir de certa velocidade, quanto ás descidas é deixar ir.

Gostei da 1ª experiência de SS, a ver vamos no futuro.
 

indy

Member
É assim mesmo. Não a deixes esquecida na garagem!
Gostei especialmente do "camuflado militar" :lol:

Já agora, só para não abrir uma nova mensagem e para aqueles que só costumam consultar este quadro, aproveito para informar que já podem ver o rescaldo do 1º Encontro SS do Norte aqui
 

max

Elos Rápidos
não sei se já tinham reparado mas eu nunca tinha visto, e fiquei um bocado intrigado e a chamar malucos :choneh: a estes gajos mas são capazes de ter alguma razão, vejam bem , o eixo tem um carreto de cada lado talvez 1x16 e outro 1x18 e assim penso que é só virar a roda e já tá :clap:
ah pois se tiverem discos nada feito :cheers:





 

indy

Member
Já tinha visto mas só em fotos também. Chamam-lhe um flip-flop, julgo.
No caso que eu vi julgo que tinham furado um carreto e aparafusado no sitio do disco. Singlespeed convencional dum lado e singlespeed pinhão fixo do outro.

De reparar nas fotos que colocaste que eles estão a usar cubos excêntricos para ajustar a tensão da corrente :)
 

350plus

New Member
Essa montagem costuma ser utilizada nas bikes de estrada single-speed mas com um objectivo ligeiramente diferente, de um lado entra um carreto com roda livre, de o outro entra um carreto fixo, ambos com o mesmo numero de dentes para evitar chatices devido ao comprimento da corrente. A Specialized Langster, (entre outras bikes) vem com este sistema:

http://www.alcester-racing-sevens.com/langster.htm

(Nota: Tentei comprar uma destas durante um ano... Mas foi impossível... o importador português não vende e as lojas inglesas, as únicas na Europa com este modelo, estão proibidas de exportar... :cry:)

Agora em BTT... gostava de conhecer o suicida que se lança monte abaixo com carreto fixo... deve haver alguém :roll:!
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Isso é um "flip-flop". Tem origem nas "track bikes", usando geralmente uma roda livre de um lado e um carreto fixo do outro. Quanto ao fixo, diz quem tem que é a "ultimate bike experience" :D. Nos USA e comum fazerem btt com bikes sem roda livre, ou "fixies" como gostam de lhes chamar. Existe mesmo pessoal a fazer competiçao com elas. Vejam esta (http://denver.yourhub.com/Denver/Stories/Sports/General-Sports/Story~282745.aspx) reportagem sobre um tipo que se lançou para a maior corrida de resistencia americana com uma "fixie"...e so parou porque ficou sem bike...
:wink:
 

ze_zaskar

New Member
Ah, ja agora, uma reputada marca que usa o cromoly como material, a Surly, tem um modelo chamado Pusley que permite levar ate 4 carretos diferentes. Isto porque usa um cubo traseiro na frente, e levando 2 carretos por cubo ficamos com uma singlemultispeed lol.
Fiquem com o link:
http://www.surlybikes.com/pugsley.html
:wink:
 

350plus

New Member
Essa da Pugsley confesso que ainda não conhecia... Suponho que seja um bocado excessivo! Mas para quem não tem espaço de arrumação em casa até deve ser boa ideia!! :lol:
 

pratoni

Active Member
andava a ver konas na web quando descubro esta que também tem um carreto fixo ao mesmo estilo dessa specialized, pelo menos é o que me parece na descrição:

"Just to confirm that Paddy White is still not dead, we have this year's Paddy Wagon.
A perfect blend of simplicity and functionality for any urban setting.
A flip flop fixie to freewheel hub makes it culturally correct."

http://www.konaworld.com/08_paddywagon_w.htm

350plus, experimenta contactar a bikezone(importador), pode ser que eles tenham ou venham a ter...
 

350plus

New Member
pratoni said:
350plus, experimenta contactar a bikezone(importador), pode ser que eles tenham ou venham a ter...

Já contactei à algum tempo atrás... Não me souberam dizer. É um modelo novo para 2008 e as datas ainda tão um bocado indefinidas. Com uma fracção do dinheiro, acabei por construir uma singlespeed para BTT que também me vai servir para o que queria fazer com a Specialized.
 

pratoni

Active Member
ahhh... doh doh doh

fiz confusão... :tungas: :tungas: :tungas: :tungas: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada: :greg: :greg: :choneh:

desculpa... :sorry: :sorry:
 

350plus

New Member
Voltando ao tema das "Fixies" de uns posts atrás, deixo aqui o site de um indivíduo que tá a fabricar uns carretos para montar nos apoios dos discos.

http://tomicog.blogspot.com/

25 dolares mais portes

Pelos vistos a Boone também fabrica uns em titânio mas são bastante mais caros e muito raros.

Este conceito deixa-me algumas duvidas relativamente ao alinhamento da corrente.Devem precisos alguns espaçadores nos parafusos dos discos e suponho que com alguns cranques nem seja possível fazer a montagem.
 

Chinês

New Member
Tambem vou ver se monto um SS! Nada de muito estravagante! Adorei este topico! Estão todos de parabens!

Single Adicts! :mrgreen:
 

ET

New Member
Parabéns pela ideia.

Sempre que obtiver matéria relevante, nomeadamente fotos, enviá-la-ei para o site.

ET
 

max

Elos Rápidos
Parabéns pela iniciativa!!!

já está nos meus favoritos!

vamos lá a começar a debitar produto p/malta ver.
 

Chinês

New Member
Pessoal já tenho quadro para montar a minha Single Speed :mrgreen:

Vou começar hoje a montar, só me falta o essencial o extensor e kit de alteração para ss, :cry:
Vou tentar montar sem o tensor entretanto! a ver se dá!

Ainda não sei ao certo qual dos quadros ficará para a single speed (o preto foi a pintar de azul bebe)

hardrocksinglespeedssage0.jpg


dscf2892iq8.jpg


Vamos lá ver o que sai daqui! :shock:
 

jm

New Member
Olá a todos,

Eu ainda não tenho uma SS, mas a vontade de ter está a crescer.
Não queria desmontar a minha velhinha Giant Bronco 100% cromoly :D de 91. Até porque o quadro é alto demais para o que pretendo, que é uma com um tubo superior mais inclinado.
Tenho viajado bastante pelo outro lado do atlântico (cabo do computador), e parece que a tendência agora é roda 29 com SS.
Noutro dia dei uma volta na bicla de corrida do meu sogro e gostei de andar naquilo, especialmente por causa do diâmetro das rodas que em btt ficam como sabem (e melhor do que eu) com 29".
Se juntarmos a isto uma só velocidade e pra mais uma forqueta rígida. mais próximo do básico será difícil.

Com tempo e €€ pode ser que consiga arranjar qualquer coisa 29er-SS antes gostaria de experimentar, pode ser que alguém já meio ensonado, lá para as 4 da manhã nas 24 horas de Lisboa me deixe dar umas pedaladas numa :lol:

Gostei bastante do post do José Carlos.
Falou no valor deste Forum, que também muito valorizo e realço também a sua importância essencial no panorama BTTistico de Portugal.
Eu também acho possível gostar tanto de uma bicicleta Suspensão Total como apreciar uma SS sem suspensão (até aprendemos a andar melhor na ST).

Agora faço um pedido aqui ao pessoal.

Façam blogs, descrevam as vossas voltas postem fotos das bicicletas, doa passeios, não custa nada e acho que todos nós quando nos sentamos à frente do computador, gostamos de vir aqui ver o que se passa, mas também gostamos de ver fotos e relatos deste ou daquele.
Eu comecei o meu blog o ano passado e tem até sido engraçado. Também me serve de lista de favoritos e dá para ir reunindo as informações que vou colhendo nestas minhas viagens.

Gostava de ver as fotos da Kona e os relatos do José Carlos, das bicicletas do VitorZip, dos projectos que aqui vão aparecendo.
(voltei atrás nos posts e já vi a bicla do José Carlos adoro aquela forqueta, mas ainda assim gostava que tivesses um blog)


Parabéns ForumBTT , por juntar pessoal com gostos iguais aos meus.

JM

http://asminhaspedaladas.blogspot.com
 
Top